- Histórico de seleção
- Descrição e Características
- Aparência
- Qualidades de sabor
- Variedades
- Cedo
- Fran
- Preto
- Branco
- Estanho
- Meunier
- Características da variedade
- Resistência à geada
- Resistência à seca
- Produtividade e frutificação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças
- Propriedades benéficas
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Seleção e preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Poda e modelagem
- Baixo padrão
- Alto padrão
- Proteção contra pássaros e insetos
- Preparando-se para o inverno
- Pulverização preventiva
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Enxerto
- Camadas
- Doenças e pragas
- Oídio
- Mofo
- Podridão cinzenta
- Filoxera
- Rolos de folhas
- Colheita e armazenamento
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Graças à sua história centenária, as uvas Pinot Noir são consideradas uma variedade de fruta clássica e são cultivadas ativamente em muitos países ao redor do mundo para produzir vinhos de elite com um sabor único.
Nem todas as variedades de uva são adequadas para produzir vinhos caros e de alta qualidade, utilizando receitas tradicionais. No entanto, os produtores de vinho já identificaram as variedades de alta qualidade há muito tempo.
Histórico de seleção
As uvas Pinot Noir surgiram na França antiga, especificamente na Borgonha, uma província famosa por seus vinhedos e vinhos de alta qualidade. Crônicas do século XIV mencionam a variedade como uma frutífera ativamente cultivada.
Por muito tempo, as origens desta frutífera foram objeto de especulação, mas uma análise genética do DNA da uva Pinot Noir esclareceu tudo. Os pais desta frutífera popular são Uvas Traminer e a variedade Pinot Meunier.
As uvas Pinot Noir sofrem mutações naturais frequentes, o que permite a produção de inúmeras variedades semelhantes e clones da fruta, cada uma com características, aroma e sabor únicos.
Descrição e Características
Esta safra de frutas vermelhas não é conhecida por sua alta produtividade, reage negativamente às mudanças climáticas, tem imunidade natural fraca e é frequentemente atacada por pragas e doenças. No entanto, as propriedades únicas de processamento, as características de sabor das frutas e a excelente resistência à geada compensam todas as deficiências do Pinot Noir.

Interessante! Pinot Noir significa "cone preto" em francês. A variedade recebeu esse nome devido ao formato incomum dos cachos de uva e à cor escura das bagas.
Aparência
Arbustos ramificados de tamanho médio. Nos brotos jovens, as folhas inicialmente parecem amareladas, mas, durante a estação de crescimento, adquirem uma tonalidade verde brilhante.
Os cachos são densos e pequenos, pesando até 110 g, com bagas grandes, azul-escuras. A casca é fina e coberta por uma película protetora. Devido à disposição densa, os frutos frequentemente se deformam.
Qualidades de sabor
Os frutos têm polpa suculenta e sabor adocicado, produzindo um suco incolor. O teor de açúcar por 100 g de fruto varia de 19 a 25%, e a acidez de 6 a 8 g/l.
Importante! Os níveis de açúcar e acidez dependem diretamente da região de cultivo, do número de dias ensolarados, da precipitação e da composição do solo.
Variedades
Como mencionado anteriormente, as uvas Pinot são propensas a mutações naturais, o que levou a uma grande variedade de clones varietais da fruta.

Cedo
A Pinot Ranniy, uma variedade desenvolvida por criadores russos, é uma variedade híbrida de maturação precoce. São necessários 125 dias do início da estação de crescimento até a maturação. Esta variedade se distingue por sua alta resistência à geada e frutos grandes e de cor escura.
Fran
A variedade Pinot Franc é altamente resistente à seca e prefere solos de altitude. Os frutos são grandes, azul-escuros ou roxos, e amadurecem cedo.
Preto
A Pinot Noir é considerada a variedade de uva mais difundida. Ela prospera e é cultivada em climas temperados, sendo amplamente difundida em todo o mundo. É utilizada na produção de vinho.

Branco
Esta variedade se distingue por seus frutos leves e grandes, alta produtividade e maturação precoce. A Pinot Blanc é cultivada em muitos países europeus. Na Itália, os vinhos produzidos com esta variedade de uva são chamados de Pinot Bianco.
Estanho
Uma variedade comercial precoce com frutos roxo-escuros. Esta fruta é resistente à geada, permitindo seu cultivo em larga escala. Os frutos são azedos, com sabor de cereja.
Meunier
A variedade de uva Pinot Meunier não é tão cultivada mundialmente quanto suas primas varietais; a maior parte da fruta é cultivada em sua França natal. Os frutos são de tamanho médio e de cor roxo-escura, quase preta.
Características da variedade
As uvas Pinot Noir são consideradas variedades de meia-estação. Leva de 140 a 150 dias do início da estação de crescimento ativo até a maturação. As colheitas de maior qualidade ocorrem durante os períodos de clima seco e quente do outono.

Resistência à geada
Esta frutífera pode suportar temperaturas de até -30 graus Celsius, por isso é frequentemente cultivada em regiões temperadas. Nas regiões do norte, os arbustos são bem isolados para o inverno.
Resistência à seca
Os arbustos de frutas vermelhas podem sobreviver a secas de curto prazo, mas uma falta prolongada de irrigação afetará negativamente a qualidade e a quantidade da colheita.
Produtividade e frutificação
Durante a fase de floração ativa, inflorescências racemosas com flores masculinas e femininas surgem nos brotos frutíferos, facilitando a autopolinização. Esta variedade frutífera não requer polinização de vizinhas.
A primeira frutificação ocorre do 3º ao 4º ano de crescimento do arbusto em campo aberto. No entanto, o pico de produção ocorre quando as plantas têm de 10 a 15 anos.
Uma única videira rende de 4 a 6 kg de cachos de uvas maduras. Na produção comercial, o rendimento raramente ultrapassa 6 toneladas por hectare. Viticultores experientes às vezes conseguem aumentar o rendimento para 10 toneladas de uvas.
Importante! A produtividade da uva Pinot Noir depende da composição do solo, dos cuidados, das condições climáticas, da umidade e do número de dias quentes e ensolarados.
Aplicações de bagas
Pinot Noir é uma variedade de uva técnica usada para processamento e produção posterior de vinhos secos, de mesa, de sobremesa e espumantes.
O material vínico obtido dessas uvas é a base para a produção das melhores variedades de champanhe francês.
Em casa, sucos são espremidos de frutas vermelhas, néctares são feitos e deliciosas compotas são preparadas.
Resistência a doenças
Os arbustos de frutas vermelhas raramente são afetados por doenças e pragas devido à sua forte imunidade natural. A única doença fúngica contra a qual a planta é imune é o mofo cinzento.
Propriedades benéficas
As uvas contêm muitos aminoácidos, antioxidantes, minerais, fibras alimentares e vitaminas que são benéficas para o corpo.
O consumo diário de uvas melhora a função cardíaca e gastrointestinal, estabiliza o sistema nervoso e alivia a insônia.

As sementes de uva são valorizadas na indústria cosmética, pois contêm substâncias que ajudam a melhorar a estrutura da pele e dos cabelos.
Interessante! Está cientificamente comprovado que vinhos secos removem substâncias nocivas e perigosas do corpo. Recomenda-se beber pequenas quantidades de vinho natural durante a exposição à radiação e a altos níveis de radiação.
Vantagens e desvantagens da variedade
Nem todo jardineiro ou horticultor ousará cultivar variedades exigentes de uvas para vinho em seu terreno. Mas, se a decisão for tomada, é importante entender completamente os prós e os contras do cultivo dessa fruta.
Vantagens.
- A resistência das plantas a geadas severas permite que a variedade seja cultivada em climas moderados e frios.
- O tamanho compacto dos arbustos permite o cultivo de frutas em pequenas áreas.
- Resistência relativa a doenças e pragas.
- Excelentes características dos frutos para a produção de vinhos de alta qualidade.
As desvantagens das uvas Pinot Noir incluem baixos rendimentos, que dependem das condições climáticas e da composição do solo.
Como plantar corretamente
Cultivar uvas Pinot Noir é um esforço árduo, mas gratificante, resultando em um vinho delicioso e nobre.

