- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Características da variedade
- Frutas vermelhas
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Sabor e propriedades medicinais
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Requisitos do local e do solo
- Seleção e preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura morta
- Cobertura superior
- Aparar
- Rejuvenescedor
- Formativo
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Mumificação de frutas
- Septoria
- Podridão cinzenta
- Colheita e armazenamento
- Dicas e recomendações
Frutas exóticas estão aparecendo cada vez mais nos jardins de nossos moradores de verão e jardineiros. A variedade de mirtilo Toro rende até 10 kg de frutas maduras por ano, ricas em nutrientes e microelementos. Esta planta alta requer cuidados e atenção regulares e tem altos requisitos de pH do solo. Os frutos colhidos não são apenas consumidos frescos, mas também congelados e conservados.
Descrição e Características
O arbusto de mirtilo Toro, ereto, atinge 2 metros de altura. Ele ganha força com o passar dos anos. Os frutos, azuis quando maduros, apresentam uma flor branca característica. Os frutos têm sabor equilibrado e agradável, além de polpa firme.
O arbusto começa a dar frutos quatro anos após o plantio. A cada ano, a safra de mirtilos colhidos aumenta. Os frutos amadurecem por volta do início de agosto e são colhidos em duas etapas. A primeira colheita é feita à mão, e a segunda pode ser feita mecanicamente.
Histórico de seleção
Os jardineiros descobriram o mirtilo Toro em 1987. Esta variedade é resultado do trabalho de criadores americanos, criada a partir do cruzamento entre Ivanhoe e Earlyblue. O Toro é adequado para cultivo não apenas em terrenos particulares, mas também em escala industrial.
Características da variedade
Os mirtilos Toro possuem características específicas não apenas em suas características, mas também em seu cultivo e cuidado. Você deve se familiarizar com elas antes de plantá-las em seu jardim.
Frutas vermelhas
As bagas de toro são grandes, atingindo 2 cm de diâmetro. Possuem um sabor equilibrado, agridoce. Quando maduras, tornam-se azuis.
Os frutos são colhidos em cachos e não perdem suas qualidades comerciais e gustativas até o final do período de colheita.

Período de floração
O mirtilo Toro floresce em maio. As flores são brancas e rosadas, reunidas em cachos.
Tempo de maturação
O período de maturação da colheita ocorre nos primeiros dias de agosto e, nas regiões do sul, até o final de julho.
Aplicações de bagas
Os mirtilos Toro são versáteis. São adequados para consumo fresco, congelamento e para fazer geleias e outras delícias culinárias.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de mirtilo Toro tem baixa resistência a doenças, por isso é necessária atenção especial às práticas agrícolas. Caso contrário, a planta sofrerá com insetos e patógenos nocivos.

Sabor e propriedades medicinais
Os provadores elogiaram muito o agradável sabor agridoce das frutas Toro. Elas contêm uma grande quantidade de antocianinas, que inibem o crescimento de células cancerígenas. O consumo regular das frutas aumenta a produção natural de colágeno pelo corpo.
O caroteno que contêm é absorvido quase completamente e tem um efeito positivo no desenvolvimento de um bronzeado bonito. Os mirtilos são usados na nutrição dietética e no combate à deficiência de vitaminas.
Vantagens e desvantagens da variedade
O mirtilo Toro tem uma série de vantagens que fazem com que os jardineiros prefiram esta variedade:
- frutas saborosas com alto teor de nutrientes e microelementos;
- alta resistência à geada;
- de frutos grandes;
- a colheita é fácil de fazer no mato;
- os frutos são adequados para armazenamento a longo prazo;
- as bagas têm excelentes qualidades comerciais;
- uso universal da cultura.
As únicas desvantagens observadas são o curto período de frutificação e a maior necessidade de acidez do solo. Além disso, os mirtilos exigem cuidados regulares.
Como plantar corretamente
Arbustos jovens de mirtilo Toro, com 1 a 2 anos de idade e pelo menos 0,5 m de altura, são adequados para plantio em campo aberto. O processo de plantio tem certas peculiaridades.

Recomendações para escolha de prazos
Os mirtilos são plantados no início da primavera, antes que os brotos se abram, ou no outono, quando a estação de crescimento chega ao fim.
Arbustos com sistema radicular fechado são plantados durante todo o verão.
Requisitos do local e do solo
Mirtilos não gostam de água parada, então escolha um local bem iluminado e bem drenado para cultivá-los. O pH do solo deve estar entre 3,8 e 4,8. Além disso, solo rico em cálcio é o ideal para o cultivo do mirtilo.
Seleção e preparação do local
Depois de escolher o local para o plantio, comece a preparação. Para isso, cave um buraco de 0,6 metro de profundidade e adicione uma camada de drenagem de tijolos quebrados ou pedrinhas no fundo.

Depois disso, a solução nutritiva é despejada no buraco. substrato de mirtilo, composto de turfa, areia e serrapilheira apodrecida, misturados em proporções iguais. Não deve ser utilizada serrapilheira fresca, pois ela não proporcionará o nível necessário de acidez ao solo.
Como selecionar e preparar material de plantio
Para o plantio, selecione mudas com 1 a 2 anos de idade. São elas que criam raízes melhor e começam a produzir mais cedo. As plantas devem estar absolutamente saudáveis, sem sinais de doenças, defeitos ou danos mecânicos.
É preferível comprar material de plantio de varejistas, lojas de marca ou viveiros confiáveis. Antes do plantio, as plantas com raízes nuas devem ser brevemente embebidas em um estimulador de enraizamento.
Diagrama de plantio
Ao plantar mirtilos, deixe uma distância de 2,5 x 1,5 m entre plantas adjacentes. Se plantar em fileiras, deixe cerca de 0,9 m entre arbustos e até 4 m entre fileiras.
Instruções de cuidado
A colheita futura depende não apenas do plantio correto e da seleção de mudas de alta qualidade, mas também dos cuidados subsequentes, pelos quais o mirtilo Toro exige muito.
Modo de rega
Mirtilos são culturas que gostam de umidade e requerem irrigação frequente. A quantidade de água depende das condições climáticas. Na primavera e no verão, os mirtilos devem ser regados de 1 a 2 vezes por semana. No outono, a frequência de irrigação é reduzida.
Cobertura morta
A cobertura morta ao redor do tronco de uma árvore serve para reter a umidade do solo e prevenir ervas daninhas. Recomenda-se o uso de turfa, agulhas de pinheiro ou serragem como cobertura morta; à medida que se decompõem, fertilizam o solo e fornecem micronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Cobertura superior
A primeira fertilização dos mirtilos é feita antes que a seiva comece a fluir. Para isso, utiliza-se um fertilizante complexo contendo potássio, nitrogênio e fósforo. O mesmo fertilizante é aplicado uma segunda vez, durante a floração. Este fertilizante pode ser aplicado novamente quando a frutificação começar. Com o início do outono, fertilizantes adicionais devem ser aplicados para fortalecer os arbustos e aumentar sua resistência antes que o tempo frio chegue.

Fertilizantes prontos, especialmente desenvolvidos para mirtilos, estão disponíveis em lojas de jardinagem. Evite usar farinha de osso, farinha de dolomita ou cinza de madeira com mirtilos, pois tendem a desacidificar o solo, o que é prejudicial à planta.
Aparar
Podas formativas e rejuvenescedoras são procedimentos de cuidado essenciais para mirtilos Toro; sem elas, os rendimentos são significativamente reduzidos e os arbustos em si parecem desarrumados.
Rejuvenescedor
Durante a poda de rejuvenescimento, todos os ramos com mais de 5 anos são removidos. Isso promove uma frutificação estável e regular e evita a queda na produtividade.

Formativo
A poda formativa dos mirtilos é feita para desbastar a copa. Isso envolve a remoção de todos os galhos desnecessários e aglomerados. É importante lembrar que os brotos do segundo ano produzem a maior colheita. Você pode podar galhos que não produzem botões florais.
Preparando-se para o inverno
Antes do início do tempo frio, o arbusto jovem é cuidadosamente dobrado ao solo e fixado. Em seguida, é coberto com um material respirável (como spunbond ou lona) e coberto com ramos de abeto. A cobertura deve ser firme para evitar que os mirtilos se abram devido ao mau tempo. Evite cobrir as plantas muito cedo, pois os brotos podem começar a crescer no tempo mais quente e morrer com a chegada da geada.

Doenças e pragas
Se as práticas agrícolas não forem seguidas ou as condições climáticas forem desfavoráveis, os mirtilos Toro podem ser suscetíveis a uma série de doenças que precisam ser detectadas prontamente. Tratamento oportuno e medidas preventivas podem ajudar a evitar muitos problemas.
Mumificação de frutas
Esta doença fúngica faz com que os mirtilos apodreçam de dentro para fora, danificando as sementes. Com o tempo, os frutos se desfazem. Eles devem ser colhidos e destruídos para evitar a propagação da infecção.
Septoria
Esta doença tem outro nome: mancha branca. Manchas pretas aparecem inicialmente no centro das folhas de mirtilo, que gradualmente se expandem e ficam brancas. Esta doença fúngica só pode ser curada com tratamento com fungicidas.

Podridão cinzenta
Esta doença perigosa afeta o arbusto desde a raiz até o fruto. Caules e talos ficam pretos devido ao apodrecimento. Ela só pode ser controlada nos estágios iniciais com o tratamento com produtos especializados, como o Fitoverm. Se a doença progredir, a planta de mirtilo deve ser completamente arrancada e queimada. O excesso de umidade costuma ser a causa da infecção.
Colheita e armazenamento
Mirtilos maduros da variedade Toro são fáceis de colher dos galhos. A temporada de colheita começa no início de agosto, mas se por algum motivo a colheita não for feita a tempo, os frutos mantêm sua comercialização e sabor por muito tempo no arbusto. Mirtilos limpos e secos podem ser armazenados em um recipiente de vidro na geladeira por até 14 dias.
Frutas congeladas mantêm todas as suas propriedades benéficas por até 6 meses. As frutas colhidas também são usadas para fazer geleias saudáveis e deliciosas, cristalizadas e até secas. Alguns cozinheiros domésticos fazem compotas e geleias com a fruta.

Dicas e recomendações
Os mirtilos-toro são muito sensíveis à acidez do solo, por isso jardineiros experientes recomendam regar o solo ao redor do tronco na primavera e no outono com uma solução de vinagre a 9% (aproximadamente 700 ml por balde de água). Evite usar fertilizantes que desacidifiquem o solo.
Para facilitar o processo de colheita de frutas, use pentes especiais, que podem ser comprados em lojas de jardinagem ou feitos por você mesmo com materiais descartados.











