Descrição e características da variedade de uva Platovsky, regras de cultivo

A variedade de uva Platovsky apresenta vantagens sobre outras variedades: produz excelentes frutos, amadurece precocemente, é resistente à geada, é muito produtiva, resistente a muitas doenças e raramente é atacada por pragas. As videiras são plantadas na região do Cáucaso do Norte e na Rússia Central. No entanto, é importante lembrar que, se cultivada em latitudes com baixas temperaturas, requer cobertura no outono. As uvas produzem alguns dos melhores vinhos brancos da Rússia.

Descrição e Características

Esta é uma variedade de uva técnica. Ao contrário das uvas de mesa para processamento, as uvas Platovsky produzem vinho branco de alta qualidade.

Histórico de seleção

A uva Platovsky também é conhecida como Early Dawn. Foi cultivada por I. Kostrikin, A. Maistrenko, S. Krasokhina e L. Lychova no Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia de Toda a Rússia, cruzando as variedades Podarok Magaracha e Zaladende. A videira é resistente à geada, praticamente livre de doenças e resistente à filoxera. A uva foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento em 2003.

Principais características

A variedade de uva Platovsky é extremamente precoce. Leva 110 dias do inchaço dos botões até a colheita. Os brotos jovens são verde-avermelhados ou bordô. A folhagem é pentalobada, ondulada e de cor esmeralda escura. As nervuras na base das folhas são vermelhas, tornando-se verde-claras em direção às bordas.

Descrição do arbusto

As videiras são de tamanho médio. As folhas são pequenas, moderadamente dissecadas e pubescentes. As flores são bissexuais.

arbustos de uva

Descrição dos cachos e bagas

De um a três cachos se formam em um único broto. Os cachos têm formato de cilindros cônicos, pesando 217 g. Sua densidade é média.

As uvas são branco-esverdeadas, suculentas e redondas, com sabor de moscatel. Possuem casca fina. Ao sol, as bagas adquirem uma tonalidade rosada. Cada baga pesa de 2 a 4 g. O vinho seco tem uma nota de degustação de 7,4. O teor de açúcar é de 21,3% e a acidez é de 8,6 g/l. Uma vez totalmente maduras, as bagas podem ficar penduradas nas videiras sem cair por até um mês. Cada baga contém de 2 a 3 sementes. Os engaços são curtos e as uvas não estão muito firmemente presas a eles.

Produtividade

Esta variedade produz alto rendimento, com rendimento de 373 a 489 kg por 100 metros quadrados. Podem ser colhidos até 6 kg por arbusto. Até 80% dos brotos amadurecem.

Transportabilidade

Os cachos são densos, o que permite que sejam facilmente transportados por longas distâncias.

Resistência à geada e à seca

A videira tolera facilmente geadas de até -29 °C. Se plantada em regiões do norte, as uvas devem ser cobertas durante o inverno. É recomendada para cultivo na região do Cáucaso do Norte.

cacho de uvas

Resistência a doenças

A videira é imune a doenças fúngicas: míldio, bolor cinzento, oídio.

Qualidades de sabor

As frutas são muito suculentas e doces, com sabor de moscatel.

Aplicações de bagas

Após a fermentação, as bagas produzem vinho de sobremesa e de mesa. Os frutos são espremidos, transformados em passas e consumidos frescos. Também são usados ​​para compotas e geleias.

Prós e contras da variedade

Prós:

  • mudas de uva criam raízes e se multiplicam em qualquer solo;
  • quando chove, o mesmo número de bagas é formado como no sol, só que elas conterão menos açúcar;
  • as bagas não são do tamanho de ervilhas;
  • as bagas podem ficar penduradas e não cair por 30 dias após o amadurecimento;
  • Embora seja uma variedade de uva técnica, ela não é usada apenas para fazer vinho; seus frutos também têm um bom sabor de sobremesa;
  • Devido ao alto teor de açúcar e às características da fruta, o vinho tem um sabor ácido com sabor de maçã verde.

A desvantagem é que as uvas precisam ser cobertas se não houver neve no inverno.

videira

Como plantar corretamente

Você deve selecionar um local com profundidade de água subterrânea de pelo menos 1,5 m.

Escolha um local bem iluminado, como um terreno voltado para o sul, oeste ou sudoeste. Evite plantar a videira perto de casas ou cercas. Evite áreas baixas com excesso de umidade. Uma encosta voltada para o sul é uma boa escolha.

As uvas preferem solos chernozem, argilosos ou argilo-calcários. Não se desenvolvem bem em solos pantanosos, ácidos ou salinos.

Recomendações para escolha de prazos

As mudas são plantadas em outubro, 10 dias antes da primeira geada. É melhor plantar no outono do que na primavera, pois as videiras têm tempo de criar raízes antes do inverno começar.

Se o plantio for na primavera, a temperatura do solo deve ser de +10 graus e a temperatura do ar de +15 graus.

Como escolher e preparar um local

Três semanas antes do plantio, cave as covas de plantio. Isso deve ser feito cedo para permitir que o solo se assente. A cova deve ter 0,8 m de diâmetro e 0,6 m de profundidade.

uvas na trama

Uma camada de 10 cm de seixos e argila expandida é colocada no fundo dos buracos. Um tubo de plástico de 6 cm de diâmetro é enterrado verticalmente, estendendo-se 15 cm acima da superfície para irrigação. O substrato é adicionado a cada buraco e o solo é deixado assentar. O substrato deve consistir em um balde de húmus, uma xícara de nitroammofoska e uma xícara de cinzas.

Como selecionar e preparar material de plantio

Ao comprar, escolha mudas com um ano de idade e 50 cm de altura. Elas devem ter 6 cm de circunferência de broto e 10 cm de comprimento de sistema radicular. As raízes não devem estar excessivamente secas e a planta deve parecer saudável, com brotos fortes que ficarão ligeiramente inchados na primavera. Os brotos não devem cair nem estar secos.

Diagrama de plantio

A muda é podada para deixar quatro brotos. O sistema radicular é aparado levemente e colocado em uma solução de 10 litros de água, 1 colher de chá de humato de sódio e 400 g de argila por 2 a 3 horas.

Um monte de terra é colocado em cada buraco, e a muda é colocada lá com os brotos voltados para o norte e o torrão voltado para o sul. As raízes são espalhadas e cobertas com terra. O colo da raiz deve ficar abaixo da terra, e os brotos (olhos) devem ficar acima dela.

Regue generosamente, despejando 3 baldes de água sob a muda. Cubra o solo sob a planta com filme plástico. Assim que a planta estiver estabelecida, remova o filme.

Instruções de cuidado

A cultura é regada e fertilizada durante a estação de crescimento. Para reduzir o risco de doenças, as mudas são pulverizadas. No outono, elas são podadas para dar forma às videiras. Arame é amarrado a canos no início e no final da fileira, e os brotos são amarrados ao arame.

flor de uva

Modo de rega

Após o plantio, regue as mudas uma vez por semana durante 30 dias. Adicione 5 litros de água sob cada muda. Em seguida, regue-as duas vezes por mês.

Quando as uvas crescem, elas são regadas da seguinte forma:

  • na primavera, quando o abrigo é removido;
  • 7 dias antes da abertura dos botões;
  • depois que as frutas começarem a se fixar.

Despeje 4 litros de água decantada sob o arbusto à noite. Evite regar as folhas e os caules. Você pode adicionar 500 g de cinzas à água.

A água é despejada em um cano de plástico enterrado. Se não houver canos disponíveis, são cavados buracos. Cave um buraco circular a 30 cm do tronco e a uma profundidade de 25 cm. Após regar, preencha-o com terra.

Quando os frutos começam a amadurecer, as uvas não são regadas, caso contrário, elas racham.

No outono, 10 dias antes da primeira geada, é realizada uma rega para repor a umidade.

Cobertura superior

Se fertilizantes foram adicionados ao solo quando as mudas foram plantadas, a fertilização começa no terceiro ano após o plantio.

fertilizando uvas

Início da primavera

Adicione 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio e 5 g de sulfato de potássio a um balde de água. Despeje essa mistura sob uma planta. Em seguida, regue.

Quando os botões estão se formando

Você pode misturar 10 g de sulfato de potássio e magnésio e 20 g de nitrato de amônio em um balde de água (10 litros). Essa mistura é suficiente para 1 metro quadrado. Novamente, após a fertilização, você deve regar as uvas.

Quando as primeiras bagas amadurecem

Escolha um dia sem sol e borrife as folhas com soluções de Novofert, Aquarin, Kemira.

Poda e modelagem

Para promover o crescimento normal das raízes, aquelas que crescem perto da superfície devem ser podadas. Um ano após o plantio, em agosto, cave uma camada de 20 cm de solo perto do tronco e corte as raízes superiores expostas com uma tesoura de poda. Em seguida, cubra as mudas com terra novamente.

Poda e modelagem

Deixe de 3 a 4 brotos nas videiras frutíferas e corte o restante. A carga total no arbusto deve ser de 30 a 40 brotos.

Cobertura morta

Para evitar que o solo seque muito rápido após a rega, 14 dias após o plantio, você pode aplicar uma camada de 5 a 10 cm de cobertura morta de turfa. Depois disso, solte o solo de tempos em tempos.

Pulverização preventiva

É melhor pulverizar com os produtos biológicos mais seguros. Para serem eficazes, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 10 °C, para que possam ser usados ​​antes da brotação e após a floração. Esses fungicidas (para doenças) incluem Fitosporin, Pentafag, Farmayod e Baktofit.

Para combater ataques de insetos, você pode usar Actofit (contra ácaros e tripes), Fitoverm e Bitoxiballicin (contra lagartas enroladoras). Estes podem ser usados ​​durante a floração e até mesmo durante a frutificação.

Pulverização preventiva

Proteção contra pássaros e pragas

Para se proteger contra pássaros, você pode colocar uma rede de metal ao redor dos arbustos. Você também pode envolvê-los com meias de náilon ou tule de cortina.

A variedade é resistente aos ataques da filoxera.

Preparando-se para o inverno

No outono, após a queda das folhas das videiras, os pés de uva são podados. As videiras marrons, ou seja, maduras, são deixadas. As videiras que ainda não estão maduras e apresentam uma coloração esverdeada são cortadas.

Em seguida, os troncos são aterrados. As uvas são então desamarradas e colocadas no chão. Arcos de metal são então instalados no solo, e a agrofibra é esticada sobre eles. As extremidades da estufa não são cobertas com agrofibra, apenas a parte superior e as laterais, para evitar o apodrecimento das videiras. As uvas são completamente cobertas com agrofibra quando a temperatura do ar cai abaixo de -15 °C. Neve caída é colocada sobre a agrofibra.

Afrouxamento e capina

Após regas e chuvas fortes, o solo deve ser levemente solto para evitar a formação de crostas. As ervas daninhas também devem ser removidas.

broto de uva

Métodos de reprodução

As uvas Platovsky podem ser propagadas por sementes, estacas e camadas.

O método mais fácil é a estratificação. A videira é pressionada contra o solo, sulcos são cavados e as videiras são cobertas com terra, mantendo-a constantemente úmida. Em seguida, as camadas de raízes são cortadas da videira-mãe.

Você pode propagar as videiras usando suas próprias estacas. No outono, corte brotos de até 20 a 30 cm de comprimento e 7 a 10 mm de diâmetro do centro da videira. Em seguida, deixe-os de molho em água por 24 horas. Em seguida, trate-os com sulfato ferroso. Em seguida, coloque-os em um porão e guarde-os até 15 de janeiro.

Depois, terra fértil é despejada nas garrafas plásticas cortadas e as mudas são colocadas ali.

Para enxertia de estacas, recomendamos o uso de porta-enxertos das variedades Riparia Kober 5BB ou Berlandieri. São resistentes à filoxera.

Doenças e pragas

Para tratar uvas, borrife-as com Horus, Antracol, Ridomil de acordo com as instruções.

Para combater pragas de insetos, pulverize as uvas com Actellic, Karbofos e Fufanon. Aguarde 10 dias entre as aplicações.

Doenças e pragas

Como cultivar em um barril

Cada barril deve ter capacidade para 65 litros. Em seguida, faça 40 furos no fundo, cada um com 1 cm de diâmetro. Coloque uma camada de drenagem de pedrinhas ou argila expandida no fundo. Preencha o espaço restante com um substrato de folhas, areia e turfa.

As plantas podem ser plantadas em barris do final de maio até o final de setembro.

No inverno, os barris contendo as uvas devem ser enterrados no solo do terreno e, no início da primavera, os barris são removidos do solo e transferidos para a estufa. Então, já em abril, as plantas começam a florescer.

Colheita e armazenamento

No sul, a colheita das uvas começa nos primeiros dez dias de agosto. As uvas devem ser colhidas à medida que amadurecem. Para isso, corte cuidadosamente os cachos com uma tesoura. Eles podem então ser colocados em caixas de madeira ou cestos.

uvas brancas

As caixas de frutas vermelhas são levadas para uma sala com temperatura de +1 a +4 graus Celsius. Os cachos maduros são consumidos e usados ​​para fazer vinho. Para prolongar sua vida útil, polvilhe os cachos com serragem fresca.

Dicas de jardineiros experientes

Recomenda-se padronizar a colheita, deixando 2 cachos no caule.

Eles também podam os brotos laterais e quaisquer videiras que não estejam produzindo frutos, além de podar qualquer folhagem que bloqueie os cachos do sol.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata