- As melhores variedades para a região de Moscou
- Por tempo de maturação
- Muito cedo
- Cedo
- Início-médio
- Tarde
- Por natureza de uso
- Técnico (vinho)
- Sobremesa (mesa)
- Universal
- Passas de Kishmish
- Como plantar em terreno aberto na sua dacha
- Prazos
- Escolhendo um local
- Preparando a cova de plantio
- Processamento de mudas
- Esquema
- Cultivo e cuidado
- Formação
- Aparar
- Cobertura
- Beliscando enteados
- Desbaste
- Cunhagem
- Clareamento
- Cobertura superior
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Rega
- Pulverização
- Doenças
- Pragas
- Aumento da produtividade das colheitas
- Colheita e armazenamento
- Regras para preparar uma vinha para o inverno
- Abrigo
- Curvando-se
- Instilação
- Erros básicos
- Dicas profissionais para iniciantes
O cultivo de uvas sem estufa está ganhando popularidade entre os jardineiros da região de Moscou. Sem uma estufa, você precisará proporcionar condições ambientais favoráveis, seguir práticas agrícolas padrão e selecionar variedades adequadas à sua localização.
As melhores variedades para a região de Moscou
Ao escolher variedades de uva para plantar na região de Moscou, considere não apenas suas preferências, mas também o tipo de solo, o tempo de maturação, o uso pretendido da cultura e outros fatores. Ao escolher uma variedade de uva que atenda a todos esses critérios, você poderá ter uma boa colheita e evitar problemas comuns.
Por tempo de maturação
Todas as variedades de uva são divididas em diversas categorias com base no tempo de maturação. Se você deseja colher as uvas cedo, escolha as variedades adequadas. Se tiver a oportunidade de cuidar da colheita por um longo período, pode plantar variedades de maturação tardia.
Muito cedo
O período de maturação das variedades de uva muito precoces é de aproximadamente três meses. Normalmente, o amadurecimento das uvas começa após o inchaço dos botões. O tempo exato depende da temperatura média diária. As temperaturas adequadas para o amadurecimento das uvas variam de 2 a 30 graus Celsius. Em temperaturas mais altas, os frutos amadurecem mais tarde e perdem a doçura do sabor, e a exposição ao frio retarda o desenvolvimento dos pés de uva.

A vantagem das variedades de uva ultraprecoce é que elas não precisam de muitos dias de sol para amadurecer. Essas variedades amadurecem mesmo em verões curtos e frescos. Uma vantagem adicional é que seu amadurecimento precoce permite evitar complicações associadas a infecções. Quando o fungo se torna ativo, a maior parte da colheita já foi colhida. As variedades de uva ultraprecoce populares incluem as seguintes:
- A variedade Timur. Esta variedade foi descoberta através da hibridização das variedades Frumoase Albe e Vostorg. As uvas amadurecem em no máximo 105 dias. Um cacho maduro pesa aproximadamente 600 g. As uvas Timur produzem grandes safras, com polpa carnuda e aroma agradável.
- Variedade elegante. O tempo de maturação não ultrapassa 110 dias. Os cachos de uva pesam aproximadamente 500 g e têm formato cônico. Os frutos são grandes, verde-claros e têm polpa firme. Esta variedade apresenta maior resistência a baixas temperaturas e infecções.
- Variedade Moscatel Vermelho. Esta variedade foi desenvolvida por criadores moldavos. A maturação leva de 95 a 100 dias. Os cachos são cilíndricos, os frutos ligeiramente ovais e de casca grossa. À medida que amadurecem, a cor do fruto muda de vermelho-claro para roxo, desenvolvendo um distinto sabor residual de Moscatel.
- Variedade Rubtsovaya. O período de maturação desta variedade de uva não ultrapassa 100 dias. As uvas são redondas, pretas e pesam até 5 gramas. Os cachos amadurecem ativamente em grande quantidade na segunda dezena de julho. A Rubtsovaya é resistente ao frio e tolera temperaturas de até -24 graus Celsius.

Cedo
Variedades de maturação precoce produzem frutos em 115 a 120 dias. Uvas precoces são recomendadas para cultivo em climas frios, garantindo a colheita antes da geada. As variedades populares de uvas de maturação precoce incluem as seguintes:
- Krasa Severa (Beleza do Norte) é uma variedade de uva de mesa com cachos grandes e cônicos que pesam até 250 g. Os frutos são redondos, ligeiramente ácidas, com casca fina e polpa firme.
- Variedade de uva Victoria. Esta variedade de uva é apreciada por sua alta produtividade, frutos grandes e resistência ao frio e a doenças. As videiras Victoria são baixas e produzem numerosos brotos, 70% dos quais frutificam. As uvas Victoria requerem desbaste periódico, pois são propensas à superlotação.
- Variedade Aleshenkin. Uma variedade comum de uva de mesa com alto rendimento e frutos doces. As uvas atingem 5 gramas de peso e têm polpa suculenta. A Aleshenkin é autopolinizadora, o que a torna fácil de cuidar, especialmente para jardineiros inexperientes.
Início-médio
Variedades de uva semi-precoces podem render uma colheita em 115 a 120 dias. Na maioria dos casos, a colheita ocorre na segunda quinzena de setembro. Variedades precoces e intermediárias podem ser cultivadas fora de estufas, desde que o clima seja favorável. Variedades precoces e intermediárias populares incluem:
- Variedade Valiant. Uma uva resistente à geada que produz cachos médios de pequenas bagas azuis. Os frutos têm um sabor único que lembra morangos.
- Variedade Marshal Foch. Os frutos são pequenos, redondos, pesando aproximadamente 1 g. Os cachos cilíndricos são densos e atingem 100-120 g de peso. A resistência à geada é de até -32 graus Celsius.

Tarde
Mais de 135 dias se passam entre a brotação e a formação dos frutos. As variedades de uva de final de temporada que não requerem cobertura devem ser resistentes à geada para evitar o murchamento durante as ondas de frio do outono. Entre as variedades de uva de final de temporada adequadas para cultivo na região de Moscou estão as seguintes:
- A variedade Alpha é uma variedade de uva de mesa semelhante em aparência à uva Isabella. A colheita da uva Alpha ocorre no final de setembro e início de outubro. As videiras têm folhas grandes e densamente pubescentes, cachos compactos que pesam até 150 g e bagas ovais, azul-escuras. Esta variedade é tolerante à seca, mas tolera bem geadas e não requer cobertura.
- Variedade Aligote. Uma variedade resistente ao inverno, comum na região de Moscou, usada para produzir vinhos de mesa e refrigerantes. Os frutos são pequenos e redondos. Os cachos são densos, com média de 100 g.
Por natureza de uso
Dependendo dos seus objetivos com o cultivo de uvas, você precisa selecionar uma variedade que atenda às suas necessidades em termos de sabor e outras características. Ao escolher a variedade certa com base no uso pretendido, você poderá desfrutar plenamente do sabor das uvas.

Técnico (vinho)
A colheita de variedades de uvas industriais, também conhecidas como uvas para vinho, é utilizada para produzir vinho, sucos e outras bebidas não alcoólicas. As características distintivas das variedades de uvas industriais incluem um maior teor de suco na fruta, atingindo 75-85% do peso da baga, bem como uma estrutura de cacho baixa, determinada pela relação entre o peso da baga e o peso da raque.
O teor de açúcar e a acidez da colheita de variedades de uvas industriais influenciam o tipo de produto obtido a partir delas. Em comparação com as uvas de mesa, a aparência dos bagos e o tamanho do cacho são menos importantes para as uvas industriais. As composições mecânica e química desempenham um papel significativo, dependendo das condições de cultivo e das características biológicas da variedade específica. Por esse motivo, variedades de uvas industriais idênticas, cultivadas em diferentes condições de solo e clima, podem diferir quanto ao uso pretendido.
Variedades de uvas industriais são amplamente cultivadas em todas as zonas geográficas vitícolas. As seguintes variedades são comuns na região de Moscou:
- Variedade de uva Crystal. Desenvolvida por produtores húngaros, esta variedade é popular em muitas regiões. Suas principais vantagens incluem alta produtividade, curto período de maturação e sabor equilibrado. As videiras Crystal são de médio porte, com rendimento de até 90%.
- Amursky Potapenko 1ª variedade. Uma variedade de meia estação com arbustos altos que produzem cachos de até 150 g. Os frutos são redondos, com polpa suculenta e coloração azul-escura. Esta variedade é resistente à maioria das doenças e pode suportar temperaturas extremamente baixas.

Sobremesa (mesa)
As uvas de mesa são caracterizadas por polpa carnuda, casca fina e poucas ou nenhuma semente. A fruta é doce, podendo ser ácida ou levemente ácida. Devido ao seu sabor agradável, as uvas são frequentemente servidas como sobremesa. O teor de açúcar das bagas varia de 13 a 17%.
As variedades de uvas de mesa com cachos grandes e frutos grandes são as mais apreciadas. Para garantir o amadurecimento e o acúmulo de suco adequados, as uvas devem ser cultivadas em locais com boa iluminação natural. Na região de Moscou, as variedades de uvas de mesa recomendadas são Cardinal e Timur.
Universal
Variedades de uvas de uso geral são adequadas para consumo fresco, processamento e produção de vinho e refrigerantes. A maioria das variedades de uso geral possui características de sabor neutro e é mais adequada para cultivo em hortas do que para produção industrial. Devido à sua baixa manutenção, as uvas de uso geral são populares entre jardineiros iniciantes com experiência limitada no cultivo desta cultura. As variedades de uso geral incluem Moskovsky Bely, Druzhba e Zhemchug Zala.

Passas de Kishmish
Produtores em todo o mundo desenvolveram inúmeras variedades de uvas-passas sultanas. Elas diferem no formato do fruto, tamanho do cacho, cor, sabor e outras características. As uvas desta categoria geralmente não têm sementes, uma vantagem significativa. As variedades de uvas-passas sultanas são resistentes à geada e podem crescer rapidamente, mesmo quando expostas a baixas temperaturas.
Observação: se as temperaturas caírem a níveis extremamente baixos, pode ser necessário abrigo.
Como plantar em terreno aberto na sua dacha
Ao considerar o cultivo de uvas em campo aberto no seu jardim, há uma série de considerações a serem feitas. Para evitar problemas comuns e garantir uma colheita regular e de boa qualidade, siga as instruções de plantio e conclua uma série de etapas preparatórias.
Prazos
Mudas de uva podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono. Plantar em épocas diferentes tem seus prós e contras. A principal vantagem do plantio na primavera é que as mudas criarão raízes melhor e terão tempo para se adaptar ao novo local durante os meses mais quentes. Você também tem a oportunidade de preparar o solo com antecedência e deixá-lo até a primavera. Plantar na primavera facilita a previsão das condições climáticas e evita quedas bruscas de temperatura.
As desvantagens do plantio na primavera incluem o fato de que, quando fica mais quente, vários patógenos se tornam mais ativos. A prevenção prematura e de baixa qualidade pode levar à má adaptação dos arbustos e à morte subsequente.

As vantagens do plantio de outono incluem uma grande seleção de mudas de boa qualidade e um crescimento vigoroso. É importante plantar no início do outono para permitir que as videiras criem raízes antes que geadas severas se instalem. Uma onda de frio repentina pode matar as videiras, por isso é importante verificar a previsão do tempo com antecedência e planejar uma cobertura adequada.
Escolhendo um local
As uvas são consideradas uma cultura que gosta de calor, por isso precisam ser plantadas em um local com boa iluminação natural e proteção contra correntes de ar. No entanto, áreas sem ventilação ou cercadas não são a melhor escolha. O local ideal é ao longo de uma cerca ou das paredes de um prédio voltado para o sul. Os prédios são aquecidos pelo sol durante o dia e liberam calor à noite, o que impacta positivamente o crescimento das uvas.
As uvas crescem melhor em solo argiloso, mas também podem ser plantadas em solos franco-arenosos, argilosos e argilosos. É importante que o solo seja fértil e contenha os nutrientes necessários para as mudas.
Preparando a cova de plantio
É melhor cavar um buraco para plantar uvas com antecedência para permitir que o solo se assente. A preparação começa com o delineamento dos limites e a determinação da localização das videiras. Um tamanho de buraco de plantio adequado é de 1 x 1 m. Este volume permite a adição da quantidade necessária de mistura de solo solto e fertilizante.
Preencha a cova de plantio, camada por camada, com areia, húmus, cinzas de madeira e terra preta fértil. Antes do plantio, é uma boa ideia aplicar superfosfato e nitrato de amônio ao solo.

Processamento de mudas
Antes de transplantar as mudas para o buraco preparado, elas devem ser tratadas para promover um crescimento vigoroso no novo local. Algumas horas antes do plantio, as mudas devem ser embebidas em um estimulante de crescimento e desinfetadas para reduzir o risco de infecção.
Esquema
Um esquema comum de plantio de uvas consiste em dispor os brotos em um único plano. Para isso, utilizam-se treliças de faixa única com 2 metros de altura. A distância entre os brotos deve ser de aproximadamente 12 cm. Se forem planejados mais de 25 brotos para uma única videira, é necessária uma seção de treliça com 3,5 metros de comprimento. Para evitar que as videiras façam sombra umas às outras, é deixado um espaço de cerca de 2 m entre as fileiras.
Cultivo e cuidado
A produtividade da videira depende diretamente da qualidade dos cuidados. Para produzir grandes quantidades de frutas deliciosas, práticas agrícolas básicas e condições ambientais favoráveis são essenciais.
Formação
Durante a estação de crescimento, as videiras precisam de podas periódicas para garantir um crescimento vigoroso e a produção de frutos. Existem diversas opções de poda, cada uma com uma tecnologia diferente.
Aparar
Com o tempo, as videiras retêm brotos antigos que precisam ser podados para estimular o crescimento. Como as uvas têm madeira forte e porosa, a poda deve ser feita com tesouras de poda afiadas. As videiras devem ser podadas em um entrenó, ligeiramente acima de uma gema. Os brotos perenes são podados de acordo com as práticas agrícolas, sem deixar tocos.
Ao conduzir videiras no primeiro ano de crescimento, os brotos frutíferos mais vigorosos são deixados e pareados para que fiquem próximos uns dos outros. Um broto é podado curto, deixando 2 a 3 gemas, e o outro é podado longo, deixando 8 a 9 gemas. No outono do segundo ano, a videira longa é podada junto com todos os seus brotos.
Cobertura
A pinçada é essencial para acelerar a formação da copa. Essa técnica faz com que os brotos se ramifiquem intensamente e os brotos formem novos ramos. A pinçada permite direcionar o crescimento do arbusto. A pinçada pode ser realizada de duas maneiras:
- Antes da floração, os brotos fortes são quebrados acima do décimo nó. Isso retarda o crescimento da videira e, consequentemente, produz mais ovários e inflorescências.
- As pontas são removidas, cortando-se 2 a 3 cm da extremidade de cada broto. Três folhas novas devem permanecer nas áreas tratadas.

Beliscando enteados
Para acelerar o crescimento das videiras e melhorar a fotossíntese, os brotos laterais são removidos. Este procedimento é realizado na primavera, quando as primeiras folhas se formam nos ramos secundários. Cada broto lateral ao redor da inflorescência é podado para garantir a polinização ininterrupta após a floração. Após a poda, o par de folhas inferiores é deixado e as folhas restantes são removidas. A frequência dos cuidados depende da rapidez com que os brotos amadurecem.
Desbaste
As uvas são desbastadas em cachos para melhorar a aparência da colheita. Variedades de uva de mesa com cachos densos requerem desbastamento em particular. Uvas que não estão totalmente formadas são cortadas juntamente com a parte superior do cacho, onde crescem as uvas pequenas.
Cunhagem
Se o desenvolvimento dos brotos for lento, a poda da videira é necessária. Isso envolve a remoção das partes superiores do broto até o nível da primeira folha desenvolvida. A necessidade de poda pode ser reconhecida pelas pontas retas dos arbustos. Se as videiras estiverem se desenvolvendo normalmente, a poda não é necessária para evitar o crescimento excessivo dos ramos laterais. A poda é normalmente realizada no final de agosto, quando o processo vegetativo desacelera. Os benefícios da poda incluem o seguinte:
- Os nutrientes são entregues mais rapidamente a todas as partes dos arbustos;
- a qualidade das bagas melhora;
- Quando as uvas são afetadas pelo mofo, o processo de cura é acelerado.

Clareamento
O procedimento de desbaste envolve a remoção de parte da folhagem à medida que os cachos amadurecem. A remoção de algumas folhas ajuda a garantir um melhor amadurecimento dos frutos. Folhas cortadas não devem ser deixadas perto dos arbustos, pois restos de plantas podem abrigar patógenos.
Cobertura superior
A fertilização das videiras tem um efeito positivo no seu desenvolvimento, tamanho dos frutos e sabor. A fertilização deve ser feita várias vezes ao ano. A cultura requer necessidades nutricionais específicas em diferentes épocas do ano.
Na primavera
Todos os anos, à medida que as videiras amadurecem, elas absorvem nutrientes do solo, essenciais para a frutificação. Sem deficiência de nutrientes, as videiras ficam suscetíveis a doenças e pragas. Na primavera, as videiras precisam de nitrogênio para um crescimento vigoroso, fósforo para a floração e o amadurecimento e potássio para a frutificação e aumento da imunidade das plantas. Para maior comodidade, pode-se usar um fertilizante completo contendo todos os componentes necessários.

As uvas também podem ser fertilizadas com matéria orgânica, que pode ser usada como fertilizante primário ou como suplemento aos fertilizantes minerais. Os fertilizantes orgânicos são aplicados antes da floração. Na maioria das vezes, utiliza-se esterco bem curtido para uvas, que é incorporado ao solo no início da primavera a uma profundidade de 25 a 30 cm. Além do esterco, pode-se usar composto feito com aparas de grama, cinzas de madeira, serragem e resíduos vegetais.
No verão
Durante o verão, a massa vegetativa começa a crescer rapidamente e ocorre a formação de frutos, exigindo várias aplicações de fertilizante. A maneira mais fácil é usar fertilizantes complexos, aplicando-os no início do verão e novamente no final de julho ou início de agosto.
O fertilizante pode ser espalhado sob as videiras ou usado diluído. É importante não exceder a dosagem recomendada na embalagem para evitar danos às raízes. Ao escolher um fertilizante, vale a pena considerar a composição do solo para determinar com precisão quais elementos a cultura precisa.
No outono
Após a colheita, o solo deve ser fertilizado com nutrientes utilizados pela planta ao longo da estação. A fertilização de outono para uvas deve conter potássio e fósforo. Magnésio e zinco também são benéficos. Todos esses componentes aumentam a imunidade da planta e a ajudam a resistir à geada. Além dos fertilizantes minerais, o solo deve ser tratado com uma solução de composto bem curtido, esterco ou esterco de galinha.

A fertilização de outono é realizada em etapas: primeiro, adiciona-se matéria orgânica e, alguns dias depois, nutrientes minerais. Além disso, recomenda-se pulverizar as uvas com fosfato monopotássico no início de setembro para promover o amadurecimento das videiras.
Rega
As uvas são plantas que adoram umidade, portanto, a rega regular acelera o crescimento e melhora a produtividade. No entanto, as folhas da videira são sensíveis ao excesso de umidade. Durante as estações chuvosas, é melhor evitar a irrigação da videira para evitar infecções fúngicas. Na ausência de chuvas significativas, a plantação é regada várias vezes ao longo da estação, seja na superfície ou no subsolo.
Pulverização
Para proteger as plantações de influências externas negativas e melhorar a frutificação, a pulverização é realizada. Dependendo da finalidade, diferentes produtos são utilizados.
Doenças
Cuidados inadequados e condições ambientais desfavoráveis levam ao desenvolvimento de doenças infecciosas nas uvas. Essas doenças incluem antracnose, phomopsis, míldio e outras. O tratamento com fungicidas especializados é uma medida preventiva eficaz contra essas doenças. Você também pode preparar uma solução de soda ou usar enxofre coloidal.

Pragas
As uvas são suscetíveis a infestações de ácaros, lagartas-da-folha, tripes, cochonilhas-farinhentas e filoxera. Os sinais típicos da presença de pragas incluem:
- cor não natural da folhagem;
- estado geral de depressão das videiras;
- a presença de buracos ou manchas nas folhas;
- apodrecimento dos brotos.
Aumento da produtividade das colheitas
Você pode acelerar o processo de amadurecimento e aumentar a produtividade pulverizando com produtos especializados. Uma solução comum é a giberelina, que deve ser aplicada uniformemente nos ovários e inflorescências. A giberelina deve ser usada em combinação com fertilizantes comuns.
O TUR também é adequado para uvas. Esta substância biologicamente ativa inibe o crescimento celular. O uso deste produto contribui para uma colheita saudável por meio da melhora da formação dos frutos. O tratamento deve ser realizado antes do início da floração.
Colheita e armazenamento
Quando as uvas estiverem maduras, devem ser cortadas cuidadosamente com tesouras de poda e colocadas em recipientes limpos e secos. A maturação pode ser determinada por sinais externos: cor, revestimento ceroso e firmeza. Armazene as uvas colhidas a uma temperatura de cerca de 0 °C e umidade de 90-95%.

Regras para preparar uma vinha para o inverno
Ao cultivar variedades de uva com resistência insuficiente à geada, você precisará preparar suas plantas para o inverno. Existem várias maneiras de protegê-las do frio.
Abrigo
A agrofibra é o material ideal para cobrir arbustos. Este material trançado, ecologicamente correto, protege as plantas da geada e previne o tombamento. Em regiões com geadas severas, outros materiais de alta densidade podem ser usados além da agrofibra.
Curvando-se
Em regiões com neve abundante e cobertura estável, basta pressionar as videiras contra o solo. Galhos podem ser colocados sob as videiras para reduzir o contato entre elas e o solo. As plantas prensadas são então cobertas com neve, criando uma camada protetora natural.

Instilação
O procedimento de enterramento envolve proteger a base dos arbustos da geada, cobrindo-os com terra. Recomenda-se estender um pano de polipropileno sobre as videiras e, em seguida, adicionar terra umedecida por cima. Assim que o tempo estiver quente, o pano e a terra precisarão ser removidos.
Erros básicos
Erros comuns cometidos por jardineiros iniciantes estão relacionados ao cuidado inadequado com as uvas. Dificuldades também surgem pela escolha do local errado para as videiras. Se as plantas forem plantadas em um local sombreado ou muito raso, elas precisam ser movidas para um local diferente e buracos mais profundos devem ser cavados. Quando surgem problemas de crescimento e frutificação devido a videiras verticais em uma treliça, estaqueá-las horizontalmente é suficiente.
Dicas profissionais para iniciantes
Jardineiros experientes recomendam prestar atenção especial à variedade da uva ao cultivar uvas. Para evitar problemas, escolha uma variedade adaptada às condições da região de Moscou. O local onde você planeja cultivar as uvas e a preparação prévia das covas para as mudas também são cruciais. Seguindo todas as instruções de plantio e cuidados, você poderá colher regularmente uma colheita abundante e com excelente sabor.











