- Critérios para escolher uma variedade para a região de Moscou
- As variedades de mirtilos com melhor rendimento
- Terra do Norte
- Patriota
- Bluecrop
- Northblue
- Azul precoce
- espartano
- Thoreau
- Condições necessárias para o crescimento
- Como plantar uma planta na região de Moscou
- Prazos
- Preparando o local e a cova de plantio
- Quais fertilizantes devem ser adicionados ao buraco?
- Esquema e tecnologia para plantar uma muda
- Instruções de cuidado
- Irrigação do solo
- Cobertura morta, capina, afrouxamento
- Aparar
- Controle de pragas e doenças
- Podridão cinzenta
- Câncer-tronco
- Podridão dos frutos ou moniliose
- Preparando o mato para o inverno
- Reprodução
- Sementes
- Camadas
- Estacas
- Frutificação
- Quando o arbusto começa a dar frutos após o plantio?
- Floração e amadurecimento de frutos
- Coleta e processamento
- Dificuldades no cultivo de mirtilos
O mirtilo é uma fruta silvestre saudável, rica em vitaminas e microelementos. Hoje, surgiram variedades que o tornam adequado para o cultivo em jardins na região central do Extremo Oriente da Rússia. Como cultivar mirtilos, plantio e cuidados na região de Moscou, uma revisão das variedades mais adequadas para jardinagem e maneiras de obter uma boa colheita de frutas vermelhas — tudo isso é abordado em detalhes na história de hoje.
Critérios para escolher uma variedade para a região de Moscou
Mirtilos começaram recentemente a ser cultivados em jardins. As variedades cultivadas, desenvolvidas por criadores, diferem ligeiramente das frutas silvestres. São mais doces, têm frutos maiores e os arbustos podem atingir 2 metros de altura. Existem variedades precoces, intermediárias e tardias, adequadas para a região central do mundo.
Os mais resistentes à geada podem suportar temperaturas de até -35 °C. Se a variedade for escolhida corretamente e os frutos forem cultivados com habilidade, os mirtilos certamente encantarão o jardineiro com uma colheita abundante.
As variedades de mirtilos com melhor rendimento
Os arbustos de mirtilo são uma ótima cerca viva para o seu jardim. Essas frutas saborosas e saudáveis fornecem vitaminas e fortalecem o sistema imunológico, sendo as preferidas de adultos e crianças.
Uma classificação das variedades mais populares permitirá que você escolha a melhor para seu próprio jardim.
Terra do Norte
Uma variedade americana, com frutos pequenos e muito doces. São bons para consumo fresco e deliciosos em geleias e conservas. Os arbustos têm de 1,25 a 1,8 metro de altura, não se espalham muito e podem suportar temperaturas de até -40 °C.

Patriota
Esta variedade prospera em solos pesados, propensos a alagamentos. É resistente ao inverno e ao cancro do caule e à requeima. Os frutos são doces e amadurecem na segunda quinzena de julho.
Bluecrop
Esta variedade de meia estação foi cultivada nos Estados Unidos. Os frutos são ligeiramente achatados, a planta é resistente à geada e à maioria das doenças. Elas são fáceis de transportar e armazenar. São deliciosas frescas e congelam bem. Os arbustos são compactos, atingindo até 1,5 metro de altura.
Northblue
Uma variedade de baixo crescimento (altura: 60 centímetros a 1 metro) com frutos grandes. As bagas têm polpa doce e aromática. A planta é autofértil, mas é melhor plantar várias mudas. A polinização cruzada aumenta significativamente a produtividade dos arbustos.

Azul precoce
Uma variedade precoce, com frutos azedos e levemente azedos, aromáticos e deliciosos. Eles não se adaptam bem ao transporte e raramente são suscetíveis ao oídio. Os frutos são consumidos frescos, congelados e usados para fazer conservas e marmeladas. O arbusto atinge de 1,2 a 1,8 metro de altura.
espartano
Uma variedade de frutos grandes. Os frutos são ligeiramente azedos, com polpa firme, e podem ser facilmente armazenados e transportados. Os arbustos atingem 1,5 a 2 metros de altura. Excelente resistência ao inverno.
Importante: Os mirtilos toleram bem baixas temperaturas, desde que os invernos sejam com neve; sem neve, os arbustos podem congelar. Esta variedade de meia estação amadurece após as bagas estarem totalmente floridas, e os mirtilos de jardim amadurecem em 3 a 5 estágios.

Thoreau
Frutos grandes formam cachos em um arbusto compacto. O sabor é harmonioso e os frutos são doces e aromáticos. Amadurecem uniformemente. Os frutos não caem e são fáceis de transportar. Arbustos altos (até 2,2 metros) requerem suporte adicional.
Condições necessárias para o crescimento
A condição principal e fundamental para o cultivo de mirtilos em seu jardim é plantá-los em solo ácido. Em outras áreas, os arbustos mirtilos não crescerão e não darão frutosA baga não tolera áreas baixas e alagadas.
As variedades de mirtilo de jardim são híbridas e autopolinizadoras, mas para uma melhor produção é melhor ter vários arbustos no terreno.
Cultivar frutas vermelhas a partir de mudas silvestres no seu jardim é inútil — elas não prosperam. Para garantir uma boa colheita, você deve comprar cultivares adequadas às condições climáticas da região de Moscou.

Como plantar uma planta na região de Moscou
Se as mudas de mirtilo forem compradas em vasos com terra (sistema radicular fechado), os vendedores dizem que são adequadas para o plantio da primavera ao início do outono. No entanto, a melhor época para o plantio é meados de abril. As plantas requerem solo com pH de 3,5 a 4. A fruta prefere áreas bem iluminadas; em um jardim, os arbustos podem ser usados como cerca viva.
Prazos
Os arbustos de mirtilo podem ser plantados tanto na primavera quanto no outono. Para a região de Moscou, o plantio na primavera é preferível, pois as mudas têm tempo para se estabelecer bem durante a primavera e o verão.
Preparando o local e a cova de plantio
Escolha uma área bem iluminada. Cave, remova ervas daninhas e acidifique o solo, se necessário (2 colheres de chá de ácido cítrico seco para cada 8-9 litros de água ou 100 mililitros de vinagre de mesa para cada 10 litros de água).

Covas de plantio com 0,5 metro de profundidade são espaçadas em 50 centímetros para variedades de baixo crescimento. Arbustos altos de mirtilo são plantados com 1 a 1,4 metro de distância.
Quais fertilizantes devem ser adicionados ao buraco?
As plantas devem ser plantadas em uma mistura de solo especial. Misture areia e turfa em partes iguais, adicione 50 gramas de serragem de pinheiro, agulhas de pinheiro picadas e cerca de 20 gramas de enxofre por balde de mistura de solo.
Esquema e tecnologia para plantar uma muda
A tecnologia para plantar mirtilos é muito simples:
- no fundo do buraco, forme um monte de mistura de areia e turfa;
- as raízes da planta são espalhadas sobre o monte, com a muda no centro;
- o buraco é preenchido com o solo restante, que é bem compactado;
- o plantio é regado.

Se a muda de mirtilo foi comprada em um vaso, você precisa colocar o vaso na água ou regá-lo bem para que você possa remover a planta sem danificar o sistema radicular.
Importante: os mirtilos não toleram matéria orgânica; enxofre, potássio e Azofoska são usados para fertilização.
Periodicamente, adicione algumas agulhas de pinheiro picadas ou serragem de pinheiro sob os arbustos.
Instruções de cuidado
A saúde dos arbustos e a colheita futura dependem em grande parte do cuidado com as plantações. Práticas agrícolas adequadas permitem obter boas colheitas em uma área plantada com mirtilos por vários anos.
Irrigação do solo
É claro que, ao regar, você precisa prestar atenção ao clima da sua região. Os mirtilos devem ser regados de 1 a 2 vezes por semana, aplicando de 1,5 a 2 baldes de água sob cada arbusto. Evite regar em excesso ou secar demais o solo.

Cobertura morta, capina, afrouxamento
O solo sob os arbustos de mirtilo em uma horta é coberto com serragem de pinheiro ou agulhas de pinheiro trituradas; estas ajudam a reter a umidade e fornecem fertilizante adicional. O solo sob os arbustos é capinado, removendo-se as ervas daninhas, e cuidadosamente solto, com cuidado para não danificar as raízes.
Aparar
A planta é podada a partir do terceiro ano após o plantio. Ramos mais baixos, galhos danificados ou secos são removidos. Após o quinto ou sexto ano, os arbustos são desbastados, removendo galhos e brotos axiais velhos, evitando que o arbusto fique muito denso. A poda sanitária é realizada no início da primavera, antes que os brotos inchem.
Controle de pragas e doenças
Se as práticas agrícolas não forem seguidas, as plantas podem adoecer. O excesso de umidade pode levar a infecções fúngicas e outras doenças:

Podridão cinzenta
A doença ocorre com excesso de umidade e altas temperaturas. Ela ataca os galhos, a folhagem e os frutos do arbusto. Inicialmente, formam-se manchas amareladas, que depois se expandem, formando uma camada cinza e as partes infectadas da planta morrem.
Para proteger a planta, você precisa remover folhas e galhos caídos debaixo do arbusto no outono.
No final do outono e início da primavera, trate as plantas com sulfato de cobre ou calda bordalesa. Topaz ou Skor também podem ser usados para pulverização, seguindo as instruções do fabricante.
Câncer-tronco
Manchas avermelhadas que aparecem nos galhos do arbusto se espalham e os brotos morrem. Para proteção contra a doença, os arbustos são tratados com calda bordalesa e Topsin.

Podridão dos frutos ou moniliose
A doença afeta mirtilos e arbustos. A calda bordalesa é usada para proteção. Para prevenir a doença, remova cuidadosamente as folhas caídas sob os arbustos e pulverize-os com calda bordalesa no final do outono. Tratamentos adicionais são realizados no início da primavera, antes que os brotos comecem a inchar.
Preparando o mato para o inverno
Os mirtilos na região de Moscou devem ser cobertos; mesmo variedades com excelente resistência ao inverno podem morrer em invernos gelados e com pouca neve em terrenos abertos sem proteção adicional.
Imediatamente após a queda das folhas, os galhos são amarrados e dobrados no chão. Cubra-os com ramos de abeto; palha também pode ser usada.
Uma estrutura é construída com várias estacas, que são cobertas com estopa ou spunbond quando a geada se instala. Na primavera, a planta é descoberta, inspecionada e os galhos danificados pela geada são aparados.

Reprodução
Os mirtilos são propagados por sementes, camadas e estacas.
Sementes
Este é um processo muito trabalhoso e demorado, geralmente usado por criadores, uma vez que as formas híbridas, quando semeadas com sementes, não retêm as características maternas.
Camadas
Este é o método mais simples, embora demorado, para cultivar mudas de mirtilo. Faz-se um pequeno sulco, pressiona-se um broto jovem de mirtilo, com um ano de idade, contra o solo, prende-se com um grampo de arame e cobre-se com terra. Os brotos emergentes são amontoados e regados. São separados da planta-mãe após 2 a 3 anos.

Estacas
No outono, corte pequenas estacas (7 a 15 centímetros). A melhor época para plantar é no início de março. Elas são plantadas em uma mistura de areia e turfa em um ângulo de 45° a uma profundidade de 5 centímetros. Em seguida, cubra com filme plástico e coloque em um local aquecido. Regue e ventile as mudas periodicamente. As raízes aparecem após 4 semanas, e o filme plástico é finalmente removido após 2 a 3 meses. A melhor época para plantar é no início de março.
As mudas jovens são transferidas para o campo aberto após 2 anos.
Frutificação
Se as mudas tiverem criado raízes bem, só resta esperar a frutificação.

Quando o arbusto começa a dar frutos após o plantio?
É claro que uma muda jovem precisa ganhar força e crescer. A primeira colheita amadurece de 3 a 4 anos após o plantio. A maior colheita ocorre em arbustos de 5 a 6 anos.
Floração e amadurecimento de frutos
A floração começa, dependendo das condições climáticas, em meados de maio e dura de 10 a 15 dias. Os frutos amadurecem em julho e agosto. Depois que ficarem azul-escuros, deixe-os pendurados por 1 a 3 dias; eles ficarão maiores, mais doces e mais aromáticos.
Coleta e processamento
As frutas vermelhas são especialmente saudáveis quando frescas, mas se conservam bem congeladas, e os frutos rendem excelentes geleias e conservas.
Dificuldades no cultivo de mirtilos
Não há nenhuma dificuldade específica. Lembre-se apenas de acidificar periodicamente o solo do seu canteiro de mirtilos e tenha em mente que eles não toleram fertilizantes orgânicos. Fora isso, os cuidados são os mesmos que para arbustos de mirtilo comuns.
Mirtilos não são tão comuns entre os jardineiros quanto cerejas ou groselhas, mas muitos jardineiros experientes já os plantam em seus canteiros e colhem excelentes safras. Afinal, essa fonte extra de vitaminas é benéfica para toda a família.











