Instruções de uso e composição do fungicida Fitolavin, dosagem e análogos

Plantas em jardins, campos e hortas são infestadas por uma enorme quantidade de doenças causadas por microrganismos como fungos e bactérias. É impossível ignorá-las, pois nunca desaparecem por si mesmas. Com o tempo, o tratamento se torna mais difícil e demorado. O fungicida Fitolavin, um produto biológico universal com instruções de uso simples, cura uma ampla gama de doenças em praticamente todas as culturas.

Composição, formas de liberação existentes e finalidade

Fitolavin é um fungicida bacteriano cujo ingrediente ativo é a fitobacteriomicina em combinação com outros antibióticos estreptotricina. É embalado como um concentrado solúvel em água em frascos de 50, 100 e 400 ml e latas de 1 e 5 litros. É fabricado pela empresa russa PharmBioMedService para a proteção de culturas contra bactérias e fungos patogênicos.

Como o medicamento funciona?

O fungicida Fitolavin fortalece a planta, permitindo que ela combata microrganismos nocivos por conta própria. Ao acelerar os processos metabólicos na planta tratada, o produto fortalece o sistema imunológico. Fungicida Fitolavin:

  • penetra facilmente nos tecidos vegetais;
  • ativo por 9-38 dias;
  • nas doses recomendadas é inofensivo à planta cultivada.

Prós e contras

fungicida fitolavina

Os benefícios do uso do antibiótico Fitolavin superam os efeitos negativos. Para facilitar a comparação, vale a pena listar esses benefícios lado a lado.

Prós e contras
12 horas após a pulverização começa a agir sobre bactérias patogênicas;
mostra um efeito preventivo;
protege uma ampla gama de plantas cultivadas, o que é especialmente conveniente em pequenos lotes domésticos;
Está disponível em embalagens adequadas para o tratamento de plantas individuais e em latas para o tratamento de campos inteiros de plantio;
aumenta a germinação de sementes e tubérculos.
os microrganismos se acostumam ao medicamento com o uso constante;
Em tempo chuvoso, quase todo o produto medicinal pode ser levado pela água para o solo.
Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Consequências devido a violações das instruções de uso não serão consideradas desvantagens do fungicida "Fitolavin".

Cálculo do consumo

É difícil prever a quantidade de solução fungicida Fitolavin necessária para tratar uma área específica das plantas. Os seguintes fatores influenciam:

  • densidade de plantio;
  • altura da planta;
  • o volume da coroa ou massa verde da cultura.

Experiência anterior com pulverização com outros produtos pode ser útil. Para jardineiros iniciantes, fornecemos taxas de aplicação aproximadas, então é melhor comprar uma pequena quantidade, o que é possível graças à variedade de recipientes disponíveis.

fungicida fitolavina

Tipo de planta

Quantidade de mistura de trabalho

Culturas em vasos Pequeno – 100 ml, amadeirado – 200-300 ml
Muda 30-45 ml
Cereais e vegetais 20 litros por cem metros quadrados, 2000 litros por hectare
Arbustos 1,5-2 litros
Árvores 3-5 litros

Preparação da mistura de trabalho

O fabricante recomenda que, para preparar uma solução de pulverização, adicione 2 ml de Fitolavin a 1 litro de água. Após misturar bem, comece a pulverizar. Agite a solução pelo menos uma vez a cada cinco minutos; quanto maior o pulverizador, maior a duração da agitação.

fungicida fitolavina

Instruções de uso

O fungicida Fitolavin é usado contra diversas infecções bacterianas.

Cultura Doença Sintomas Método e fase de processamento, consumo de fluido de trabalho
Trigo, centeio, cevada, aveia Doenças bacterianas, podridão radicular Uma podridão marrom-avermelhada aparece no caule. A raiz apodrece. Manchas amarelas aumentam nas folhas. O grão degenera, o embrião escurece e as escamas da espiga ficam pretas. Tratamento de sementes antes da semeadura. 10 l/t
Pulverização no início do perfilhamento. 300 l/ha
Pepino terrestre protegido (1) Murcha, (2) podridão do colo da raiz (1) Perda de turgor, ressecamento. (2) Úlceras úmidas na região da raiz central e na base do caule. Folhas verdes. Morte rápida. Regar a zona radicular das mudas no estágio de 2-3 folhas verdadeiras. 1500 l/ha
Regue as raízes 1,5 a 2 semanas após o plantio. Pulverize após 2 a 3 semanas. 400 l/ha.
Mancha angular da folha Manchas úmidas, delimitadas por pequenas nervuras, aparecem na parte inferior da folha. Após a secagem, surge uma crosta branca. Os frutos ficam deformados. Se forem detectados sinais, pulverize 2000 l/ha.
tomate em campo aberto (1) Podridão apical, (2) Alternaria (1) Manchas verde-escuras e afundadas se formam em frutos verdes. Elas endurecem e secam. Os frutos afetados rapidamente começam a ficar vermelhos. (2) Manchas marrom-escuras, quase pretas, com círculos concêntricos, aparecem em folhas e frutos. Pulverização no estágio de 2-4 folhas verdadeiras. 1000 l/ha
Segunda pulverização após 2 semanas. 4000 l/ha
Maçã (1) Queimadura bacteriana, (2) moniliose (1) Morte da inflorescência, cachos de folhas secando e se enrolando. Nenhum dos cachos de folhas cai. (2) Manchas marrons no fruto se expandem. A maçã adquire um gosto alcoólico. Em seguida, aparecem almofadas esbranquiçadas na superfície da podridão. O fruto seca e pode permanecer lá até a primavera. Pulverizar desde o período de brotação até que o diâmetro do fruto seja inferior a 5 cm, no máximo 2 vezes seguidas. 1000 l/ha.

Precauções de segurança durante o processamento

Ao manusear o antibiótico Fitolavin, não fume, coma ou fale. O medicamento pode irritar a pele, por isso é recomendado usar luvas e cobrir a pele o máximo possível. Em caso de contato com a pele, lave a área afetada com bastante água. Em caso de contato com os olhos, lave-os com bastante água, mantendo-os abertos. Em seguida, consulte um oftalmologista.

pulverizando o campo

Quão tóxico é?

Em experimentos com roedores, altas doses do fungicida concentrado Fitolavin foram fatais. Ao trabalhar em áreas onde o antibiótico foi pulverizado, podem ocorrer erupções cutâneas ao redor da boca, fadiga e sensação de queimação na boca.

Possível compatibilidade

O fungicida Fitolavin não deve ser usado com outros antibióticos. Eles aumentarão a toxicidade do medicamento ou reduzirão seu efeito terapêutico. É compatível com outros produtos químicos, com exceção de álcalis fortes.

Como e por quanto tempo pode ser armazenado?

O prazo de validade do fungicida Fitolavin é de 1 ano. Armazene em local seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais. Armazene a uma temperatura de 5 a 30 °C. A solução fungicida preparada deve ser usada imediatamente.

fungicida fitolavina

Medicamentos semelhantes

Fungos e bactérias se adaptam rapidamente ao Fitolavin. Portanto, é altamente recomendável não aplicar o produto mais de duas vezes consecutivas. Em casos avançados, os seguintes produtos podem ser usados ​​em vez do fungicida Fitolavin:

Nome do fungicida Doenças curáveis
Fitosporina-M Podridão da raiz, perna preta
Alirin-B Moniliose, podridão radicular, murcha de traquimose, alternária
Gamair Doenças bacterianas, podridão, manchas, moniliose
Planriz Podridão, manchas, doenças bacterianas, perna preta

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata