- Benefícios do cultivo de mirtilos
- Critérios de seleção de variedades
- Propriedades benéficas da fruta
- Plantio e práticas agrícolas
- As melhores variedades de mirtilos de jardim
- Amadurecimento precoce
- Álvaro
- Ouro Azul
- Bluecrop
- Blu-ray
- Bluetta
- Herbert
- Goldtraube
- Jersey
- Terra do Norte
- Patriota
- Rio
- Rubel
- Nascer do sol
- Serra
- espartano
- Centeklir
- Chippewa
- Chantecler
- Azul precoce
- Variedades de meia estação
- XXG
- Aino
- Gaio-azul
- Bônus
- Darrow
- Denis Blue
- Kaz Plishka
- Legado
- Legação
- Azul Norte
- País do Norte
- Limonada rosa
- Polaris
- Putte
- Beleza da Taiga
- Thoreau
- Folhas estreitas
- Hardyblue
- Elizabeth
- Mirtilos de maturação tardia
- Berkeley
- Bonifácio
- Brigitte Blue
- Jorma
- Meio
- Nelson
- Elliot
- Selecionamos a variedade dependendo da região
- Urais e Sibéria
- Faixa intermediária
- Noroeste
- região de Leningrado
- Para o sul
Mirtilos de jardim são uma planta que se distingue por sua beleza e utilidade. Plantar vários arbustos em um jardim cria uma cerca viva. Todo verão, os mirtilos de jardim rendem uma colheita de frutas deliciosas e saudáveis, independentemente da variedade plantada.
Benefícios do cultivo de mirtilos
O arbusto começa a florescer em meados ou no final da primavera. Portanto, o risco de danos aos brotos causados pelas geadas do início da primavera é mínimo. Os mirtilos raramente são afetados por doenças nas plantas.
Comparada a outras frutas, a ouriça se destaca pela resistência à geada e à seca. A frutificação começa no segundo ano após o plantio. Graças a essa característica, você não precisará esperar muito pela colheita.
Cultivar mirtilos é uma situação vantajosa para todos. Esta planta pouco exigente produz frutos excelentes e também serve como planta ornamental. Para garantir o crescimento adequado, os arbustos são alimentados com fertilizantes minerais sem adição de matéria orgânica.
Critérios de seleção de variedades
Para o cultivo comercial, dá-se preferência a variedades adequadas para colheita mecanizada. As variedades selecionadas devem ser produtivas. Certas variedades de mirtilo são apreciadas por seus frutos grandes.
Se você não pode se dar ao luxo de cuidar constantemente dos seus arbustos, variedades de baixa manutenção são uma excelente solução. Mirtilos autoférteis são ideais para áreas com clima inclemente e com mudanças frequentes. Com chuvas constantes e a ausência de abelhas, você pode ter certeza da produção de frutos, pois a capacidade da planta de se autopolinizar facilita isso.

Os arbustos de mirtilo de jardim são classificados em variedades de baixo crescimento e de alto crescimento. Portanto, esse critério também é levado em consideração na escolha de uma variedade. Quem deseja colher os frutos mais doces também deve ficar atento a esse fato.
Propriedades benéficas da fruta
Mirtilos são ricos em antioxidantes e vitaminas, que por sua vez têm um efeito benéfico no funcionamento geral do corpo. Tanto frutas grandes quanto pequenas são consumidas. Especialmente útil para pessoas com problemas de visão ou olhos.
Plantio e práticas agrícolas
Cultivar mirtilos é impossível sem seguir as regras de plantio e cuidados subsequentes:
- Localização. Os mirtilos crescem bem em áreas ensolaradas e protegidas do vento.
- Acidez. Deve estar dentro dos limites normais — pH entre 3,5 e 4,5.
- Época de plantio. A primavera ou o outono são adequados. A primavera é preferível, pois os mirtilos plantados têm tempo de criar raízes antes da neve cair. Os arbustos são plantados antes que os brotos inchem. O plantio no outono segue a mesma técnica do plantio na primavera. No entanto, a poda é necessária no final do processo de plantio, especialmente quando as mudas atingem um ano de idade.
- Rega. Mesmo em tempo chuvoso, o solo fica saturado de umidade uma vez a cada 10 dias.
- Soltura. Isso é feito de 4 a 5 vezes por estação. Não cave mais do que 10 cm no solo. O sistema radicular está localizado próximo à superfície, portanto, há risco de danos.
- Remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas de outras plantas da região absorvem nutrientes, não deixando nada para os mirtilos.
- Fertilização. A adubação de cobertura é feita no início da primavera. Os minerais estimulam o crescimento da cultura.

A poda regular durante o crescimento dos brotos promove a produção de frutos. Isso se aplica a arbustos de 2 a 4 anos.
As melhores variedades de mirtilos de jardim
Todo jardineiro, sem exceção, quer plantar apenas as melhores variedades em seu terreno. Essas variedades também devem produzir frutos consistentemente, raramente adoecer e exigir pouca manutenção. Cada categoria de maturação tem seus próprios representantes.
Amadurecimento precoce
O tempo que os mirtilos altos e os anões levam para atingir a maturidade técnica é diferente. Nos primeiros, os frutos tornam-se comestíveis na segunda quinzena de julho. Os mirtilos anões amadurecem em meados de julho.

Álvaro
Esta variedade de mirtilo foi cultivada na Finlândia. Os arbustos são compactos, porém robustos. As flores aparecem entre a folhagem no início de junho.
Ouro Azul
Jardineiros plantam esta variedade por sua alta produtividade. Um único arbusto pode render entre 4 e 7 kg de frutas por temporada. A Bluegold é praticamente resistente a doenças e tolera bem o frio do inverno.
Bluecrop
O melhor mirtilo para climas temperados. Seus galhos ascendentes permitem que o arbusto atinja uma altura de 2 metros. Requer poda sazonal. Devido à sua alta produtividade anual, é um favorito entre jardineiros e produtores agrícolas.

Blu-ray
O alto rendimento do gaio-azul é uma vantagem e uma desvantagem. O grande número de frutos esgota a colheita. Essa característica é essencial ao considerar o cultivo dessa variedade.
Bluetta
Uma variedade americana, a Bluetta produz altos rendimentos de mirtilos. Também é apreciada por suas qualidades ornamentais.
Herbert
Os mirtilos highbush têm um sabor delicado. Eles se fixam firmemente aos galhos quando maduros e não se partem. Esta variedade é fácil de propagar e resiste bem ao inverno. Jardineiros relatam rendimentos de até 9 kg por temporada.

Goldtraube
O mirtilo Goldtraube requer poda regular. O crescimento anual é de 70-71 cm. Os frutos são consumidos frescos, mas também são adequados para processamento. São usados para fazer sobremesas e bebidas. O sabor da fruta é complementado por mirtilos, mirtilos e cranberries.
Jersey
É difícil encontrar um jardineiro que não tenha plantado esta variedade de mirtilo. Ela foi desenvolvida há muitos anos e é considerada uma das mais antigas. O sabor das frutas colhidas do arbusto agradará até os gourmets mais exigentes.
Terra do Norte
O nome vem de sua capacidade de prosperar mesmo em regiões frias. Os galhos permanecem firmes e produzem frutos durante toda a estação, mesmo com temperaturas de inverno abaixo de -40 °C (-40 °F). Um arbusto produz de 4 a 7,5 kg de frutos.

Patriota
O sistema radicular prospera em qualquer composição de solo. Os melhores resultados são alcançados quando cultivado em solos pesados e bem drenados. Possui forte imunidade ao cancro dos galhos e à requeima.
Rio
Os frutos têm 1,5 cm de diâmetro e são de um azul brilhante. São deliciosos e aromáticos. Aderem firmemente aos caules e suportam o transporte por longas distâncias.
Rubel
Cada arbusto rende de 5,5 a 7 kg de mirtilos por temporada. Os frutos têm um formato arredondado característico e uma cor azul familiar. A descrição do arbusto é padrão.
Nascer do sol
Esta variedade de frutos grandes produz de 3 a 4 kg de bagas por estação. O arbusto extenso atinge de 1,2 a 1,8 m de altura. Os mirtilos têm 2 cm de diâmetro.

Serra
A Sierra floresce em maio. Os frutos são adequados para uma variedade de pratos. Ela pode suportar temperaturas de até -28 graus Celsius.
espartano
Ideal para consumo fresco. O sabor é doce com notas ácidas. Os frutos mantêm bem o formato e podem ser armazenados por muito tempo. As flutuações de temperatura não afetam o rendimento.
Centeklir
Origem: América. Esta variedade é considerada ultraprecoce. Os frutos firmes e de tamanho médio são saborosos e apresentam um leve sabor ácido ao serem consumidos.

Chippewa
Esta variedade prefere solos ácidos com boa drenagem. Desenvolve-se bem em áreas ensolaradas e é cultivada em climas frios.
Chantecler
Esta variedade é frequentemente encontrada em pequenas plantações. É cultivada comercialmente, pois os frutos são colhidos mecanicamente duas vezes por temporada. O mirtilo tem um sabor frutado e vinífero.
Azul precoce
Esta variedade é mais comum em áreas com geadas frequentes na primavera e variações de temperatura. Sua principal vantagem é a alta resistência ao inverno.
Variedades de meia estação
As variedades incluídas neste grupo amadurecem no início de agosto.

XXG
Como o nome da variedade sugere, os frutos são grandes e saborosos. Cada fruto pesa entre 2 e 3 gramas. Os frutos, de coloração cinza-azulada, são formados por grandes flores brancas em formato de sino.
Aino
O arbusto raramente atinge 1 m de altura, tipicamente de 75 a 90 cm. Aino é resultado da seleção finlandesa. Com o início do outono, as folhas verdes tornam-se vermelhas. Altos rendimentos são garantidos quando plantado em conjunto com a variedade Alvar.
Gaio-azul
Raramente encontrada na região, é considerada uma planta mais exótica. Cresce em climas quentes e tolera geadas de curta duração e invernos amenos.
Bônus
Por baixo da casca azul-clara, encontra-se uma polpa firme. Esta fruta é um bônus para quem gosta de frutas doces, pois às vezes é considerada muito enjoativa. É adequada para congelar e comer fresca.

Darrow
Apesar de sua pequena altura, o arbusto é considerado extenso, com ramificações fortes. Os frutos são grandes e doces.
Denis Blue
Esta variedade chegou ao país vinda da Nova Zelândia. Seu sabor a torna uma variedade de sobremesa. Frutos grandes enfeitam um pequeno arbusto.
Kaz Plishka
Esta variedade foi desenvolvida por um criador polonês. Os frutos têm formato esférico e coloração azul-escura. Os frutos são cobertos por uma flor azulada.

Legado
Durante a época de frutificação, o arbusto ereto fica densamente coberto de frutos. Eles são de tamanho médio e apresentam uma pequena cicatriz. A facilidade de separação dos frutos dos talos possibilita a colheita mecanizada dos mirtilos.
Legação
A variedade alta de mirtilo Legacia é considerada uma das mais produtivas. A maturação começa em meados de julho e continua até o início de agosto.
Azul Norte
As amoras North Blue estão prontas para consumo no início de agosto. Produzem altas safras de frutas deliciosas e aromáticas. Um único arbusto produz apenas 2 a 3 kg de amoras, mas a frutificação é regular.
País do Norte
A variedade foi desenvolvida na década de 1980 por criadores americanos. Desde então, tornou-se famosa em toda a Europa. É cultivada localmente para consumo próprio.

Limonada rosa
Durante a floração, flores brancas e rosas aparecem nos galhos. A Pink Lemonade é uma variedade autopolinizadora. A polinização cruzada demonstrou aumentar a quantidade e a qualidade dos frutos.
As bagas de limonada rosa são de tamanho médio, firmes e muito doces. Os frutos colhidos são usados para preparar uma variedade de pratos. Os arbustos são um lindo enfeite de jardim.
Polaris
Uma variedade de mirtilo de jardim, tolerante à geada e de meia estação. Os galhos do arbusto crescem para cima, atingindo uma altura de 1,3 m.
Putte
Por meio da seleção, a variedade manteve as características de seu ancestral selvagem. Não requer proteção no inverno, e os frutos têm aroma delicado e sabor adocicado. A casca é roxa escura, quase preta, e coberta por uma camada cerosa e azulada na parte superior.

Beleza da Taiga
É considerada uma variedade versátil, pois é cultivada por seus frutos, tanto para consumo quanto para venda. Os galhos crescem verticalmente e os brotos são cobertos por pequenas folhas verde-escuras.
Thoreau
Esta variedade é comparada à Bluecrop, pois os frutos amadurecem no mesmo período. No entanto, a colheita começa uma semana antes. A Toro tem maior resistência ao inverno do que a Bluecrop.
Folhas estreitas
Este pequeno arbusto, de até 0,5 m de altura, propaga-se facilmente a partir de estacas e sementes. Os mirtilos de jardim têm uma característica interessante: novos brotos emergem de brotos dormentes localizados perto do sistema radicular. Depois de um tempo, a área fica completamente coberta de arbustos, criando uma vista deslumbrante.

Hardyblue
Esta variedade combina duas qualidades: facilidade de cuidado e produtividade. Os frutos amadurecem uniformemente. É cultivada para grandes colheitas comerciais.
Elizabeth
O sabor desta variedade a torna uma das melhores. Os brotos costumam ter uma coloração avermelhada, indicando alta capacidade de sobreviver às geadas de inverno. O arbusto é ereto e espalhado. Não ocupa muito espaço no jardim.
Mirtilos de maturação tardia
Os frutos amadurecem na primeira quinzena de agosto. As variedades de maturação tardia são tão valiosas quanto as precoces. O aparecimento dos frutos no final do verão permite que você os aprecie quando outros arbustos já pararam de dar frutos.

Berkeley
As temperaturas de inverno, que chegam a -27 graus Celsius, não afetam a capacidade de reprodução. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de agosto. A produção varia de estação para estação. Um arbusto pode render 4, 5, 6 ou 8 kg de frutas.
Bonifácio
Acredita-se que a origem da variedade seja a Polônia, pois foi desenvolvida lá. Ela prospera facilmente em países vizinhos. Após o plantio, os jardineiros notam o rápido crescimento do arbusto com ramos ascendentes.
Brigitte Blue
Esta planta compacta, apreciada por seu tamanho compacto, produz frutos saborosos e aromáticos. Prefere locais ensolarados e prospera em solo úmido. Com os devidos cuidados, produz frutos abundantes e é livre de doenças. A frutificação começa aos quatro anos de idade. Cada arbusto plantado produz aproximadamente 6 kg de bagas.

Jorma
Plantada em áreas com espaço limitado. O arbusto é compacto e de altura média, medindo 1,5 m do nível do solo até o galho mais alto.
À medida que o fruto se desenvolve, os ramos ficam cobertos por bagas de cor escura, que têm um sabor característico desta espécie.
A variedade é considerada de alto rendimento e pode suportar geadas de até -30 graus.
Meio
Os frutos grandes apresentam uma pequena cicatriz seca, semelhante a uma coroa. Os mirtilos são grandes e apresentam uma tonalidade azul característica. Os frutos amadurecem gradualmente no arbusto. O período de maturação começa em julho e continua até agosto.
Nelson
Esta variedade é bastante comum, por isso todo produtor de mirtilo já ouviu falar dela. Esta variedade de mirtilo de jardim se caracteriza por um sabor excelente. Requer poucos cuidados e produz uma colheita consistente com sabor excelente.

Elliot
Foi descoberto que a baga contém um alto teor de antocianina. É por isso que a variedade ganhou grande popularidade e continua a receber cada vez mais atenção. Elliot não é particularmente exigente com a rega. Cresce em qualquer composição de solo, mas tem algumas peculiaridades. É sensível à umidade do ar, por isso é melhor evitar cultivá-la em regiões com alta umidade. Não tolera bem baixas temperaturas, necessitando de proteção no inverno.
Selecionamos a variedade dependendo da região
Um dos critérios mais importantes para escolher uma variedade de mirtilo é o clima da região onde o arbusto será cultivado. Jardineiros que não levam isso em consideração acabam com mirtilos propensos a doenças.
Como resultado, seu desenvolvimento é deficiente e a produção é baixa. Cada variedade de mirtilo é adequada para uma região específica de cultivo.
Arbustos de mirtilo cultivados há décadas estão fazendo grande sucesso. Variedades recém-desenvolvidas também merecem consideração. Produtores profissionais de mirtilo podem aconselhar quais variedades são mais adequadas para locais específicos.

Urais e Sibéria
Os moradores da região norte do país têm a sorte de ter mirtilos. Eles são resistentes à geada, portanto, podem ser plantados com segurança nessas regiões. Recomenda-se escolher variedades precoces e semiprecoces. Nesses casos, a altura do arbusto não importa muito.
Boas opções são Toro, Rancocas, Early Blue, Northland.
Ao escolher uma dessas variedades, você evita cobrir seus mirtilos durante o inverno. Sua alta resistência ao frio constante salvará a planta. As variedades de mirtilo dos Urais e da Sibéria também toleram bem as flutuações de temperatura.
Faixa intermediária
Esta região é caracterizada por um clima temperado. Os verões são quentes e os invernos não são muito rigorosos. Geadas tardias são possíveis na primavera e chuvas intensas são observadas no outono.

O plantio é feito na primavera, antes que os brotos comecem a inchar. Em climas temperados, o plantio no outono também é possível. Normalmente, isso é feito em outubro. Para o plantio de outono, o solo selecionado deve ter um pH de 3 a 4.
Noroeste
As condições climáticas na região não são particularmente constantes. A região sofre com chuvas torrenciais. Chuvas torrenciais podem rapidamente dar lugar a um clima quente e ensolarado. As flutuações de temperatura geralmente afetam negativamente o desenvolvimento das culturas. Mesmo no verão, o ar é frio.
Variedades autopolinizadoras são plantadas no noroeste. Patriot e Bluecrop são consideradas entre as melhores. A colheita é garantida mesmo em clima frio e chuvoso. Nada impedirá que frutos firmes, saborosos e perfumados apareçam nos galhos.
Outras variedades de mirtilos de jardim também podem ser usadas. Variedades precoces e semiprecoces são as preferidas.

região de Leningrado
Neste caso, as variedades devem possuir duas características: resistência à geada e resistência ao inverno. Resistência à geada significa que a cultura tolera facilmente baixas temperaturas. Resistência ao inverno refere-se à capacidade de suportar flutuações de temperatura durante o dia e a noite.
Estão sendo selecionadas variedades de mirtilo de baixo e alto crescimento para a região de Leningrado. Variedades de maturação precoce estão sendo selecionadas. Variedades de meia estação também são aceitáveis.
Sua característica única é que elas produzem uma colheita antes que o frio do inverno chegue. No outono, os galhos já estão sem frutos e prontos para a época mais fria do ano. A onda de frio em outubro e novembro é uma espécie de treinamento para o inverno.

Fortes nevascas não são um problema para os mirtilos. Eles prosperam sob uma espessa camada de neve. A camada serve como abrigo contra geadas severas.
Variedades ideais:
- Espartano;
- Dixie;
- Junho;
- Azulta;
- Blu-ray.
As variedades listadas têm uma característica comum: maturação precoce na colheita.
Para o sul
O mirtilo é uma fruta ideal para climas frios. No entanto, ele tem sido cultivado com sucesso em regiões do sul há muitos anos. As variedades adequadas para o plantio foram aclimatadas, garantindo uma colheita satisfatória. A única coisa que o mirtilo não gosta é da seca, que é ainda mais severa do que as geadas mais severas.
O sul é bom porque as condições climáticas permitem o plantio de variedades de frutas precoces, intermediárias e tardias.
Antes do plantio, é importante planejar cuidadosamente o local de cada variedade. Essa dica garantirá mirtilos frescos na mesa do início de julho ao início de outubro. As variedades finlandesas de mirtilo têm apresentado bons resultados.
Muitos não assumem cultivando mirtilos, pois consideram a fruta caprichosa. Engana-se quem pensa que se trata de uma cultura exclusivamente exótica. As práticas de cultivo são padronizadas e não diferem das de outras culturas. A disponibilidade de variedades altas, médias e baixas permite escolher a ideal.
Assim, você pode projetar seu jardim de acordo com suas necessidades. Os mirtilos também são apreciados por suas qualidades ornamentais. Suas folhas vermelhas, que mudam de cor no outono, atraem a atenção de visitantes e transeuntes. Crescem rapidamente, adaptam-se ao clima local e deliciam os gourmets com frutas deliciosas que exalam um aroma incrível.