Recomendações para escolha de prazos
O momento do plantio de frutas depende do clima e das condições climáticas da região de cultivo.
No sul, as uvas são plantadas ao ar livre no outono, após a colheita. Em climas temperados, as plantas precisam de mais tempo para se estabelecer e se desenvolver, então o plantio é feito de meados de março até a segunda quinzena de maio.
Seleção e preparação do local
A cultura de frutas vermelhas prefere áreas bem iluminadas, protegidas dos ventos do norte e das correntes de ar fortes.
A presença de água subterrânea é permitida a um nível de pelo menos 3 m da superfície do solo.

O solo para o plantio de uvas deve ser solto, fértil, com teor de acidez baixo ou neutro.
- A área é escavada a uma profundidade de pelo menos 70 cm, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto.
- O solo é misturado com fertilizantes orgânicos e minerais.
- 2 a 3 semanas antes do plantio, cave buracos de 80 cm de profundidade e largura.
- A distância entre as plantações é deixada de 1 a 1,5 metros, entre fileiras de 2 m.
- Pedras quebradas e uma camada de solo fértil são colocadas no fundo do buraco, e uma estaca de suporte é cravada.
Os buracos são bem regados e deixados lá até o início do plantio.
Dica! Corrija solos pesados e argilosos com húmus e uma pequena quantidade de areia de rio.
Como selecionar e preparar material de plantio
É melhor comprar mudas em centros de jardinagem e viveiros de boa reputação.
A planta é inspecionada em busca de danos e infestações de pragas e doenças. A muda deve apresentar brotos frutíferos ou folhas verdes. As raízes devem estar bem desenvolvidas, úmidas e livres de compactação e cortes.
Antes do plantio, as mudas são deixadas de molho por 8 a 10 horas em água morna, e as raízes são tratadas com preparações antibacterianas.

Diagrama de plantio
No dia do plantio, os rizomas das plantas são cortados, deixando apenas brotos longos e desenvolvidos.
- A muda é colocada no buraco de plantio.
- As raízes são distribuídas no buraco e cobertas com uma mistura fértil.
- O solo sob o arbusto é compactado e a muda é presa a uma estaca.
- A planta é regada e o solo é coberto com húmus.
Dica! Para ajudar a muda a se estabelecer e enraizar mais rápido, recomenda-se podar a planta em 2 a 3 brotos.
Instruções de cuidado
As regras de cuidado com as uvas incluem rega oportuna, fertilização, tratamentos preventivos das plantas e poda adequada dos pés de uva.
Modo de rega
As uvas são regadas com pouca frequência, mas generosamente. A primeira irrigação é feita antes do início da estação de crescimento. As sessões subsequentes de irrigação são programadas alguns dias antes da floração. As videiras também são regadas durante o período de frutificação. A irrigação final é feita após a colheita.
De 30 a 50 litros de umidade são despejados em cada arbusto.

Cobertura superior
As uvas precisam de nutrição adicional na forma de fertilizantes e fertilizantes. Na primavera, as plantas são fertilizadas com matéria orgânica rica em nitrogênio. Durante as fases de floração e frutificação, as uvas precisam de fertilizantes com fósforo e potássio. No outono, húmus e um complexo mineral balanceado são adicionados ao solo.
Poda e modelagem
A poda sanitária e formativa dos pés de uva é realizada anualmente.
Baixo padrão
O cultivo de uvas em hastes baixas é praticado nas regiões do sul. No outono, os brotos jovens que dão frutos são podados, deixando apenas 6 a 7 gemas, e os galhos secos, velhos e quebrados são removidos completamente.
Alto padrão
Cultivar uvas em hastes altas permite mais horas de luz do dia e melhora a ventilação. Este método de cultivo é mais indicado em regiões de clima temperado e frio.
Proteção contra pássaros e insetos
O amadurecimento das uvas sempre atrai a atenção de pássaros e vespas, que se alimentam do suco da fruta e causam sérios danos à colheita.

Para repelir pássaros, fitas brilhantes ou discos velhos são pendurados nos arbustos. Para manter vespas e pássaros afastados, uma tela fina é esticada sobre os cachos de frutas, dificultando o acesso a eles.
Preparando-se para o inverno
Antes da dormência de inverno, as uvas são regadas generosamente, fertilizadas, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de húmus e isolado com grama seca ou galhos de abeto.
As plantas são removidas de suas estruturas de suporte, dobradas no chão e cobertas com filme, estopa ou fibra especial.
Pulverização preventiva
Os tratamentos preventivos dos pés de uva são realizados no início da primavera e no final do outono.
As plantas são pulverizadas com agentes químicos ou biológicos para proteção contra doenças e pragas.
Métodos de reprodução
Você pode obter uma nova população de mudas propagando uvas usando métodos vegetativos.
Estacas
No final da primavera, um broto forte e longo é cortado de um arbusto maduro e dividido em estacas idênticas de 25 a 35 cm de comprimento. Cada estaca deve ter de 2 a 3 brotos frutíferos ou folhas verdes.

As mudas são plantadas em vasos com solo fértil e, no outono, as plantas enraizadas são transferidas para um terreno aberto.
Enxerto
Brotos novos, divididos em estacas, podem ser enxertados em um arbusto velho, que atua como porta-enxerto.
Camadas
De um arbusto maduro, selecione os brotos inferiores, dobre-os em direção ao solo e cubra-os com terra, deixando a parte superior da camada exposta. No outono, cave a camada, corte-a do arbusto e plante-a em um buraco separado.
Doenças e pragas
Segundo jardineiros e agricultores, as uvas são as mais frequentemente afetadas por doenças fúngicas.
Oídio
Uma infecção fúngica das partes aéreas dos arbustos. Manifesta-se como uma camada branca e pulverulenta nas folhas, ovários, brotos e frutos, acompanhada de um odor desagradável e podre. A doença se espalha rapidamente e pode destruir completamente a plantação e causar danos à planta.

O tratamento envolve pulverizar arbustos e solo com pesticidas biológicos e químicos.
Mofo
O fungo aparece como manchas escuras nas folhas e uma camada acinzentada nos frutos. Os arbustos são tratados com fungicidas e preparações à base de enxofre.
Podridão cinzenta
O mofo cinzento pode destruir uma safra inteira de frutas vermelhas em um curto período de tempo. Ele aparece como uma camada cinza de mofo e manchas escuras.
Para combater a doença, são utilizados agentes à base de fungicidas, cobre e enxofre.
Filoxera
Os pulgões-da-uva, nativos dos Estados Unidos, atacam tanto as partes aéreas quanto as subterrâneas da planta. Se o enxofre não for aplicado prontamente, a videira morrerá.
Para o tratamento, o solo e as plantas são pulverizados com preparações à base de inseticidas.

Rolos de folhas
A praga é especialmente perigosa na fase de lagarta, que come toda a massa verde da planta, das folhas aos frutos.
Para combater as traças-das-folhas, são utilizados pesticidas químicos à base de inseticidas.
Colheita e armazenamento
O momento da colheita da uva Pinot Noir é regulado dependendo das ações futuras do viticultor.
Para usar os frutos como matéria-prima para vinhos tintos, os cachos são deixados nos arbustos por mais tempo para enriquecê-los com açúcares.
Para a produção de vinhos de mesa e champanhe, as uvas são colhidas mais cedo.
As uvas colhidas são imediatamente enviadas para processamento. As frutas suculentas têm prazo de validade curto, por isso, fazemos todos os esforços para entregar a fruta à unidade de processamento o mais rápido possível.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Segundo jardineiros profissionais, a variedade de uva Pinot Noir é fácil de cultivar e cuidar. No entanto, as condições climáticas e meteorológicas podem realçar o sabor das frutas ou arruinar completamente a colheita.











