- Métodos incomuns para cultivar pepinos
- Usamos sacos e pacotes
- Aterrissando em barris
- Como cultivar pepinos em garrafas plásticas
- Cultivando pepinos em uma barraca ou cabana
- Método de moldar pepinos em uma treliça
- Cultivo de pepinos sob película preta
- Cultivo de pepinos em varas de salgueiro
- Usando pneus de carro
- Cômoda antiga
- Método em baldes em estufa e em campo aberto
- Maneiras interessantes de fazer salsichas finlandesas
- Plantio em canteiros isolados
- Como plantar pepinos em pequenos lotes de terra: diagramas e métodos
- O método de plantar pepinos em pirâmides
- Dicas para plantar pepinos em formato de árvore de Natal
- Plantio de mudas em lã mineral
- Método de Mittlider para plantar pepinos em estufas
- Usando caixas
- Plantio em canteiros estreitos
- Recomendações de jardineiros experientes
- Depois de quais culturas os pepinos podem ser plantados?
- Os melhores vizinhos para pepinos
Existem muitas maneiras de plantar pepinos hoje em dia. Os jardineiros recorrem a vários truques para conservar seu precioso espaço de dois ou três acres. Aproveitando o fato de que os pepinos são uma horta vertical, eles minimizam a quantidade de terra necessária para o cultivo, utilizando diversos materiais e métodos disponíveis. Vale a pena conhecer. Como plantar pepinos em terreno aberto, em estufa, para não prejudicar os vegetais.
Métodos incomuns para cultivar pepinos
Ao escolher um método de plantio de pepino, é importante considerar suas habilidades e o espaço no seu jardim onde os canteiros serão colocados. Se o espaço for limitado, as seguintes ideias podem ajudar.
Usamos sacos e pacotes
O método é simples: tudo o que você precisa são vários sacos grandes feitos de material grosso e impermeável. Esses recipientes podem ser feitos de tecido ou polietileno e têm capacidade para até 120 litros. Você também precisará de uma vara fina de madeira com 2 metros de comprimento.
O que mais você precisará:
- corda ou barbante - 30 m;
- tubos metálicos com secção transversal de 30 cm e comprimento de 3 m;
- estacas para sustentar a tenda não inferior a 3 m - 10 peças;
- solo para pepinos.
Trabalho preparatório:
- Alguns pregos são colocados em uma das extremidades do poste para prender o cabo.
- O saco é compactado com substrato e colocado em um local previamente planejado. Os sacos devem ser colocados perto de uma estrutura de suporte, pois são estruturas sem moldura e não podem ficar em pé ao ar livre. É melhor colocá-los perto de uma estufa, gazebo ou contra a parede de uma casa, mas em um lado ensolarado.
- Vários furos são perfurados em tubos de metal ocos ao longo de todo o seu comprimento em um padrão xadrez.
- O palito é colocado no centro do saco, com os pregos voltados para cima.
- Tubos são presos no chão ao redor do graveto.

Semeie de 3 a 4 sementes em cada saco. Os tubos de metal com furos servirão como dispositivos de irrigação.
Para começar a regar, você precisa determinar as condições do solo e, então, abaixando a mangueira no tubo, encher o solo com umidade.
As estacas restantes são cravadas ao redor do perímetro dos sacos. Uma linha de pesca ou corda de um pedaço de madeira será presa a elas, que mais tarde serão usadas para prender as gavinhas de pepino. Esses "canteiros" ocupam pouco espaço e sempre retêm calor, mas se não forem feitos furos nos sacos, fungos e vírus podem se desenvolver.
Aterrissando em barris
Esta opção de plantio de pepino é uma alternativa aos sacos e sacolas. No entanto, os barris são muito mais estáveis e práticos. Baldes podem ser usados em seu lugar.
Importante! Os barris devem ter furos nas laterais para permitir a entrada de ar no solo.

O solo no barril é preparado com antecedência. Fertilizante orgânico misturado com solo é despejado no fundo e, em seguida, uma camada de solo puro é adicionada por cima. A camada deve ter 10 cm de espessura. Um recipiente de plástico, sem tampa, é enterrado no centro, de cabeça para baixo. O fundo da garrafa é cortado. Os pepinos são regados e alimentados através desta garrafa.
Plante de 3 a 4 sementes, dependendo do diâmetro da estrutura metálica, e cubra com filme plástico para acelerar a germinação. Neste caso, as videiras de pepino não precisam ser amarradas; elas ficam penduradas livremente e prosperam nesta posição. Elas podem ser amarradas colocando uma estaca alta no centro e amarrando uma corda a ela.
Como cultivar pepinos em garrafas plásticas
Garrafas plásticas e materiais reciclados estão na moda atualmente. Eles oferecem uma ampla gama de possibilidades, especialmente no jardim, onde estão se tornando uma opção popular. O mesmo vale para pepinos. Cultivá-los em plástico é a opção mais econômica.

Você precisará de garrafas plásticas grandes, geralmente de 5 litros. As mudas podem ser plantadas em solo, cobertas com uma parte da garrafa com rolha. Assim que algumas folhas aparecerem nos vegetais, desenrosque a tampa.
Quando o espaço para a muda sob a tampa da garrafa ficar limitado, remova a garrafa, instale um suporte e cultive a planta normalmente. Nesse caso, a garrafa serve como abrigo para a semeadura precoce do pepino. Em geral, recipientes de plástico podem ser usados de diversas maneiras, dependendo da sua imaginação.
Cultivando pepinos em uma barraca ou cabana
Cultivar pepinos dessa maneira pode ser uma bela adição ao seu jardim. Uma tenda para pepinos tem um visual incomum, parecendo ser forrada com folhas individuais. Para alcançar essa técnica paisagística, os pepinos são plantados em círculo, em vez de em sulcos.

O canteiro de pepinos deve ter pelo menos 1 metro de diâmetro. Um tubo de três metros é instalado no centro do canteiro. Ele deve ser resistente, pois a estrutura da videira de pepino será bastante pesada. O tubo é cravado no solo a uma profundidade de 1 metro, deixando 2 metros acima do solo. Ganchos devem ser fixados na parte superior do tubo por qualquer meio.
Semeie as sementes em um sulco circular a uma distância de 15 a 20 cm. Coloque um gancho de arame ou estaca ao lado de cada semente e amarre uma corda ou barbante forte. Prenda todos os barbantes aos ganchos do cano. Assim que as plantas começarem a trepar, é importante treiná-las em direção aos barbantes. Este método de plantio de pepinos permitirá que você use o espaço do seu jardim de forma eficiente.
Método de moldar pepinos em uma treliça
Este método pode ser visto em qualquer jardim hoje em dia. Não que este método de cultivo de pepinos economize espaço, pois a estrutura deve ser espaçosa e ventilada em ambos os lados da treliça.

As sementes são semeadas em um único sulco, cujo comprimento pode ser ajustado de acordo com a sua capacidade e disponibilidade de solo. A treliça é instalada imediatamente após o plantio das mudas ou sementes.
É importante instalar a base da treliça. Ela pode ser feita de postes de madeira, tubos de pequeno diâmetro ou triângulos de madeira. Cordas, arame, rede para pepinos ou ripas de madeira podem ser usados como elementos de conexão. Às vezes, você pode ver pepinos amarrados a uma corda que, por sua vez, é amarrada a dois girassóis altos adjacentes.

Essas plantações são bem iluminadas, fáceis de remover ervas daninhas e colher pepinos é um prazer.
Cultivo de pepinos sob película preta
Este método permite aumentar a produção de pepinos. Cobrir com plástico eliminará ervas daninhas e a necessidade de rega frequente:
- Prepare o canteiro para o plantio e adicione todos os fertilizantes orgânicos e minerais necessários.
- São feitas valas ao longo das bordas do leito, nas quais as bordas do filme serão posteriormente enterradas.
- O solo no canteiro é cuidadosamente coberto com palha.
- Uma película preta é colocada por cima, as bordas são enterradas nas valas laterais e o solo é cuidadosamente compactado para evitar que o vento sopre para fora do abrigo.
- Um padrão de plantio é delineado figurativamente no filme, e um buraco é feito nos locais pretendidos para o plantio das sementes ou mudas. Esse buraco não deve ficar apenas no filme, mas também no solo.
- Duas sementes ou uma muda são semeadas em cada cova. Quando as sementes germinam, a mais fraca é removida. A segunda é colocada na superfície da cobertura plástica.
Importante! Não é recomendado fazer canteiros com mais de 1 metro de largura, pois isso dificulta a manutenção. 60 cm é o ideal.

A película retém a umidade, e ervas daninhas e cobertura morta apodrecem, formando uma espécie de fertilizante orgânico. Uma estrutura pode ser construída sobre o canteiro para sustentar as videiras de pepino.
Cultivo de pepinos em varas de salgueiro
Varas de salgueiro são um material muito flexível que pode ser usado para criar uma estrutura conveniente para o cultivo de pepinos. Este é um método bastante antigo, usado por nossos ancestrais antes da tecnologia moderna.
A ideia é criar uma treliça usando varas de salgueiro. Estacas grossas são instaladas ao longo do sulco do pepino para suporte, e varas de salgueiro são entrelaçadas entre elas. No entanto, isso não deve ser feito muito apertado, pois os pepinos precisam de ar e luz. À medida que crescem, os pepinos se agarram aos galhos com suas gavinhas.

Usando pneus de carro
Cultivando pepinos em pneus de carro passo a passo:
- Você precisará de vários pneus usados. Normalmente, são usados pneus de carro.
- Construa uma estrutura com 3 a 4 pneus, empilhando-os uns sobre os outros. Você pode prendê-los juntos, se desejar.
- O resultado é uma espécie de torre, que lembra um barril. A terra é despejada dentro, na qual sementes ou mudas de pepino são plantadas. A quantidade depende do diâmetro do pneu superior. Para aumentá-lo, o pneu superior pode ser cortado, permitindo uma área de semeadura maior.

Uma camada de composto ou húmus é colocada no fundo do barril simulado, que posteriormente transferirá calor para as plantas. Os pepinos são regados diariamente, pois o solo tende a secar. Eles não precisam de suporte; podem ficar caídos, pois a estrutura tem cerca de 1,5 a 2 metros de altura.
Cômoda antiga
Uma cômoda velha pode ser usada para o cultivo vertical de pepinos. Antes de usá-la, é importante desinfetar as gavetas pintando-as ou vedando-as. As gavetas deslizam para fora como uma pirâmide e ficam presas no lugar.
Encha cada caixa com terra e plante de 2 a 3 sementes de pepino. Em seguida, cuide das plantas como faria com um canteiro comum. Regue com mais frequência, pois as caixas têm menos espaço e a umidade evapora mais rapidamente.

Método em baldes em estufa e em campo aberto
Este método é adequado para pepinos de baixa ramificação e arbustos. Os baldes devem ter pelo menos 5 litros de volume. Como fazer canteiros de balde:
- São feitos furos no fundo do balde para drenar o excesso de água e fornecer aeração adicional.
- Os canteiros de flores em balde podem ser movidos e retirados da estufa e para fora.
- Encha um balde com terra e semeie duas sementes. Quando as mudas aparecerem, remova um broto fraco.
- À medida que o pepino cresce, uma corda é presa ao balde para que ele se enrole.
Se o plantio for organizado ao ar livre, o balde pode ser levado para dentro da estufa para protegê-lo da chuva ou do vento.

Maneiras interessantes de fazer salsichas finlandesas
Esta estrutura está localizada horizontalmente:
- Os canteiros são feitos em forma de valas estreitas. Cascalho fino é colocado no fundo para servir de drenagem.
- O material de cobertura ou filme é colocado em cima e desenrolado ao longo da vala.
- O solo é despejado sobre o filme e o filme é enrolado com os cortes laterais voltados para cima.
- Grampos ou cordas são colocados sob o filme em vários lugares e amarrados quando o filme estiver coberto com solo.
- O solo é bem regado para compactá-lo.
- A película é levemente puxada para trás entre as juntas na parte superior para criar furos. Pepinos são plantados nesses furos.

Normalmente, essas salsichas finlandesas são usadas para cultivar pepinos em estufas.
Plantio em canteiros isolados
Uma cama quente é uma estrutura de várias camadas feita de esterco, composto, serragem e outros materiais.
Todos esses materiais retêm e acumulam calor e umidade, fazendo com que os pepinos se desenvolvam mais rápido e amadureçam algumas semanas antes do normal.
A cama é instalada em um buraco no chão. Uma estrutura de madeira com as dimensões necessárias pode servir como estrutura. Várias camadas são colocadas no fundo desta estrutura:
- galhos de arbustos, lascas de madeira, algum cascalho - camada de drenagem;
- desperdícios alimentares de origem vegetal: cascas de vegetais e frutas, pão, restos de comida, folhas;
- húmus (esterco) ou composto, é possível uma mistura na proporção de 1:1;
- camada de solo fértil.
Um canteiro aquecido pode estar completamente livre de qualquer tipo de solo, mas o esterco não pode ser removido, pois é ele quem fornece o calor. Os canteiros podem ser totalmente enterrados no solo ou na superfície. O plantio de pepinos em canteiros aquecidos começa no final de abril ou início de maio. O principal é cobrir a superfície do canteiro com filme plástico para evitar que geadas noturnas danifiquem as plantas.

Como plantar pepinos em pequenos lotes de terra: diagramas e métodos
Existem várias outras maneiras de plantar pepinos que também economizarão tempo em manutenção e espaço no jardim, especialmente se ele for extremamente limitado.
O método de plantar pepinos em pirâmides
Para canteiros piramidais, caixas de madeira de vários tamanhos são encaixadas, cada uma com alguns centímetros a menos que a outra. As caixas resultantes são então construídas em forma de pirâmide, começando pela maior. Ferro, plástico ou pneus de carro de vários diâmetros podem ser usados como substitutos para estruturas de madeira.
Uma mistura de drenagem composta por galhos, brita e copas de plantas é colocada na base da primeira camada. Terra é adicionada por cima. A segunda camada será composta apenas de terra, assim como a terceira. Sementes ou mudas de pepino são plantadas em cada camada da pirâmide resultante. Este método não requer estaqueamento.

Dicas para plantar pepinos em formato de árvore de Natal
Este método envolve a construção de uma estrutura em forma de árvore de Natal. O cultivo é semelhante ao de uma cabana de pepino. Para a estrutura, você pode usar ripas finas, arame ou corda grossa. Os pepinos são plantados em círculo. À medida que crescem, eles devem se unir no ponto de apoio superior.
Plantio de mudas em lã mineral
A lã mineral é vendida em cubos grandes. O material é respirável e fornece umidade e nutrientes ao sistema radicular do pepino. O tamanho do cubo deve ser: altura – 8-10 cm, largura – 25-30 cm.
Esses cubos podem ser instalados em uma estufa ou em terreno aberto, mas não perto de um suporte, pois a estrutura é instável. Alguns jardineiros enterram a lã mineral no solo. o método é usado para cultivo vertical de pepinos.

Método de Mittlider para plantar pepinos em estufas
O método Mittlider ajuda a cultivar pepinos em condições de solo limitado. Isso permite uma colheita abundante em um curto período de tempo. Consiste em cavar apenas os buracos ou sulcos para os pepinos, em vez de cavar toda a área.
Usando caixas
As caixas simulam laterais ao longo de toda a extensão de uma vala estreita. Elas são montadas com tábuas e preenchidas com substrato para vasos, após o que os pepinos são plantados usando qualquer método (sementes ou mudas). O enchimento é areia e serragem. A vantagem desse método é que ele permite que os pepinos sejam plantados em solo pobre e rochoso.

Plantio em canteiros estreitos
As faixas têm 45 cm de largura, com até 1 m de distância entre fileiras. No outono, restos de comida, ervas daninhas picadas, esterco e feno são adicionados entre as fileiras. Isso servirá como fertilizante depois que apodrecer. Na primavera, apenas os sulcos são cavados e os pepinos são plantados neles.
Plante em duas fileiras, mais perto das bordas da vala. À medida que as plantas crescem, instale suportes com cordas para sustentá-las.
Recomendações de jardineiros experientes
Jardineiros e produtores de vegetais estão sempre compartilhando suas experiências, aprendendo coisas novas e desenvolvendo diferentes técnicas de plantio com base em suas condições atuais.

Depois de quais culturas os pepinos podem ser plantados?
Os melhores predecessores para pepinos são:
- Ervilhas, feijões e leguminosas são capazes de acumular nitrogênio livre no solo, o que é necessário para o crescimento e desenvolvimento dos pepinos.
- Vegetais de raiz: batatas, beterrabas, rabanetes. Doenças de algumas variedades não afetam outras. Além disso, não esgotam os nutrientes do solo.
- Cebola e todos os tipos de alho. Os compostos emitidos por essas plantas têm um efeito benéfico na microflora benéfica do solo, sem sobrecarregá-la ou esgotá-la.
- Repolho. Sua raiz longa não esgota a camada superficial do solo, permitindo que os pepinos produzam frutos abundantemente durante toda a estação.
Na estufa, as plantações de pepino são trocadas por pimentões e tomates.
Os melhores vizinhos para pepinos
O crescimento do pepino depende diretamente da proximidade com outras hortaliças. Estas podem incluir:
- solanáceas: batatas, tomates, berinjelas;
- ervas picantes.
Algumas exigem condições de cultivo diferentes, enquanto outras extraem todos os nutrientes do solo. As ervas, na verdade, inibem o crescimento do pepino.











