Descrição de 30 variedades de uvas para a Sibéria, plantio e cuidados para iniciantes

Os anos de trabalho árduo dos produtores para desenvolver variedades resistentes estão dando frutos. Graças aos seus esforços diligentes, os moradores das regiões do norte agora têm a oportunidade única de plantar em seus jardins culturas outrora típicas do sul. Ao escolher a variedade certa, adaptada às condições climáticas locais, seguir técnicas de cultivo adequadas e fornecer abrigo confiável durante o inverno, as uvas podem amadurecer até mesmo na Sibéria.

Características do cultivo

As técnicas de cultivo nas condições siberianas diferem significativamente das do Sul. Aqui, as uvas não são afetadas por doenças e pragas. No entanto, os jardineiros precisam se esforçar muito para proteger as plantas do inverno e das geadas subsequentes.

Regiões

As condições climáticas variam significativamente na Sibéria. Nem todas as regiões conseguem cultivar uvas ao ar livre e garantir que elas produzam frutos.

Oeste

Temperaturas de verão que chegam a 35 °C e longos dias ensolarados favorecem o amadurecimento de uvas que antes eram amantes do calor em Novosibirsk e cidades vizinhas. No entanto, as temperaturas de inverno costumam cair abaixo de -30 °C. Cultivar uvas e amadurecer frutas nessas condições é problemático e só é possível com um isolamento cuidadoso no inverno.

Leste

O clima continental rigoroso da Sibéria Oriental é o principal obstáculo à colheita. Temperaturas abaixo de -40 °C são comuns aqui. Os verões também não são particularmente quentes. A temperatura máxima em anos favoráveis ​​não ultrapassa os +15 °C. A camada de neve profunda, com até 25 cm de espessura, derrete muito lentamente e frequentemente causa o tombamento das plantas.

uvas pretas

Durante o verão, geralmente há sol suficiente para a colheita amadurecer. No entanto, a falta de chuva complica a situação. Nessas condições, apenas as variedades de uva precoces e ultraprecoces têm tempo de amadurecer.

Norte

As uvas são plantas que adoram calor, e o norte da Sibéria sofre um déficit anual de calor. O verão é praticamente inexistente aqui, com temperaturas raramente acima de 10°C. Um sério obstáculo é o inverno longo e gelado, com longos períodos de temperaturas abaixo de -40°C. Nessas condições, a neve não tem tempo de derreter e permanece durante todo o ano.

Sistema de cultivo

O clima rigoroso da Sibéria dita suas próprias regras para a agricultura. Dadas as baixas temperaturas do inverno e os verões curtos e frescos, dois métodos foram desenvolvidos para o cultivo bem-sucedido de uvas. Vamos examinar cada um em detalhes.

cultivo de uvas

No. 1

O sistema de viticultura siberiano nº 1 envolve as seguintes etapas:

  1. Durante o inverno, as mudas jovens são armazenadas em porões e outros cômodos, protegidas da geada.
  2. Para proteger o sistema radicular das uvas precoces do congelamento, elas são enxertadas em variedades resistentes ao inverno.
  3. Antes do plantio, prepare uma cova funda. Fertilize bem o solo com matéria orgânica.
  4. Em caso de previsão de retorno de geadas, a planta é completamente coberta com tecido.
  5. As uvas não são podadas na primavera ou no verão. A poda formativa e benéfica à saúde é feita no final do outono.
  6. As uvas precisam de uma zona de raízes livre. Não é permitido cultivar flores ou outras plantas embaixo delas.

Seguir os passos acima ajudará a proteger a planta de geadas severas e garantirá boas colheitas todos os anos.

cultivo de uvas

Não. 2

O segundo sistema de cultivo de uvas é um pouco diferente:

  1. Para o plantio, use mudas preparadas no outono. Elas são armazenadas em local fresco. Em fevereiro, as mudas são colocadas em baldes ou outros recipientes adequados para germinação e mantidas lá por 1 a 2 anos.
  2. Ao transplantar para terreno aberto, use um padrão de plantio esparso. As uvas são plantadas em valas previamente preparadas e bem fertilizadas.
  3. A ausência de ervas daninhas na zona radicular fornece às uvas uma quantidade suficiente de nutrientes.
  4. A poda formativa é realizada no final de outubro, e a poda de pinçamento é realizada na primavera e durante todo o verão.
  5. Para o inverno, as uvas são colocadas em trincheiras e cuidadosamente isoladas com filme, tecido e ramos de abeto.

Apesar dos invernos frios e das geadas recorrentes, esse sistema promove o desenvolvimento de arbustos fortes e de alto rendimento e protege as uvas de geadas severas.

As melhores variedades

As seguintes variedades são usadas em áreas suburbanas da Sibéria:

  • ultra-precoce;
  • cedo;
  • meio-tarde.

Plantar diversas variedades com diferentes tempos de maturação permite que você aproveite frutas deliciosas de julho a setembro.

variedades de uva

Ultra-precoce

Para a Sibéria, as uvas ultraprecoces são um verdadeiro achado. Durante o curto verão, mesmo com temperaturas amenas, elas amadurecem e deliciam os jardineiros com frutas deliciosas. No entanto, exigem atenção especial às condições climáticas e, se houver previsão de geadas recorrentes, um abrigo confiável.

Tukay

Uvas resistentes à geada Tukay é uma variedade muito precoce. Leva apenas 100 dias da brotação à colheita. Produz frutos pequenos, verde-claros, de casca firme, pesando aproximadamente 4 gramas. Os frutos amadurecem em grandes cachos, mantêm-se bem na videira e são fáceis de armazenar.

Moscatel Vermelho Super Precoce

A uva moscatel vermelha tem um agradável sabor moscatel. Esta videira vigorosa produz frutos deliciosos que pesam até 5 gramas. Eles crescem em grandes cachos, não caem dos galhos e são facilmente transportáveis. Esta variedade resistente ao inverno sobrevive a temperaturas de até -23 °C. Quando cultivada na Sibéria, requer proteção confiável contra geadas severas.

Moscatel Vermelho Super Precoce

Muromets

A variedade de uva Muromets, de alto rendimento, apresenta resistência moderada ao inverno e tolera temperaturas de até -25 °C. É uma planta vigorosa, que pode atingir até três metros de altura. A cor dos brotos jovens lembra uma teia de aranha. Os frutos roxos escuros são reunidos em grandes cachos, pesando em média aproximadamente 400 gramas. Em anos favoráveis ​​e com cuidados especiais, esse valor pode chegar a um quilo. O peso médio de cada fruto é de aproximadamente 5 gramas.

Corinto Russo

O curto período de maturação da uva russa Korinka é intrigante e atrai a atenção dos apreciadores de uva, já que os frutos estão prontos para consumo em até 110 dias após o início da estação de crescimento. A uva produz frutos amarelo-dourados com polpa carnuda, reunidos em cachos de tamanho médio, pesando até 300 gramas. Seus caules são altos, frequentemente atingindo três metros de altura. Apresentam folhas verdes e levemente pubescentes.

O enigma de Sharov

A vigorosa uva Zagadka Sharova atinge até 4 metros de altura. Produz bagas azul-escuras que pesam até três gramas e contêm três sementes pequenas. O peso do cacho varia de acordo com as condições climáticas, variando de 100 a 600 gramas. A videira é resistente ao inverno, tolerando facilmente temperaturas de até -32°C. Durante períodos de geada prolongada, as raízes raramente congelam.

uvas pretas

Pinóquio

A variedade Buratino, de baixo rendimento e porte médio, é frequentemente cultivada como planta ornamental. No final de agosto, produz frutos pequenos e muito doces, pesando até 2,8 gramas. Uma vez maduros, eles ficam pendurados nos galhos por muito tempo sem cair. A planta adora umidade e requer rega frequente.

Transfiguração

A variedade "Preobrazhenie", de tamanho médio, requer abrigo quando cultivada em regiões com baixas temperaturas. Produz frutos grandes e carnudos, pesando aproximadamente 11 gramas, reunidos em grandes cachos. Em condições favoráveis, um cacho pesa em média 750 gramas.

Expressar

No final de agosto, a uva Express produz deliciosas frutas pretas. Esta variedade é resistente à geada em temperaturas de até -30 °C. No entanto, quando cultivada na Sibéria, requer abrigo.

Uvas Express

Cedo

As variedades de uva precoces amadurecem em no máximo 120 dias. No entanto, produzir grandes colheitas exige um esforço considerável. Uvas em condições adversas exigem cuidados durante todo o ano: no outono, são protegidas das geadas do inverno e, na primavera, das geadas recorrentes.

Rusven

As uvas Rusven têm um sabor sutil de moscatel. Independentemente das condições climáticas, deliciosas bagas rosadas, pesando 55 gramas, amadurecem nas videiras em 110 dias. As mudas se aclimatam rapidamente durante a germinação e produzem sua primeira pequena colheita no ano seguinte. A planta tolera temperaturas de até -27 °C, mas não gosta de umidade elevada.

Arcádia

A variedade Arcádia produz grandes safras de frutas deliciosas. Grandes cachos de frutas grandes e saborosas, com casca de espessura média, amadurecem já em agosto. As uvas toleram temperaturas de até -21 °C. Quando cultivadas em regiões com invernos rigorosos, elas precisam de proteção.

Uvas Arcádia

Cardeal Lux

A variedade de uva Cardinal Lux, de porte médio, pode suportar temperaturas de até -26°C. É sensível a geadas recorrentes e requer cobertura adequada durante esse período. A produção depende das condições climáticas. Em anos favoráveis, deliciosas bagas, pesando até 10 gramas, amadurecem nos galhos. Elas são colhidas em grandes cachos. Cada cacho costuma pesar mais de 600 gramas. As bagas são facilmente transportáveis ​​e têm longa vida útil.

Fada

A uva Fairy, resistente ao inverno, pode suportar temperaturas de até -25 °C. As mudas não enraízam bem e exigem o uso de um agente enraizador. Independentemente das condições climáticas, esta variedade produz grandes colheitas anuais de frutos carnudos. Eles nascem em grandes cachos cônicos.

Bashkir primitivo

Como as uvas Bashkir precoces requerem polinização adicional para produzir frutos, elas devem ser cultivadas em um jardim com outras variedades com período de floração semelhante. Esta variedade produz bagas roxas escuras pesando aproximadamente 0,8 gramas, reunidas em pequenos cachos.

Uvas Bashkir

Russo antigo

As uvas russas precoces estão prontas para a colheita 105 dias após a brotação. Uma planta madura é um arbusto de tamanho médio, produzindo cachos médios de até 400 gramas. Os frutos são doces, grandes e de uma cor rosa intensa, pesando em média aproximadamente 4 gramas. Têm longa vida útil e são fáceis de transportar. As uvas russas são bastante resistentes à geada, tolerando temperaturas de até -23 °C. No entanto, quando cultivadas na Sibéria, requerem cobertura confiável.

Codryanka

A variedade Kodryanka produz frutos grandes, roxos-escuros, que pesam até 16 gramas. Eles nascem em grandes cachos, pesando até 600 gramas cada. Com os devidos cuidados, esta variedade produz frutos abundantes. Os frutos amadurecem em até 110 dias após a brotação, permanecem presos aos galhos por muito tempo e não caem.

Solovieva-58

A uva Solovieva-58 produz bagas pequenas, de tom dourado, que pesam até 2,5 gramas. A colheita ocorre no final de agosto. A planta tolera facilmente geadas de até -32 °C. Quando cultivada em regiões com temperaturas mais baixas, requer proteção para evitar o congelamento.

Uvas Soloviev-58

Meio-tarde

A estação de crescimento das variedades de uvas de meia-estação dura até 145 dias. Nas condições da Sibéria, elas nem sempre têm tempo para amadurecer.

Katyr

A vigorosa variedade Katyr produz frutas pretas agridoces que pesam até 3,9 gramas. Um único arbusto maduro rende até 5,6 kg. Elas amadurecem somente na segunda quinzena de setembro. As geadas do início do outono podem causar o congelamento da colheita.

Dubinushka

Dubinushka, uma variedade de uva de alto rendimento e maturação tardia, produz bagas grandes, verde-claras, que pesam até 8,2 gramas. Elas nascem em cachos que pesam até 660 gramas. Amadurecem no final de setembro ou início de outubro. Em condições desfavoráveis ​​de crescimento e desequilíbrio na rega, é comum observar rachaduras nos frutos.

Kishmish Zaporizhzhya

As uvas Kishmish Zaporizhzhya são colhidas em cachos muito grandes. Cada cacho pesa até 1.500 gramas. Os bagos são pequenos, pesando no máximo 2,5 gramas. Apresentam coloração vermelho-escura ou roxo-escura. A polpa é suculenta e carnuda, com um agradável sabor de marmelada.

Kishmish Zaporizhzhya

Siberiano

As variedades de uva siberianas foram desenvolvidas a partir de análogos selvagens. Apesar do clima rigoroso, elas podem ser cultivadas sem abrigo.

Amur

A videira Amur cresce até 25 metros de comprimento. No final de setembro, produz frutos roxos ou pretos com polpa suculenta e sabor ácido. Eles são colhidos em cachos de tamanho médio, pesando até 250 gramas.

Ametista

A variedade de uva Amethyst é conhecida por sua excepcional resistência à geada. Tolera temperaturas de até -35 °C. Existem três variedades desta variedade:

  • super cedo;
  • Sámara;
  • Novocherkassky.

Em apenas 90 a 110 dias, deliciosas frutas com sabor de moscatel amadurecem nos galhos. Cada fruta pesa entre 6 e 8 gramas. Esta variedade é excelente para consumo e para produção de vinho. Conserva-se bem e é fácil de transportar.

Uvas ametista

americano

A maioria das variedades de uva americanas foi cultivada a partir de uvas selvagens, compartilhando notas de sabor e alto teor de açúcar. Essas plantas são pouco exigentes em termos de cuidado e composição do solo. Independentemente das condições climáticas, produzem colheitas uniformes todos os anos. Toleram temperaturas de até -35 °C. Os brotos jovens se recuperam rapidamente da geada.

Alfa

A variedade de uva técnica Alpha, de meia estação, produz frutos pretos de tamanho médio, com tonalidade roxa ou vermelho-escura. Distinguem-se pela alta acidez. Essas plantas são frequentemente plantadas como culturas ornamentais para paisagismo em áreas suburbanas ou usadas como porta-enxertos para variedades menos resistentes ao inverno.

Lando Noir

A variedade Lando Noir, de alto rendimento e maturação precoce, é uma planta vigorosa que produz pequenos cachos de frutos azuis de tamanho médio. A brotação tardia, quando cultivada nas condições da Sibéria, previne danos causados ​​pela geada e garante boas colheitas todos os anos. A variedade tolera temperaturas de até -29 °C. É cultivada para a produção de vinho tinto.

Lando Noir

Somerset sem sementes

A uva Somerset Seedless, sem sementes, é caracterizada pelo amadurecimento precoce e maior resistência à geada. Ela pode suportar temperaturas de inverno de até -34 °C. Produz bagas pequenas e rosadas com um sabor agradável e delicado.

Pousar

As mudas de uva não são plantadas imediatamente em campo aberto. Nos dois primeiros anos, são cultivadas em baldes ou recipientes grandes. Com a chegada das primeiras geadas, elas são transferidas para um porão ou um cômodo fresco com temperatura do ar em torno de 2 a 3 °C.

Não se apresse em armazenar as mudas na adega muito cedo. No início do outono, as uvas estão se preparando ativamente para o inverno e o amadurecimento. Em meados de outubro, com a chegada de temperaturas baixas estáveis, elas são tratadas e armazenadas para o inverno.

Mudas jovens

No terceiro ano, as mudas dos baldes podem ser plantadas em campo aberto. O transplante é realizado em temperaturas não inferiores a 15 °C, em tempo nublado.

Preparando a muda

Antes do transplante, as mudas são endurecidas. Para isso, são colocadas ao ar livre, aumentando gradualmente o tempo de permanência. No dia anterior ao plantio, o recipiente com a muda é bem regado.

Selecione plantas saudáveis ​​para o plantio, prestando atenção ao sistema radicular. Ele deve estar livre de danos, podridão e mofo. Um sistema radicular bem desenvolvido pode ser colocado em uma pasta de argila com uma pequena quantidade de agente enraizador adicionado antes do plantio.

muda de uva

Escolhendo um local

As uvas precisam de bastante sol para amadurecer, por isso devem ser plantadas em áreas bem iluminadas. Evite áreas baixas, pois o frio e a umidade constante são mais perceptíveis nessas áreas. As uvas crescem lentamente e costumam ser suscetíveis à geada ou ao apodrecimento. Níveis elevados de água subterrânea também afetam negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Um local voltado para o sul é o mais adequado para o cultivo de uvas.

Terreno aberto

O clima rigoroso da Sibéria exige que as videiras sejam plantadas em valas profundas e previamente cavadas, com pelo menos 50 cm de largura e até um metro de profundidade. Para evitar que o solo desabe durante o crescimento das raízes, a vala é revestida com tábuas.

uvas em estufa

Variedades muito precoces e precoces são mais frequentemente plantadas em terreno aberto. Se variedades tardias forem plantadas, há um alto risco de os frutos maduros serem congelados pelas primeiras geadas do outono.

O plantio é realizado na seguinte sequência:

  • Uma camada de drenagem é colocada no fundo da vala. A vala é preenchida com uma mistura de solo, húmus e fertilizantes de fósforo e potássio, com uma pequena quantidade de areia adicionada.
  • Para evitar que a água se espalhe durante a irrigação e garantir que ela chegue diretamente ao sistema radicular, um tubo vertical de pequeno diâmetro é instalado próximo a cada muda. As plantas são regadas e fertilizadas por meio dele.
  • As mudas são retiradas do balde junto com a terra. Elas são cuidadosamente colocadas no buraco, cobertas com terra e bem regadas com água e agente enraizador. O colo da raiz é então empurrado alguns centímetros para baixo.

Para vinhas de crescimento rápido, são instaladas treliças fortes com arame esticado.

Estufa

Uma opção promissora O uso de estufas é um dos principais métodos de cultivo de uvas na Sibéria.Isso requer estruturas robustas com pelo menos três metros de altura. Equipamentos adicionais de iluminação e aquecimento permitirão o plantio de variedades de maturação tardia e bons rendimentos.

Terreno aberto

O cultivo de uvas em estufas apresenta algumas desvantagens. A ausência de abelhas e outros insetos pode impactar significativamente a produtividade. Para garantir a frutificação adequada em estufas, são utilizadas variedades especializadas ou a polinização manual.

Esquema

Quando cultivadas na Sibéria, as uvas têm uma necessidade particular de sol e nutrientes. Plantar mudas em uma única fileira, a pelo menos 2 a 3,5 metros de distância de plantas vizinhas e árvores altas, evitará a deficiência de sol e garantirá bastante umidade e nutrientes essenciais.

Tecnologia agrícola

Para cultivar boas colheitas na Sibéria, é importante seguir cuidadosamente as etapas agrícolas necessárias e garantir:

  • rega suficiente;
  • fertilizar as plantas nas quantidades necessárias;
  • poda correta;
  • isolamento confiável para o inverno.

A conclusão oportuna das etapas acima permite que você forme uma planta saudável que reaja facilmente ao frio do inverno.

cultivo de uvas

Cobertura superior

É impossível obter uma boa colheita sem fertilizar as plantas. Preparar a cova de plantio com bastante composto e adicionar fertilizantes de fósforo e potássio fornece à planta micronutrientes essenciais suficientes para vários anos. Somente no terceiro ou quarto ano as uvas começam a receber nutrientes adicionais.

Na primavera

Para produzir grandes colheitas, as uvas precisam ser cuidadas o ano todo e mantidas saudáveis ​​do início da primavera ao final do outono. Enquanto não florescem, as uvas são alimentadas com fertilizantes minerais e ácido bórico. Isso é essencial para a floração abundante e a formação de frutos. Uma segunda fertilização na primavera é realizada com fertilizantes contendo fósforo.

No verão

Em julho, as uvas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados. Em agosto, o nitrogênio não é mais aplicado. Na segunda metade do verão, são utilizadas infusão de cinzas, superfosfato e fertilizantes minerais.

uvas no verão

Durante o período de amadurecimento dos frutos, o uso de ácido bórico ajudará a aumentar o teor de açúcar das uvas.

No outono

O cuidado adequado com as uvas no outono garante que o arbusto esteja bem preparado para o inverno. Após a colheita, a videira é alimentada com fertilizantes complexos. Isso fornecerá à planta micronutrientes essenciais. A cobertura morta com esterco apodrecido e a rega abundante subsequente fornecerão ao solo ao redor das raízes a quantidade necessária de fertilizante orgânico.

Rega

As mudas jovens são regadas a cada duas semanas, monitorando cuidadosamente o solo para garantir que ele permaneça levemente úmido. As plantas maduras, dependendo das condições climáticas, são regadas pelo menos 4 a 5 vezes por estação. A rega é interrompida assim que os frutos amadurecem. Em outubro, o vinhedo é completamente umedecido, ajudando-o a se preparar para o inverno.

regando uvas

Palha

Para evitar capinas frequentes durante o verão, conservar a umidade e proteger as raízes do congelamento, cubra o solo sob as uvas com cobertura morta. Use galhos de abeto, palha ou capim seco para essa finalidade.

Formação

Arbustos de três anos precisam ser modelados. Isso é feito no outono, após a colheita e a queda das folhas.

Aparar

A primeira etapa da poda é realizada na seguinte sequência:

  • remover brotos secos e danificados;
  • corte os fracos;
  • remova as videiras frutíferas.

Antes de cobrir as uvas para o inverno, é realizada uma segunda etapa de poda. Dos dois brotos adjacentes, o mais desenvolvido é deixado. O segundo é podado, deixando apenas uma folha.

poda de uvas

Beliscando

Para formar videiras frutíferas e estimular o desenvolvimento dos frutos, os brotos são pinçados. A pinça acelera o crescimento do arbusto e molda adequadamente a copa.

Beliscando enteados

Os brotos laterais, ou brotos da segunda fileira, consomem muitos nutrientes e frequentemente causam deficiências nos brotos frutíferos. A remoção dos brotos laterais aumentará a frutificação. Quando eles tiverem de 5 a 6 folhas, retire-as, deixando uma folha na base.

Descrição de 30 variedades de uvas para a Sibéria, plantio e cuidados para iniciantes

Se os brotos principais foram severamente danificados como resultado de geadas recorrentes, as uvas não são semeadas lateralmente.

Liga

A tutoragem evitará que as videiras cresçam de forma selvagem e facilitará o cuidado com elas. Treliças verticais com arames esticados horizontalmente são usadas como suporte. A fileira inferior de uvas é plantada a uma altura de cerca de 40 cm do solo. O número de fileiras depende da idade da videira e não excede seis.

Terreno aberto

Endurecimento

O endurecimento das uvas facilitará a vida e as preparará para as geadas siberianas. O primeiro endurecimento das mudas é feito antes do plantio ao ar livre: elas são trazidas de dentro de casa para o ar fresco, aumentando gradualmente o intervalo.

O endurecimento das uvas em campo aberto requer intervenção mínima. Como resultado, a planta cresce mais forte e se adapta rapidamente às condições naturais.

Abrigo para o inverno

Na Sibéria, as uvas são cultivadas exclusivamente em ambientes cobertos. Quando a temperatura média diária atinge zero, o isolamento é aplicado. Isso é feito na seguinte ordem:

  • Escolha um dia seco e ensolarado para o trabalho. Se tiver chovido, espere até que as plantas estejam completamente secas: isso evitará que a umidade penetre sob a cobertura e cause a propagação de fungos.
  • As videiras são removidas das treliças e cuidadosamente colocadas em uma vala sobre uma cama seca.
  • Cubra todo o vinhedo com plástico ou tecido, prendendo-o bem. Você também pode cobrir a parte superior com galhos de abeto ou qualquer outro ramo.

Com o início do fluxo de seiva na primavera, os galhos de pinheiro e o plástico são removidos, deixando apenas o material de cobertura, ou uma estufa é instalada nos arcos. O isolamento é completamente removido apenas no final da primavera, quando o clima se estabiliza.

Doenças e pragas

Cultivar uvas na Sibéria tem uma vantagem inegável: as plantas aqui raramente ficam doentes e não exigem o uso de produtos químicos protetores.

Doenças e pragas

Colheita

O tempo de amadurecimento varia de acordo com a variedade e dura de junho a setembro. Os frutos maduros são fáceis de reconhecer: dependendo da variedade, tornam-se azul-escuros ou dourados.

As uvas são colhidas com muito cuidado em tempo seco, tomando cuidado para não remover a flor. Isso prolongará a vida útil da colheita. Uma sala seca é usada para armazenamento. Aqui, as uvas são penduradas pelos engaços. Quantidades maiores podem ser armazenadas em caixotes.

Recomendações básicas para iniciantes

O cultivo de uvas na Sibéria é possível se certas condições forem atendidas:

  • escolha variedades zonadas com período de maturação precoce ou muito precoce;
  • use mudas saudáveis ​​com um sistema radicular forte;
  • escolher um local adequado para o vinhedo;
  • aderir aos padrões de plantio, tentando evitar a competição entre arbustos por nutrientes e luz;
  • podar a vinha em tempo hábil.

As uvas são consideradas uma planta meridional que gosta de calor. No entanto, também podem ser cultivadas na Sibéria. O cultivo eficiente e os bons rendimentos são facilitados pelo uso de variedades regionais e pelo isolamento térmico cuidadoso durante o inverno.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata