- Características da cultura
- Propriedades decorativas e úteis
- Descrição e variedades
- Área de cultivo
- Condições necessárias para o crescimento
- Como propagar mirtilos de jardim
- Método de semente
- Estacas
- Rizomas
- Camadas
- Plantando mirtilos
- Preparando material de plantio
- Combinação de cultura com outros jardins
- Escolhendo um local
- Preparando o solo e plantando a cova
- Tecnologia de plantio passo a passo e tempo
- Instruções de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Rejuvenescimento e poda sanitária de plantações
- Colheita
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Quais problemas os jardineiros enfrentam?
Os mirtilos silvestres são decorativos e fáceis de plantar e cuidar. São ricos em vitaminas essenciais para o corpo humano.
Características da cultura
A planta possui brotos verdes que mantêm a cor mesmo no inverno. O arbusto é comum na natureza, mas é frequentemente cultivado por jardineiros. É pequeno e floresce no final da primavera.
Propriedades decorativas e úteis
A planta pode ser cultivada no jardim, entre árvores frutíferas. Requer poucos cuidados e tolera baixas temperaturas. Os mirtilos são frequentemente cultivados em casas de veraneio como ornamentais de jardim. Os arbustos têm qualidades decorativas graças aos seus brotos e folhas verdes, que mantêm a cor mesmo no inverno.
Arbustos com frutos vermelhos brilhantes plantados em um canteiro de jardim também têm uma aparência atraente.
O mirtilo de jardim tem as seguintes propriedades benéficas:
- acelera o processo de recuperação após doenças infecciosas;
- usado em doenças cancerígenas;
- usado para resfriados;
- contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais necessários ao corpo humano;
- folhas de mirtilo contêm taninos;
- restaura a microflora intestinal;
- tem efeito diurético.

Comer mirtilos ajuda a reduzir a pressão arterial. O consumo regular da fruta também ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue.
Descrição e variedades
Esta planta pertence à família Ericaceae. O arbusto é pequeno, com folhas ovadas e densas, com casca grossa. As folhas são verde-claras na parte superior e opacas na parte inferior. As inflorescências são brancas, assemelhando-se a pequenos sinos com um aroma agradável. Os frutos ficam vermelhos quando maduros e têm um sabor agridoce. Contêm inúmeras sementes.
A planta é dividida em duas variedades: a variedade perene, que produz frutos duas vezes por estação, e a variedade regular de jardim, que amadurece no outono.

O mirtilo de jardim tem as seguintes variedades populares.
| Variedade | Característica |
| Coral | A variedade Coral se distingue por suas altas qualidades ornamentais. Os arbustos têm brotos longos e curvos. Os frutos são grandes e vermelho-escuros. Um único arbusto pode render até 700 gramas. |
| Lineu | Os arbustos são pequenos e espalhados. A característica distintiva desta cultivar é o sabor dos frutos, que contêm um toque de amargor. |
| Mazóvia | Planta arbustiva que atinge no máximo 10 cm de altura. Raramente cultivada em jardins, é mais frequentemente usada como cobertura de solo. |
| Rubi | A planta se distingue por seus frutos grandes. Os arbustos podem atingir tamanhos grandes, e os frutos são suculentos e vermelhos. |
O mirtilo silvestre é altamente resistente à geada e é amplamente utilizado em jardins paisagísticos.

Área de cultivo
Recomenda-se cultivar mirtilos-de-jardim em áreas com solo altamente ácido, pois a planta se desenvolve naturalmente em áreas pantanosas. Dependendo do local, condições específicas de cultivo devem ser observadas:
- Extremo Oriente – a planta produz grandes colheitas, principalmente devido ao clima favorável e à ausência de temperaturas excessivamente baixas.
- A região dos Urais é onde arbustos de jardim praticamente não são cultivados. Os mirtilos crescem mal e o rendimento por planta é pequeno.
- Ucrânia — Neste país, o mirtilo raramente é cultivado, apenas quando necessário. Ao plantar, é necessário adicionar ácido para aumentar o pH do solo. Regar regularmente também é essencial, pois a planta prefere solo úmido.
- A região de Moscou e a Rússia central são bem adequadas para o cultivo de mirtilos de jardim.
Dependendo da região onde a cultura é cultivada, é necessário cobrir os arbustos antes do inverno.

Condições necessárias para o crescimento
Para obter uma grande colheita após o plantio de mirtilos em campo aberto, as seguintes condições são necessárias:
- o solo deve ser nutritivo e conter grande quantidade de matéria orgânica;
- a área onde a cultura é cultivada deve estar livre de ervas daninhas que impeçam o desenvolvimento adequado da planta;
- Você pode cultivar frutas vermelhas em solo úmido ou com rega regular;
- Em regiões com climas extremamente frios, a planta deve ser coberta durante o inverno.
A cultura é pouco exigente em termos de cuidados e, se o local de plantio correto for escolhido, ela permite colher uma grande safra de frutas saudáveis.

Como propagar mirtilos de jardim
A propagação da cultura pode ser feita usando vários métodos, dependendo das preferências pessoais do jardineiro.
Método de semente
Em casa, a planta pode ser propagada por sementes. Para usar este método de propagação, siga estes passos:
- amasse as frutas com um garfo e enxágue;
- as sementes restantes são secas e colocadas em um saco de pano para posterior armazenamento;
- As sementes são colocadas na geladeira no compartimento de armazenamento de vegetais por 3 meses;
- Após a estratificação, as sementes são deixadas de molho em água por um dia e plantadas em um recipiente para mudas; a época de plantio em um recipiente é meados de fevereiro;
- Após as mudas emergirem, as mudas são colhidas;
- O plantio em campo aberto é realizado em meados de abril.
Para o plantio, é necessário usar solo nutritivo; para isso, são misturados húmus, terra e partículas de musgo esfagno ou turfa.
Importante: Para melhorar a germinação do mirtilo, recomenda-se armazenar as sementes em um saco de pano por 1 a 2 anos antes de usá-las como material de plantio.
Estacas
Para a propagação, o broto do arbusto deve ser dividido em estacas. As estacas podem ser preparadas em abril ou setembro. Elas devem ter 5 cm de comprimento. A gema superior é removida, o broto é colocado em um ativador de crescimento e, em seguida, plantado em uma mistura preparada (uma parte de solo para duas partes de turfa ou húmus).
As mudas são regadas e cobertas com filme até que não haja mais risco de geada noturna.
Importante: Após o plantio da muda, não a replante por três anos, caso contrário a planta poderá morrer.

Rizomas
Estacas de raízes podem ser usadas em maio, quando outros métodos não são mais recomendados. Pequenas estacas de raízes são colocadas no solo e umedecidas regularmente. A propagação dessa maneira permite a colheita um ano após o transplante.
Camadas
No início da primavera, dobre vários brotos em direção ao solo, faça pequenos cortes e cubra com terra. Fixe o monte e deixe-o lá até a primavera seguinte. Após o surgimento das mudas, separe o material de plantio da planta-mãe com uma tesoura de poda e transplante-o para outro local de cultivo.
Plantando mirtilos
Para que os mirtilos comecem a se desenvolver rapidamente após o transplante, é necessário seguir certas diretrizes de cuidados.

Preparando material de plantio
Você pode cultivar seu próprio material de plantio, mas, na maioria das vezes, usará uma muda comprada. Antes do plantio, recomenda-se mergulhar as mudas em um ativador de crescimento.
Se você estiver usando suas próprias mudas, será necessário endurecê-las antes do plantio, abrindo a estufa e deixando entrar ar frio.
Combinação de cultura com outros jardins
O mirtilo vermelho pode ser usado como ornamento de jardim. Pode ser cultivado em canteiros elevados ou vasos suspensos. Sua baixa taxa de crescimento o torna ideal para cobertura de solo. Combina bem com coníferas e zimbros. É fácil de cultivar junto com outras plantas e é frequentemente usado para criar uma composição paisagística atraente.

Escolhendo um local
A taxa de crescimento da planta depende do local correto de plantio. O local onde os mirtilos são plantados deve ser protegido do vento e das correntes de ar. A cultura prefere bastante sol, por isso os canteiros devem ser colocados em um lado ensolarado.
Para obter uma colheita, os arbustos devem ser plantados perto de corpos d'água ou em locais com maior umidade do solo.
Preparando o solo e plantando a cova
Para plantar mudas de mirtilo-vermelho, prepare o solo. Remova a camada superficial do solo e misture-a com 2 partes de turfa, 1 parte de composto e 1 parte de areia de rio. Adicione uma xícara de vinagre a um balde de água e regue o solo com a solução resultante.
O buraco de plantio para mirtilos deve ter pelo menos 25 cm de profundidade. Uma camada de drenagem de tijolos quebrados deve ser colocada no fundo do buraco. O restante do buraco deve ser preenchido com uma mistura rica em nutrientes de solo e turfa.

Tecnologia de plantio passo a passo e tempo
O plantio das mudas ocorre no final de setembro ou abril. Para plantar mirtilos corretamente, siga estes passos:
- cave buracos de 25-30 cm de profundidade, coloque as mudas e polvilhe com uma mistura de nutrientes;
- a distância entre as mudas deve ser de pelo menos 50 cm;
- Após o plantio, compacte levemente o solo e regue com água morna.
Se a cultura for plantada no outono, coloque uma camada de húmus por cima, o que proporcionará isolamento adicional.
Instruções de cuidado
Para garantir que o arbusto se desenvolva bem e não seja suscetível a doenças, é muito importante cuidar adequadamente do material de plantio após o plantio em campo aberto.

Rega
Os mirtilos preferem solo úmido, por isso as mudas precisam ser regadas a cada três dias. Regue os arbustos com um sistema de irrigação. Regue a planta à noite, após soltar o solo.
Cobertura superior
A fertilização durante o cultivo do mirtilo é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- o superfosfato é adicionado na primavera;
- Antes da formação dos brotos, é necessário usar fósforo e sulfeto de potássio; você também pode adicionar verbasco diluído em água;
- durante o período de formação dos frutos, a ureia é usada como cobertura;
- No outono, adiciona-se turfa e húmus.
Durante o verão, podem ser usados fertilizantes adicionais desenvolvidos especificamente para culturas de urze.

Rejuvenescimento e poda sanitária de plantações
A poda de rejuvenescimento dos arbustos é realizada apenas no 5º ou 6º ano após o plantio das mudas. Este procedimento é realizado na primavera, antes da abertura dos brotos. Para isso, os brotos são podados, deixando no máximo 5 folhas em cada um. Este procedimento é necessário para aumentar a produtividade da cultura. A manutenção sanitária periódica do arbusto também é necessária. Este tipo de poda envolve a remoção de brotos danificados, bem como de partes do arbusto com sintomas visíveis de doenças. A poda sanitária é realizada regularmente após cada inverno.
Colheita
A colheita começa em meados de setembro. No entanto, algumas variedades amadurecem até agosto. A colheita deve ser feita antes da primeira geada, pois os frutos ficam aguados e não podem ser transportados ou armazenados. Os frutos podem ser congelados ou usados para fazer conservas e geleias. As folhas também são coletadas no outono. Para uso posterior, são secas e colocadas em sacos de pano.

Doenças e pragas: controle e prevenção
A cultura é resistente a doenças, mas os seguintes problemas podem surgir:
- A ferrugem aparece como manchas marrons nas folhas. O tratamento envolve pulverização com sulfato de cobre e remoção das áreas danificadas.
- A requeima das bagas é uma doença que ocorre quando as bagas não amadurecem completamente. As bagas ficam rosadas e desenvolvem uma camada cinza. O tratamento envolve a pulverização com calda bordalesa.
- Podridão branca – os frutos ficam cobertos por uma camada branca, o que faz com que a colheita ainda não madura seque completamente. Calda bordalesa e Zuparen são usados para controle. A pulverização deve ser feita alternadamente, com pelo menos 5 dias de intervalo.
Doenças são raras e só ocorrem se a cultura não for devidamente cuidada. A cultura pode ser atacada por pragas, sendo as mais comuns:
- Pulgões são pequenos insetos que se alimentam da seiva do mirtilo. Eles danificam folhas e brotos jovens e se espalham rapidamente pelo jardim. Para controlá-los, borrife o arbusto com uma solução de sabão.
- Cochonilhas são pequenos insetos que danificam as folhas e as fazem cair. Para controlar essa praga, borrife a planta com Fitoverm.

Para evitar que doenças danifiquem a cultura, é necessário seguir medidas preventivas:
- remover imediatamente as ervas daninhas, que muitas vezes atuam como transmissoras de infecções;
- usar pulverização com preparações para prevenir doenças, como "Azofos";
- cubra os canteiros com agulhas de pinheiro.
Antes do plantio, trate as raízes com uma solução de permanganato de potássio. Também é importante comprar mudas de fontes confiáveis.
Quais problemas os jardineiros enfrentam?
Podem surgir problemas que reduzem o crescimento da planta e podem levar à morte:
- A planta está crescendo fracamente e as folhas estão amareladas. Esse problema pode ser causado pela acidez insuficiente do solo. Para acidificar o solo, você pode regar a planta a cada duas semanas com água contendo ácido oxálico ou vinagre.
- As inflorescências caem rapidamente sem formar frutos. Esse problema ocorre devido à insuficiência de potássio.
- Os mirtilos não têm tempo de amadurecer antes da primeira geada. Neste caso, a variedade foi escolhida incorretamente para o local do jardineiro.
Os mirtilos-vermelhos raramente causam problemas se todas as recomendações forem seguidas corretamente. Em casos raros, pode ocorrer apodrecimento das raízes se o jardineiro regar demais o solo. Os mirtilos-vermelhos de jardim não só têm qualidades ornamentais atraentes, como também são usados para prevenir uma ampla gama de doenças. Os frutos da planta contêm minerais e vitaminas essenciais para o corpo humano. A planta requer poucos cuidados e, com fertilização oportuna, produz uma colheita abundante.











