- Características e funcionalidades do produto
- Forma farmacêutica e composição
- Princípio de funcionamento
- Vantagens e desvantagens
- Como fazer uma mistura funcional
- Cálculo de consumo e regras de utilização
- Para culturas vegetais
- Para flores em canteiros
- Para rosas
- Para uvas
- Para morangos
- Para plantas de interior
- Para árvores frutíferas
- Para arbustos de frutas vermelhas
- Toxicidade e precauções de segurança
- A compatibilidade é possível?
- Termos e condições de armazenamento
- Qual é o prazo de validade do medicamento diluído?
- Com o que substituí-lo
O uso de fungicidas ajuda a reduzir o risco de doenças fúngicas nas plantas. As instruções do fungicida Topaz indicam que ele é usado tanto para fins preventivos quanto curativos. O amplo espectro de patógenos que combate eficazmente o torna um dos produtos químicos mais populares entre agricultores e pequenos jardineiros.
Características e funcionalidades do produto
O medicamento, que pertence à classe de pesticidas chamada "Topázio", destina-se a proteger plantas cultivadas e ornamentais de doenças fúngicas e virais; em particular, é usado contra oídio, ferrugem e outras doenças causadas pela atividade de microrganismos patogênicos.
A lista de doenças contra as quais o agente químico é eficaz também inclui:
- Oídio e oídio americanos;
- mofo cinza e mancha roxa;
- coccomicose e podridão dos frutos.
As instruções de uso indicam que este fungicida protetor é aprovado para uso em culturas de frutas e bagas ao ar livre, plantas ornamentais de jardim e flores de interior. Este amplo espectro de atividade o torna líder entre produtos fungicidas similares.
Tratamentos preventivos são permitidos da primavera ao final do verão. No entanto, é importante lembrar que os triazóis são eficazes apenas contra os estágios iniciais da infestação das culturas; uma vez que os esporos do fungo tenham penetrado profundamente, o produto químico se torna ineficaz.

Como o Topaz não é um inseticida, seu uso contra pragas de insetos é impraticável; a substância ativa não tem efeito prejudicial sobre os parasitas.
Forma farmacêutica e composição
O desempenho do fungicida é determinado por um único ingrediente ativo, o penconazol, que pertence à classe dos triazóis. Um litro do produto químico contém 100 gramas do ingrediente ativo.
O fungicida está disponível em lojas como um concentrado emulsionável, embalado em recipientes plásticos de 1 litro. Ampolas de 2 ml e sachês de 3 ml, frequentemente utilizados em jardinagem interna, também estão disponíveis. Este fungicida sistêmico é fabricado pela Syngenta.

Princípio de funcionamento
O efeito terapêutico e preventivo deste fungicida sistêmico baseia-se em seu ingrediente ativo, que inibe a síntese de biosteróis. Três horas após penetrar no tecido vegetal tratado, bloqueia completamente o desenvolvimento do patógeno fúngico. Além disso, o componente é resistente a flutuações de temperatura e proporciona um efeito protetor por três semanas após o tratamento.

Vantagens e desvantagens
Jardineiros e entusiastas de plantas domésticas tiveram a oportunidade de avaliar em primeira mão as vantagens e desvantagens deste fungicida. Eles observaram as seguintes vantagens do produto químico:
- amplo espectro de ação e capacidade de utilização do preparado tanto para plantas frutíferas quanto ornamentais;
- baixo custo do agente químico e consumo econômico;
- embalagem conveniente, graças à qual o fungicida pode ser usado tanto em canteiros grandes quanto em flores de interior;
- longa vida útil se certos requisitos forem atendidos;
- alto grau de eficiência e rápida penetração nos tecidos das plantas tratadas;
- longo período de ação protetora;
- resistência à precipitação e às mudanças de temperatura;
- a possibilidade de utilizá-lo tanto para o tratamento de culturas como para a prevenção de doenças fúngicas;
- ausência de fitotoxicidade quando seguidas as instruções de dosagem e aplicação;
- a possibilidade de usar o produto químico em misturas de tanques com outros fungicidas após testes preliminares de compatibilidade química;
- ausência de resistência ao seguir as instruções de uso.
O topázio tem suas desvantagens, mas são poucas em comparação com suas vantagens. As desvantagens do fungicida incluem:
- toxicidade para a vida aquática;
- longo período de decomposição da substância ativa no solo, desde que seja utilizada por mais de 3 anos consecutivos no mesmo local.

Como fazer uma mistura funcional
O princípio de preparação do fluido de trabalho depende do tipo de planta que você planeja tratar - jardim ou interior:
- Para pulverização preventiva de culturas ao ar livre, despeje 10 litros de água morna e sedimentada em um balde. Recomenda-se usar água de nascente ou de poço para essa finalidade. Adicione a quantidade de fungicida especificada nas instruções a uma pequena quantidade do líquido (em um recipiente separado) e misture bem até que o produto químico esteja completamente dissolvido. Em seguida, despeje a solução-mãe no balde e misture bem novamente com um palito de madeira.
- Se precisar tratar plantas de interior, use ampolas de 2 ml do produto químico, pois não adianta comprar uma garrafa de 1 litro. O princípio de preparo do líquido é o mesmo, mas a dosagem pode variar.
Para preparar a solução de trabalho, use um recipiente de plástico que você não se importe de jogar fora depois; o recipiente não pode mais ser usado para armazenar produtos alimentícios.

Cálculo de consumo e regras de utilização
As instruções do fabricante especificam a quantidade de produto químico necessária para cada planta específica e o melhor momento para aplicar o tratamento. Para evitar danos às plantações, não exceda a dose especificada de fungicida.
Para culturas vegetais
O Topaz é usado para tratar pepinos, tomates, pimentões e outras hortaliças contra o oídio, que ocorre em climas frios e úmidos. Para preparar a solução, dissolva 1,5 ml do fungicida em 10 litros de água limpa. Essa quantidade de solução é suficiente para tratar plantações em uma área de 100 metros quadrados.

Para flores em canteiros
Se as flores do jardim estiverem afetadas por ferrugem ou oídio, prepare uma solução de tratamento composta por 10 litros de água e 2 a 4 ml da solução (a concentração depende da gravidade da infestação). Use 15 litros da solução por 100 metros quadrados de área. Trate as flores no máximo três vezes por estação, com intervalos de duas semanas entre os tratamentos. Esta solução também pode ser pulverizada nas plantas como medida preventiva (10 litros por 100 metros quadrados).

Para rosas
Uma solução para tratar rosas de jardim é preparada com 10 litros de líquido e 4 ml de fungicida. Para um jardim frontal de 10 metros quadrados, use 1,5 litro da solução. O número máximo de tratamentos por estação é três.

Para uvas
Na horticultura, o fungicida "Topaz" também é usado para pulverizar videiras contra a perigosa doença do oídio, à qual apenas algumas variedades são imunes. Se a doença progredir, será impossível curar a planta, portanto, o tratamento preventivo com o produto químico é usado antes que manchas amarelas e placa branca apareçam nas folhas.
Para cada 10 litros de água, você precisará de 2 ml de fungicida. Despeje a solução preparada em um pulverizador e aplique no vinhedo. Certifique-se de que a solução molhe completamente as lâminas foliares, mas não escorra para o solo. A dosagem recomendada para um vinhedo de 10 metros quadrados é de 1,5 litro de solução. Os tratamentos são necessários durante a brotação e após a floração.

Para morangos
O uso de Topaz em frutas de amadurecimento rápido, incluindo morangos, não é recomendado devido à sua alta toxicidade. Após o tratamento, é necessário aguardar pelo menos três semanas para a colheita, pois isso fará com que os frutos amadureçam demais e caiam dos arbustos. Para morangos de jardim, é melhor usar um produto químico mais suave ou remédios caseiros para prevenção. Como último recurso, aplique a solução antes da floração e após a colheita, usando 10 litros de água e 2 ml do produto químico.

Para plantas de interior
As plantas de interior devem ser tratadas quando os primeiros sintomas de ferrugem ou oídio são detectados. Para combater infecções fúngicas, use 2 ml de fungicida para cada 5 litros de água. Esta solução é suficiente para pulverizar 50 metros quadrados de área de plantio. No total, são realizados no máximo três tratamentos ao longo da estação, com intervalo de duas semanas.

Para árvores frutíferas
Para tratar macieiras, pereiras e outras árvores frutíferas, prepare uma solução de 10 litros de água e 3 ml do produto químico. Esta solução ajuda a prevenir o apodrecimento dos frutos e o oídio. Os tratamentos preventivos com o produto são realizados antes e depois da floração, utilizando 15 litros por 100 metros quadrados de pomar.

Para arbustos de frutas vermelhas
Arbustos de frutas vermelhas (groselhas, groselhas) são tratados para prevenir o oídio. A solução requer 10 litros de água e 2 ml do produto. Para cada arbusto adulto, use 1,5 litro de solução, aplicando o tratamento antes da floração e após a colheita.

Toxicidade e precauções de segurança
O produto químico "Topázio" é classificado como moderadamente tóxico e pertence à classe de perigo 3. Isso significa que, ao manuseá-lo, evite o contato com a pele e mucosas. É obrigatório o uso de roupas de proteção, luvas de borracha e um respirador.
Como o fungicida representa um perigo para a vida aquática, nunca despeje o líquido restante em um rio ou lago.
A compatibilidade é possível?
O fungicida "Topaz" pode ser usado com produtos químicos que contenham um ingrediente ativo diferente, como "Horus" e "Kuprostat". Para controlar simultaneamente as larvas da praga, use "Kinmiks".

Termos e condições de armazenamento
O Topázio tem validade de 4 anos a partir da data de fabricação. Armazene em local escuro, seco e trancado.
Qual é o prazo de validade do medicamento diluído?
A solução de trabalho do medicamento mantém sua eficácia por 8 horas após a preparação.
Com o que substituí-lo
O Topaz pode ser substituído por medicamentos como Almaz e Avarta.











