- Descrição e características do medicamento
- Composição e ação
- Principais características
- Velocidade do impacto
- Período de espera
- Período de ação protetora
- Âmbito e espectro de atividade
- Toxicidade
- Indicações de uso
- Vantagens e desvantagens do uso
- Como se candidatar
- Recomendações para escolha de prazos
- Antes da floração
- Após a floração
- Bagas do tamanho de uma ervilha
- No início da coloração da baga
- O que é necessário
- Como preparar uma solução
- Para prevenção
- Para desinfecção
- Regras de pulverização
- Medidas de proteção
- Em que condições e por quanto tempo ele pode ser armazenado?
- Compatibilidade com outros medicamentos
- Erros comuns
- Dicas de jardineiros experientes
O oídio, uma infecção fúngica que pode destruir a maior parte, senão toda a colheita de uvas, representa a principal ameaça para viticultores e jardineiros. Para combater esse fungo, cientistas alemães desenvolveram um fungicida de nova geração para uvas: o Falcon. As instruções de uso estão disponíveis abaixo. Ele é usado não apenas para fins terapêuticos, mas também preventivos.
Descrição e características do medicamento
Químicos alemães enfrentaram a árdua tarefa de desenvolver um pesticida exclusivo que não prejudicasse nem os vinhedos nem o solo onde as frutas crescem. O produto também precisava destruir completamente os esporos de fungos que penetram nas células vegetais e não representam ameaça a humanos, animais ou insetos benéficos. Os cientistas concluíram essa tarefa desafiadora, resultando no desenvolvimento do fungicida de três componentes de última geração, Falcon.
Composição e ação
A composição complexa da preparação ajuda a prevenir a propagação da doença e destrói 100% os esporos de fungos de variedades de oídio.
Composto:
- O principal ingrediente ativo do fungicida Falcon é o tebuconazol, com uma fração de massa de 16,8%. Este pesticida penetra profundamente nas células vegetais e destrói completamente os esporos dos fungos.
- O componente espiroxamina, com uma fração de massa de 25%, também combate a propagação de infecções fúngicas no nível celular.
- O componente auxiliar triadimenol, com uma fração de massa de 4,3%, potencializa o efeito das duas substâncias anteriores.
Importante! Um fungicida multicomponente com foco específico, capaz de suprimir esporos de oídio e eficaz contra oídio.
Principais características
Antes de proteger seu vinhedo de doenças, você precisa entender as propriedades e características básicas do fungicida Falcon.

Velocidade do impacto
Graças aos seus ingredientes altamente eficazes, o produto começa a agir já nas primeiras duas horas após a pulverização no vinhedo. Esse tempo é suficiente para que os ingredientes ativos penetrem nas células vegetais e iniciem seu trabalho destrutivo contra o fungo.
Período de espera
Para pulverizar adequadamente um vinhedo com um fungicida, são levadas em consideração as condições climáticas, a temperatura do ar, a força do vento, a precipitação e a concentração da solução. Se todos os requisitos forem atendidos, o Falcon começa a agir em até 2 horas após o término da pulverização.
Período de ação protetora
O fungicida tem seu efeito máximo sobre o fungo dentro de 2 semanas após o primeiro tratamento, mas o efeito protetor da preparação dura de 1 a 1,5 meses.
Importante! Em altas temperaturas, o Falcon se decompõe rapidamente, reduzindo significativamente a eficácia do produto. Portanto, os vinhedos devem ser tratados em temperaturas não superiores a 25 °C.
Âmbito e espectro de atividade
Os esporos do oídio se espalham mais rapidamente em climas temperados e de alta umidade. Esta doença fúngica afeta não apenas vinhedos, mas também outras culturas de frutas, grãos e vegetais. Agricultores, jardineiros e horticultores utilizam com sucesso Fungicida Falcon para tratamento de beterraba, arbustos de groselha, morangos de jardim, pimentões, tomates e pepinos.

Toxicidade
Graças à abordagem competente e profissional dos cientistas alemães no desenvolvimento do Falcon, o produto recebeu uma classificação de baixa toxicidade de Classe 3. Ao trabalhar com o fungicida, é necessário usar o conjunto usual de equipamentos de proteção individual.
Se todos os requisitos forem atendidos, o medicamento não representa uma ameaça à saúde humana.
Indicações de uso
O medicamento de nova geração Falcon tem uma faixa de aplicação bastante estreita, mas essa característica não afeta de forma alguma o objetivo principal do fungicida.
Área de aplicação:
- Prevenção e tratamento de vinhedos afetados por oídio e oídio.
- Tratamento de hortaliças contra todos os tipos de oídio, cercosporiose e fomoses.
- Proteção dos grãos contra ferrugem, oídio e septoria.
Fato! Com os devidos cuidados e práticas agrícolas, o risco de disseminação de doenças fúngicas é significativamente reduzido.
Vantagens e desvantagens do uso
Ao desenvolver o medicamento, os cientistas observaram todos os requisitos necessários, o que pode ser considerado uma vantagem do fungicida.
Vantagens:
- O produto não contém produtos químicos que possam se acumular no solo e nas células vegetais. Após o período de ação, o fungicida se decompõe completamente, sem deixar efeitos negativos.
- O produto destrói completamente os esporos de fungos no nível celular, não deixando substâncias nocivas em frutas vermelhas, vegetais e grãos.
- Baixo nível de toxicidade, o que permite que o fungicida seja utilizado em grandes áreas de terra.
- O medicamento tem efeito direcionado no tratamento e prevenção de doenças fúngicas.
- Forma conveniente para uso do medicamento na forma de emulsão ou concentrado.
- O fungicida tem uma longa vida útil, mesmo quando fechado.

Outra vantagem do Falcon é o baixo custo do medicamento.
As desvantagens do fungicida incluem perda de ação efetiva e rápida decomposição dos ingredientes ativos em altas temperaturas.
Como se candidatar
Para realizar um tratamento de alta qualidade e pulverização preventiva de vinhedos, é necessário descobrir quando e como aplicar melhor o medicamento.
Recomendações para escolha de prazos
Como medida preventiva, o fungicida Falcon é aplicado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, ou no final do outono, após a colheita.
Se a doença estiver em estágio ativo, as plantas serão tratadas várias vezes durante a estação de crescimento.
Antes da floração
O primeiro tratamento das videiras é realizado antes do início do período de floração. Este tratamento começa assim que os brotos ainda fechados aparecem nos cachos de uva.

Após a floração
A próxima pulverização do vinhedo é realizada imediatamente após o término do período de floração.
Bagas do tamanho de uma ervilha
Se as medidas anteriores não ajudaram no combate à infecção fúngica, o tratamento é realizado quando as uvas verdes atingem o tamanho de uma ervilha.
No início da coloração da baga
O último tratamento medicinal dos arbustos é realizado na fase inicial de coloração dos frutos, mas o mais tardar um mês antes do amadurecimento final dos frutos.
Importante! Trate os vinhedos com o fungicida Falcon somente em climas frios, secos e sem vento.
O que é necessário
Para realizar o trabalho, você precisará de um pulverizador padrão e equipamentos de proteção individual. Para terrenos industriais, são utilizados equipamentos profissionais.
Como preparar uma solução
A concentração da solução para processamento de frutas é selecionada dependendo da finalidade do trabalho.

Para prevenção
A dose do medicamento para tratamento profilático é calculada da seguinte forma:
- No primeiro ano, 3 mililitros da preparação para cada 10 litros de solução são suficientes.
- No tratamento de arbustos no 2º ano, utilize 4 mililitros de fungicida para cada 10 litros de solução.
- No 3º e 4º anos, 6 mililitros da substância são adicionados à solução.
- Nas safras seguintes, a concentração do fungicida é aumentada para 10 mililitros por 10 litros de solução.
Dica! Se as videiras ainda estiverem infectadas após os tratamentos preventivos, aumente a concentração do fungicida para o nível terapêutico recomendado.
Para desinfecção
Plantas afetadas por fungos requerem uma concentração maior da preparação na solução de trabalho.
- No primeiro ano de infecção, os arbustos são pulverizados com uma solução fungicida contendo pelo menos 6 mililitros da preparação por 10 litros de solução.
- No segundo ano, a concentração de Falcon é aumentada para 12 mililitros por 10 litros de solução.
- Nas safras seguintes, a solução é preparada com base na dosagem de 20 mililitros de fungicida para cada 10 litros de solução.
Importante! Pare de pulverizar com o fungicida Falcon um mês antes das uvas estarem totalmente maduras.
Regras de pulverização
Os arbustos frutíferos são tratados com uma proporção de 80 a 100 mililitros de solução fungicida por metro quadrado de cobertura vegetal. Uma película úmida contendo as substâncias necessárias deve aparecer nas lâminas foliares.

Medidas de proteção
Para evitar envenenamento e reações alérgicas, use equipamento de proteção individual ao trabalhar com pesticidas:
- Qualquer pessoa que trate plantas deve usar roupas de proteção com mangas compridas, botas de cano alto, óculos de segurança, luvas e um respirador. Também é necessário usar capacete.
- Após o tratamento, todas as roupas, equipamentos de proteção e equipamentos usados são lavados com detergentes e bastante água corrente.
- Durante o período de trabalho com fungicida, não deve haver pessoas estranhas no local, especialmente crianças e animais de estimação.
O trabalho é realizado no início da manhã ou após o pôr do sol, em clima calmo e fresco.
Em que condições e por quanto tempo ele pode ser armazenado?
O fungicida Falcon requer condições de armazenamento cuidadosas. Não tolera temperaturas altas ou baixas, pois estas farão com que os ingredientes ativos percam suas propriedades e características. É melhor armazenar o produto em local fresco e escuro, fora do alcance de crianças pequenas e animais de estimação.
O fungicida embalado pode ser armazenado por até 4 anos; um recipiente aberto do pesticida deve ser usado dentro de 2 anos.
Compatibilidade com outros medicamentos
O fungicida de nova geração Falcon não tem contraindicações e interage facilmente com outros produtos similares. Jardineiros e agricultores experientes combinaram diversos fungicidas diferentes, alcançando resultados únicos no tratamento e prevenção de doenças fúngicas.

Erros comuns
O principal erro ao usar um fungicida é não respeitar o tempo de tratamento das plantas e violar a concentração da solução de trabalho para tratamentos preventivos e curativos.
Dicas de jardineiros experientes
Embora o Falcon seja considerado um medicamento levemente tóxico, as seguintes precauções devem ser observadas durante o manuseio:
- A pulverização de plantas é realizada a pelo menos 150-170 metros de reservatórios e fontes de água potável.
- A distância das instalações residenciais deve ser de pelo menos 15-20 metros, de galpões e outras construções de 5 metros.
Importante! Se houver apiários na área, a distância mínima é de 1,5 a 2 quilômetros.
Após concluir o trabalho, tome um banho em água corrente em abundância.











