- Seleção de mirtilos Bluecrop
- Prós e contras da cultura
- Características e descrição
- Tamanho do arbusto
- Frutificação
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e colheita
- Avaliação de degustação e posterior venda de frutas
- Imunidade a doenças
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Tecnologia de plantio
- Selecionando um site
- Preparando mudas e plantando covas
- Tempo e algoritmo das operações de plantio
- Especificidades dos cuidados com as plantas
- Cobertura superior
- Poda sanitária e formativa
- Rega e cobertura morta
- Tratamentos preventivos
- Preparando-se para o inverno
- Propagação de mirtilo
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Uma das variedades de mirtilo mais comuns, nativas da América, é a Bluecrop. Antes de plantar este arbusto alto, produtivo e fácil de cultivar, é importante se familiarizar com suas necessidades específicas de cultivo. Isso ajudará você a cultivar facilmente um arbusto exuberante em seu jardim e garantir a frutificação anual.
Seleção de mirtilos Bluecrop
A domesticação e a disseminação dos mirtilos se deram graças a Frederick Vernon Coville e Elizabeth White, que cultivaram essa cultura selvagem. Com muito trabalho, eles desenvolveram 15 variedades de mirtilos. A variedade Bluecrop também é resultado de seus esforços e significa literalmente "colheita azul".
Prós e contras da cultura
O mirtilo de jardim Bluecrop tem muitas vantagens:
- resistente a uma série de doenças;
- resistente à geada;
- É altamente produtivo e permite obter até 9 kg de frutas deliciosas de um arbusto, que se distinguem pelo seu grande tamanho, excelente sabor e toleram bem o transporte;
- A facilidade de cuidado distingue esta variedade de outras semelhantes e contribui para sua ampla distribuição nas regiões frias da Rússia.
A principal desvantagem da cultura é o seu período de frutificação prolongado, o que dificulta a colheita e a venda da cultura.

Características e descrição
O mirtilo Bluecrop é muito comum em regiões frias e tem características próprias e específicas.
Tamanho do arbusto
Esta variedade é um arbusto alto e exuberante, com uma profusão de frutos. Sem poda anual, pode atingir 2,5 metros de altura. Possui uma copa extensa, com mais de dois metros de diâmetro.
Frutificação
Começa a dar frutos no terceiro ano, produzindo bagas achatadas, azul-escuras, com uma flor característica, pesando em média 2 gramas. Os frutos formam cachos grandes, o que os torna muito fáceis de colher.

Floração e polinização
A variedade é polinizada cruzada e requer o plantio de várias plantas com períodos de crescimento semelhantes na mesma área. O arbusto floresce em maio e os primeiros frutos começam a amadurecer em julho.
Tempo de maturação e colheita
O período de frutificação varia dependendo da região de cultivo. Em média, ocorre entre julho e agosto e dura um mês inteiro. Durante esse período, até 10 quilos de deliciosas frutas podem ser colhidos de uma única planta madura. Elas são conhecidas por sua excelente durabilidade e transportabilidade.
Avaliação de degustação e posterior venda de frutas
As bagas de Bluecrop têm um sabor delicioso e são consumidas frescas. Também são usadas para fazer deliciosas conservas, geleias, compotas e vinho.

Imunidade a doenças
Esta variedade se distingue pela resistência a doenças comuns em jardins. No entanto, é frequentemente afetada por doenças virais e fungos patogênicos.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
Tolera bem baixas temperaturas e pode sobreviver facilmente até -34 °C. Isso a torna adequada para cultivo em regiões do norte.
Tecnologia de plantio
Os mirtilos são plantados na primavera, antes que a seiva comece a fluir. Para uma adaptação rápida, é melhor usar mudas de 2 a 3 anos em recipientes. Os mirtilos têm raízes delicadas, portanto, lembre-se disso ao remover as plantas para replantio.

Selecionando um site
Na natureza, os mirtilos preferem áreas pantanosas. Eles prosperam em solos com níveis de água subterrânea próximos. Crescem e frutificam bem em clareiras ensolaradas. Quando cultivados à sombra, costumam apresentar baixa produtividade e um sabor levemente azedo.
Preparando mudas e plantando covas
Mirtilos precisam de solo leve e ácido. Uma mistura de turfa e areia na proporção de 3:1 é o ideal. O solo deve ser solto, com pH entre 3,5 e 5.
Se a acidez do solo for baixa, acidificantes de longo prazo à base de enxofre são usados para aumentá-la.
A cova de plantio é preparada com bastante antecedência. Suas dimensões são de pelo menos 50 x 50 cm. O solo é completamente solto. A acidez é ajustada ao nível necessário.
Mudas em vasos não requerem pré-plantio. Basta garantir que o solo esteja completamente saturado com água para evitar danos ao sistema radicular ao remover as plantas.
Tempo e algoritmo das operações de plantio
Apesar da resistência da planta à geada, é melhor plantá-la no início da primavera. Faça um buraco no buraco preparado com tamanho igual ao sistema radicular. Regue bem o solo com água limpa e um agente enraizador. Plante os arbustos com 80-120 cm de distância.

Especificidades dos cuidados com as plantas
O cuidado primário com os mirtilos nos primeiros anos após o plantio envolve a poda anual. Este procedimento estimula o crescimento e aumenta a produção de frutos.
Cobertura superior
Para evitar a alcalinização do solo, não se utiliza cálcio, cinzas e cal no cultivo de mirtilos. Fertilizantes orgânicos também são evitados. A cultura é alimentada com fertilizantes nitrogenados no início da primavera e fertilizantes complexos no outono.
Poda sanitária e formativa
Após a queda das folhas, realiza-se a poda formativa. Todo o crescimento inferior é removido implacavelmente, deixando galhos fortes e eretos. A poda sanitária é realizada no início da primavera, antes do início do movimento ativo da seiva. Ao mesmo tempo, galhos secos, congelados durante o inverno e danificados são removidos.
Rega e cobertura morta
Mirtilos são plantas que adoram umidade. Requerem regas frequentes e abundantes. A rega é especialmente importante durante os verões secos, durante o período de amadurecimento. A falta de umidade afeta negativamente o sabor dos frutos, fazendo com que fiquem azedos.

A cobertura morta previne a evaporação prematura da umidade do solo, elimina ervas daninhas e protege o sistema radicular do congelamento durante o inverno. Serragem, espalhada em uma camada espessa ao redor de todo o círculo do tronco, é usada como cobertura morta para mirtilos.
Tratamentos preventivos
O tratamento preventivo de mirtilos com Topsin e Euparen, bem como com calda bordalesa, é eficaz contra as doenças mais comuns. O arbusto é tratado no início da primavera e no outono.
Preparando-se para o inverno
Apesar de sua resistência a geadas severas, os mirtilos precisam de isolamento. Os brotos jovens são protegidos com materiais de cobertura. As raízes são protegidas com uma espessa camada de cobertura morta e uma espessa crosta de neve ao redor das raízes.

Propagação de mirtilo
O Bluecrop pode ser espalhado em uma casa de campo usando um dos seguintes métodos:
- sementes;
- camadas;
- por estacas.
A propagação por camadas é a opção mais comum.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A julgar pelos comentários de jardineiros com vasta experiência no cultivo de mirtilos Bluecrop, é seguro dizer que esta variedade não se desenvolve bem em todos os terrenos. Requer preparo cuidadoso do solo e acidez controlada.
O mirtilo Bluecrop é uma variedade única e fácil de cultivar. Quando cultivado em solo adequado, produz grandes colheitas de frutas deliciosas, fáceis de cultivar, com excelente prazo de validade e sabor.











