- Descrição da substância
- Em que consiste e qual é sua fórmula química?
- Tipos de fertilizantes
- Prós e contras
- Qual é a diferença entre nitrofosca e nitroammofosca?
- Sinais de deficiência de nutrientes nas plantas
- Quando aplicar
- No outono
- Na primavera
- Como usar contra pragas
- Regras para uso da substância
- Para mudas
- Fertilizando flores em campo aberto
- Uso para repolho
- Para flores e plantas de interior
- Para morangos
- Fertilizando framboesas
- Para alho
- Para árvores e arbustos
- Fertilizando batatas
- Para pepinos
- Precauções de segurança
- Possíveis erros
Cultivar plantas saudáveis e obter uma colheita abundante requer o uso de fertilizantes orgânicos e minerais. Os jardineiros costumam usar fertilizantes complexos que contêm as substâncias necessárias para suas plantações. O Nitrophoska está disponível em diversas variedades. Portanto, antes de comprar um fertilizante, é importante determinar sua finalidade. Seguir as instruções de uso é fundamental.
Descrição da substância
Nitrophoska é um fertilizante conhecido e utilizado por jardineiros há muitos anos. É um composto complexo que inclui três nutrientes essenciais: nitrogênio, fósforo e potássio. É mais frequentemente produzido na forma de grânulos facilmente solúveis. Quando aplicados ao solo, eles se desintegram rapidamente em íons e são absorvidos pelas mudas.
Em que consiste e qual é sua fórmula química?
A base de um fertilizante mineral combinado é um complexo NPK, que inclui nitrogênio, potássio e fósforo. A porcentagem dos ingredientes principais na composição não excede 60%. No entanto, as quantidades de cada ingrediente variam ligeiramente.
Na maioria dos casos, você encontrará fertilizantes disponíveis comercialmente contendo quantidades iguais de nitrogênio, potássio e fósforo. No entanto, alguns tipos contêm níveis mais elevados de certos componentes. Além disso, o produto pode conter nitrato de amônio, cloreto de amônio, cloreto de cálcio e nitrato de potássio. Nitrophoska também contém uma pequena quantidade de pó de gesso.
A fórmula química do produto é NH4NO3CaHPO4(NH4)2HPO4Ca+CaSO42H2OKCl. Contém nitratos, que podem ser prejudiciais à saúde humana. No entanto, quando usado de acordo com as instruções e dosagem, a substância é considerada totalmente segura.
A Nitrophoska pode ser usada em todas as plantas cultivadas e ornamentais, independentemente da região. Seu preço acessível a torna muito popular entre agricultores e jardineiros.
Tipos de fertilizantes
Hoje, existem vários tipos de nitrophoska, que diferem nos métodos de produção:
- O sulfato é mais adequado para pepinos. No entanto, também pode ser usado em tomates, feijões e repolhos. O enxofre presente no produto ajuda a formar proteínas vegetais e possui propriedades fungicidas. Também ajuda a repelir diversas pragas, principalmente ácaros.
- Sulfato – contém uma grande quantidade de cálcio. Este produto ajuda a melhorar a formação de brotos e tem um efeito positivo na vivacidade das cores das flores e folhas. Por isso, é frequentemente usado para fertilizar plantas domésticas.
- Os tomates gostam especialmente de fertilizantes fosfatados. Quando aplicados, produzem frutos maiores.

Prós e contras
As principais vantagens do fertilizante incluem o seguinte:
- Versatilidade – a composição é adequada para todas as plantas, incluindo ornamentais e frutíferas.
- Não causa danos à cultura – no entanto, é importante respeitar a dosagem e as regras de uso da substância.
- Preço acessível – graças a isso, qualquer jardineiro pode comprar a composição.
- A excelente solubilidade em água permite que a composição seja usada na forma seca e como solução de trabalho.
- Pode ser usado por agricultores e jardineiros que não têm experiência significativa trabalhando com produtos químicos.
- Obtendo resultados rápidos.
- Absorção completa de todos os componentes do fertilizante pelo sistema radicular das plantas.
- A capacidade de usar composições minerais para diferentes tipos de solo sem o risco de afetar negativamente a composição.
As desvantagens da substância incluem a necessidade de uso de equipamentos de proteção individual e dosagem precisa do produto.

Qual é a diferença entre nitrofosca e nitroammofosca?
Ambos os fertilizantes minerais pertencem à mesma classe, mas apresentam diferenças significativas. Nitrophoska e nitroammophoska contêm nitrogênio, fósforo e potássio, embora as quantidades possam variar.
As principais diferenças entre os fertilizantes incluem o seguinte:
- nitrophoska tem uma tonalidade branca ou azulada, e nitroammophoska tem uma tonalidade rosa;
- a diferença está nos métodos de preparação dos medicamentos;
- Não há magnésio na nitroammofoska.
A dosagem dos produtos também varia. Ao usar nitroammofoska, é importante lembrar que a dosagem deve ser a metade.
Sinais de deficiência de nutrientes nas plantas
Para determinar deficiências de nutrientes, vale a pena prestar atenção à aparência das plantas:
- A deficiência de nitrogênio prejudica o crescimento das culturas, incluindo os brotos laterais. As plantas ficam atrasadas no desenvolvimento e as folhas perdem o brilho e ficam verde-claras. Se não forem tomadas medidas imediatas, a folhagem fica amarela, seca e cai.
- Em caso de deficiência de fósforo, o desenvolvimento da cultura é interrompido abruptamente. As folhas inferiores também mudam de cor. Primeiro, tornam-se cinza-esverdeadas e, em seguida, roxas. Depois de algum tempo, a folhagem enrola-se, murcha e cai. O perigo da deficiência de fósforo para as culturas jovens é que a fertilização prematura não corrigirá o desenvolvimento atrasado.
- A deficiência de potássio faz com que as folhas inferiores adquiram uma coloração enferrujada. Pequenas manchas também podem aparecer nelas. O desenvolvimento irregular de células e tecidos confere à folhagem uma superfície ondulada. A desaceleração da fotossíntese atrasa a floração.
Quando aplicar
O fertilizante mineral combinado pode ser aplicado na primavera ou no outono. O momento exato depende do uso pretendido.

No outono
Nitrophoska deve ser aplicado durante o preparo do solo no outono se o solo tiver uma estrutura turfosa ou argilosa. Em solos tão pesados, os ingredientes precisam de tempo para se dissolver e atingir a forma desejada para a planta. Nesse caso, a fertilização na primavera deve ser evitada, pois isso pode levar a uma superdosagem.
Na primavera
Na primavera, a nitrophoska deve ser aplicada em solo arenoso. Isso é feito antes do plantio. Isso é necessário porque o nitrogênio se lixivia rapidamente desse tipo de solo. Também é recomendável fertilizar árvores frutíferas e arbustos perenes na primavera. Isso não deve ser feito no outono, pois o nitrogênio estimulará o crescimento vigoroso dos brotos. Esses brotos não terão tempo de endurecer antes da geada e podem morrer no inverno.
Como usar contra pragas
Para se livrar de parasitas, recomenda-se o uso de sulfato de nitrofosfato. Além de seus componentes principais, contém enxofre. Seu odor é insuportável para algumas pragas. Esta solução é considerada a mais eficaz contra carrapatos.
Regras para uso da substância
Para garantir o uso eficaz do nitrophoska, é recomendável seguir rigorosamente as instruções e levar em consideração o tipo de planta para a qual ele está sendo usado.
Para mudas
Nitrophoska é recomendado para fertilizar mudas fracas e doentes. A primeira aplicação deve ser feita uma semana após o transplante. Misture 15 gramas do produto com 1 litro de água. Essa quantidade é suficiente para 50 mudas. Também é aceitável aplicar o fertilizante durante o plantio das mudas no solo. Coloque 15 gramas de grânulos secos por cova.
Fertilizando flores em campo aberto
O sulfato nitrophoska, que contém cálcio, é adequado para plantas ornamentais. Esta substância torna as plantas mais atraentes, promove o número de brotos e flores, confere vitalidade e prolonga a vida útil das lâminas foliares.

Nitrophoska pode ser usado em flores perenes e culturas de verão. O fertilizante deve ser aplicado nas covas durante o plantio de bulbos e mudas na primavera. Nitrophoska seco não é recomendado. Para preparar uma solução eficaz, misture 25 gramas do produto com 10 litros de água. Para bulbos, são necessários 100 gramas da solução por cova. Para mudas, recomenda-se 150 gramas.
Uso para repolho
Para o repolho, recomenda-se o uso da forma sulfato do fertilizante, que promove a formação de proteína. A primeira aplicação é durante a fase de crescimento das mudas. Para preparar a solução, use 10 gramas de fertilizante para cada 1 litro de água. Recomenda-se fertilizar as plantas jovens uma semana após o transplante.
A Nitrophoska é aplicada uma segunda vez ao plantar mudas em terreno aberto. Adicione uma colher pequena de fertilizante em cada cova e misture bem com solo úmido.

Às vezes, os jardineiros usam uma mistura especial que inclui composto vegetal, cinzas de madeira e nitrophoska. Normalmente, usa-se uma colher pequena de cinza e uma colher pequena de nitrophoska por quilo de composto.
Os arbustos podem ser fertilizados novamente após duas semanas. Recomenda-se o uso de 25 gramas da solução para cada 10 litros de água. Essa quantidade de solução é suficiente para 2 a 3 metros quadrados de plantio.

Para flores e plantas de interior
Plantas de interior precisam ser fertilizadas no início da primavera e durante a fase de brotação. Ao aplicar a solução, tome cuidado para não deixá-la entrar em contato com a folhagem ou caules, pois isso pode causar queimaduras.
Para obter os resultados desejados, recomenda-se usar 25 gramas de grânulos para cada 10 litros de água e misturar bem até que o produto esteja completamente dissolvido. A fertilização deve ser feita à noite, após regar a planta. Isso ajudará a evitar queimaduras nas raízes.

Para morangos
Nitrophoska pode ser usado para morangos na primavera e no verão. Pode ser adicionado às covas de plantio em agosto. É importante misturar bem o produto com o solo úmido. Ao plantar morangos, são necessários apenas 5 a 6 grânulos do produto em cada cova. É importante garantir que as raízes das plantas não entrem em contato com o produto. Outros fertilizantes devem ser combinados com rega abundante.
A próxima fertilização dos morangos deve ser feita durante a floração. Isso deve ser feito antes da formação dos frutos. Na terceira aplicação, a substância deve ser aplicada após a colheita. A quantidade de nitrophoska não deve exceder 30 gramas. A mistura deve ser misturada com um balde de água. Essa quantidade é suficiente para aproximadamente 20 plantas.

Fertilizando framboesas
As framboesas são consideradas muito exigentes em termos de composição do solo. Elas respondem bem à aplicação de fertilizantes combinados. Portanto, é necessário fertilizar os arbustos com nitrophoska todos os anos. Recomenda-se a aplicação na primavera. A taxa de aplicação de fertilizante deve ser de 40 a 45 gramas por metro quadrado de plantio.
A fertilização da framboesa é aceitável não apenas na primavera, mas também após a colheita. Recomenda-se a aplicação de Nitrophoska enterrando os grânulos no solo. Este procedimento deve ser combinado com a soltura do solo ao redor do tronco da árvore. A aplicação no outono não é recomendada.

Para alho
Recomenda-se fertilizar alho de inverno e de primavera com nitrophoska na primavera. Aplique primeiro a ureia e, 14 a 15 dias depois, a nitrophoska. Nesse período, use 25 gramas da solução para cada 10 litros de água. Para um metro quadrado de canteiro, são necessários 3,5 litros dessa solução.

Para árvores e arbustos
Essas culturas só podem ser alimentadas com nitrophoska na primavera e no início do verão. Isso se deve ao seu teor de nitrogênio. Para resultados mais rápidos, recomenda-se o uso de uma solução líquida do produto. Para isso, use 45 gramas de grânulos para cada 10 litros de água.
Uma planta adulta precisará de 3 baldes da solução de trabalho. Para árvores com mais de 5 anos, a dosagem é aumentada para 4 baldes. A primeira aplicação deve ser feita após a floração e a segunda aplicação durante a fase de frutificação.

Fertilizando batatas
Ao cultivar batatas, recomenda-se aplicar nitrophoska diretamente nas covas durante o plantio. É aceitável polvilhar 1 colher de sopa da substância em cada cova e, em seguida, misturar bem a mistura ao solo.
Ao plantar grandes quantidades de tubérculos, o produto pode ser aplicado no outono ou no início da primavera, durante a preparação do solo. Use 75 gramas do produto por metro quadrado.

Para pepinos
A nitrofosca pode aumentar a produção de pepinos em 18-22%. O uso desta substância na horta contribui para o desenvolvimento pleno dos pepinos. O potássio ajuda a melhorar o sabor da fruta e o fósforo estimula a síntese de fibras, tornando-a mais suculenta e firme.
Geralmente, recomenda-se a aplicação antecipada de Nitrophoska. Isso significa aplicar o fertilizante no outono, durante a preparação do solo. Aplique 25 gramas de fertilizante por metro quadrado. Após o plantio das mudas, você pode fertilizá-las com uma solução de Nitrophoska 2 a 3 dias depois. Para prepará-la, misture 35 gramas de fertilizante com 1 balde de água e aplique 500 mililitros da solução por planta.

Precauções de segurança
Ao trabalhar com qualquer substância, é importante seguir as precauções de segurança. Embora a nitrophoska seja praticamente inofensiva para plantas e pessoas, é importante seguir as recomendações básicas:
- Não manuseie este produto perto de chamas. Os ingredientes são considerados explosivos. A distância mínima é de 2 metros. No entanto, é melhor manusear este produto em um cômodo separado.
- Use equipamento de proteção individual. Recomenda-se proteger as mãos com luvas e o rosto com máscara.
- Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças e animais de estimação.
- Se a substância entrar em contato com a boca, nariz ou olhos, lave as mucosas com bastante água limpa.
- Após terminar o trabalho, lave as partes expostas do corpo com água e sabão. Isso removerá o pó granulado e enxaguará a solução química.
- Use roupas separadas para jardinagem. Elas devem ser lavadas regularmente.

Possíveis erros
Jardineiros iniciantes cometem vários erros ao usar nitrophoska, o que afeta negativamente o desenvolvimento das plantações e pode até levar à morte:
- a preparação é aplicada sob árvores frutíferas e arbustos no outono;
- não seguir as dosagens recomendadas pelo fabricante;
- não respeitar intervalos entre aplicações de fertilizantes;
- Não misture grânulos secos com solo úmido - isso causará queimaduras no sistema radicular.












