- O que está incluído na composição e formas de liberação existentes
- Mecanismo de operação e finalidade
- Cálculo do consumo
- Instruções de uso
- Regras básicas
- Para prevenir doenças em culturas frutíferas
- Tratamento preventivo de culturas vegetais
- Prevenção e tratamento do oídio – oídio da uva
- Para imersão de sementes, tubérculos, estacas e tratamento de mudas
- Medidas de precaução
- Primeiro socorro
- A compatibilidade é possível?
- Condições de armazenamento
- Análogos
O uso de defensivos químicos para cultivos pode ser perigoso para humanos, animais e insetos benéficos, especialmente abelhas e outros polinizadores. Os fungicidas modernos geralmente dependem de ação biológica, que tem um impacto muito mais suave e menos prejudicial ao meio ambiente. O Baktofit é seguro e garante excelentes resultados.
O que está incluído na composição e formas de liberação existentes
Baktofit é um fungicida à base da cepa IPM-215 do microrganismo Bacillus Subtilis. O produto também contém hormônios, antibióticos, enzimas naturais, oligoelementos e substâncias inertes que atuam como enchimentos, estabilizantes e conservantes.
O "Baktofit" está disponível em duas versões:
- Concentrado em suspensão (SC). Apresenta a aparência de uma suspensão marrom-dourada.
- Pó molhável (WP).
Após o tratamento, o período de espera é de 24 horas. O produto não causa imunidade a patógenos vegetais e pode ser usado do plantio até a colheita.
Para uso interno e em jardins, está disponível em embalagens de 10 e 40 gramas. Para uso industrial, o Baktofit SP é vendido em sacos hermeticamente fechados de 20 litros, e o Baktofit SK é vendido em latas plásticas de 10 litros.

Mecanismo de operação e finalidade
Uma característica única do Baktofit é que ele afeta apenas tipos específicos de patógenos, o que significa que o medicamento não tem efeitos tóxicos em humanos ou animais selvagens.
A eficácia do produto baseia-se na sua capacidade de produzir enzimas, sendo a quitinase a mais importante. Como a maioria dos microrganismos nocivos contém quitina em suas membranas celulares, o uso do Baktofit os destrói em nível celular.
A presença de antibióticos na composição suprime o crescimento da microflora patogênica. Os componentes do produto também ajudam a reter a umidade nas plantações.

Cálculo do consumo
Por se tratar de um produto biológico para proteção e tratamento de plantas, ele deve ser utilizado no mesmo dia do preparo da solução de trabalho. Para tanto, são utilizadas as seguintes dosagens de aplicação para as plantas:
- Para cereais, girassóis e milho: 2-3 litros por hectare, consumo de solução – 250-300 litros por hectare.
- Para culturas de vegetais, frutas e bagas: 3-5 litros de Baktofit por hectare de área, 600-1000 litros de solução por hectare.

Instruções de uso
"Baktofit" é usado para proteção e medidas preventivas para as seguintes culturas:
- Cereais.
- Vegetais.
- Fruta.
- Decorativo.
- Uva.
- Flores para ambientes internos e de estufa.
O medicamento é eficaz contra as seguintes doenças:
- Bacteriose.
- Murcha.
- Helminthosporium.
- Podridão radicular.
- Oídio.
- Míldio.
- Oídio.
- Septoria.
- Fitofthora.
- Fusarium.
O produto também tem a capacidade de reduzir os efeitos do estresse após o plantio, o transplante e o uso de herbicidas e inseticidas.

O medicamento é usado das seguintes maneiras:
- Tratamento do material de plantio: sistema radicular, rizomas, bulbos, tubérculos, cormos, sementes.
- Pulverização sobre massa verde.
- Regando o solo sob as plantas.
- Use em combinação com um herbicida para destruir fungos que vivem no solo.
A ampla gama de usos do produto e sua segurança prática tornaram o Baktofit popular para o tratamento de plantas de todos os tipos, desde plantas de interior até plantações agrícolas.

