Tratamento da murcha de Fusarium em pepinos com remédios populares e medicamentos

Agricultores que cultivam pepinos anualmente frequentemente encontram murcha de fusário em suas plantas. Para se livrar rapidamente dessa doença, é importante se familiarizar com os métodos básicos de tratamento da murcha de fusário em pepinos.

Murcha de Fusarium e Verticillium em pepinos: o que é?

Antes de começar a tratar pepinos, você precisa entender as características da murcha de verticillium e da murcha de fusarium.

Murcha de Verticillium

A murcha de Verticillium é uma doença fúngica que afeta não apenas pepinos, mas também outras hortaliças. A doença ocorre em todos os climas, mas se desenvolve com mais frequência nas regiões do sul.

A murcha de Verticillium progride de forma diferente, dependendo da idade dos arbustos em crescimento. Os galhos jovens infectados com a murcha de Verticillium começam a amarelar e secar. Nos arbustos maduros, aparecem inicialmente pequenas manchas amarelas ou marrons, que eventualmente levam ao ressecamento dos galhos. A principal diferença entre esta doença e o fusarium é que, em plantas doentes, os sinais de murcha podem aparecer apenas em um dos ramos.

Murcha de Verticillium em pepino

Fusarium

A murcha de fusário é uma doença infecciosa comum que afeta plantas silvestres e cultivadas. Tanto mudas jovens quanto plantas maduras podem ser afetadas. No entanto, a murcha se desenvolve com mais frequência em vegetais enfraquecidos que foram transplantados recentemente.

Plantas infectadas com a doença apresentam comprometimento da função radicular e apodrecimento, o que leva à secagem e morte das plantas.

Doença de Fusarium

Quem é o agente causador da doença?

Muitas pessoas que se deparam com a murcha de fusário se interessam pelo vetor e agente causador desta doença. A doença é causada por fungos pertencentes ao gênero Furasia. As características distintivas dos patógenos de fusário incluem sua capacidade de tolerar facilmente baixas temperaturas e lidar com condições climáticas adversas.

Os fungos são ativados por alta umidade e temperaturas em torno de 25-30 graus acima de zero. O patógeno penetra no sistema radicular a partir da camada superficial do solo e infecta gradualmente a planta do pepino.

Causas da infecção do pepino

Para entender por que os arbustos estão murchando, você precisa se familiarizar com as principais causas do fusarium:

  • Infestação por esporos de fungos. A principal causa da murcha de fusarium é a infecção do sistema radicular por esporos de fungos. Quando o fungo infecta a planta, ela fica coberta de manchas amarelas e suas folhas se enrolam e secam.
  • Superaquecimento das plantas em crescimento. Outra causa de folhagem murcha e desenvolvimento de doenças infecciosas é o superaquecimento das mudas de pepino. Sinais de superaquecimento aparecem se os vegetais forem cultivados em temperaturas acima de 35 graus Celsius (95 graus Fahrenheit). Os sintomas de fusarium também aparecem quando o solo aquece até 25 graus Celsius (77 graus Fahrenheit).
  • Aumento da umidade do solo. A murcha de fusário se desenvolve quando o solo onde a planta é cultivada está muito úmido. Esse nível de umidade costuma aumentar com regas frequentes ou chuvas prolongadas.
  • Sementes infectadas. Alguns jardineiros plantam sementes não desinfetadas. Isso faz com que as plantas sejam infectadas com murcha-de-fusário imediatamente após o plantio.

Pepinos murchando

Sinais da doença

Antes de iniciar o tratamento, você precisa entender os principais sintomas da murcha de fusarium em mudas:

  • Descoloração da folhagem. As folhas dos arbustos doentes ficam marrons. Manchas amareladas aparecem na superfície, aumentando gradualmente de tamanho.
  • Deformação foliar. Se não forem tratadas, as bordas das folhas amareladas começarão a secar e enrolar.
  • Escurecimento do caule. Listras escuras aparecem na superfície dos caules do pepino. Gradualmente, rachaduras se formam nessas áreas, ao redor das quais uma camada rosada pode ser vista. Esporos de fungos se desenvolvem nas rachaduras e são transportados pelo vento para as plantas vizinhas.
  • Deformação do sistema radicular. Nos estágios iniciais da murcha de fusarium, o colo da raiz escurece e adquire uma coloração bordô. Com o tempo, torna-se mais quebradiço e começa a apodrecer.
  • Torção do pedúnculo. Eventualmente, o fusarium ataca o pedúnculo do pepino, que para de crescer e se torce após a infecção.

Qual é o perigo de infecção para as culturas vegetais?

Alguns jardineiros acreditam que a murcha de fusarium é inofensiva para os pepinos, mas isso não é verdade. Se não forem tratadas, as plantas infectadas param de crescer, suas folhas ficam amarelas e seus caules começam a murchar. Isso acaba levando à morte das plantas.

Pepinos murchos

Como salvar plantas: métodos e remédios para tratar pepinos

Existem várias maneiras de combater a murcha de fusarium em pepinos. É importante entender com antecedência o que exatamente é usado para eliminar os sintomas da murcha.

Agentes biológicos

Os jardineiros costumam usar produtos biológicos, considerados os mais eficazes contra a requeima. Os tratamentos antimurcha mais conhecidos incluem:

  • Trichodermin. Um produto biológico disponível na forma de grânulos solúveis. Antes de pulverizar as plantas, o Trichodermin é dissolvido em água morna. Um litro da mistura é usado para cada planta infectada.
  • Fitosporina. O produto é produzido como uma mistura em pó que deve ser dissolvida em água. Entre as vantagens da Fitosporina está sua longa vida útil, de 4 a 5 anos. Os arbustos são tratados com o produto biológico de 3 a 4 vezes por mês.
  • Vitaros. Um produto bastante popular usado para regar mudas doentes. Vitaros contém componentes que destroem patógenos do gênero Fusarium e previnem a progressão da doença.

O medicamento Vitaros

Produtos químicos

Antes da floração e da frutificação, os pepinos podem ser tratados com produtos químicos. Vários produtos são os mais comumente usados ​​para combater o fusarium:

  • Fundazol é um fungicida eficaz usado para tratar e prevenir a murcha. Para preparar uma solução, misture 200 mililitros de Fundazol com dez litros de água. Isso é suficiente para tratar de 10 a 15 pés de pepino maduros.
  • "Maxim" é uma solução fungicida de contato usada no tratamento de batatas e pepinos. Antes da aplicação, misture "Maxim" com água na proporção de uma parte para dez partes. Pulverize de 2 a 3 vezes por semana.
  • Gliocladina. Um fungicida químico usado para combater doenças fúngicas. Para fazer sua própria solução de pulverização, misture 150 mililitros de Gliocladina com 5 a 7 litros de água.

Combatendo doenças

Remédios populares para combater

Muitos produtores de vegetais se recusam a usar preparações biológicas ou químicas e preferem usar remédios populares:

  • Uma solução de leite e sabão. É usada para combater fusarium e outras doenças fúngicas. Para preparar a mistura, misture 50 gramas de sabão em pó ralado com iodo e 200 mililitros de leite. Aplique a solução resultante nos caules e folhas das plantas doentes.
  • Cinzas de madeira. Uma mistura medicinal feita com cinzas de madeira ajuda a eliminar a murcha de fusarium em 2 a 3 semanas. Para prepará-la, adicione 350 gramas de cinzas e 50 mililitros de sabão líquido a dois litros de água. Borrife os arbustos com a mistura uma vez por semana.
  • Cascas de cebola. Despeje 3 a 4 xícaras de cascas de cebola secas em um balde de água e ferva o líquido por 40 a 45 minutos. Em seguida, coe a mistura em um pano úmido e deixe esfriar.

Caules secos

As nuances do tratamento de pepinos em condições de estufa

Produtores de vegetais às vezes encontram murcha de fusarium ao cultivar pepinos em estufas. Os seguintes remédios populares são usados ​​em condições de estufa:

  • Soro de leite. Plantas infectadas com murcha de fusarium podem ser tratadas com soro de leite. Ele é aquecido a 25-30 graus Celsius e depois misturado com água na proporção de uma parte para sete partes.
  • Mistura de sulfato. Quando as folhas começam a enrolar devido à fusarium, utiliza-se sulfato de cobre. Ele é misturado com sabão duro triturado e dissolvido em água morna.
  • Solução de bicarbonato de sódio. Este remédio ajuda a restaurar áreas apodrecidas de pepinos. Para preparar a solução, misture 8 a 9 litros de água com 75 gramas de bicarbonato de sódio.

Pulverizar pepinos

Prevenção da ocorrência da doença

Para garantir que sua muda nunca fique doente com fusarium, você precisa tomar medidas preventivas contra a doença.

Cuidados adequados e processamento oportuno

A principal medida preventiva que protegerá as mudas de pepino do murchamento é o cuidado adequado.

Ao cuidar de vegetais, os seguintes procedimentos são realizados:

  • Rega. Os pepinos devem ser regados regularmente, pelo menos três vezes por semana. Durante as secas de verão, as plantas devem ser regadas diariamente. A umidificação do solo é feita no final da tarde, após o pôr do sol.
  • Fertilização. Plantas fertilizadas regularmente têm muito menos probabilidade de sofrer com a murcha de fusarium. Pepinos são fertilizados de 3 a 4 vezes por estação. Superfosfato, verbasco, excrementos de pássaros e sulfato de potássio são comumente usados.
  • Soltando o solo. Após cada rega, capine e solte o solo ao redor dos arbustos. Isso ajuda o solo a absorver melhor a umidade e permitir a passagem de oxigênio.

Uma folha murcha

Selecionamos variedades resistentes à murcha de fusarium e verticillium

Produtores de vegetais experientes recomendam o plantio de pepinos resistentes à murcha. As variedades de pepino resistentes incluem:

  • Sorva-brava. Uma hortaliça alta, resistente a doenças fúngicas e geadas. Pode ser cultivada tanto ao ar livre quanto em estufa.
  • Dunyasha. Uma variedade produtiva com frutos suculentos e doces. O sistema imunológico da Dunyasha a protege de forma confiável contra oídio, fusarium e mosaico.
  • Sudar. Uma planta com arbustos compactos que não necessitam de estacas. Sudar é resistente à murcha de fusário e a ataques de insetos.

Conclusão

Os cultivadores de pepino frequentemente perdem suas colheitas devido à murcha. Para evitar isso, é importante entender as especificidades da prevenção da murcha de fusarium e escolher um tratamento químico eficaz para essa doença fúngica.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata