- Classificação de preparações para proteger pepinos de doenças
- Biológico
- Produtos químicos
- Tipos de fungicidas: espectro de ação e instruções de uso
- A droga "Hom"
- Fungicida "Bravo"
- Teldor
- Usando Previkur para mudas
- Características do Previkur-Energy
- Usando calda bordalesa
- Aliette
- Ridomil Gold
- Thanos
- "Acrobata"
- "Topázio"
- Uso do medicamento "Quadris"
- Sumilex
- Fundazol
- Strobie
- Infinito
- O que escolher para terreno aberto e o que escolher para estufa
- Como aplicar fungicidas corretamente
- Tempo e frequência dos tratamentos
- Tecnologia de processamento de arbustos
- Precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos
Pepinos cultivados em estufas requerem tratamento, até mesmo medidas preventivas. Normalmente, as condições internas são quentes e úmidas. Essas condições, por sua vez, proporcionam condições ideais para o crescimento de fungos, bactérias e diversos insetos. Desenvolvendo-se junto às plantas, eles consomem não apenas as partes verdes, mas também os próprios frutos. Portanto, o uso de fungicidas para pepinos em estufas é essencial.
Classificação de preparações para proteger pepinos de doenças
Para combater doenças em culturas vegetais, são utilizados agentes biológicos e químicos.
Biológico
As pessoas modernas estão acostumadas a usar produtos químicos. Nem todos consideram os danos que eles podem causar. Substâncias agressivas presentes em produtos químicos prejudicam tanto as pessoas quanto o meio ambiente.
Os medicamentos biológicos tornaram-se populares recentemente. Eles oferecem uma alternativa única aos produtos químicos. Medicamentos biológicos são produtos feitos a partir de organismos vivos:
- fungos antagonistas;
- vírus bacterianos;
- bactérias.
Os fabricantes produzem produtos à base de insetos benéficos. Esses produtos também podem conter toxinas biológicas.
Os produtos biológicos agem lentamente, mas são inofensivos. São seguros para a saúde e ecologicamente corretos.

Produtos químicos
Produtos químicos são usados para proteger as plantações contra infestações de insetos e doenças. Produtos químicos podem matar ervas daninhas em canteiros com plantações saudáveis. Embora esses produtos sejam caros, sua ação rápida e erradicação completa de pragas justificam seu uso.
Tipos de fungicidas: espectro de ação e instruções de uso
Fungicidas são um tipo de produto químico usado não apenas para proteger hortaliças, mas também para fins preventivos. É feita uma distinção entre fungicidas sistêmicos e tópicos. No primeiro caso, o ingrediente ativo penetra profundamente no tecido da planta pulverizada. Ao destruir os parasitas internamente, o efeito terapêutico é alcançado.

No segundo caso, a substância pulverizada permanece na superfície dos pepinos. Isso impede que pragas penetrem nas plantas. Existem muitos produtos disponíveis para combater diversas doenças do pepino.
A droga "Hom"
As propriedades do medicamento foram comparadas às do sulfato de cobre e da calda bordalesa. No entanto, sua eficácia é várias vezes maior. Para alcançar o resultado desejado, as instruções de aplicação devem ser seguidas.
"Khoma" é um pó verde. É usado para preparar uma solução para o tratamento de plantações de pepino. É mais frequentemente usado como medida preventiva.

O ingrediente ativo do "Khoma" é o oxicloreto de cobre. Pertence a um grupo de fungicidas com ação de contato. Sem penetrar nos tecidos, cria uma película protetora que impede a entrada de bactérias e fungos na planta.
Fungicida "Bravo"
Este produto tem efeito de contato e foi desenvolvido especificamente para proteger pepinos e outras plantas vegetais contra diversos tipos de fungos. É eficaz quando usado preventivamente. Seu principal componente é o clorotalonil. Está disponível em suspensão.
A principal vantagem do "Bravo" é a presença de substâncias adesivas em sua composição.
Eles garantem a distribuição e a adesão uniformes do medicamento em toda a superfície da planta. O "Bravo" é resistente à precipitação, dispensando a necessidade de reaplicação após a precipitação.

Teldor
Teldor é aplicado de uma a três vezes por estação. É menos tóxico do que outros tratamentos e seguro para o meio ambiente e para quem o aplica. Teldor pode ser usado concomitantemente com outros fungicidas.
Usando Previkur para mudas
A base do produto é o cloridrato de propamocarbe. Previkur é considerado um produto sistêmico. Pode ser aplicado por irrigação ou pulverização.
A substância se espalha rapidamente pela superfície das plantas jovens. Após o tratamento com Previkur, os pepinos ficam protegidos contra pragas e diversas doenças. Além de fornecer proteção, Previkur estimula o pleno crescimento e desenvolvimento das mudas.

Características do Previkur-Energy
Este produto destina-se à prevenção e ao tratamento de doenças em mudas de pepino. Pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. É eficaz contra as seguintes doenças:
- Raiz e podridão radicular.
- Míldio ou peronosporose.
- Uma série de outras patologias vegetais.
Ao notar os primeiros sinais da doença, recomenda-se a remoção das culturas infectadas. Somente plantas saudáveis devem ser tratadas. O Previkur Energy é usado como spray em pepinos ou adicionado à água para irrigação por gotejamento. É mais frequentemente usado durante a estação de crescimento.

Usando calda bordalesa
Os produtores de vegetais frequentemente notam Sinais de manchas e míldio em pepinosNo entanto, a maioria prefere usar um remédio antigo e comprovado para combater doenças: a calda bordalesa. Uma solução é preparada a partir dessa mistura, normalmente aplicada durante o período de frutificação da cultura.
O produto só é eficaz se a solução de pulverização for preparada corretamente. A preparação correta pode ser determinada pela cor da solução. A solução preparada apresenta uma cor azul clara.
Não seguir a dosagem recomendada durante o preparo resultará em uma solução verde e ácida. Se alguém se arriscar e tratar plantas de pepino com a solução resultante, queimaduras aparecerão nas folhas. Com o tempo, as folhas cairão e um padrão característico semelhante a uma rede aparecerá nos próprios frutos.

Aliette
Este fungicida sistêmico protege os pepinos de uma variedade de doenças. Está disponível como pó molhável em sacos de 1 kg e sachês de 10 g. O fungicida não só combate doenças como também potencializa as propriedades protetoras da cultura. "Alyette" oferece as seguintes vantagens:
- Não é levado pela precipitação nem quando regado com água comum.
- Protege não apenas as partes tratadas dos arbustos, mas também os brotos recém-formados.
- Eficaz no combate a doenças fúngicas.
- Caracteriza-se por um efeito duradouro, eliminando a necessidade de novo tratamento.
![]()
"Alyett" é uma preparação que não causa resistência em pragas.
Ridomil Gold
Usado para tratar o míldio em pepinos. Protege galhos, folhas e frutos. Decompõe-se rapidamente no solo e destrói o patógeno que causa o míldio. Pulverize as plantações de pepino pela manhã ou à noite.
O Ridomil Gold é classificado como um produto de risco de Classe II para humanos. O descarte do produto em corpos d'água é proibido, pois é prejudicial à vida aquática.
Thanos
Outro tratamento eficaz para pepinos contra o míldio. Também é usado para tratar outras doenças de plantas. Para preparar uma solução para pulverização, você precisará de 15 a 20 g do produto por balde de água.

"Acrobata"
Vantagens do medicamento:
- impede a formação de esporos de fungos;
- usado para tratamento e prevenção;
- caracterizado por exposição prolongada;
- destrói o patógeno em pouco tempo.
"Acrobat" é um remédio popular para tratar pepinos.
"Topázio"
Topaz é o tratamento número um para oídio em pepinos. Deve ser usado quando os primeiros sinais da doença aparecem nas plantas. O tratamento preventivo também é usado em caso de suspeita de oídio. A pulverização deve ser feita pelo menos três vezes a cada duas semanas.

Uso do medicamento "Quadris"
Combate mofo e diversos tipos de fungos. Quadris é um produto de nova geração pertencente à classe das estrobilurinas. É usado no tratamento de pepinos cultivados em condições de alta umidade. Também previne o oídio e o oídio em culturas de pepino.
Sumilex
Este produto protetor para pepinos se acumula nas partes aéreas da planta. Após o tratamento, previne o desenvolvimento de micélio e o crescimento de fungos do tipo mofo cinza e branco. Para preparar uma solução medicinal, o pó é diluído em água com cal. Este último ingrediente também pode ser substituído por sabão.

Fundazol
Após o tratamento com Fundazol, os ingredientes migram dentro da planta, movendo-se das raízes para o topo. Ele mata ácaros e larvas de pulgões. O Fundazol é usado para preparar uma solução e é classificado como um pesticida de classe de risco 3.
Strobie
Possui forte efeito medicinal e protetor. Quando aplicado na cultura, impede o desenvolvimento completo do micélio. Pepinos devem ser tratados com "Strobi" a cada 14 dias. É aprovado para uso em climas frios. É aplicado durante o período de floração.

Infinito
Jardineiros usam este produto com sucesso para cuidar de plantações de pepino. Após o tratamento, as plantações se recuperam completamente. A produtividade dos pepinos também aumenta.
O que escolher para terreno aberto e o que escolher para estufa
Ao cultivar pepinos em estufas, é aceitável usar produtos à base de enxofre, cobre e carboxina. Produtos de uso geral estão disponíveis comercialmente. Geralmente, são usados em canteiros abertos e estufas. Os produtores de vegetais preferem produtos à base de enxofre, que são menos perigosos para os seres humanos e o meio ambiente.

Como aplicar fungicidas corretamente
Antes de usar o produto escolhido, leia as instruções de uso. O tratamento é realizado levando em consideração o desenvolvimento e o crescimento dos pepinos.
Tempo e frequência dos tratamentos
O número de aplicações depende do tipo de doença e da gravidade da infestação de pepino. Cada produto pode ser usado um número específico de vezes.
Alguns medicamentos são tão fortes que é proibido usá-los para tratar pepinos mais de 1-2 vezes.
Normalmente, os pepinos são pulverizados durante a estação de crescimento. Produtos seguros para humanos e o meio ambiente são usados mesmo durante a frutificação. No caso das estufas, o ambiente é tratado antes do plantio dos pepinos, bem como após a colheita.

Tecnologia de processamento de arbustos
O procedimento exige vigilância por parte de quem realiza o tratamento. As folhas da planta são pulverizadas em ambos os lados. O processo de tratamento consiste em várias etapas:
- Preparando roupas especiais.
- Preparando a solução.
- Pulverização.
Prepare uma solução nova sempre que pulverizar. Evite usar a mesma solução com muita frequência. A rotação das soluções evita que os microrganismos se acostumem a uma fórmula específica.

Precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos
Ao trabalhar com produtos de proteção e tratamento para pepinos, lembre-se de tomar precauções de segurança:
- Roupas destinadas ao trabalho com produtos químicos devem cobrir completamente a pele.
- Luvas médicas são colocadas nas mãos e uma máscara ou respirador é usado.
- Os olhos são protegidos por óculos com vidro transparente.
- Após a pulverização, retire a roupa, limpe-a e guarde-a longe do uso diário.
- Após o tratamento, você deve tomar um banho e lavar bem as mãos.
Fungicidas são produtos que ajudam a proteger as plantações de pepino contra pragas. Os tratamentos, tanto curativos quanto preventivos, garantem uma boa colheita.











