Como tratar uvas contra o míldio, as melhores medidas de controle e regras de tratamento

Ao cultivar uvas em seus jardins, muitas pessoas se deparam com doenças perigosas que afetam as videiras. Uma das doenças mais perigosas da uva é o míldio. Para se livrar dessa doença, é importante entender completamente suas características e os métodos de tratamento mais eficazes.

Descrição geral da doença

Antes de iniciar o tratamento, é necessário entender a descrição desta patologia fúngica.

História da aparência

O oídio foi mencionado pela primeira vez na América do Norte. Os jardineiros souberam dessa doença perigosa que afetava uvas e outras plantas em 1834. Ela surgiu inicialmente em videiras selvagens e gradualmente se espalhou para os jardins dos agricultores.

A doença chegou à Europa várias décadas depois, em 1874. No entanto, o míldio começou a aparecer em massa nos vinhedos em 1901. Ele reduziu significativamente a produtividade até a década de 1950. Quando os primeiros tratamentos químicos ficaram disponíveis, os jardineiros puderam tratar a doença eles mesmos.

mofo na folha

Estágios de desenvolvimento

Existem vários estágios de desenvolvimento da doença, cujas características devem ser conhecidas com antecedência:

  • Micélio. Este é o estágio inicial, durante o qual os corpos frutíferos incham devido ao aumento da umidade, estouram e são espalhados pelo jardim pelo vento.
  • Estágio conidial. Os esporos do fungo são transportados pelo vento e pousam nas plantas, onde começam a germinar. O estágio conidial não dura muito tempo, até que as videiras comecem a dar frutos e as bagas amadureçam.
  • Estágio de ascomiceto. Neste estágio de desenvolvimento, as folhas das plantas afetadas ficam cobertas por uma fina camada de esporos e manchas amarelas. Em julho ou agosto, corpos de frutificação contendo esporos se formam nas folhas, que são transportados pelo vento para as mudas vizinhas no final do verão.

desenvolvimento de mofo

Sintomas

Para detectar o oídio precocemente, você deve estar familiarizado com seus principais sintomas. Estes incluem os seguintes:

  • Clareamento da folhagem. Na primavera, manchas claras de 20 a 30 mm de tamanho aparecem na superfície das lâminas foliares. Gradualmente, elas ficam amareladas.
  • Floresce na parte inferior das folhas. Uma flor fofa e de cor clara pode ser vista na parte inferior das folhas. Às vezes, aparece na superfície das uvas.
  • Retardo de crescimento. O desenvolvimento dos brotos jovens pode diminuir ou parar completamente.
  • Queda de folhas. Se não forem tratadas, as folhas afetadas começarão a cair.

Rotas de distribuição

Muitos jardineiros estão interessados ​​na disseminação desta doença fúngica. À medida que os vinhedos se expandem para o norte, o míldio se torna cada vez mais comum nas regiões do norte. Condições climáticas desfavoráveis ​​retardam a progressão da doença, mas ela ainda infecta as mudas.

O oídio se espalha graças aos ventos fortes, que carregam esporos de fungos de mudas infectadas. Os patógenos também podem ser disseminados por sementes e outros materiais de plantio.

doença do mofo

Diagnóstico

O diagnóstico precoce pode ajudar a salvar plantas doentes, por isso todo jardineiro deve aprender a diagnosticar o mofo.

Manifestações e sinais externos

O oídio pode ser diagnosticado precocemente por seus sinais e sintomas externos. Uma planta infectada tem aparência diferente de plantas saudáveis. Uma manifestação externa característica do oídio é uma camada branca de um milímetro de espessura. Ela cobre completamente a superfície da lâmina foliar. Sem tratamento oportuno, manchas amareladas aparecem nas folhas, levando ao murchamento e à queda das folhas.

folhas secas

Sinais de oídio também incluem manchas na superfície dos frutos. Inicialmente, eles aparecem cobertos por manchas claras, que escurecem com o tempo.

Consequências

Se esta doença fúngica não for tratada, os jardineiros enfrentarão as seguintes consequências:

  • Redução da produtividade. Arbustos afetados pelo oídio começam a frutificar com menos eficiência. A produtividade dessas plantas diminui em 60-80%.
  • Deterioração do sabor da fruta. As uvas colhidas de mudas infectadas apresentam um sabor amargo característico, que prejudica o sabor das uvas. Por esse motivo, raramente são utilizadas para processamento e produção de vinho ou suco.
  • Enfraquecimento da muda. Plantas afetadas pelo oídio tornam-se significativamente mais fracas e menos capazes de lidar com ataques de pragas e baixas temperaturas.

Métodos de tratamento

Existem três métodos principais de tratamento de videiras com os quais você precisa se familiarizar com antecedência.

Produtos químicos

Você pode tratar o míldio dos vinhedos com produtos químicos. Este método é considerado o mais eficaz, e é por isso que muitos jardineiros o utilizam. Os seguintes tipos de produtos químicos são usados ​​durante o tratamento:

  • Limpadores de contato. Esses limpadores são feitos de cobre. A vantagem dos limpadores de contato é que eles deixam uma película protetora na superfície tratada após o uso.
  • Sistêmicos. São preparações modernas que destroem patógenos dentro e fora da planta.

Fungicidas orgânicos

Às vezes, os jardineiros evitam pulverizar mudas com produtos químicos e tentam tratá-las com fungicidas orgânicos. Esses tratamentos biológicos são menos eficazes, mas podem ajudar a eliminar a doença em um estágio inicial. Pulverizar regularmente os arbustos com tratamentos biológicos pode reduzir a taxa de infecção e prevenir o desenvolvimento de oídio.

Fungicidas orgânicos

Se a infestação for grave, o tratamento com agentes orgânicos não ajudará e você terá que usar produtos químicos.

Combinado

Para se livrar do oídio, você pode usar fungicidas combinados. Uma característica distintiva desses produtos é que eles contêm componentes de tratamentos sistêmicos e de contato. A pulverização com fungicida deve ser feita regularmente, de 3 a 4 vezes ao longo da estação. Se usados ​​corretamente, esses produtos interromperão o crescimento do fungo patogênico e eliminarão a doença.

Prevenção com medicamentos

Existem vários remédios que são usados ​​para prevenir o aparecimento de mofo.

mistura bordalesa

A calda bordalesa é um preventivo popular contra doenças fúngicas. O primeiro tratamento das mudas com esta solução é durante o período de floração. Especialistas recomendam o uso de soluções diluídas, com concentração máxima de 2%.

mistura bordalesa

Uma segunda pulverização é realizada após a floração do vinhedo. Neste caso, utiliza-se uma mistura de 1%. As mudas são tratadas à noite, quando não há vento ou sol.

Oxicom

Este produto é feito de oxadixil e oxicloreto. As vantagens do "Oxychom" incluem sua eficácia e facilidade de uso. O produto é vendido em pó e deve ser previamente dissolvido em água. Para preparar a mistura de trabalho, adicione 60 a 80 gramas do produto a um balde de dez litros de água. A mistura é então agitada por 1 a 2 minutos e usada para tratar o vinhedo.

O produto é usado 2 a 3 vezes por estação, com um intervalo de 2 a 3 semanas entre cada tratamento.

Pico Abiga

Um produto eficaz contendo oxicloreto de cobre, que suprime os patógenos que causam oídio e outras doenças fúngicas, o Abiga-Peak é usado para prevenir:

  • mofo;
  • requeima tardia;
  • fusário;
  • sarna;
  • bacteriose.

Para preparar uma mistura para pulverização, adicione 50 mililitros de Abiga-Peak a dez litros de água morna. Deixe a mistura em infusão por meia hora e, em seguida, aplique nos arbustos.

Pico Abiga

Polihom

Para proteger plantações ornamentais, de jardim e vegetais, use "Polychom". Este agente protetor repele pragas e destrói esporos de fungos.

O medicamento tem um efeito protetor de contato e, portanto, é eficaz contra esporos na superfície das plantas. O tratamento é realizado com uma solução de trabalho pré-preparada. Para criar o tratamento, dez litros de água são misturados com 45 mililitros do medicamento. As mudas de uva são pulverizadas no máximo uma vez por mês.

Policarbacina

Este fungicida sistêmico possui propriedades protetoras e curativas. Por isso, os jardineiros usam Polikarbatsin para prevenir e eliminar o oídio. Também ajuda a combater a macrosporiose, o mofo cinzento e as manchas.

O produto é vendido em pó em pequenos sachês de 50 a 60 gramas. Um sachê é suficiente para o tratamento preventivo de 4 a 5 videiras altas. "Policarbacina" deve ser usado de 2 a 3 vezes durante o verão.

Policarbacina em embalagem

Thiovit Jet

Thiovit Jet ajudará a proteger seu vinhedo e outras plantas contra pragas e doenças. Este produto contém microelementos que ajudam a matar microrganismos patogênicos. O Thiovit Jet vem na forma de pequenos grânulos que são dissolvidos em água antes do uso. Para preparar a solução, adicione um grânulo a 10-12 litros de líquido. Misture e pulverize a videira.

O procedimento é realizado no final da tarde, em tempo calmo. As uvas devem ser tratadas com fungicida duas vezes por safra.

"Topázio"

Um fungicida sistêmico à base de penconazol. Especialistas recomendam o uso do Topaz com cautela, pois possui classe de risco 3. É vendido como uma emulsão que deve ser dissolvida em água antes do uso.

As uvas devem ser tratadas com Topaz pelo menos duas vezes — antes e depois da floração. Use uma mistura diluída para evitar danos às videiras. Para prepará-la, adicione 1 a 2 mililitros de fungicida a cinco litros de água fria.

fungicida topázio

Actélico

Este inseticida tem ação por contato e no estômago e é mais frequentemente utilizado no controle de pragas. No entanto, o Actellic é por vezes utilizado para prevenir o oídio em plantas. Seu principal ingrediente ativo, o metil pirimifos, mata os esporos do fungo.

O "Aktellik" deve ser usado a partir de meados da primavera, quando o ar aquece até 15-20 graus Celsius. Nessas temperaturas, a eficácia do inseticida aumenta significativamente. Os arbustos são pulverizados com este medicamento uma vez na primavera e no verão.

Thanos

Para eliminar doenças fúngicas e proteger mudas de uva do oídio, você pode usar Thanos. Este produto é considerado um dos fungicidas mais eficazes, frequentemente utilizado no cultivo de diversas plantas de jardim e hortaliças.

O Thanos é vendido na forma de grânulos solúveis em água. Para criar uma mistura de tratamento para uvas, dissolva um grânulo em um recipiente de dez litros de água. O Thanos deve ser usado pelo menos três vezes por temporada.

Ridomil Gold

Para evitar que oídio, requeima precoce, requeima tardia e outras doenças fúngicas afetem as videiras plantadas, você pode usar Ridomil Gold. Pulverize as videiras com o produto para mantê-las livres de esporos de fungos. Este produto contém mancozebe e mefenoxam.

Ridomil Gold

Para preparar uma solução de pulverização para videiras, misture 50-60 gramas de Ridomil Gold com dez litros de água. Aplique nas plantas de manhã e à noite.

"Acrobata"

O "Acrobat" é considerado um fungicida eficaz porque é fabricado com dois ingredientes ativos: ácido cinâmico e ditiocarbamato. Esses micronutrientes são bastante eficazes contra esporos de fungos que se desenvolvem devido ao oídio.

O "Acrobat" é produzido em pó, vendido em embalagens de dez gramas. Para criar uma mistura para o tratamento de videiras, adicione uma embalagem a um balde de água e mexa. A mistura é deixada em infusão por uma hora, após o que é pulverizada na superfície das videiras.

Revisão de fungicidas populares

Existem nove medicamentos fungicidas que são considerados os mais eficazes no combate ao mofo.

fungicidas para plantas

Pico Abiga

O Abiga-Peak é feito de oxicloreto de cobre, que ataca e destrói esporos de fungos. Recomenda-se a leitura das instruções do produto para o uso adequado.

Primeiro, prepara-se uma mistura de trabalho para uso na videira doente. 50 a 70 mililitros de fungicida são misturados com água. É melhor usar água morna, pois o Abiga-Peak se dissolve melhor nela. As videiras são pulverizadas com a solução a cada três semanas durante toda a temporada.

Acrobat MC

Este medicamento é indispensável no combate à requeima, oídio, pinta preta e outras infecções fúngicas. O "Acrobat MC" é vendido em grânulos, que se dissolvem rapidamente em água morna e fria. É feito de mancozebe e dimetomorfe, que matam os patógenos causadores de doenças fúngicas.

Acrobat MC

Para preparar uma solução de trabalho de Acrobat MC, dissolva uma cápsula em 8 a 10 litros de água. Às vezes, duas cápsulas são adicionadas de uma só vez para tornar a mistura mais concentrada.

mistura bordalesa

Para se livrar do oídio e salvar suas videiras, você pode borrifá-las com calda bordalesa. Ela é feita misturando cal apagada e sulfato de cobre em partes iguais. A mistura resultante tem propriedades desinfetantes, eliminando microrganismos perigosos das suas plantas.

O primeiro tratamento é realizado quando os brotos dos caules estão inchados. Na próxima aplicação, a planta é pulverizada com o produto durante a estação de crescimento. Nesse caso, utiliza-se um fungicida fraco a 1%.

Sulfato de cobre

Um produto em pó feito de sulfato de cobre. É usado por jardineiros para tratar doenças fúngicas em vegetais e plantações de jardim. As vantagens do sulfato de cobre incluem sua ação protetora e eficácia duradouras.

Para tratar cem metros quadrados de vinhedo, você precisará preparar dez litros de solução de trabalho. Para isso, adicione 90 a 10 gramas da solução à água. Não adicione mais sulfato de cobre, pois o excesso pode prejudicar a planta.

Sulfato de cobre

Oxicom

Um fungicida em pó usado para aplicação foliar em vinhedos e outras plantas de jardim. É um produto bicomponente feito de oxadixil e oxicloreto de cobre. Os ingredientes do Oxychom inibem a flora patogênica e a destroem gradualmente. Isso elimina o oídio e cura as uvas.

Para preparar o remédio, adicione 20 a 25 gramas de pó a 10 a 14 litros de água. Misture bem e pulverize as mudas.

Ridomil Gold

Não é segredo que doenças fúngicas são muito perigosas e devem ser tratadas imediatamente. Ridomil Gold pode ajudar a tratar videiras infectadas com oídio. Este fungicida é um agente de contato, o que significa que só começa a afetar as plantas após o contato com a microflora patogênica.

A solução é misturada com água na proporção de uma parte para dez partes. A mistura preparada deve ser usada dentro de cinco horas após o preparo, antes que comece a se deteriorar.

Quadris

Para proteger vinhedos de doenças fúngicas, você pode usar o Quadris. Este produto versátil é usado tanto em vinhedos protegidos quanto ao ar livre. O Quadris pode ser usado em uvas, repolho, batata, leguminosas, cebola, alho e outras hortaliças.

A solução é misturada em um balde de água na proporção de uma parte para dez partes. Se a planta já estiver infectada com míldio, uma solução mais concentrada é usada. As mudas devem ser tratadas em clima sem vento.

Capota conversível

Um fungicida granular vendido em sachês de 20 gramas. A principal vantagem do Cabrio Top é sua capacidade de proteger os vinhedos contra o oídio e oídio. Ele também contém componentes que podem tratar antracnose, rubéola e escória.

Recomenda-se a aplicação do produto durante o período de floração das plantas, antes da formação dos cachos de frutos. A pulverização deve ser feita a cada duas semanas, pois o efeito protetor do fungicida dura apenas 15 a 16 dias.

Capota conversível

Tiram

Este é um fungicida protetor que não penetra nas plantas e suprime os esporos nos caules e lâminas foliares. O tirame atua por contato e, portanto, não protege contra doenças que se desenvolvem dentro das mudas. Portanto, os especialistas recomendam o uso do produto apenas para combater o míldio no estágio inicial de seu desenvolvimento.

Para criar uma mistura de trabalho eficaz, o "Thiram" é misturado com água na proporção de uma parte para cinco. As plantas são tratadas no final da primavera e no início do verão.

Remédios populares

Às vezes, os jardineiros não querem tratar mudas de uva com fungicidas ou inseticidas, então eles usam remédios populares.

Cinzas de madeira

Alguns acreditam que as cinzas de madeira só podem ser usadas como fertilizante. No entanto, uma decocção de cinzas é considerada eficaz contra a maioria das doenças e pragas perigosas de plantas. Esta solução repele besouros-pulga crucíferos e pulgões das mudas e elimina o oídio.

Cinzas de madeira

Para criar uma mistura de cinzas, despeje água fervente sobre 350 gramas de pó, mexa e deixe em infusão por várias horas. Para engrossar a mistura, adicione 70 a 80 mililitros de sabão líquido. Aplique a mistura de manhã e à noite a cada 30 a 40 dias.

Dentes de alho

Vários remédios populares são usados ​​para combater o mofo, mas uma solução de alho é considerada uma das mais eficazes. Para preparar uma decocção medicinal, pique seis dentes de alho finamente e despeje-os em um litro de água fervente. Em seguida, deixe a mistura em infusão por 24 horas em temperatura ambiente e, em seguida, misture com cinco litros de água.

As plantas infectadas são tratadas uma vez por semana até que os sintomas do oídio desapareçam. Se a infusão de alho não ajudar a eliminar o oídio, serão necessários tratamentos químicos ou biológicos.

Permanganato de potássio

A solução de permanganato de potássio ou manganês é considerada um antisséptico eficaz. O uso regular dessa solução ajuda a destruir microelementos patogênicos e fungos patogênicos nas plantas. Para preparar a solução de trabalho, mistura-se água com pó de manganês na proporção de um para dez. A solução é então aquecida em um fogão a gás por vinte minutos e deixada em infusão por duas horas.

As mudas são pulverizadas com a solução de manganês resfriada uma vez a cada 10-15 dias.

Permanganato de potássio

Plantar endro ao redor como medida preventiva

Existem várias plantas que previnem o oídio. Para proteger os vinhedos dessa doença, muitos jardineiros plantam arbustos de endro perto deles.

Para plantá-lo, faça pequenos buracos a 30-50 centímetros de distância das uvas para plantar as sementes. No ano seguinte, os arbustos de endro devem brotar, protegendo o vinhedo do oídio e de pragas.

Variedades resistentes

Alguns jardineiros não querem perder tempo tratando o oídio e, portanto, plantam variedades resistentes ao oídio.

Resistente a Ouro

Esta é uma variedade de uva de alto rendimento com período de maturação no meio da estação. Uma característica desta variedade é a sua resistência à maioria das doenças que afetam as videiras. Portanto, quem planta a Uva Golden Resistant em seu jardim não precisa se preocupar com o tratamento contra o míldio. A planta é alta, portanto, para evitar que seus caules se quebrem, será necessário amarrá-los a suportes adicionais.

Resistente a Ouro

As desvantagens da planta incluem o crescimento lento do caule e o tamanho pequeno dos frutos maduros.

Rosa Dniester

Uma variedade híbrida desenvolvida por obtentores no final de 1955. As características distintivas da uva Dniester Pink incluem seu porte alto e resistência a baixas temperaturas e ao oídio. É uma variedade de alto rendimento, com cada planta rendendo mais de quinze quilos de bagas. Os frutos são rosa-vivo com um leve tom bordô. Amadurecem no final de setembro, o que a torna uma uva de maturação tardia.

Búfalo

Uma variedade de uva híbrida criada por criadores em 1938. O arbusto pode atingir até 5 a 6 metros de altura, o que o torna considerado alto. A búfala produz cachos de bagas bastante grandes, pesando até 500 gramas. A maturação começa em meados de agosto e continua até o início de setembro. Os frutos da planta apresentam excelente sabor, com aroma de morango.

Os arbustos desta variedade raramente são infectados com oídio e não são suscetíveis a ataques de pragas.

Uvas Buffalo

Abacaxi

Uva americana resultante do cruzamento das variedades Labrusca, Vinifera e Vitis. A planta recebeu esse nome devido ao sabor característico de abacaxi de seus frutos maduros.

Os arbustos são de médio porte e raramente ultrapassam os três metros de altura. São cobertos por uma folhagem grande, cuja superfície é esverdeada. Esta variedade de abacaxi amadurece precocemente, com os frutos começando a amadurecer em meados de julho. A planta possui imunidade bem desenvolvida e é resistente a fungicidas e mofo.

Cardeal

Esta variedade californiana foi desenvolvida no final da década de 1930. Inicialmente popular nos Estados Unidos, agora é a favorita entre jardineiros do mundo todo. Muitos preferem plantar a Cardinal devido à sua resistência a doenças fúngicas e às flutuações de temperatura.

Entre as desvantagens do Cardinal estão o baixo rendimento e o amadurecimento lento dos frutos.

Mascote

Esta variedade resistente à geada pode ser cultivada ao ar livre, mesmo em regiões do norte. A frutificação da Talisman ocorre no meio do final de agosto. Com os devidos cuidados, as plantas plantadas serão resistentes a doenças fúngicas e virais.

Uvas Talismã

Cuidados pós-colheita

As uvas devem ser devidamente cuidadas após a colheita da safra madura. Os seguintes procedimentos são realizados durante o cuidado:

  • Tratamento preventivo. No outono, as mudas devem ser tratadas com inseticidas ou fungicidas para protegê-las de esporos de fungos.
  • Rega. As plantas precisam de irrigação mesmo após a colheita dos frutos. Em agosto e início de setembro, regue os arbustos de 1 a 2 vezes por semana para evitar que o solo seque demais.
  • Fertilização. As uvas devem ser fertilizadas no início de outubro, antes do início da geada. Isso garante que a planta tenha nutrientes suficientes para o inverno.
  • Remoção de ervas daninhas. A grama é removida em setembro e outubro, antes do início do tempo frio.
  • Poda. A poda envolve a remoção de caules mortos e brotos fracos da planta.

Conclusão

Pessoas que cultivam uvas em seus jardins há muito tempo tratam periodicamente o oídio. Para se livrar rapidamente desse problema, é importante se familiarizar com os principais remédios químicos e populares entre os jardineiros.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata