- Seleção de mirtilos Patriot
- Descrição botânica
- Arbusto
- Floração e frutificação
- Qualidades de sabor das frutas e âmbito de aplicação
- Características da variedade
- Resistência ao inverno e à seca
- Imunidade a doenças
- Plantando e cuidando de mirtilos Patriot
- Preparando o local e a cova de plantio
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
- Regar e fertilizar
- Cobertura morta e afrouxamento
- Aparar
- Prevenção e tratamento de doenças
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução
- Avaliações de jardineiros
Os mirtilos surgiram em nossos jardins há relativamente pouco tempo, mas muitos já se apaixonaram por esta fruta por seu sabor requintado, fácil armazenamento e abundância de vitaminas e micronutrientes essenciais. Os mirtilos Patriot, uma variedade popular com frutos grandes e excelente sabor, são os favoritos dos jardineiros, usados como cercas vivas e com excelentes colheitas.
Seleção de mirtilos Patriot
A variedade Patriot, como a maioria das variedades de mirtilo, é uma seleção americana, desenvolvida em Maryland e oficialmente nomeada em 1976. Este ano marcou o 200º aniversário da Declaração de Independência dos EUA, e a variedade recebeu seu nome ressonante para comemorar a ocasião. Inicialmente, os arbustos eram usados como ornamentais, mas o sabor e o valor nutricional dos frutos foram posteriormente apreciados.
Os arbustos altos e retos podem ser uma ótima adição a qualquer jardim, e a variedade também é altamente produtiva e resistente à geada e doenças.
Mirtilos de jardim se tornaram populares devido aos seus benefícios para a saúde semelhantes aos da fruta silvestre, o mirtilo. O consumo regular de mirtilos pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar a visão e é muito benéfico para quem está tentando perder peso. Mirtilos não crescem em jardins, então os mirtilos são um substituto excelente e nutritivo.
Descrição botânica
Mirtilos são arbustos decíduos da família das urzes.
Arbusto
É alto (1,5 a 1,9 metros), ereto e pouco ramificado. Os arbustos são muito decorativos e podem embelezar um jardim. Com os devidos cuidados, a variedade Patriot highbush de mirtilo pode render até 9 quilos de frutos por planta.
Floração e frutificação
Patriot é uma variedade semi-precoce, com belas flores brancas cobrindo os arbustos a partir de meados de maio; a frutificação dura mais de 1,5 mês (45-50 dias). A planta é autofértil, mas para aumentar a produção e melhorar a frutificação, é melhor plantar vários arbustos próximos. Os frutos amadurecem gradualmente. A colheita vai do final de julho ao início de setembro. Os frutos são grandes, com até 2 centímetros de diâmetro, ligeiramente achatados nas laterais e dispostos em cachos.
Os frutos são azul-claros, cobertos por uma camada cerosa, com casca firme e elástica e polpa esverdeada e suculenta. Uma vez maduros, podem permanecer na videira por até 1,5 semana, desenvolvendo sua doçura e aroma sem cair.
Importante: mirtilos não mancham a língua nem os dentes; você pode comê-los sem medo de desenvolver uma cor não natural na boca.

Qualidades de sabor das frutas e âmbito de aplicação
Os mirtilos são suculentos, doces e aromáticos; resistem bem ao transporte e podem ser mantidos frescos por até duas semanas. Congelam bem e são usados para fazer geleias e conservas.
Características da variedade
Patriot é uma das melhores variedades de mirtilos de jardim.
Resistência ao inverno e à seca
Os mirtilos toleram muito bem invernos com neve e geadas; de acordo com os criadores, eles podem suportar temperaturas de até -30 e até -40°C.
Mas não se deixe enganar: nas condições de inverno, os arbustos geralmente sofrem com geadas e precisam de cobertura adicional.
O Patriot pode suportar secas de curto prazo, mas é preciso lembrar que os mirtilos adoram água, mas não toleram excesso de umidade.
Imunidade a doenças
Patriot é resistente ao oídio, podridão da raiz e mumificação das bagas.

Plantando e cuidando de mirtilos Patriot
Cultivar mirtilos é desafiador, mas uma experiência muito gratificante. Aqui estão alguns pontos-chave para jardineiros iniciantes:
- cresce bem e produz uma colheita apenas em solos ácidos com pH de 3,5 a 5;
- a planta não tolera fertilizantes orgânicos e sua proximidade;
- O solo sob os arbustos de frutas vermelhas deve ser sempre mantido ligeiramente úmido.
Nessas condições, os mirtilos crescerão bem e darão frutos abundantemente.
Preparando o local e a cova de plantio
A área destinada aos mirtilos deve ser escavada e limpa de ervas daninhas. Você pode acidificar o solo com ácido cítrico ou acético. Misture 30 gramas de ácido cítrico seco em 8 litros de água ou 100 mililitros de vinagre de mesa para cada balde de 10 litros e regue o solo.
Buracos de 50 centímetros de profundidade são cavados com 1 a 1,2 metro de distância. Uma área ensolarada e úmida é escolhida.
Época e tecnologia de plantio de mudas
Mudas varietais com sistema radicular fechado (vendidas em baldes de terra) podem ser plantadas durante toda a temporada de jardinagem, mas a melhor época para plantar é meados de abril. Durante a primavera e o verão, as plantas se estabelecerão e crescerão mais fortes.
Para evitar danos às raízes, coloque a planta no vaso na água e, em seguida, retire-a cuidadosamente do recipiente. Preencha o buraco com uma mistura de turfa e areia na proporção de 1:1. Você também pode usar agulhas de pinheiro podres em vez de turfa. Coloque a muda sobre o monte de terra, espalhe delicadamente as raízes e preencha o buraco com terra, compactando-a bem. Em seguida, regue a planta.

Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
Framboesas, viburnos, azedinhas e verduras — todas essas plantas, como mirtilos, preferem solo ácido, por isso não serão prejudicadas por essa vizinhança. Elas não crescem perto de canteiros fertilizados com esterco ou em áreas onde repolho ou beterraba prosperam.
Importante: Você pode verificar a acidez do solo usando tiras de tornassol, que são facilmente encontradas em lojas de jardinagem.
O solo sob os arbustos de frutas vermelhas deve ser acidificado periodicamente.
Regar e fertilizar
Os mirtilos toleram a seca de curta duração, mas os arbustos prosperam com regas abundantes, por isso o solo sob eles é coberto com cobertura morta (de preferência com agulhas de pinheiro) e mantido ligeiramente úmido. Dependendo das condições climáticas, regue as plantas de 1 a 3 vezes por semana, usando 2 baldes grandes de água por arbusto.
Os frutos são fertilizados três vezes por estação, utilizando exclusivamente fertilizantes minerais. A primeira fertilização é necessária imediatamente após o derretimento da neve. São utilizados fertilizantes nitrogenados. A segunda é realizada durante o desenvolvimento dos frutos. São utilizados compostos de potássio.
O fertilizante final, um fertilizante de fósforo e potássio, é aplicado no outono, após a colheita. Com esses nutrientes adicionais, as plantas sobrevivem melhor ao inverno e produzem frutos no ano seguinte.
Fertilize após regar, em solo úmido. Polvilhe fertilizante seco sob cada arbusto ou prepare uma solução de acordo com as recomendações do fabricante.

Cobertura morta e afrouxamento
É essencial remover ervas daninhas debaixo dos arbustos, soltar cuidadosamente o solo para evitar danificar as raízes e cobrir com casca de conífera ou agulhas de pinheiro. Essa cobertura retém bem a umidade e fornece fertilizante adicional para os mirtilos.
Aparar
Não adianta podar um arbusto de mirtilo muito jovem. Após a queda das folhas, remova-as de debaixo do arbusto, juntamente com quaisquer galhos danificados ou mortos. Na primavera, inspecione novamente o arbusto e, se necessário, faça uma poda sanitária.
Para arbustos de 3 a 4 anos, se necessário, remova os galhos mais baixos e desbaste levemente as mudas, removendo galhos velhos e aqueles que crescem para dentro. Um arbusto muito denso é mais suscetível a doenças, e seus frutos serão menores e menos saborosos.
Prevenção e tratamento de doenças
Os mirtilos são os que mais sofrem com doenças fúngicas. Para preveni-las, limpe o solo de folhas caídas e galhos velhos, que abrigam esporos de fungos. A planta em si é tratada com calda bordalesa. O mesmo tratamento é realizado no início da primavera, antes que os brotos inchem.
Se surgirem doenças fúngicas (por exemplo, mofo cinzento), é necessário ajustar a rega e tratar a planta com um fungicida adequado (Skor, Topaz).

Preparando-se para o inverno
Em regiões propensas a geadas severas e prolongadas, os mirtilos precisam ser cobertos durante o inverno. Os galhos são cuidadosamente amarrados, dobrados ao chão e cobertos com estopa e ramos de abeto. Spunbond ou agrofibra são opções convenientes. Claro, este método é adequado se você tiver apenas alguns arbustos em seu jardim.
Reprodução
Mudas de mirtilo Patriot devem ser adquiridas de produtores confiáveis. Elas podem ser propagadas por alporquia ou divisão do arbusto durante o replantio.
Ao dividir um arbusto, ele é cuidadosamente cortado em 2 a 3 partes, cada uma das quais deve ter um sistema radicular desenvolvido.
Para obter a alporquia, dobre o galho inferior em direção ao solo, prenda-o com um grampo e cubra-o com terra. Após o surgimento dos brotos, cubra a plantação novamente com terra. Separe a alporquia no segundo ano após o plantio, simplesmente cortando a planta jovem da planta-mãe.

Avaliações de jardineiros
Anna, 37 anos.
Plantei mirtilos Patriot no meu jardim há cinco anos. No ano passado, tivemos uma colheita pequena, mas este ano há muito mais frutos. Estou muito feliz; as plantas dos meus amigos não prosperaram.
Egor, 59 anos.
"Tenho mirtilos Patriot no meu jardim há muito tempo. As crianças adoram — comem frescos e congelam. Para garantir que cresçam bem, o solo precisa ser acidificado e testado quanto à acidez todos os anos."