Regras básicas
As instruções do medicamento estipulam o cumprimento dos seguintes requisitos:
- Dilua o Baktofit em água decantada ou filtrada que não contenha cloro. Esta substância tem um efeito prejudicial sobre os microrganismos presentes no produto.
- O produto é eficaz em solos neutros ou ligeiramente alcalinos com cobertura morta. Se o solo for ácido, como o de agulhas de pinheiro, é necessária a adição de agentes neutralizantes.
- Antes da diluição, o medicamento deve ser agitado (aplica-se ao Baktofit SK).
- A solução de trabalho é válida por 12 horas.
- Ao utilizar um pulverizador, a solução deve ser coada para evitar que pequenas partículas obstruam o pulverizador.
- O produto aberto deve ser utilizado em até 24 horas.
Recomenda-se tratar as plantas no início da manhã e à noite, após o pôr do sol, pois o Baktofit tem medo da luz solar direta.

Para prevenir doenças em culturas frutíferas
Para pulverização, utiliza-se uma solução de 20 mililitros por 10 litros de água e para regar sob o arbusto, 30 mililitros por 10 litros de água.
Tratamento preventivo de culturas vegetais
Para pulverização – 10 mililitros por 10 litros, para irrigação – 20 mililitros pela mesma quantidade de água.
Prevenção e tratamento do oídio – oídio da uva
É necessário diluir 30 mililitros de “Baktofit” em 10 litros de água e usar a solução para pulverização.
Para imersão de sementes, tubérculos, estacas e tratamento de mudas
Para sementes e material de plantio, use 1 grama ou 1 mililitro de suspensão para cada 500 mililitros de água e deixe de molho por 18 a 24 horas. Mergulhe as mudas por 15 minutos em uma solução de 1 grama de Baktofit para cada litro de água.

Medidas de precaução
O Baktofit é classificado como classe de risco 4 para humanos e classe 3 para abelhas e insetos polinizadores. Isso significa que este biofungicida é inofensivo para humanos, e a zona de proteção para abelhas durante o verão é de 5 a 6 quilômetros. O produto não representa ameaça aos peixes e à vida aquática. É atóxico.
Ao trabalhar com Baktofit, é recomendável seguir as seguintes regras:
- Utilize equipamentos de proteção individual: óculos de proteção, máscara ou respirador, luvas de borracha.
- Use roupas fechadas.
- Não fume, beba ou coma enquanto estiver manuseando plantas.
Após terminar de trabalhar com Baktofit, você precisa lavar as mãos e o rosto com sabão e trocar de roupa.

Primeiro socorro
Em caso de contato com a pele, olhos ou mucosas, lave com bastante água corrente. Em caso de ingestão acidental, beba vários copos de água limpa e induza o vômito. Em casos muito raros, exceto em casos de intolerância individual, pode ser necessária atenção médica.
A compatibilidade é possível?
Baktofit não deve ser misturado com outros agentes antifúngicos, incluindo Fitosporina, fertilizantes ou estimulantes de crescimento. Frutas não devem ser consumidas por pelo menos três dias após o tratamento com Baktofit.
Condições de armazenamento
A validade garantida do Baktofit em recipiente fechado é de um ano, desde que armazenado em local fresco, escuro e seco. Não exponha à luz solar direta.

Após aberto, o Baktofit SP tem validade de 30 meses quando armazenado em temperaturas entre -30 e +30 graus Celsius. O Baktofit SK tem validade de 6 meses quando armazenado em temperaturas entre -5 e +30 graus Celsius.
Mantenha o biofungicida fora do alcance de crianças e animais. Armazene-o separadamente de alimentos, rações para gado e animais de estimação e medicamentos.
Análogos
Ainda não existem substitutos completos para o Baktofit, mas análogos aproximados podem ser encontrados à venda:
- Fitosporina.
- "Ágata 25K".
- "Gamair".
- "Alirina B".

Todos esses produtos utilizam derivados de Bacillus subtilis como ingredientes principais. O Mikosan funciona de forma semelhante ao Baktofit, mas é à base de subprodutos fúngicos.
Este produto biológico é uma excelente alternativa aos produtos químicos tóxicos, especialmente se as plantas precisarem ser tratadas em ambientes internos ou próximos a corpos d'água. Quando usado corretamente e em combinação com práticas agrícolas avançadas, pode aumentar a produtividade em 10 a 15%.











