Provavelmente não há um único jardineiro que não adore cultivar pepinos. Eles não são apenas amplamente consumidos frescos, mas também usados em diversas conservas de inverno. Para criar condições confortáveis para os pepinos, os jardineiros usam telas para pepinos. Esta é a opção ideal para cultivar uma plantação saudável com uma colheita abundante.
Vantagens e desvantagens
Pepinos são trepadeiras: têm caules longos, folhas grandes e numerosos ovários. Se não forem sustentados verticalmente, ocuparão muito espaço, deixando menos espaço para os jardineiros cultivarem outros vegetais.
Além de preservar o espaço utilizável, as vantagens do cultivo vertical incluem:
- obtenção de frutos limpos e sem danos, pois não entram em contato com o solo;
- sua mão pode facilmente alcançar os pepinos: isso requer um mínimo de esforço e tempo;
- a treliça ajuda a iluminar uniformemente os arbustos;
- ausência de lesmas nas videiras;
- ventilação dos arbustos, o que reduz o risco de infecção por doenças;
- formação de brotos e ramos saudáveis;
- a evaporação da umidade ocorre uniformemente;
- O terreno do jardim parece mais agradável esteticamente.
Há significativamente menos desvantagens, que incluem sombreamento na área onde os pepinos são cultivados, presos a uma rede e a necessidade de rega frequente.
Informações adicionais: Os pepinos vêm em muitas cores, incluindo o verde. A mais incomum é a variedade selvagem Momordica, que tem uma cor amarelo-alaranjada, que lembra a boca de um crocodilo.

Tipos de malhas
Vários tipos de redes foram desenvolvidos. Elas podem ser usadas tanto em campo aberto quanto em estufas.
Treliça
Este é o tipo de malha mais comumente utilizado. A estrutura em treliça é confiável e durável devido à instalação de múltiplos suportes. Um suporte adicional é instalado se a distância do início ao fim do canteiro for superior a 10 metros.
A direção da estrutura pode ser dada de diferentes maneiras:
- vertical;
- inclinado;
- Em forma de A.
O jardineiro decide o formato da estrutura. A malha geralmente é verde, com um tamanho de malha de pelo menos 10x10 centímetros. A videira cresce para cima, agarrando-se à estrutura com suas gavinhas.

Plástico
Esta é uma boa alternativa à tela de treliça. Uma estrutura de plástico, como opção para o cultivo vertical de pepinos, também é popular entre os jardineiros. A tela de plástico possui excelentes propriedades técnicas: é altamente durável e resistente ao desgaste. Pepinos podem ser cultivados em tela de plástico por várias estações, tanto em estufas quanto em campo aberto.
Metal
É mais durável do que as opções anteriores: uma estrutura esticada a partir dela durará muito tempo e suportará qualquer colheita de pepino sem danos mecânicos. Suas desvantagens incluem o alto custo da tela e sua tendência a enferrujar devido à rega frequente e à chuva. Sua vida útil é de pelo menos 5 anos.
Dica! Para garantir a maior durabilidade possível da malha metálica, ela deve ser revestida com um composto anticorrosivo.

Como escolher uma malha
Para escolher a rede certa para o cultivo de pepinos, é importante considerar fatores como a variedade e o tipo de cultivo. Alguns pepinos requerem uma tensão alta e ampla, enquanto outros requerem uma tensão baixa. Se as plantas forem cultivadas ao ar livre, a rede deve ser feita de materiais sintéticos; se as plantas forem cultivadas em estufa, tecidos naturais podem ser usados.
Isso é importante porque as fibras naturais são mais suscetíveis à umidade. Você pode até tecer a malha você mesmo, se tiver alguma habilidade com macramê. Embora as opções de malha variem na aparência, o material não importa para o cultivo do pepino.
Os jardineiros usam mais do que apenas os métodos tradicionais de cultivo de videiras: as mudas ou sementes não são plantadas no solo, mas em um vaso ou garrafa de 5 litros, que é então pendurado em uma cerca, árvore, varanda ou viga arqueada. As videiras ficam penduradas e são entrelaçadas em redes ou cordas. Este método de cultivo requer investimento mínimo em material.

Regras e recursos de instalação
Construir a estrutura em casa é fácil. Para a instalação "faça você mesmo", você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Suporte. Pode ser feito de madeira, metal ou tubo de PVC. A instalação consiste em dois postes de até 2 metros de altura. Eles são cravados no solo a 30-40 centímetros de profundidade, nas bordas dos canteiros. O solo ao redor dos postes é cuidadosamente compactado. Se o canteiro tiver mais de 10 metros de comprimento, um poste adicional é instalado.
- Malha. Pode ser de metal, plástico, fibra natural ou até mesmo vigas de madeira. Sua trama deve ser grossa.
- Trilho. É necessário fixar a estrutura. Trilhos são instalados entre os postes, tornando a estrutura mais estável.
- Uma chave de fenda e parafusos. Ferramentas e materiais são necessários para fixar a estrutura. Para a construção metálica, são utilizados cantos soldados, nos quais são feitos furos para fixação com parafusos.
Importante! Para garantir uma exposição solar uniforme, a treliça deve ser instalada de leste a oeste.
Faça você mesmo
Para criar a estrutura, você precisará concluir as seguintes etapas:
- Cave dois buracos em cada lado dos canteiros e instale suportes. Mais tarde, você pode plantar calêndulas ou calêndulas perto deles para proteger as plantas de insetos nocivos.
- Coloque a rede no chão e prenda-a ao varão. O procedimento é semelhante ao de pendurar uma cortina em um varão.
- Parafuse o trilho aos suportes usando parafusos (isso formará uma estrutura semelhante à letra U).
- Aperte a rede, prendendo-a aos suportes com cordas. A rede para pepinos deve manter sua forma e estar bem esticada. Como a carga principal recai sobre a seção central, é neste nível que a estrutura precisa ser reforçada o máximo possível.
O tronco acima do solo das mudas de pepino cultivadas é amarrado a um suporte. Uma estrutura caseira é barata, simples e fácil de usar.

Como amarrar pepinos
Para colher uma colheita abundante de pepinos, você precisa aprender a amarrar os brotos corretamente. Barbante ou linha de náilon são usados para esse procedimento; se você não tiver nenhum dos dois, pode usar pedaços de tecido cortados.
A principal condição: a liga não deve puxar os brotos com muita força, caso contrário, a quantidade necessária de nutrientes não será fornecida das raízes para a parte aérea das plantas.
Primeiro, dá-se um nó na base do arbusto, depois a corda é puxada até o poste, enrolada nele e presa com um nó. O barbante serve apenas como guia para os galhos, conduzindo-os até a rede, e não deve ser puxado com muita força.

Além de várias cordas, são utilizadas braçadeiras para prender os brotos. Elas são usadas para segurar os caules à medida que crescem. O primeiro aperto ocorre quando as mudas atingem 20-25 centímetros. A partir daí, os brotos seguirão seu próprio caminho, agarrando-se à malha. Quando a videira atingir o topo da malha, ela deve ser pinçada. Isso estimulará a formação de brotos laterais.
Atenção: Para evitar danos às plantas, a estrutura deve ser instalada antes do plantio dos pepinos.
Usando uma rede no cultivo pepinos permitirão ao jardineiro colher abundantemente Colha até a primeira geada. Esta técnica agrícola é acessível a todos. Depois de estudar o material, o agricultor pode facilmente instalar a rede em casa.











