- É possível cultivar pepinos em clima frio?
- A que temperatura os pepinos congelam?
- Salvando pepinos de geadas repentinas
- Como cobrir pepinos em baixas temperaturas
- Em campo aberto
- Usando material preto
- Fiação contínua
- Em estufas
- Como salvar pepinos se eles congelarem em uma área aberta
- O que fazer se os pepinos congelarem na estufa?
- Pepinos ficaram amarelos por causa do frio: medidas para salvar os arbustos
- Técnicas agrotécnicas
- Como alimentar pepinos depois do tempo frio?
- Receitas populares
- Medicamentos comprados em lojas
- Os pepinos se recuperam após a geada?
O solo em latitudes temperadas aquece no final de maio e, se você plantar pepinos no jardim, as folhas amadurecerão no mês seguinte. No entanto, a natureza costuma ter suas surpresas. Às vezes, mesmo na África, a neve cai no verão, e geadas no final da primavera são comuns em climas temperados. Até jardineiros experientes às vezes se surpreendem ao ver pés de pepino enegrecidos em campo aberto, por não terem se protegido do frio, na esperança de que a geada os deixasse passar, e agora se sentem perdidos. Se as pessoas sentirem apenas desconforto a 0 graus, as plantas podem morrer.
É possível cultivar pepinos em clima frio?
Vegetais que gostam de calor não dão frutos em baixas temperaturas e não produzem frutos. A planta não prospera em climas frios, e os pepinos apodrecem mesmo sem geada. Eles prosperam no calor e morrem em temperaturas entre 3 e 5 graus Celsius.
A que temperatura os pepinos congelam?
Esta hortaliça, nativa da Índia tropical, para de crescer em temperaturas tão baixas quanto 12 °C (54 °F) e é suscetível ao oídio a 15 °C (69 °F). Os pepinos prosperam quando as temperaturas noturnas não caem abaixo de 16 °C (62 °F) e as temperaturas diurnas sobem acima de 23 °C (73 °F) a 24 °C (74 °F). A planta morre quando as temperaturas atingem 8 °C (8 °F) por cinco dias.
Salvando pepinos de geadas repentinas
Se a plantação for feita em estufa, você pode protegê-la de ondas de frio repentinas acendendo o fogão ou ligando um aquecedor a gás ou elétrico. Jardineiros experientes usam técnicas agrícolas que aumentam a resistência dos pepinos a baixas temperaturas e os ajudam a sobreviver:
- Endureça as sementes antes da semeadura, mantendo-as a 0 °C.
- Os canteiros de pousio são criados cavando-se trincheiras com antecedência, preenchendo-as com uma camada espessa de serragem, húmus ou turfa, umedecendo-as com água quente e cobrindo-as com terra. As mudas são plantadas quando o solo esfria a 25 °C.
- Cubra os arbustos com várias camadas de filme plástico ou use lutrasil. Remova o plástico quando o tempo esquentar.
- Antes que o tempo frio chegue, galhos densos de árvores são fincados no chão ao redor do canteiro.

Essas técnicas aumentam a resistência dos pepinos a baixas temperaturas; as plantas podem suportar temperaturas de até +3 °C. Para proteger as plantas da geada, uma estrutura de ripas é esticada sobre as plantações e coberta com feno, palha ou galhos de abeto.
Como cobrir pepinos em baixas temperaturas
Os meteorologistas não conseguem prever se haverá uma forte onda de frio no final de maio ou no início de junho; eles só fornecem uma previsão mais ou menos precisa para quatro ou cinco dias. Se houver previsão de queda significativa na temperatura, os pepinos devem ser mantidos aquecidos.
Em campo aberto
Ao instalar arcos perto do canteiro com antecedência, você pode salvar os brotos da planta esticando estopa sobre eles e colocando palha, serragem ou agulhas de pinheiro por cima.
Usando material preto
O polietileno transparente protege os pepinos do vento, da chuva e do frio. No entanto, esse método nem sempre é eficaz durante geadas. A película preta atrai a luz solar, retém o calor e o transfere para o solo. Também é usada no cultivo de pepinos em canteiros elevados com bordaduras.

Fiação contínua
Nos últimos anos, muitos jardineiros começaram a usar um material não tecido especial, vendido em rolos e disponível em diversas densidades e cores, em vez de polietileno. O spunbond é feito de fibras poliméricas permeáveis ao ar e ao derretimento. O tecido branco é usado para proteger brotos de plantas e videiras das geadas da primavera. A densidade do spunbond deve ser de pelo menos 23 gramas por metro quadrado.
Em estufas
Se os meteorologistas preveem uma onda de frio de 3 a 5 °C na cidade, é possível esperar que as temperaturas na área rural caiam para 0 °C ou até um pouco menos. Uma estufa de policarbonato não protegerá os pepinos, mesmo de geadas de curta duração. Medidas simples podem salvar as plantas.
Garrafas plásticas facilmente se transformam em bolsas de água quente quando cheias de água quente, que precisarão ser substituídas quando esfriarem. Os recipientes são enterrados no solo. Velas acesas mantêm a temperatura, mas são necessárias pelo menos dez.
Se houver previsão de geada por vários dias, estique filme plástico sobre o interior da estufa e prenda-o frouxamente à estrutura com grampos. A bolsa de ar criada entre os materiais impedirá que os pepinos congelem.

Alguns jardineiros colocam um barril de metal perto da estufa, colocam um tijolo dentro e o embebem em gasolina. Um cano do barril é conectado ao topo da estufa, e a nuvem resultante protege as plantas do frio.
Para proteger as mudas da morte, vale a pena envolvê-las com lutrasil ou spunbond.
Como fazer para aquecer uma cama para pepinos em terreno aberto?
Uma cama de esterco estimula o crescimento da cultura, acelera o amadurecimento dos frutos, protege a planta do frio e fornece matéria orgânica essencial. Deve ser construída duas semanas antes da semeadura das sementes de pepino, mas é preciso ter cuidado para garantir que as mudas jovens não morram.
O fertilizante é colocado em um canteiro elevado, regado e coberto com filme plástico. Quando o esterco começa a soltar vapor, após cerca de dois dias, são cavados buracos e as sementes são semeadas.
Em baixas temperaturas, as mudas são cobertas com spunbond ou polietileno. Pepinos cultivados dessa maneira são praticamente livres de doenças.

Para criar uma cama quente, eles também usam cascas de frutas, cascas e topos de batata, folhas e grama:
- Uma vala de pelo menos 1,5 m de largura é cavada a uma profundidade de 60 cm.
- Uma camada de 10 a 20 centímetros de galhos e serragem é colocada no fundo do buraco. Esses materiais proporcionam drenagem e evitam a estagnação da umidade.
- Resíduos vegetais são despejados.
- Composto e esterco são colocados por cima.
- Os fertilizantes são cobertos com solo.
- O canteiro pronto é regado com água fervente e isolado com filme preto.
Os pepinos são semeados a cada duas semanas. A camada orgânica resultante protege as plantas da geada e do excesso de umidade que ocorre durante o tempo chuvoso.
Camas aquecidas facilitam a fixação do material de cobertura aos arcos. O solo aquece mais rápido e as ervas daninhas crescem menos.
Se não houver esterco ou composto disponível, a vala é preenchida com restos de comida, folhas e ervas. As camadas são cuidadosamente compactadas para evitar que as raízes do pepino subam à superfície após a rega. Em seguida, adicione terra, umedeça com água quente e cubra com filme plástico. Os canteiros demoram muito para aquecer, mas protegem as plantas das temperaturas congelantes.

Como salvar pepinos se eles congelarem em uma área aberta
Quando a noite esfria, com temperaturas caindo para 4-5 graus Celsius (4-5 graus Fahrenheit), o que é fatal para plantas que gostam de calor, você precisa tentar reanimar os pepinos. Os canteiros devem ser regados imediatamente com água levemente morna e fertilizados com ureia, dissolvendo uma caixa de fósforos da substância em 10 litros de líquido. Antes do nascer do sol ou à noite, os arbustos devem ser pulverizados com o estimulante de crescimento "Epin". Para preparar a mistura, adicione uma pitada de ácido cítrico.
Se os seus pepinos estiverem congelados e os brotos ficarem pretos, eles devem ser podados, as raízes cobertas com terra, regadas com ureia e cobertas com filme plástico. Um broto jovem geralmente aparece em poucos dias. A colheita dos pepinos será adiada por um longo tempo, mas a planta ainda estará viável.
O que fazer se os pepinos congelarem na estufa?
Após o plantio dos vegetais, fique de olho na previsão do tempo e, se houver previsão de uma onda de frio intensa, cubra as plantas durante a noite, mesmo em uma estufa sem aquecimento. É muito mais fácil proteger os pepinos da geada do que salvá-los. Se as folhas ficarem pretas e os caules murcharem, corte-os pela raiz. Dissolva 30 gramas de ureia em um balde de água e regue as plantas para promover o crescimento da folhagem.
Quando a temperatura não estiver muito baixa e os caules ainda não estiverem congelados, mas algumas folhas já tiverem escurecido, os pepinos são pulverizados com um estimulante de crescimento como o Epin. Após três dias, as raízes são alimentadas com ureia ou outro fertilizante contendo nitrogênio.

Pepinos ficaram amarelos por causa do frio: medidas para salvar os arbustos
Baixas temperaturas impactam negativamente o desenvolvimento de culturas que gostam de calor, pois os processos metabólicos nos tecidos desaceleram. A 16 °C, as plantas não conseguem absorver nutrientes do solo. Primeiro, as pontas das folhas do pepino ficam amarelas e, em seguida, as plantas murcham.
Técnicas agrotécnicas
Para aquecer a estufa e salvar os arbustos murchos, garrafas de água quente são colocadas perto deles. Uma camada de esterco de cavalo é criada no canteiro e coberta com serragem ou palha.
Até que os pepinos se recuperem do frio, não aplique fertilizante. Para aumentar a imunidade, trate as plantas com um estimulante biológico de crescimento, como Narciso, Seda ou Zircão.
Como alimentar pepinos depois do tempo frio?
Chuvas frequentes e baixas temperaturas prejudicam o desenvolvimento das plantas, enfraquecem suas defesas e prejudicam a formação de frutos. A fertilização ajuda a restaurar a imunidade.
Receitas populares
Cultivar pepinos em verões frios pode ser bastante desafiador, mas você pode protegê-los da geada mesmo sem spunbond ou filme plástico. Os arbustos são cobertos com palha, grama e galhos, e os brotos são amarrados a uma treliça e rebaixados. Quando o tempo esquenta, o material é removido das plantas, mas deixado no canteiro.

O feltro para telhados é usado para proteger mudas de pepino. Rolos de feltro para telhados são moldados em cones e enrolados em volta das mudas. Durante períodos prolongados de tempo frio e chuvoso, as plantas são pulverizadas com uma solução feita com um pacote de ácido bórico e um balde de água. Este tratamento previne infecções fúngicas, previne o apodrecimento das raízes e protege contra a ferrugem bacteriana.
Quando chove continuamente por vários dias, o seguinte é usado para alimentar os pepinos:
- Solução de iodo. Um antisséptico que fortalece o sistema imunológico.
- Infusões de cinzas enriquecem as plantas com potássio.
- O verbasco é misturado com água e os arbustos são regados pelas raízes.
Clima frio e úmido favorece o crescimento de fungos. Borrifar as folhas e brotos com uma solução de sabão contendo bicarbonato de sódio pode ajudar a prevenir o crescimento de patógenos. Pepinos congelados requerem cuidados especiais.
Medicamentos comprados em lojas
Se as plantas ficarem amarelas devido ao frio, recomenda-se o tratamento foliar com estimulantes de crescimento, como Epin e Zircon. Pepinos respondem bem a fertilizantes como Ispolin, Ideal e Plodordie, que são específicos para esta hortaliça. Fertilize as plantas com ureia.

Os pepinos se recuperam após a geada?
Plantas murchas pelo frio nem sempre são recuperáveis. Se brotos e folhas ficarem pretos, os galhos devem ser podados, pois não crescerão novamente. Às vezes, as raízes brotam novos brotos após a fertilização com ureia, mas nem sempre é o caso. Proteger pepinos da geada é muito mais fácil do que reavivar plantas enegrecidas.
Se várias folhas murcharem, as mudas são mantidas em um local aquecido após serem pulverizadas com estimulantes de crescimento. É preciso ter cuidado para garantir que os pepinos não sejam expostos ao frio novamente.











