Qual tipo de esterco é melhor para pepinos? Fertilização com esterco de vaca e outros tipos

Fertilizar pepinos com fertilizantes à base de esterco produz bons resultados. Cada tipo de esterco tem suas próprias propriedades benéficas. O segredo é usar os componentes corretamente, observar a dosagem e aplicar o fertilizante no momento certo. Existem várias maneiras de aplicar o nutriente ao solo. Isso resulta em folhagens mais vigorosas e frutos de maior qualidade.

Benefícios dos fertilizantes naturais para alimentar pepinos

Os fertilizantes orgânicos são ecologicamente corretos e não agridem o meio ambiente. Seus nutrientes são derivados de restos ou subprodutos de organismos vivos (animais e plantas).

As vantagens dos fertilizantes naturais incluem:

  • têm um efeito lento e gradual nas plantas;
  • o solo fica solto, leve, permeável ao ar e à umidade;
  • a fertilidade do solo aumenta;
  • muitos componentes orgânicos ativam a atividade de bactérias e fungos benéficos do solo;
  • normalizar o equilíbrio da acidez do solo;
  • tipo econômico de fertilizante.

Graças à fertilização oportuna, os pepinos se tornam fortes e resistentes, o rendimento aumenta e o sabor da fruta melhora.

esterco de vaca

Em que casos é recomendado o uso de esterco?

A fertilização dos pepinos pode ser feita não apenas de acordo com o cronograma prescrito, mas também conforme a necessidade. Se os seguintes sintomas aparecerem, aplique nutrientes adicionais:

  • mudança na cor das folhas, deformação;
  • secagem e queda de folhas e ovários;
  • o caule fica mais fino;
  • o aparecimento de manchas de cores diferentes;
  • diminuição do rendimento;
  • sabor amargo dos frutos, seu tamanho pequeno e formato irregular.

Misturas contendo esterco aumentam a resistência da cultura a infecções, ataques de pragas, frio, seca e outros fatores adversos. Os pepinos devem ser plantados de acordo com um padrão, mantendo o espaçamento entre os canteiros e as mudas.

Que tipo de esterco é melhor para pepinos?

Para cultivar pepinos em campo aberto, é melhor escolher esterco de cavalo, vaca ou pássaro, mas com o uso adequado, você também pode se beneficiar de outras composições.

Cultivo de pepinos

Para recomendar qualquer tipo de fertilizante, é preciso estudar seu efeito no solo e sua composição de nutrientes.

Verbasco

O esterco bovino contém muitos micronutrientes. Os pepinos adoram e respondem bem à sua presença no solo:

  • O esterco de cama é uma mistura sem base líquida, pois o líquido é absorvido pelo material da cama. Com o tempo, ele começa a apodrecer, transformando-se em húmus.
  • Para obter húmus, é preciso colocar esterco líquido de vaca em um buraco junto com outros componentes orgânicos, como serragem, palha e ervas daninhas.

O layout da fossa de compostagem é o seguinte:

  • Primeiro você precisa fazer um furo;
  • Recomenda-se colocar palha, serragem e folhas no fundo do poço;
  • uma camada de esterco líquido é despejada por cima;
  • depois vem outra camada de componentes orgânicos;
  • outra camada de lama;
  • As camadas são repetidas até que o buraco esteja completamente preenchido.

Verbasco em barril

O esterco fresco só pode ser adicionado ao solo no outono, ao cavar o terreno. Ele terá tempo de apodrecer durante o inverno e não danificará as raízes das plantas. Mudas jovens de pepino são alimentadas com uma infusão à base de verbasco na primavera.

A primeira aplicação de verbasco é quando as plantas de pepino desenvolvem o primeiro par de folhas verdadeiras. Repita o processo durante o período inicial de frutificação.

esterco de cavalo

O esterco de cavalo é considerado um fertilizante popular e eficaz para estufas e áreas abertas. Ele contém muito fósforo, nitrogênio, cálcio e outros componentes valiosos. Ele ajuda a aquecer o solo e melhorar sua estrutura.

esterco de cavalo

O esterco fresco é mais indicado para o preparo do jardim no outono. A primavera é considerada a melhor época para preparar os canteiros com esterco de cavalo apodrecido. Durante a floração e a frutificação, aplique a solução líquida.

Instruções para preparar uma solução líquida:

  • um balde de esterco junto com folhas, palha, serragem deve ser colocado em um recipiente grande e preenchido com 6 litros de água;
  • a mistura é infundida por 12 dias;
  • mexa periodicamente;
  • O concentrado final deve ser diluído em água.

Composto de cavalo é benéfico para pepinos. O buraco é preenchido com folhas de plantas, serragem, palha e misturado com esterco de cavalo.

Excrementos de pássaros

Os excrementos de pássaros têm um efeito benéfico no crescimento do pepino. O fertilizante aumenta a imunidade, acelera o desenvolvimento da cultura, promove colheitas abundantes e prolonga o processo de frutificação. Os micronutrientes contidos nos excrementos de pássaros se decompõem lentamente no solo, melhorando sua qualidade por vários anos.

O esterco de galinha é aplicado na forma de grânulos, solução líquida ou composto. Os benefícios de qualquer tipo de fertilizante só podem ser alcançados se usado corretamente.

Para preparar uma solução líquida, misture esterco de galinha com água (use partes iguais). Cubra o recipiente com uma tampa e deixe descansar por 15 dias. Dilua o concentrado preparado com água antes de usar. Você pode regar seus canteiros de pepino em qualquer estágio de desenvolvimento.

O composto é adicionado no outono, durante a escavação do solo. O esterco deve ser preparado com antecedência. Coloque uma camada de esterco no fundo de um buraco fundo, seguida por uma camada de palha e turfa. Repita o processo até que o buraco esteja completamente preenchido. Deixe os componentes apodrecerem por dois meses.

Excrementos de pássaros

chão de coelho

O esterco de coelho contém quantidades iguais de micronutrientes benéficos e compostos orgânicos. Ele solta, aquece e nutre o solo. No outono, após a remoção de toda a vegetação da área, o solo é revolvido e fertilizante fresco é espalhado uniformemente. Esterco fresco não deve ser usado em mudas.

Para preparar a infusão, despeje 2 kg de esterco em um balde com água. Deixe a mistura descansar por 12 dias até que se dissolva completamente. Recomenda-se aplicar o fertilizante nas covas antes do plantio. O esterco de coelho pode ser usado seco. O esterco é seco ao sol, depois moído até virar pó e misturado ao solo.

Esterco de ovelha

O esterco de ovelha é adequado para solos argilosos e pesados. Seus principais componentes são nitrogênio e potássio. O esterco de ovelha é denso e seco.

Esterco de ovelha

Como o solo contém muito nitrogênio, é melhor adicioná-lo como composto. O esterco de ovelha é colocado em uma cova e regado com chorume. Este método promove a decomposição intensiva dos componentes e melhora as propriedades térmicas.

Fertilize o solo no outono e adicione-o aos buracos na primavera, antes do plantio. Recomenda-se usar fertilizante no máximo uma vez a cada seis meses.

Esterco de porco

O esterco de porco é rico em nitrogênio, fósforo e outros micronutrientes. Ao usar este fertilizante, tenha em mente o seguinte:

  • não pode ser usado fresco; o componente deve primeiro ser processado;
  • a composição é ácida, por isso não é adequada para todos os solos;
  • baixo teor de cálcio;
  • o processo de decomposição dos componentes é lento, por isso é mais eficaz utilizá-lo na forma de húmus;
  • transferência de calor insuficiente.

É melhor usar esterco bem curtido. Ele não contém patógenos, sementes de plantas ou larvas de pragas.

Esterco de porco

Quando é necessário alimentar pepinos?

Fertilize o solo com esterco no outono, após a colheita completa. Durante a estação de crescimento ativo, recomendam-se quatro aplicações:

  1. Antes da floração, o solo é regado com uma solução líquida com adição de ureia e superfosfato.
  2. Durante o período de frutificação ativa, é útil regar os canteiros com uma solução à base de esterco e cinzas de madeira.
  3. Após 14 dias, repita a fertilização. Use uma mistura contendo esterco, superfosfato, sulfato de potássio e ureia.
  4. Após mais 12 dias, os canteiros são regados com uma solução com adição de componentes minerais.

Se surgirem sinais de murcha e amarelecimento, será necessária a aplicação de fertilizante orgânico adicional. A fertilização frequente não é recomendada.

alimentando pepinos

Tecnologia de aplicação de fertilizantes

A tecnologia de aplicação de fertilizantes é determinada pelo seu estado de agregação:

  • Os fertilizantes líquidos são aplicados pelas raízes ou por pulverização foliar. É melhor alternar entre esses dois métodos. No início da estação, é melhor regar os canteiros e depois pulverizar a folhagem.
  • A composição sólida é incorporada ao solo a uma profundidade de pelo menos 15 cm durante a escavação do terreno no outono.

Ingredientes naturais em qualquer forma beneficiarão seus canteiros de pepino. O segredo é seguir a dosagem e o momento de aplicação corretos.

Características de uso como biocombustível

Fertilizante natural é usado como biocombustível para a construção de esterco cama quente para pepinos.

Cobertura morta

Esterco de cavalo ou de vaca é o melhor para cobertura morta de canteiros. À medida que se decompõem, esses fertilizantes aquecem o solo e liberam micronutrientes valiosos. É necessária uma pequena quantidade, misturada com palha. Se for usado composto ou húmus, deve ser misturado à camada superficial do solo para evitar a perda de micronutrientes benéficos.

Cobertura morta no canteiro do jardim

Fresco

Esterco fresco não deve ser usado como fertilizante para pepinos durante os meses de verão. As reações que ocorrem durante a decomposição de seus componentes impactam negativamente o desenvolvimento da planta. Esterco fresco pode ser adicionado ao solo durante a lavoura profunda.

Líquido

Quando precisar repor rapidamente o solo com micronutrientes, use uma solução líquida. Uma certa quantidade de esterco é colocada em um balde com água. O processo de fermentação libera amônia, destruindo larvas de pragas e sementes de ervas daninhas.

Após uma semana de infusão, a mistura estará pronta para uso em seus canteiros de pepino. Antes de fertilizar os canteiros, dilua o concentrado com água.

Esterco líquido

Granulado

Se o esterco for submetido a tratamento biológico e compactação, ele se transforma em grânulos. Esses grânulos podem enriquecer lentamente o solo com nutrientes ao longo da estação de crescimento.

Os grânulos são aplicados ao solo a uma profundidade de 30 cm no outono ou na primavera, antes do plantio. Os grânulos absorvem bem a umidade durante a rega e a chuva, liberando-a de volta ao solo durante os períodos de seca.

Regras e duração do armazenamento de esterco

O fertilizante não será benéfico se armazenado incorretamente. Existem várias maneiras de armazená-lo corretamente:

  • É preferível armazenar em local refrigerado. Cave um buraco e forre o fundo com palha, serragem, folhas ou turfa. Em seguida, adicione o próprio esterco e cubra com turfa ou terra comum. Cubra o buraco com plástico para o inverno.
  • Com o armazenamento a quente, o esterco fica solto em pilhas. A desvantagem é que o ar penetra facilmente na pilha, o que leva ao crescimento de bactérias.

Com o método a quente, os benefícios do fertilizante duram apenas 2 a 3 meses. A superfície da pilha pode ficar branca, indicando o início do apodrecimento e a disseminação de fungos. Este fertilizante não pode ser usado.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata