Causas e tratamento do oídio em macieiras, regras de controle e tratamento

O cultivo de pomares é repleto de dificuldades decorrentes de cuidados inadequados, condições ambientais precárias e clima desfavorável. O oídio, uma infecção fúngica que afeta as macieiras, causa danos significativos. É importante reconhecer os sintomas da doença precocemente para salvar a plantação.

Oídio - que tipo de doença é?

O oídio é uma doença fúngica que afeta a maioria das plantas de jardim, hortaliças e ornamentais. As macieiras também são suscetíveis. A doença também é conhecida como oídio ou oídio.

Patógenos da doença

A doença da macieira é causada por um parasita de um gênero de fungos patogênicos. Eles colonizam várias partes da macieira, onde eventualmente surgem filamentos miceliais brancos contendo esporos. Com o tempo, esses filamentos adquirem uma tonalidade amarelada e escurecem. Os fungos se alimentam de tecido vegetal. O fungo que ataca as macieiras pertence ao gênero Podosphaera.

Ciclo de desenvolvimento da doença

A doença começa com o aparecimento de uma camada esbranquiçada nos caules e folhas. Essa camada contém filamentos miceliais com cadeias de conídios. O micélio se fixa à superfície do tecido vegetal por meio de rebentos especializados. Após as células femininas serem fertilizadas pelas células masculinas, formam-se corpos contendo esporos.

Os cleistotécios, ou corpos frutíferos, se abrem, liberando esporos. Ao atingirem as folhas, infectam as plantas. Isso inicia a infecção primária, que tem um período de incubação de 4 a 6 dias.

placa branca

Os micélios hibernam nos brotos da macieira ou, em invernos mais amenos, nos brotos da planta. Na primavera, germinam, infectando os brotos. Conídios aparecem dentro deles, que se espalham para o restante da macieira. O oídio requer condições adequadas para seu desenvolvimento.

Área de distribuição

As macieiras são mais frequentemente infectadas com oídio em áreas com invernos quentes. As culturas na região de Moscou, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol são particularmente suscetíveis a esse patógeno. Se as macieiras forem cultivadas na Sibéria ou nos Urais, onde as temperaturas caem abaixo de -24 graus Celsius, o oídio não causa nenhum dano. Afinal, nessas condições o fungo pode não sobreviver ao inverno; ele fica enfraquecido e não é capaz de causar danos ao jardim.

Durante a estação de crescimento, as macieiras podem ser infectadas com oídio em regiões com seca severa e alta umidade.

Razões para o aparecimento em macieiras

Os conídios de plantas infectadas são transportados pelo vento e pela precipitação para espécimes saudáveis. Árvores particularmente suscetíveis são aquelas que:

  • crescem em solos densos com baixa umidade e permeabilidade ao ar;
  • não recebem luz solar suficiente;
  • são cultivadas em locais onde os invernos são quentes.

O rápido início da primavera com calor e alta umidade promove o desenvolvimento do micélio.

placa nas folhas

Sinais de danos às árvores

Você pode determinar se uma árvore frutífera está infectada com oídio:

  • revestimento branco, ligeiramente transparente durante o período de emergência da folhagem;
  • deformação, escurecimento, murcha dos brotos;
  • pontos pretos sobre uma camada prateada que fica marrom com o tempo.

Micélio com conídios aparece não apenas em folhas e brotos, mas também em frutos. Em maçãs, manchas marrons, densas e lenhosas frequentemente aparecem.

Os jardineiros devem estar cientes de que a infecção começa a destruir a árvore quando a placa se torna prateada e densa. Nesse ponto, o fungo é difícil de controlar, pois já penetrou no tecido da planta.

O que é perigoso?

O oídio deve ser levado a sério. Não pense que simplesmente limpar a camada removerá o micélio das folhas e brotos para sempre, e a árvore se recuperará. Não, o dano se espalhou para dentro da planta. Os haustórios remanescentes dentro da folha alimentam o micélio, levando ao declínio da árvore e à falta de floração e frutificação.

macieira doente

Com o tempo, a disseminação do micélio na superfície da planta aumentará. A macieira enfraquecida terá mais dificuldade para sobreviver ao inverno.

Meios para combater a doença

Somente métodos eficazes podem proteger um pomar de maçãs do oídio. Assim que os sinais da doença são detectados, os tratamentos são realizados.

Receitas populares

Remédios populares podem ser usados ​​para combater o oídio quando ele inicia sua atividade parasitária. Para pulverizar plantas doentes, escolha soluções desinfetantes e aquelas que podem eliminar a infecção inicial.

Permanganato de potássio

Para preparar uma solução de pulverização para macieiras, dissolva de 1 a 3 gramas de permanganato de potássio em 4 litros de água em temperatura ambiente. Despeje a solução em um borrifador e borrife em todas as partes da árvore. É melhor realizar o procedimento após a chuva, em tempo claro e calmo. Repita a pulverização mais duas vezes por semana.

Permanganato de potássio diluído

Infusão de cebola

Nos primeiros 2 a 3 dias após notar uma camada esbranquiçada nas folhas, você pode combater o patógeno com uma infusão de cascas de cebola. Adicione 100 gramas de cascas a 5 litros de água quente. Deixe a solução em infusão por 24 horas. Só então aplique o tratamento.

Solução de leite

Um remédio popular contra o oídio é o leite. Dilua um litro dele em um balde de água. Borrife a macieira a cada sete dias para curar completamente a doença.

O soro também mata fungos. Também é diluído em água na proporção de 1:10. O procedimento deve ser repetido três vezes, a cada quatro dias.

Graças à feroglobulina da proteína do soro do leite, os patógenos do oídio morrem porque não recebem ar suficiente.

Produtos químicos

Se a doença reaparecer, os remédios populares não restaurarão a saúde das macieiras. É aí que entram os medicamentos que combatem eficazmente os fungos e conídios do oídio.

placa em madeira

Enxofre coloidal

O enxofre coloidal é a primeira escolha contra infecções fúngicas em macieiras. As plantas são tratadas com enxofre quando os brotos começam a se formar. Inicialmente, utiliza-se uma solução de 20 gramas de enxofre por balde de água. Após 12 a 14 dias, será necessária uma solução mais fraca. Isso requer 10 gramas da solução. Pulverize novamente após 2 a 3 semanas. No entanto, é importante observar que faltam 20 dias para a colheita das maçãs.

Fungicida "Topázio"

Um tratamento eficaz é adequado tanto para o tratamento de macieiras quanto para a prevenção do oídio. O fungicida é à base de penconazol. Ele mata o patógeno, penetrando profundamente no tecido da planta. São realizados três tratamentos, com intervalo de 8 a 10 dias. Dilua o fungicida de acordo com as instruções para garantir resultados eficazes.

Fungicida Topázio

mistura bordalesa

Tratar árvores adultas e jovens com calda bordalesa ajudará a proteger as macieiras de patógenos fúngicos. Na primavera, use uma solução de 3% para pulverização e, durante a estação de crescimento, use uma solução de 1%. Apenas três aplicações impedirão o desenvolvimento e a propagação da doença.

Tecnologia de processamento de macieiras

A pulverização de macieiras deve ser feita de acordo com as regras. Isso deve ser feito em tempo hábil para garantir que a planta permaneça saudável. As medidas específicas a serem tomadas dependem da idade da macieira.

Tratamento de uma árvore adulta

Tratar uma árvore alta com copa exuberante contra o oídio é difícil. Pulverizar sozinho é complicado — você precisará de um assistente e um pulverizador potente. Quando galhos e folhas inteiros estiverem infectados, a parte danificada deve ser cortada ou serrada e queimada. Certifique-se de cobrir a área cortada com carvão ativado e piche de jardim.

É importante remover a cobertura morta ao redor da árvore no início da primavera.

A escavação no outono e na primavera destruirá os conídios que hibernam nas folhas caídas. A caiação dos troncos também é feita duas vezes por ano.

doença da macieira

Salvando mudas jovens

Para proteger as mudas de maçã durante o plantio, elas devem ser tratadas com uma solução rosada de permanganato de potássio. A solução de imersão não deve ficar muito saturada, caso contrário o tronco e as raízes podem queimar.

Se a árvore criar raízes rapidamente, o fungo não conseguirá danificá-la. Portanto, é uma boa ideia mergulhar as raízes das macieiras jovens em um estimulante de crescimento antes de plantá-las no pomar.

Na próxima primavera, é aconselhável tratar as mudas com calda bordalesa.

Medidas preventivas

Prevenir o oídio no jardim só é possível por meio de medidas preventivas. Isso inclui a escolha do local certo para o jardim e a manutenção adequada. O desbaste oportuno da copa e a poda dos galhos danificados são essenciais.

Como fertilizar uma macieira no outono para prevenir doenças

Uma árvore enfraquecida pelo inverno é especialmente suscetível a doenças. Fertilize a árvore ao redor do tronco em outubro com fertilizante contendo fósforo. Uma solução de fosfato de sódio a 1% oferece boa proteção contra o oídio.

fertilizando macieiras

Processamento sazonal

As árvores frutíferas são tratadas com fosfato após a colheita das maçãs. A pulverização deve ser feita com um pulverizador para que a solução seja absorvida pelas folhas e mate o fungo do oídio. Árvores de maturação tardia perdem as folhas mais cedo. Elas devem ser regadas com uma solução de fosfato antes do inverno. O desbaste da copa evitará que a doença se espalhe e infecte os brotos vizinhos. Antes da poda, as ferramentas devem ser desinfetadas para evitar infecções.

Variedades resistentes ao oídio

Em regiões onde a doença é disseminada, devem ser cultivadas culturas resistentes ao patógeno. Variedades com forte imunidade à doença incluem:

  • Champanhe Ranet;
  • Sary-Sinap;
  • Verão dourado;
  • Marshmallow;
  • Fortuna;
  • Calville nevado;
  • Parmen dourado de inverno.

Nas macieiras desses híbridos, o patógeno do oídio se desenvolve mal.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata