Por que as folhas do pepino ficam amarelas nas bordas e o que pode ser feito?

Cultivar uma plantação é um processo trabalhoso e frequentemente requer atenção especial. A reclamação mais comum entre quem cultiva pepinos em seus jardins é o amarelamento das folhas nas bordas. Isso ocorre com mais frequência quando a plantação não está sendo cuidada adequadamente ou quando as condições ideais de cultivo não são atendidas. Saiba mais sobre as causas e o que fazer abaixo.

Razões pelas quais as folhas do pepino ficam amarelas nas bordas

Há vários motivos pelos quais uma borda amarela aparece nas folhas do pepino, os quais discutiremos com mais detalhes abaixo.

Falta ou excesso de água

Não seguir um cronograma de rega adequado é uma das razões pelas quais as folhas podem ficar amarelas. Regas pouco frequentes ou insuficientes levam à desidratação da planta, e o primeiro sinal são folhas amareladas.

Envelhecimento das folhas de pepino

Com o tempo, a folha do pepino envelhece, a fotossíntese cessa, ela fica amarela e morre. Este é um processo natural.

Infecção fúngica

Se falamos de doenças fúngicas, pepinos são frequentemente afetados por fusarium ou ptose, evidenciada pelo amarelecimento e subsequente secagem das folhas.

Fatores externos desfavoráveis

A planta responde a vários fatores externos, como condições climáticas, tipo de solo, microclima da estufa, níveis de iluminação e localização dos canteiros no jardim.

folhas de pepino

Condições climáticas

Quando as bordas das folhas de uma planta ficam amarelas, pode ser devido a flutuações de temperatura. Especificamente, a planta reage dessa forma a uma queda de temperatura, especialmente se for plantada ao ar livre.

Local de pouso

Um local de plantio mal escolhido também pode causar amarelecimento das folhas. Pepinos prosperam em solo nutritivo e úmido, mas também precisam de bastante luz solar.

A luz solar direta fará com que a planta queime e o solo sofrerá com a falta de umidade. Como resultado, você não deve esperar uma colheita abundante. Se os pepinos forem plantados em tal local, é melhor sombrear a planta com materiais de cobertura.

os pepinos estão ficando amarelos

Plantar pepinos na sombra também não é uma opção, pois o solo permanecerá úmido e as folhas ficarão privadas de luz UV. O local ideal para os pepinos é a sombra parcial.

Tipo de solo

As raízes se desenvolvem de forma inadequada devido ao solo pesado, o que acaba afetando as folhas. Antes do plantio, adicione areia e húmus ao solo.

Microclima de estufa

Alguns acreditam que uma estufa é o local ideal para cultivar pepinos, pois não recebe luz solar direta, retém umidade suficiente no solo e não perturba as plantas com flutuações de temperatura. No entanto, mesmo aqui, as folhas do pepino podem amarelar e secar devido a um microclima desfavorável.

as folhas estão ficando amarelas

Durante as secas, as temperaturas podem ultrapassar os 45 graus Celsius, com a umidade na estufa às vezes chegando a 90%. Essas condições são inadequadas para o desenvolvimento dos pepinos. As estufas também costumam sofrer com a falta de luz solar.

Cuidados inadequados

Cuidados incorretos geralmente dizem respeito ao regime de rega ou fertilização.

Em ambos os casos, manchas e bordas amareladas podem aparecer nas folhas, e as plantas param de dar frutos, começam a murchar e podem até morrer.

A rega deve ser feita de acordo com o tipo de solo em que a planta está sendo cultivada. Também vale a pena considerar a aparência da zona radicular. A rega deve ser feita quando você notar que ela está secando.

folhas de pepino

Falta de fertilizantes

As bordas amareladas dos pepinos também podem ser causadas pela falta dos seguintes nutrientes:

  1. Manganês – Plantas cultivadas em solos leves sofrem com a deficiência deste micronutriente. Primeiro, as folhas começam a clarear nas bordas e, em seguida, toda a superfície fica pálida. Para tratar essa deficiência, regue as plantas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
  2. A deficiência de cálcio se manifesta com o amarelamento das margens das folhas e, em seguida, o escurecimento. As lâminas foliares ficam flácidas e enroladas. Adicionar giz, carbonato de cálcio ou farinha de dolomita ao solo resolverá esse problema.
  3. Boro - o aparecimento de amarelecimento nas bordas das folhas indica que este fertilizante deve ser aplicado durante a floração.
  4. Ferro – a deficiência deste elemento é rara. Manifesta-se pelo amarelecimento das folhas. O sulfato ferroso pode ser útil.
  5. O potássio é essencial para os pepinos, pois afeta seu sabor e aumenta a resistência a diversas doenças, pragas e condições climáticas adversas. Uma deficiência pode fazer com que as folhas fiquem amareladas nas bordas, as lâminas fiquem verde-vivo, os caules não produzam novos ovários e os frutos tenham um sabor amargo. A fertilização com cinzas de madeira pode remediar isso.
  6. O nitrogênio faz com que as bordas das folhas fiquem mais claras e a matéria vegetal fique pálida e caia. O nitrato de amônio pode ajudar.

pepinos em estufa

Possíveis doenças

As folhas do pepino também ficam amarelas devido a certas doenças.

  1. Oídio. Começa com uma camada branca que afeta toda a lâmina foliar, e as bordas também ficam amareladas. Com o tempo, a planta perde toda a folhagem. Causas: oscilações de temperatura e rega com água fria. Tratamento: Topázio; pulverização com infusão de verbasco.
  2. Murcha de fusarium. Esta doença fúngica faz com que esporos bloqueiem o acesso da planta aos nutrientes, causando amarelecimento e queda da folhagem. Na maioria dos casos, esse problema não tem solução. Se forem encontrados esporos, a planta deve ser completamente removida e queimada. O solo precisará ser substituído na próxima temporada.
  3. Podridão radicular. Afeta primeiro a parte inferior dos pepinos e depois a parte vegetativa. As plantas infectadas são colhidas.

pepinos estão doentes

Impacto de pragas

Se notar que as bordas das folhas do seu pepino estão amarelando, inspecione a planta cuidadosamente. É provável que a plantação esteja sendo atacada por pragas.

Muitas vezes, podem ser: pulgões do algodão, ácaros, moscas-brancas de estufa.

Durante a alta temporada, o controle de pragas é difícil, e identificá-las sem conhecimento especializado é difícil para todos. Portanto, o método mais comum é matar as pragas com inseticidas de uso geral.

O que fazer se as folhas dos seus pepinos já começaram a ficar amarelas

Em seguida, sugerimos que você considere o que fazer se as folhas dos pepinos já começaram a ficar amarelas.

as folhas estão ficando amarelas

Na estufa

Se o problema estiver no seu cronograma de rega, reconsidere. A rega deve ser feita conforme o solo seca, e a água deve estar morna. Deficiências minerais podem ser corrigidas adicionando-as ao solo.

Se a polinização for ruim, pulverize com uma solução fraca de ácido bórico. Se o problema for devido a uma doença da planta, use água com sabão, tabaco, manganês ou iodo para pulverização e aplicação no solo.

Em campo aberto

Em campo aberto esse problema ocorre devido a:

  • deficiência de minerais, principalmente potássio ou cobre. No primeiro caso, um fertilizante complexo ou estimulante de crescimento ajudará; no segundo, calda bordalesa;
  • Rega incorreta. Na maioria das vezes, a planta não está recebendo água suficiente, então, para resolver o problema, aumente a rega;
  • Devido ao solo encharcado causado pelas chuvas intensas, este tipo de solo é um terreno fértil para fungos. O tratamento é necessário com produtos antifúngicos profissionais;
  • Infestações de pragas. Neste caso, tudo depende do tipo de praga. O controle é feito com diversos inseticidas.

folhas de pepino

No parapeito da janela

Pepinos cultivados no peitoril da janela requerem atenção especial. Se as folhas começarem a amarelar, seu cronograma de rega pode estar incorreto. Evite adicionar água ao solo por alguns dias, borrife a planta com água.

Medidas preventivas

Existem várias medidas preventivas que visam evitar o aparecimento de amarelamento e ressecamento das folhas do pepino.

  1. Evite interromper a rotação de culturas plantando a mesma cultura no mesmo local por várias temporadas consecutivas. Pepinos não devem ser plantados depois de abóboras, abóboras pattypan, melões, abóboras-abóboras ou melancias.
  2. Organize a rega adequada.
  3. Pulverize a planta regularmente contra doenças e pragas para fins preventivos.
  4. Siga as regras de alimentação.
  5. Remova ervas daninhas dos pepinos em tempo hábil.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata