- Necessidade do procedimento
- Revisão de medicamentos
- "Topázio"
- Strobie
- Thiovit
- Ridomil Gold
- mistura bordalesa
- Hórus
- "Dnok"
- Quadris
- Vectra
- Falcão
- Remédios populares
- Solução de refrigerante
- Sulfato de cobre
- Enxofre coloidal
- Solução de iodo
- A ordem e o momento da pulverização
- Peculiaridades do controle de doenças em tempo chuvoso
- Antracnose
- Podridão cinzenta
- Podridão branca
- Mofo
- Medidas preventivas contra pragas
- Capina
- Aparar
- Remoção de partes infectadas
- Rega adequada
- Cobertura morta
- Cobertura superior
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Ao cultivar uvas, as plantas exigem atenção e cuidados especiais. O clima quente e chuvoso favorece o surgimento de pragas e doenças, que podem reduzir a produtividade em um quarto. Para preservar a fruta e seu sabor, recomenda-se monitorar as condições climáticas e seguir um cronograma de tratamentos pós-chuva, especialmente em julho. A proteção adequada do vinhedo evitará infecções fúngicas e insetos nocivos.
Necessidade do procedimento
Após chuvas prolongadas, as uvas ficam muito vulneráveis. Respingos de água com sujeira podem infectar os colmos com esporos e bactérias presentes no solo. Portanto, imediatamente após a precipitação, as videiras devem ser tratadas com preparações especiais, especialmente durante o período de maturação.
Revisão de medicamentos
Nenhuma doença é uma sentença de morte para um vinhedo, e qualquer enfermidade pode ser superada. A solução certa é uma abordagem abrangente, abrangendo tanto a prevenção de doenças quanto o tratamento oportuno, o que inclui o uso dos seguintes produtos eficazes.
"Topázio"
Um fungicida de amplo espectro que ajuda a proteger as uvas da antracnose e do míldio. O Topaz pode fortalecer as defesas da planta e suprimir a propagação da infecção. Sua ação é rápida, começando a matar os fungos poucas horas após a aplicação.
Importante! Ao usar, lembre-se das precauções de segurança, pois o Topázio é tóxico para humanos.
Strobie
O produto previne o surgimento da doença, inibe o desenvolvimento de esporos e interrompe o crescimento micelial. O "Strobi" está disponível em grânulos que se dissolvem instantaneamente em água. Prepare a solução de acordo com as instruções. Pulverize as folhas, as videiras, as uvas e o solo na zona radicular. Aplique o produto duas vezes ao longo de um período de 7 a 10 dias. O tratamento final deve ser realizado um mês antes da colheita. Não representa perigo para humanos, aves ou animais.

Thiovit
Este produto é um fungicida e acaricida desenvolvido para tratar doenças fúngicas e matar parasitas. Ele vem em grânulos que se dissolvem facilmente em água. Recebeu muitos elogios de jardineiros por romper a estrutura celular das bactérias em contato com elas e inibir seu crescimento, sem prejudicar as uvas e preservando sua microflora.
Ridomil Gold
Um agente antimicrobiano de contato sistêmico disponível em grânulos e pó. Ele penetra na planta, criando uma barreira contra a penetração de esporos de fungos em toda a plantação — das raízes aos frutos e gavinhas.

mistura bordalesa
Este produto é usado para fazer calda bordalesa, usada para combater antracnose, míldio, rubéola e podridão negra. Atua rapidamente nas áreas infectadas, permanece na planta por muito tempo e protege as uvas com eficácia por até um mês.
Hórus
Um produto completo desenvolvido para combater doenças da videira, como míldio, mofo cinzento, moniliose e outras. Sua principal vantagem é a baixa toxicidade. Disponível em grânulos à prova d'água, o Horus destrói esporos de fungos e ajuda a interromper o ciclo de vida do parasita.

"Dnok"
Inseticida, fungicida e herbicida em um só frasco. Este produto potente é usado para aplicações industriais e não é recomendado para pequenas áreas. Aplique no início da primavera, antes que a seiva comece a fluir, a uma taxa de 8 litros por 0,1 hectare. Isso protegerá a planta contra oídio, antracnose e manchas foliares durante toda a estação.
Importante! "Dnok" é um medicamento altamente tóxico e extremamente perigoso para os seres humanos. Portanto, é importante tomar precauções e usá-lo de acordo com as instruções da embalagem.
Quadris
Este fungicida tem efeito duradouro. É usado para proteger e tratar doenças fúngicas, pois mata esporos fúngicos e estimula e melhora o crescimento da uva. A aplicação correta garante que o efeito terapêutico e preventivo dure de 2 a 3 semanas.

Vectra
Fungicida de contato e sistêmico com ação protetora. Inodoro. Disponível em ampolas de 2 e 5 ml. A aplicação durante a floração é proibida. Classe de perigo 3. Este produto elimina a esporulação de fungos fitopatogênicos, trata as uvas e limita os danos.
Falcão
Este produto previne o desenvolvimento de oídio, ferrugem e oídio em videiras. O Falcon proporciona proteção duradoura, é levemente tóxico e não representa risco ambiental. Os patógenos são impedidos de desenvolver resistência à composição do fungicida, permitindo seu uso por vários anos.
Pertence à 2ª classe de perigo para os seres humanos.
Remédios populares
Muitos jardineiros usam com sucesso remédios populares em vez de produtos químicos para proteger vinhedos de doenças fúngicas e pragas.
Solução de refrigerante
Um remédio versátil, útil para combater mofo, sarna cinzenta e outras doenças. Borrifar as partes aéreas das uvas com uma solução de soda durante chuvas fortes pode aumentar o teor de açúcar da fruta à medida que amadurece, protegendo-a da podridão cinzenta. Para isso, prepare uma mistura de 5 colheres de sopa de soda, 10 litros de água e 20 ml de sabão líquido.
![]()
Sulfato de cobre
Este produto é usado para matar parasitas e patógenos que se escondem sob a casca da planta. Para prevenção, trate as videiras com uma solução de 100 g de sulfato de cobre a 1% diluído em 10 litros de água. Para infestações severas, pulverize os arbustos com 300 g de uma solução a 3%, previamente diluída em 10 litros de água. Esta solução é recomendada para uso em clima frio e úmido, antes da brotação.
Enxofre coloidal
O enxofre coloidal é um fungicida inorgânico em pó amarelo-acinzentado, contendo 80-95% de enxofre e 5-20% de outras substâncias. Para fins preventivos, pulverize durante a brotação para prevenir doenças em brotos verdes. Não use durante a floração. O tratamento é eficaz em temperaturas acima de 20 °C (68 °F); abaixo dessa temperatura, a eficácia do produto é reduzida, pois mata pragas e fungos no vapor. Não pulverize em temperaturas acima de 35 °C (95 °F), pois isso pode causar queimaduras nas folhas e frutos.

Para prevenção, use 40 g para cada 10 litros de água e, para tratamento, use 100 g para o mesmo volume de líquido. O efeito protetor dura aproximadamente duas semanas, e o efeito mais rápido ocorre de 3 a 4 horas após a aplicação.
Solução de iodo
Uma maneira eficaz de se livrar de O tratamento da uva contra a podridão cinzenta é Trate os cachos de uva com 5% de iodo quando a fruta estiver ganhando tamanho e durante o amadurecimento em tempo chuvoso, diluindo 0,5-1 ml por 1 litro de água. Esta solução não só protege a cultura de doenças como também enriquece a fruta.

A ordem e o momento da pulverização
Cada jardineiro deve desenvolver seu próprio cronograma de tratamentos preventivos para uvas. Esse cronograma deve ser baseado nas condições climáticas, no clima, no período de maturação das uvas, nas características varietais e na prevalência de doenças na área de cultivo.
Etapas da pulverização:
- Na primavera, antes da floração, borrife as uvas com calda bordalesa e oxicloreto de cobre para fortalecer sua imunidade.
- Após as 3 primeiras chuvas no início da floração e formação dos frutos em temperaturas acima de 10 graus, use “Strobe”, “Quadris” ou outro produto complexo.
- Após a floração, no verão, quando há muita chuva, aplique sistematicamente qualquer um dos fungicidas até o final de julho, dentro de 2 horas após a chuva.
Dica! Ao tratar, preste atenção às partes da videira que apresentam maior risco de infecção. Os caules que entram em contato com o solo durante os períodos de chuva devem ser bem pulverizados, pois o efeito do fungicida se estende às partes da planta expostas a ele.
Peculiaridades do controle de doenças em tempo chuvoso
Após chuvas em climas quentes, o risco de os vinhedos serem infectados por doenças fúngicas, como antracnose, podridão cinzenta, podridão branca e míldio, aumenta.
Antracnose
Esta doença fúngica afeta todas as partes verdes da videira, especialmente os tecidos jovens. Seu aparecimento é indicado por pequenas manchas marrons com uma borda branco-escura, que posteriormente aumentam e se fundem, secando e morrendo. Os brotos também são afetados, ficando cobertos por manchas marrons necróticas e afundadas. O tecido afetado racha, formando úlceras profundas. Os caules tornam-se quebradiços, quebradiços e ressecados.

Trate a cultura contra a antracnose na primavera e no outono com uma solução de sulfato ferroso a 10% e, após chuvas prolongadas, use uma calda bordalesa de 1-3%.
Podridão cinzenta
O fungo prefere as partes verdes das uvas. Os sintomas incluem manchas marrons na folhagem cobertas por uma película, necrose do tecido lenhoso dos brotos, ressecamento das inflorescências e cachos e casca marrom e solta dos frutos.
Para proteger os vinhedos do mofo cinzento, pulverize com "Dnok" antes da brotação. Use "Ortoftapan" durante a estação de crescimento. Após a colheita, fumigue a área de armazenamento com enxofre.

Podridão branca
Esta doença fúngica ataca frutas verdes em climas úmidos e quentes. A podridão branca pode ser diagnosticada pelo aparecimento de caroços branco-sujos nas bagas, seguidos de murchamento e ressecamento.
Uma solução de calda bordalesa a 3-4% pode ser usada para combater fungos. Borrife a planta com ela. Repita o procedimento após chuvas, quando os sintomas de infecção aparecerem.
Mofo
O míldio é considerado uma das doenças mais perigosas da uva, afetando todas as partes da planta. Este míldio ocorre após chuvas, por isso seu desenvolvimento é observado principalmente em condições de precipitação frequente no verão. Em condições de alta umidade, os esporos do fungo viajam em gotículas de água e penetram no tecido da uva.

A doença é diagnosticada pelos seguintes sintomas:
- aparecimento de manchas transparentes de até 3 cm de diâmetro, de coloração amarela, na superfície externa das folhas;
- a presença de uma camada branca aveludada após precipitação na forma de chuva, orvalho, neblina;
- inibição do crescimento e desenvolvimento dos pés de uva;
- queda de folhas;
- escurecimento dos frutos - eles adquirem uma coloração azul e marrom e enrugam.
Para prevenir o mofo, pulverize com calda bordalesa a 1% após a chuva, antes que os esporos penetrem no tecido da planta. Suspensões como oxicloreto de cobre (0,5-0,8%) e Zineb (0,5-0,7%) também podem ser usadas para proteção.

Medidas preventivas contra pragas
Medidas preventivas incluem operações e técnicas que não só aumentarão o rendimento, melhorarão a qualidade dos frutos, acelerarão o amadurecimento dos frutos e melhorarão sua aparência, mas também protegerão contra pragas perigosas.
Capina
A remoção oportuna de ervas daninhas ajudará a reduzir o nível de umidade na parte inferior das uvas e evitará o desenvolvimento de doenças.
Aparar
Uma poda realizada corretamente criará condições favoráveis para uma boa aeração e iluminação suficiente de todas as partes da planta.

Remoção de partes infectadas
Ao cultivar uvas, é necessário inspecionar constantemente a planta e remover prontamente todas as partes afetadas por pragas e, em seguida, queimá-las do local.
Rega adequada
É importante organizar corretamente a irrigação, umedecendo o solo de maneira ideal e mantendo-o nas condições necessárias para o bom desenvolvimento das uvas.
Dica! Regue com cuidado nas raízes, evitando que a umidade atinja as folhas da planta.

Cobertura morta
É essencial cobrir o solo ao redor das videiras com cobertura morta. Húmus ou coníferas trituradas podem servir como cobertura morta. Isso evitará escavar e perturbar a camada superficial do solo, que abriga esporos de fungos.
Cobertura superior
Adicionar nutrientes fortalecerá a imunidade das uvas e aumentará sua resistência a diversas doenças fúngicas.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes
O cultivo de uvas exige um profundo conhecimento científico e, nos estágios iniciais do aprendizado, um viticultor iniciante deve responder a muitas perguntas sobre a prevenção e o controle de doenças e pragas durante a estação chuvosa. Os conselhos e recomendações de jardineiros experientes o ajudarão com isso:
- Trate as plantações de uvas nas primeiras horas da noite, após o pôr do sol.
- Borrife de cima para baixo para melhor absorção do produto.
- Utilize um pulverizador equipado com uma bomba selada.
- Use a mistura bordalesa em um dia sem vento.
- Aplique substâncias sulfúricas quando as temperaturas estiverem abaixo de 30 graus para evitar queimar as plantas.
- Ao trabalhar com medicamentos, observe rigorosamente as precauções de segurança.
Essas recomendações ajudarão você a superar doenças rapidamente e obter uma colheita de uvas abundante.











