- Descrição geral e finalidade dos fungicidas
- Prós e contras
- Com que rapidez ele funciona e quanto tempo dura?
- Classificação
- Dependendo do efeito sobre o patógeno
- Dependendo das propriedades químicas
- Dependendo da natureza da distribuição dentro dos tecidos vegetais
- Por finalidade de uso
- Mecanismo de ação
- Medicamentos biológicos
- Fungicidas químicos
- Instruções de uso
- Para plantas
- Para sementes
- Para o solo
- Lista de fundos
- Gliocladina
- Acrobat MC
- Máxima
- Kurzat
- Ridomil Gold
- Rovral
- Topsin-M
- Sabão verde
- Consentimento
- Ordan
- mistura bordalesa
- Pico Abiga
- Previkur
- Trichodermina
- Fitosporina-M
- Lucro Ouro
- Bayleton
- Oxicom
- "Raek"
- Vitaros
- "Skor"
- "Casa"
- Gamair
- Hórus
- Precauções para manuseio
Cultivar plantas saudáveis e colher uma safra abundante é praticamente impossível sem o uso de pesticidas químicos. Quase todos os jardineiros e agricultores enfrentam doenças fúngicas que se desenvolvem em climas chuvosos e úmidos. Para evitar a quebra e a perda de safras, os proprietários de terras escolhem o fungicida mais adequado dentre uma ampla seleção de fungicidas para jardim.
Descrição geral e finalidade dos fungicidas
Fungicidas são produtos químicos e agentes biológicos cujo objetivo principal é proteger e tratar as plantações contra doenças fúngicas. Eles podem conter um ou mais ingredientes ativos.
Ultimamente, jardineiros têm recorrido a biofungicidas, que não são tóxicos para árvores e arbustos. No entanto, esses produtos têm uma desvantagem: suas propriedades protetoras demoram muito mais para se desenvolver do que as de produtos químicos.
Prós e contras
Preparações como fungicidas têm seus próprios pontos fortes e fracos.
Ao usar fungicidas, é importante não exceder as dosagens recomendadas e evitar o consumo de frutas e vegetais imediatamente após o tratamento. Cada produto tem um período de carência após o qual frutas e vegetais não representam mais risco à saúde humana.

Com que rapidez ele funciona e quanto tempo dura?
Cada fungicida tem seu próprio tempo para destruição de patógenos. Geralmente, o ingrediente ativo leva de 3 dias a uma semana para destruir completamente os microrganismos patogênicos.
Em regra, o efeito protetor dura 2 semanas, após o que se recomenda repetir o tratamento.
Classificação
Todas as preparações fungicidas são divididas em várias classes.
Dependendo do efeito sobre o patógeno
Com base nesse parâmetro, os produtos são divididos em protetores e terapêuticos. A primeira categoria normalmente inclui fungicidas de contato, enquanto a segunda inclui os sistêmicos. Esses produtos são eficazes contra antracnose, oídio, ferrugem, mofo cinzento e outras doenças fúngicas.
Dependendo das propriedades químicas
De acordo com esse parâmetro, os fungicidas são classificados em orgânicos e inorgânicos (contendo cobre e contendo enxofre).

Dependendo da natureza da distribuição dentro dos tecidos vegetais
Com base em sua distribuição, as preparações são divididas em sistêmicas e de contato. As primeiras penetram no tecido vegetal e são distribuídas uniformemente, destruindo patógenos. As últimas atuam localmente, diretamente no local da aplicação, criando uma película protetora na superfície da planta que impede a penetração de patógenos.
Por finalidade de uso
O principal objetivo dos fungicidas é combater doenças fúngicas. Alguns produtos são projetados para combater uma doença específica, enquanto outros são eficazes contra uma ampla gama de microrganismos nocivos.
Os fungicidas são normalmente usados contra as seguintes doenças fúngicas:
- de oídio e vários tipos de manchas;
- de ferrugem e crostas;
- da requeima e da antracnose.
Mecanismo de ação
O princípio de ação das preparações fungicidas depende da substância ativa que elas contêm.

Medicamentos biológicos
Produtos orgânicos contêm um ingrediente ativo natural, normalmente uma cepa de bactérias benéficas, que inibe o crescimento de patógenos. Esses fungicidas são mais frequentemente usados para prevenção do que para tratamento. Os biofungicidas oferecem vantagens como um curto período de ação, a possibilidade de serem usados em qualquer fase da estação de crescimento e a ausência de sais de metais pesados.
Fungicidas químicos
O princípio de ação das preparações químicas é determinado pelos ingredientes ativos que contêm. Elas inibem os processos vitais dos microrganismos, levando-os à morte. Sua ação interrompe a formação de esporos e interrompe a respiração e a nutrição do patógeno.
Instruções de uso
Cada fungicida vem com instruções que indicam a dosagem ideal para plantas, tratamento de sementes e solo, e instruções de aplicação.

Para plantas
Fungicidas para árvores e arbustos são aplicados aos primeiros sinais de infecção — descoloração das folhas, enfraquecimento e atrofiamento do crescimento. Também são usados como medida preventiva para flores de jardim e plantas ornamentais.
Se o jardineiro não conseguir determinar com precisão os sintomas específicos da doença que aparecem em uma cultura, recomenda-se o uso de fungicidas de amplo espectro, eficazes contra diversos patógenos. Fungicidas à base de cobre são usados contra a requeima; o tratamento com esses fungicidas é especialmente benéfico em condições climáticas adversas para proteger as plantas.
Os fungicidas estão disponíveis em diversas formulações, e cada jardineiro escolhe a opção mais conveniente. Produtos químicos líquidos se dissolvem melhor em água, o que os torna mais populares entre jardineiros que não possuem pulverizadores industriais com agitadores.
O uso de fungicidas para proteger as plantações é permitido durante toda a estação de crescimento; o número máximo permitido de pulverizações está indicado nas instruções.

Para sementes
Alguns fungicidas são aprovados para uso como tratamento pré-plantio para sementes e tubérculos. A quantidade recomendada da solução é dissolvida em água e adicionada à semente, deixada por várias horas e, em seguida, seca antes da semeadura. Este tratamento não só previne a infecção, como também promove uma melhor germinação.
Para o solo
Tanto fungicidas biológicos quanto químicos são utilizados em solos destinados ao cultivo de futuras culturas. Os primeiros são menos perigosos, mas nem sempre destroem completamente os microrganismos patogênicos do solo. Os últimos são muito mais eficazes, mas, se aplicados em excesso, também destroem a microflora natural benéfica.
Lista de fundos
No processo de utilização de fungicidas, os jardineiros identificaram os melhores preparados que comprovaram sua eficácia na prática.
Gliocladina
Este produto biológico é eficaz contra antracnose, diversas doenças de podridão, requeima e murcha de verticillium. Contém um fungo do solo que inibe o crescimento de microrganismos patogênicos. Jardineiros citam suas vantagens como sendo ecologicamente correto, econômico e melhorando a qualidade do solo após a aplicação. Para aumentar as propriedades protetoras do Gliocladin, recomenda-se seu uso em combinação com outros produtos químicos.

Acrobat MC
Este fungicida bicomponente, fabricado na Alemanha, foi desenvolvido para eliminar patógenos causadores de doenças como requeima, antracnose e míldio. A destruição completa do micélio fúngico é observada três dias após o tratamento da planta. Possui propriedades terapêuticas e preventivas, com efeito protetor que dura duas semanas.

Máxima
Este produto de fabricação italiana é indicado para o tratamento pré-semeadura de sementes e tubérculos. Seu ingrediente ativo atua como um antibiótico, inibindo o crescimento de fungos patogênicos. Além disso, forma uma película protetora na superfície da planta, impedindo a penetração de microrganismos nocivos na cultura. Jardineiros destacaram a versatilidade do fungicida, permitindo seu uso tanto em frutas quanto em grãos, sua facilidade de uso e sua alta eficácia.

Kurzat
Este fungicida contendo cobre é um produto sistêmico e de ação local. É usado para tratar doenças em batatas, uvas e hortaliças. Possui efeito triplo: curativo, protetor e preventivo. O ingrediente ativo penetra imediatamente no tecido vegetal e começa a destruir os patógenos, com efeito terapêutico duradouro por dois dias após a aplicação.

Ridomil Gold
Este fungicida é um fungicida combinado contendo dois ingredientes ativos. As instruções indicam que é adequado para o tratamento de doenças em hortaliças e videiras. Também é usado preventivamente. Entre as vantagens do Ridomil Gold estão a ausência de resistência e fitotoxicidade quando aplicado na dosagem recomendada.

Rovral
O produto é aprovado para uso não apenas no tratamento de plantas, mas também na desinfecção de covas de plantio antes do plantio de mudas. É eficaz contra vários tipos de podridão, míldio e praga da ascoquita. O ingrediente ativo retarda a germinação de esporos e inibe o crescimento micelial. Recomenda-se alternar o Rovral com outros produtos químicos para prevenir o desenvolvimento de resistência. A fitotoxicidade ocorre apenas quando a dosagem é significativamente excedida.

Topsin-M
Este produto é usado para proteger plantações de frutas e bagas contra patógenos fúngicos. O Topsin pode ser usado durante todo o período de cultivo, mas é mais eficaz antes do desenvolvimento da doença ou quando os primeiros sintomas aparecem. Devido à sua ação sistêmica, ele se espalha rapidamente por toda a plantação e começa a ter um efeito prejudicial sobre os patógenos. Os jardineiros consideram a capacidade deste fungicida de ser usado em plantas com danos mecânicos uma característica positiva.

Sabão verde
O sabão verde é à base de sais de potássio de ácidos graxos. Possui efeito de contato e é usado para combater pragas de insetos em plantas de jardim e flores de interior.

Consentimento
O produto, disponível como um concentrado emulsionável, contém dois ingredientes ativos com efeitos diferentes sobre patógenos. Os jardineiros citam as vantagens do Consento como sendo adequado tanto para tratamento quanto para prevenção, bem como seu longo período de proteção, mesmo em condições climáticas adversas.

Ordan
Este fungicida tem efeito local e sistêmico e é eficaz contra patógenos como a requeima e o míldio. É aprovado para uso em plantas domésticas.
mistura bordalesa
A calda bordalesa é feita à base de sulfato de cobre dissolvido em cal apagada. Ela mata com eficácia a maioria dos microrganismos patogênicos que danificam as plantações. A pulverização com calda bordalesa começa na primavera como medida preventiva.

Pico Abiga
A vantagem deste fungicida é que ele é eficaz não apenas contra doenças fúngicas, mas também contra algumas doenças bacterianas. Pode ser usado tanto em frutas quanto em culturas ornamentais.

Previkur
O produto químico da empresa alemã não só protege eficazmente as culturas contra patógenos, como também estimula seu crescimento e desenvolvimento. Após a aplicação do Previkur, as plantas também apresentam aumento da imunidade e resistência a patógenos. A planta penetra no sistema radicular.

Trichodermina
Trichodermin é um fungicida biológico que não prejudica a microflora do solo nem as plantas tratadas. É utilizado tanto no tratamento de culturas já plantadas quanto no tratamento de sementes.

Fitosporina-M
Este produto, que contém um componente biológico, é usado para prevenir oídio, requeima e podridão radicular. É aprovado para uso em culturas de jardim e plantas domésticas, pois não apresenta efeitos adversos à saúde humana.
Lucro Ouro
Este produto destina-se a tratamentos preventivos. Demonstrou resultados positivos no combate à requeima em batatas e tomates. São permitidas até quatro aplicações por safra.

Bayleton
O produto possui amplo espectro de ação. É utilizado para proteger hortaliças, grãos e arbustos de frutas vermelhas. Após penetrar no tecido vegetal, inibe o desenvolvimento do micélio e previne a esporulação.

Oxicom
Este produto bicomponente é classificado como fungicida de contato sistêmico. O "Oxychom" é recomendado para a prevenção e o tratamento das principais doenças de batatas, tomates e uvas. Uma vantagem significativa é o seu longo período de proteção pós-tratamento.

"Raek"
O fungicida sistêmico "Raek" é usado para controlar patógenos como sarna e cercosporiose, que afetam culturas de grãos, beterraba e árvores frutíferas. Caracteriza-se pela rápida penetração no tecido vegetal e ação protetora duradoura. São permitidas no máximo quatro pulverizações por safra.

Vitaros
Este produto foi desenvolvido para proteger plantas bulbosas de infecções transmitidas pelo solo. Antes do plantio, o solo é tratado com ele, adicionando 2 ml de fungicida a um litro de água.

"Skor"
O produto químico é usado em plantas de jardim e flores de interior. Seu ingrediente ativo destrói rapidamente patógenos causadores de doenças como oídio e sarna, requeima precoce e requeima tardia.
"Casa"
Este fungicida de contato combate a sarna em peras e maçãs, a ondulação das folhas e o míldio em uvas. Também é usado para desinfetar o solo antes do plantio de mudas.

Gamair
A preparação pertence aos fungicidas biológicos e não apenas protege as plantas de patógenos, mas também ajuda a aumentar o rendimento das colheitas.

Hórus
O fungicida tem uma ampla gama de aplicações, desde árvores frutíferas de caroço até arbustos de frutas vermelhas. O Horus pode ser usado mesmo em baixas temperaturas, pois estas não afetam seu desempenho.

Precauções para manuseio
Ao trabalhar com preparações fungicidas, certas regras são seguidas:
- Use roupas de proteção.
- Não prepare a solução em recipientes de cobre para evitar oxidação.
- Não utilize curativos para tratar doenças fúngicas.
- Não consuma vegetais processados antes da data de validade indicada nas instruções.
Seguindo recomendações simples, você pode superar rapidamente doenças fúngicas em plantas cultivadas.











