- O que está incluído na composição e mecanismo de operação
- Propósito
- Forma farmacêutica e substitutos
- Cálculo de vazão e instruções de uso
- Para pepinos
- Para cereais
- Para beterrabas
- Para rosas
- Para morangos
- Para uvas
- Para tomates
- Medidas de precaução
- A compatibilidade é possível?
- Como armazenar corretamente e por quanto tempo
Os fungicidas multicomponentes são particularmente populares entre agricultores e jardineiros amadores. Múltiplos ingredientes ativos com diferentes mecanismos de ação contra patógenos previnem o desenvolvimento de resistência e eliminam os microrganismos fúngicos muito mais rapidamente. As instruções do fungicida Falcon indicam que ele é adequado não apenas para rosas, mas também para fruticultura.
O que está incluído na composição e mecanismo de operação
Doenças fúngicas, que se desenvolvem em condições climáticas e meteorológicas desfavoráveis e podem levar à perda de uma parcela significativa da colheita, são as mais prejudiciais às culturas agrícolas e ornamentais. O fungicida Falcon é um produto de ponta com amplo espectro de atividade, tornando-o indispensável no combate a microrganismos patogênicos.
Uma das vantagens inegáveis do agente químico é que ele pode ser usado tanto em grandes áreas com cultivos quanto em pequenas hortas.
O produto químico contém 250 gramas de espiroxamina, 167 gramas de tebuconazol e 43 gramas de triadimenol (a concentração é indicada por litro do produto). Graças a essa combinação de ingredientes ativos, o Falcon é eficaz até mesmo contra infecções mistas, eliminando a necessidade de múltiplos agentes.

O mecanismo de ação das substâncias ativas sobre patógenos fúngicos é o seguinte:
- O tebuconazol interrompe o desenvolvimento do micélio e, além disso, é caracterizado por um efeito regulador do crescimento.
- O triadimenol tem um efeito destrutivo nas membranas celulares dos fungos.
- A espiroxamina atua sobre os fungos do oídio e causa sua morte.
Cada componente ativo tem um efeito prejudicial em diferentes estágios da biossíntese da membrana, o que juntos resultam em alta eficiência.

Propósito
As instruções de uso indicam que o fungicida se destina ao tratamento de culturas de grãos contra infecções fúngicas, bem como à prevenção de doenças fúngicas em beterrabas e uvas. No entanto, o produto químico também é usado com sucesso por jardineiros domésticos para pulverizar fruteiras e plantas ornamentais, incluindo roseiras.
A única coisa em que não recomendamos o uso deste produto são frutas de amadurecimento precoce. Isso porque o período de espera antes da colheita é de pelo menos três semanas, período durante o qual as frutas podem amadurecer demais e estragar nos arbustos.

A lista de microrganismos patogênicos contra os quais o Falcon atua com sucesso inclui patógenos das seguintes doenças:
- podridão radicular e todos os tipos de ferrugem que afetam as plantas de grãos;
- septoria e vários tipos de manchas;
- mofo de semente e giberela;
- phoma e cercospora da beterraba sacarina;
- Rincosporiose e oídio;
- oídio de uvas.
Forma farmacêutica e substitutos
O fungicida "Falcon" é produzido pela empresa alemã Bayer. Está disponível nas lojas como concentrado emulsionável ou concentrado solúvel em água. Ambos têm um odor forte e característico. Antes do uso, os concentrados devem ser diluídos em água nas proporções especificadas nas instruções de cada planta.
Jardineiros e agricultores que tiveram a oportunidade de avaliar o desempenho do produto químico na prática identificaram diversas vantagens do Falcon que o distinguem de outros produtos similares.

As vantagens do fungicida incluem:
- Uma ampla gama de microrganismos fúngicos contra os quais o medicamento exibe efeitos terapêuticos e profiláticos.
- A velocidade de penetração em culturas de tecidos após o tratamento e o início da destruição de patógenos.
- A possibilidade de múltiplas aplicações por safra durante 5 anos se deve aos diferentes mecanismos de ação dos componentes ativos, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de resistência.
- Ação protetora de longa duração – até 4 semanas, e não é afetada pelas condições climáticas ou pelo estágio de desenvolvimento do fungo.
- Baixa toxicidade do produto químico para humanos, animais e insetos.
- Alta resistência à precipitação.
- Longa vida útil (até 4 anos) mesmo após a abertura da embalagem e possibilidade de usar o fungicida em pequenas porções.
- Custo acessível e uso econômico do medicamento.
- Pode ser usado em misturas de tanques com outros produtos químicos após testes de compatibilidade.
Caso o fungicida Falcon não esteja disponível, ele pode ser substituído por outros produtos com efeitos semelhantes, como Horus, Ridomil ou Topaz. Esses produtos são menos eficazes do que o produto químico descrito acima, e sua única desvantagem é o longo período de espera após a aplicação antes da colheita.
Cálculo de vazão e instruções de uso
As instruções do fabricante especificam as doses de aplicação para diferentes plantas, que devem ser seguidas ao preparar a solução de trabalho. Apesar da baixa toxicidade do produto, é melhor evitar a superdosagem.

Para pepinos
O fungicida raramente é utilizado no tratamento de pepinos devido ao longo período de espera antes da colheita. Além disso, devido ao seu odor forte e específico, não é recomendado pulverizar hortaliças em estufas. Se o jardineiro optar por usar Falcon em seu jardim, dilua 5 ml em 10 litros de água limpa e regue as plantas no início da manhã ou à noite. Essa concentração é usada para tratamento preventivo. Para plantas já doentes, utiliza-se uma dosagem diferente: 10 ml do produto químico para cada 10 litros de água.

Para cereais
Centeio, cevada e trigo são tratados com 6 ml de fungicida por metro quadrado de área cultivada. A taxa de aplicação é de 20 a 30 ml por metro quadrado de área cultivada. Se necessário, repita o tratamento após 40 dias. Pulverize as culturas no final da espigação.

Para beterrabas
A beterraba sacarina é pulverizada com o produto durante toda a estação de crescimento, possivelmente duas vezes em intervalos de três semanas. Use 5 a 6 ml de concentrado por metro quadrado de plantio e 60 a 80 ml de solução de trabalho por metro quadrado de plantio.

Para rosas
O fungicida também é usado em plantas ornamentais e é mais eficaz em coníferas e rosas. A concentração da solução de trabalho depende do uso pretendido: para tratamento, são necessários 10 ml para cada balde de 10 litros de água, enquanto para prevenção, 5 ml para a mesma quantidade de líquido são suficientes. Pulverize até quatro vezes por estação, certificando-se de que a temperatura do ar não exceda 25 graus Celsius durante o tratamento.

Para morangos
Como os morangos são frutos de amadurecimento precoce, não é aconselhável usar Falcon neles.

Para uvas
Pulverize as videiras contra doenças fúngicas até quatro vezes por estação: durante a formação dos cachos, após a floração, durante a formação dos ovários e quando as uvas começarem a ganhar cor. Use 80 a 100 ml da solução de trabalho por metro quadrado de vinhedo, cuja concentração depende da idade da videira e da finalidade do tratamento:
- 1 ano - 6 ml para tratamento e 3 ml para prevenção;
- 2 anos - 12 ml para tratamento e 4 ml para prevenção de infecção;
- 3-4 anos – 20 ml para tratamento e 6 ml para prevenção;
- 5 anos ou mais – 20 ml para tratamento e 10 ml para prevenção.

Para tomates
Os tomates são tratados com Falcon apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento da planta — é importante que se passem pelo menos 30 dias antes da colheita. A concentração padrão é de 5 ml para pulverização preventiva e 10 ml para plantas já infectadas.

Medidas de precaução
O produto pertence à classe de toxicidade 3 e apresenta baixo risco para humanos. No entanto, ao manuseá-lo, precauções básicas de segurança devem ser seguidas: use roupas e luvas de proteção, além de um respirador.
A compatibilidade é possível?
O fungicida pode ser usado em misturas de tanque com outros agentes, mas um teste de compatibilidade química é realizado primeiro.
Como armazenar corretamente e por quanto tempo
O prazo de validade informado pelo fabricante é de 4 anos. Armazene o produto químico longe de alimentos e em local escuro e separado, fora do alcance de crianças e animais de estimação.











