- Tipos
- Cobre
- Cobalto
- Ferro
- Manganês
- Zinco
- Níquel
- Composição e substância ativa
- Prós e contras do medicamento
- Finalidade na horticultura
- Cobertura superior
- Prevenção de infecções fúngicas
- Fortalecendo o sistema imunológico
- Desinfecção de partes danificadas das uvas
- Instruções de uso
- Solução
- Dosagem
- Estágios de processamento
- Quando processar
- Primavera
- Verão
- Outono
- Erros comuns ao usar
- Regras para cozinhar você mesmo
- Precauções de segurança no trabalho
As uvas são uma cultura única e exigente. Para garantir uma colheita abundante, é importante tratá-las com sulfato de cobre na primavera, verão e outono. Esta substância é eficaz contra fungos. Dependendo da aplicação pretendida, são utilizadas diferentes concentrações da solução. Este fertilizante ajuda as uvas a crescer e se desenvolver, bem como a produzir frutos.
Tipos
Existem vários tipos de sulfato de cobre. Na jardinagem e na horticultura, são utilizados sulfatos de cobre e ferro, que têm um efeito positivo nas plantas.
Cobre
O sulfato de cobre é um sal cristalino hidratado de ácido sulfúrico combinado com metais. Esta substância fortalece o sistema imunológico da planta e ajuda a combater infecções fúngicas. Ao usá-lo, é importante seguir a dosagem recomendada, pois excedê-la impactará negativamente a saúde da planta e do ser humano.
O sulfato de cobre, quando usado ocasionalmente, não representa perigo para o solo, mas se aplicado regularmente, acumula-se, alterando a composição do solo. O excesso de cobre causa clorose nas culturas e a qualidade dos produtos diminui.
O sulfato de cobre na forma de calda bordalesa pode ser usado durante todo o período de cultivo. Para melhores resultados, recomenda-se alternar entre sulfato de cobre e sulfato de ferro.
Cobalto
O sulfato de cobalto, ou sulfato de cobalto, é uma substância cristalina de cor rosa ou vermelha. Dissolve-se facilmente em líquidos, mas lentamente. É amplamente utilizado nas indústrias de vidro e cerâmica. na forma de microfertilizante.

O cobalto é um componente da molécula de vitamina B12. O sulfato de cobalto é considerado moderadamente tóxico. Se usado incorretamente, pode causar problemas gastrointestinais, respiratórios e circulatórios, dermatite aguda, reações alérgicas e disfunção reprodutiva. O sulfato de cobalto altera a composição dos ambientes aquáticos e representa um risco de incêndio.
Ferro
O sulfato ferroso é um fungicida que protege as culturas de jardim contra infecções fúngicas e é eficaz contra musgos e líquens. Apresenta-se na forma de um pó verde-claro ou verde-acinzentado e é altamente solúvel em líquidos.
Ajuda a combater a murcha de Alternaria, antracnose, mofo cinzento, coccomicose, sarna, oídio e oídio em uvas. Aplique no outono e na primavera, antes da brotação e após a queda das folhas. Não use como fertilizante ou para tratamento foliar. Pode causar queimaduras devido à sua alta acidez.

Manganês
O sulfato de manganês é um composto inorgânico composto por sal metálico de manganês e ácido sulfúrico. É mais comumente utilizado na indústria têxtil e também é um fertilizante eficaz. Se uma planta for deficiente em manganês, ela desenvolve clorose, crescimento lento e floração atrasada.
O manganês tem um efeito positivo na fotossíntese e aumenta a frutificação. O sulfato de manganês é adequado para a fertilização foliar de culturas como ervilha, feijão e beterraba. Também pode ser usado no tratamento de sementes antes da semeadura. O manganês retém a umidade nas plantas, tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento e aumenta a absorção de nitrogênio, fósforo e potássio.
O sulfato de manganês não é recomendado para uso em solos soddy-podzólicos. É mais frequentemente usado como fertilizante foliar. A planta deve ser tratada três vezes ao longo da estação: antes da floração, durante a floração e durante a estação de crescimento.

Zinco
Esta substância é um sal de zinco do ácido sulfúrico. É amplamente utilizada nas indústrias química e têxtil, bem como na indústria farmacêutica e veterinária. Possui efeitos positivos no corpo humano, incluindo propriedades antissépticas, secativas e imunomoduladoras.
O sulfato de zinco não deve ser descartado na agronomia. É considerado um fertilizante universal, usado quando há deficiência de zinco no solo. Adequado para todos os tipos de culturas, o sulfato de zinco reduz o tempo de amadurecimento, aumenta a produtividade e aumenta o teor de açúcar e vitaminas. Também é usado como fertilizante foliar.
O sulfato de zinco é usado para tratar sementes de leguminosas, milho e soja durante o período de pré-semeadura.
Níquel
O sulfato de níquel é uma substância cristalina, de cor esmeralda ou turquesa. É altamente solúvel em líquidos e evapora quando exposto ao ar. É classificado como uma substância tóxica, portanto, é necessária proteção ao manuseá-lo. É mais comumente utilizado em galvanoplastia, engenharia elétrica, metalurgia, perfumaria e indústria química.

Composição e substância ativa
O sulfato de cobre é uma substância ecologicamente correta. Seu principal componente é o cobre, que promove o crescimento e o desenvolvimento saudáveis das plantas. Está disponível na forma de pó ou em pequenos cristais azuis.
Prós e contras do medicamento
A substância tem efeitos positivos e negativos nas uvas. Os benefícios desta solução incluem:
- acessibilidade;
- amplo espectro de ação;
- eficácia no combate às infecções fúngicas;
- tratamento e prevenção de doenças de uvas e outras culturas.
Quanto aos aspectos negativos, eles incluem o seguinte:
- toxicidade;
- capacidade de acumulação no solo, nas culturas e nas frutas;
- queimaduras de folhagens e raízes com ligeiro aumento da dosagem.
Apesar dos aspectos negativos mencionados, o sulfato de cobre ainda é usado no tratamento de vinhedos.
Este produto químico se mostra positivo, principalmente se todas as recomendações das instruções forem seguidas.

Finalidade na horticultura
O sulfato de cobre é um fungicida eficaz usado apenas para a prevenção de infecções fúngicas em frutas e bagas. mas não para seu tratamento.
É usado para tratar macieiras, pereiras e marmeleiros contra manchas e sarna. Se as árvores frutíferas com caroço estiverem infectadas com moniliose ou coccomicose, o produto será útil. Ajuda a proteger as rosas contra manchas e oídio, e os tomates, berinjelas e pimentões contra a requeima.
Cobertura superior
Como fertilizante para uvas, este produto é mais indicado para solos arenosos e turfosos. Sinais de deficiência de micronutrientes:
- brotos jovens subdesenvolvidos;
- pontas de folhas brancas.
Fertilize as videiras com adubação foliar. Isso deve ser feito antes da floração. Para preparar a solução, você precisará de 4 g de sulfato de cobre para cada 10 litros de água. Evite exagerar, pois o excesso de cobre no solo pode danificar a planta. Se houver precipitação após o tratamento da videira, espere pelo menos 30 a 45 dias antes de refertilizar.
Prevenção de infecções fúngicas
O sulfato de cobre é usado para combater sarna, manchas marrons e brancas, oídio e micoses. As uvas são tratadas por pulverização. Para garantir que a solução adira melhor às folhas, adicione sabão em pó, leite ou detergente para roupas à solução. Para resultados eficazes, 100 g de solução para cada 10 litros de líquido são suficientes. Recomenda-se mergulhar as mudas na solução para ajudar a prevenir fungos.

Fortalecendo o sistema imunológico
Antes do plantio, reforce a imunidade das mudas mergulhando-as em uma solução de sulfato de cobre a 2%. Este tratamento aumenta as chances de desenvolver um arbusto vigoroso e produzir uma colheita de alta qualidade. Se uma planta adulta estiver enfraquecida ou propensa a doenças, recomenda-se a pulverização.
Desinfecção de partes danificadas das uvas
A desinfecção das áreas danificadas das uvas é realizada com uma solução preparada com 10 litros de líquido e 100 g de produto químico. Este concentrado não prejudica a planta de forma alguma e não causa sua morte.
Instruções de uso
Para processamento de uvas Se os resultados forem positivos, certas regras, recomendações e dosagens devem ser seguidas. Ignorar essas diretrizes resultará no murchamento e morte da planta.
Solução
Instruções de preparo:
- Use um recipiente de vidro para misturar.
- Misture sulfato de cobre em 5 litros de água: para uma solução de 1% – 100 g, para uma solução de 3% – 300 g.
- Prepare uma solução de cal apagada. Dissolva o pó em 1 litro de líquido, aumentando gradualmente a quantidade para 5 litros. Para uma solução a 1%, use 100 g; para uma solução a 3%, use 300-400 g.
- Adicione sabão ou outro componente que ajude o produto a grudar nas folhas (mencionado anteriormente).
- Misture as duas soluções.
- Coe a mistura resultante, use imediatamente após o preparo, não armazene.

Dosagem
Para evitar a sobrecarga de cobre, é importante manter a dosagem adequada, pois ela varia de acordo com a finalidade. Finalidades e dosagens:
- tratamento de primavera – 100 g por 10 l de líquido;
- contra sarna – 30 g por 1 litro de líquido;
- tratamento de outono – 50 g por 1 litro de líquido.
A calda bordalesa, que contém sulfato de cobre e cal na proporção de 1:1, é frequentemente usada para tratar uvas. Também é adicionado sabão. O consumo dessa mistura para uma mangueira de tamanho médio é de aproximadamente 2 litros.
Estágios de processamento
A cultura é tratada pela manhã ou à noite, de preferência em um ambiente sem vento. Utilize o produto descrito anteriormente na subseção "Solução". É necessário equipamento de proteção individual ao manusear o produto químico.
Se Depois que o vinhedo foi tratado, choveu, então o efeito será insignificante e é aconselhável repetir o procedimento após 30-40 dias.
Além disso, por vários dias após a pulverização, você deve evitar tratar a planta com outros produtos ou fertilizantes.

Principais etapas:
- processando o arbusto de cima;
- pulverizando a camada intermediária;
- aplicação da preparação nas mangas e no tronco;
- irrigação do suporte.
Quando processar
O momento da pulverização depende do objetivo desejado. Recomenda-se pelo menos três aplicações por estação:
- no outono – ajuda a destruir infecções fúngicas;
- na primavera – desinfecção e prevenção;
- no verão – suprime a atividade de microrganismos nocivos.
É preferível pulverizar as uvas no outono, pois este é o principal tratamento para a planta, mas os outros dois não devem ser excluídos.
Primavera
O tratamento de primavera é recomendado antes da brotação. É melhor pulverizar as uvas quando a temperatura externa estiver entre 6 e 8 graus Celsius (43 e 46 graus Fahrenheit), pois o cobre pode causar resfriamento, o que pode matar a planta em baixas temperaturas.

O que deve ser feito?
- Solte a videira da cobertura e prenda-a na treliça para que ela seque um pouco.
- Após alguns dias, pulverize com uma solução de 1%.
- O tratamento é realizado em todos os lados do mato.
Verão
No verão, a pulverização é recomendada apenas em casos raros, ou seja, aos primeiros sinais de infecção fúngica. Para o tratamento, use uma solução fraca — não mais que 0,5%.
Outono
A pulverização é realizada após a colheita e a queda completa da folhagem. A época prevista para este procedimento é do início ao final de novembro. As videiras são completamente irrigadas. Isso ajudará a proteger a cultura contra infecções e a propagação da doença.

Como é realizado o procedimento:
- Remoção e queima de galhos e folhagens danificados.
- Amarrando as videiras em um feixe.
- Tratamento com sulfato de cobre a 1%.
Erros comuns ao usar
Para obter resultados positivos, é importante seguir as recomendações. Aqui estão alguns erros comuns que jardineiros, especialmente iniciantes, cometem ao usar este produto:
- A dosagem incorreta resultará em queimaduras foliares e nos frutos, o que consequentemente reduzirá a qualidade da colheita.
- Uso contínuo de sulfato de cobre. Este produto químico só deve ser usado em casos extremos.
- Não remover brotos e folhas danificados e fracos antes do tratamento. Essas áreas são um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Para melhores resultados, solte o solo ao redor do arbusto antes do tratamento.
- Não utilizar equipamento de proteção durante o trabalho. Ignorar esta precaução pode resultar em queimaduras no trato respiratório ou nas mucosas dos olhos, boca ou laringe.
Regras para cozinhar você mesmo
Para preparar a solução, você precisará de 100 g do produto químico, 10 litros de líquido e cal. Dissolva o sulfato de cobre em água morna e dilua a cal separadamente. Em seguida, misture as duas soluções. Recomenda-se usar um recipiente de plástico ou vidro para o preparo.
A solução final deve ser azul-clara. Se a solução apresentar uma tonalidade esverdeada, as proporções não estavam corretas durante o preparo e ela ficou ácida.
Para reduzir a acidez, adicione outra porção de cal. A solução preparada pode ser armazenada por 24 horas e estará pronta para processamento em 2,5 a 3 horas.
Precauções de segurança no trabalho
Para evitar danos à planta e ao seu próprio corpo, é recomendável seguir precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos:
- Proteja seu corpo com roupas, sapatos e máscara especiais.
- Exclusão do uso de componentes na solução diferentes dos indicados anteriormente.
- O procedimento é realizado pela manhã ou à noite.
- Cultivo de vinhas em clima seco e sem vento.
- Pulverização do arbusto e suporte.
- O tratamento de verão deve ser realizado pelo menos 30-35 dias antes da colheita.
- Durante o trabalho, mexa constantemente a solução.
- Evite regar o arbusto antes do tratamento.
- Irrigação de todo o mato.
Se você seguir todas as regras e recomendações de processamento, as uvas nunca ficarão doentes e você se deliciará com sua colheita.











