- Descrição da praga
- Aparência
- Sinais de presença
- Vida útil
- Via de infecção
- O que ele come?
- Tipos
- Ordinário
- Turquestão
- Jardim
- Ácaro da coceira da uva
- Rim
- Que mal pode causar
- Métodos de controle
- Removendo ervas daninhas e folhas caídas
- Queimando as videiras que sobraram da poda de outono
- Seleção cuidadosa do material de enxerto
- Omayt
- Flumite
- BI-58
- Sanmite
- Lufox
- Mavrik
- Aktofit
- Thiovit Jet
- Fitoverm
- Fufanon
- Tratamento com enxofre
- Métodos tradicionais
- Infusão de cebola e alho
- Uma solução de sabão em pó
- Como não confundir com mofo
- Medidas preventivas
- Destruição da folhagem do ano passado
- Escavação
- Removendo as folhas inferiores do arbusto
- Liga oportuna
- Cumprimento do regime de rega
Os ácaros da uva são uma praga perigosa que causa sérios danos às plantas. Para detectá-los prontamente e tomar as medidas necessárias para eliminar o problema, você precisa conhecer os sinais de sua presença e as medidas a serem tomadas para se livrar deles. Existem muitos tipos diferentes de ácaros da uva, cada um causando diferentes graus de danos à planta.
Descrição da praga
O ácaro-da-uva é encontrado em quase todos os lugares e, naturalmente, prefere viver em áreas onde crescem uvas. Para identificar a praga, você precisa saber sua aparência.
Aparência
Esta praga tem um corpo semelhante a um verme, semelhante a um cilindro. O ácaro-da-uva é branco ou amarelado. Sua superfície posterior é coberta por cerdas voltadas para a frente e seu abdômen é coberto por numerosos anéis contendo pequenos espinhos.
Sinais de presença
Detectar um ácaro nos estágios iniciais de uma infestação não é fácil. Eles são muito pequenos e difíceis de ver a olho nu. Manchas vermelhas elevadas nas folhas e uma camada branca e fofa na parte inferior podem indicar uma infestação de ácaros.
Vida útil
O ácaro da uva vive no máximo 2 meses, dependendo das condições em que vive. Uma fêmea põe de 8 a 10 ninhadas de ovos ao longo de sua vida, contendo entre 30 e 300 ovos.

Via de infecção
O momento ideal para que as uvas sejam infestadas por ácaros é o florescimento dos brotos. Durante esse período, as pragas são transportadas pelo vento, outros insetos e pássaros. Um grande número de ácaros pode causar danos significativos à colheita das uvas.
O que ele come?
Quando as larvas do ácaro eclodem, elas começam a procurar alimento na forma de brotos e folhas. Após duas semanas, tornam-se sexualmente maduras. Os ácaros começam a se alimentar do tecido foliar. Isso causa o aparecimento de manchas amarelas nas folhas, que depois secam completamente.
Tipos
Existem mais de 70 espécies de ácaros da uva. Os mais comuns são o ácaro comum da uva, o ácaro dos brotos, o ácaro da uva, o ácaro do jardim e o ácaro do Turquestão.
Ordinário
Durante o inverno, o ácaro-aranha se esconde em ervas daninhas, folhas caídas e cascas de videiras. Os ovos que ele põe são inicialmente claros, mas com o tempo, tornam-se amarelos ou alaranjados.

A praga vive na parte inferior das folhas. O ácaro-aranha prefere temperaturas de 25 a 35 graus Celsius e 50% de umidade. Isso significa que verões quentes e secos são condições favoráveis para o inseto.
Turquestão
Este parasita passa o inverno em pequenas colônias em restos de plantas e ervas daninhas perto das uvas.
O ácaro do Turquestão pode ser visto em plantas em junho e julho. As fêmeas desta espécie são altamente férteis.
Em média, eles podem botar cerca de 500 ovos. As fêmeas vivem aproximadamente 2,5 meses.
Jardim
O inseto mais prejudicial às uvas é o ácaro-de-jardim. Os adultos têm um corpo oval-alongado, afinando na parte posterior. As fêmeas são vermelho-alaranjadas (no inverno) e amarelo-esverdeadas (no verão). Os machos são verde-amarelados. O parasita hiberna em colônias nas fendas da casca e nas videiras. Os insetos tornam-se ativos na primavera, quando as temperaturas atingem 12 graus Celsius e os brotos começam a abrir.

Ácaro da coceira da uva
O ácaro-da-coceira-do-feltro é a praga mais comum que ataca as uvas. Os adultos têm corpo oval, amarelo ou branco, e são pequenos — 0,2 mm. Eles hibernam em colônias (de até 1.000 indivíduos) em detritos orgânicos, rachaduras na casca e brotos de uva.
O ácaro é transmitido por outros insetos, pássaros, animais e pelo vento. Os sinais de infestação incluem lesões ovais e côncavas na face inferior das folhas. As áreas afetadas ficam cobertas por uma camada espessa, branca e felpuda.
Rim
O ácaro-da-videira causa danos severos às videiras. Alimenta-se do interior das gemas, danificando os rudimentos e as células embrionárias dos nós e entrenós das folhas da planta. Esta espécie de ácaro reproduz-se bissexuadamente. Uma fêmea pode produzir aproximadamente 6 a 9 gerações ao longo de um verão.
Que mal pode causar
O principal alimento do ácaro-da-uva é o suco da fruta. Ao consumi-lo, são liberadas enzimas que causam a deformação das folhas. A superfície superior das folhas desenvolve protuberâncias côncavas. Uma camada branca e fofa se desenvolve na parte inferior, servindo de esconderijo para a praga. O impacto negativo do inseto causa uma diminuição na produtividade.
Métodos de controle
A colheita pode ser salva se a praga for identificada a tempo e o controle imediato for iniciado.

Removendo ervas daninhas e folhas caídas
Jardineiros experientes sabem como combater os ácaros da uva. A regra principal é implementar práticas agrícolas adequadas. Com a chegada da primavera, é essencial remover todas as folhas caídas e ervas daninhas, pois a maioria das espécies dessa praga hiberna em folhas caídas.
Queimando as videiras que sobraram da poda de outono
Se houver sinais evidentes da presença de ácaros em uma videira, a videira afetada deve ser podada imediatamente, juntamente com todas as folhas afetadas. Toda a vegetação infectada deve ser coletada e queimada longe das videiras. Este é o ponto de partida certo para o controle de ácaros na videira, pois reduzirá o número de larvas e insetos adultos.
Seleção cuidadosa do material de enxerto
O material de enxerto é usado para infestações severas e moderadas. Preparações químicas contendo enxofre são as mais eficazes. Podem ser usadas em temperaturas a partir de 20 graus Celsius.
Omayt
Omite é um inseticida de amplo espectro. Penetra rapidamente nas folhas e é resistente à chuva e ao sol escaldante. Para preparar a mistura, dilua o produto em água (10-20 ml para cada 5 litros). A solução é suficiente para tratar uma área de aproximadamente 10 metros quadrados. Omite permanece ativo por 3 dias e protege as uvas por 1 mês.

A mistura não deve ser armazenada por mais de uma hora e meia. Recomenda-se aplicá-la na planta imediatamente após o preparo.
O medicamento não é compatível com outros produtos que contenham óleos e tenham alto equilíbrio alcalino.
Flumite
O Flumite permanece eficaz durante todo o ciclo de vida do carrapato. Ele destrói a postura de ovos no inverno. Para preparar a mistura, dissolva a quantidade necessária do produto em um pouco de água. Em seguida, adicione a quantidade necessária de água.
BI-58
Este é um inseticida confiável. O tratamento é realizado durante a estação de crescimento. O número necessário de pulverizações é de duas. A quantidade recomendada de concentrado para tratar plantas contra ácaros da uva é de 1,2 a 2,8 kg por hectare. 500 a 1.000 litros da mistura são suficientes para tratar um hectare.

Sanmite
"Sanmite" é um produto utilizado para combater diversos tipos de ácaros da uva em qualquer estágio de desenvolvimento. Para preparar a mistura, dissolva 5 g do produto em uma pequena quantidade de água. Em seguida, adicione mais água até completar 5 litros e borrife nas uvas.
Não trate a planta enquanto estiver em floração, pois o produto apresenta risco moderado para as abelhas. Evite que o produto entre em contato com corpos d'água. O período de carência é de um mês.
Lufox
O produto é eficaz durante o período de transição da praga de um estágio de desenvolvimento para outro. O tratamento deve ser realizado no início da manhã ou à noite, quando não houver vento. Evite o contato com outras plantas. Após a pulverização, enxágue bem o pulverizador.
Mavrik
"Mavrik" é um produto eficaz e de ação prolongada. Essa propriedade garante alta fitoestabilidade, o que ajuda a controlar pragas por 15 a 30 dias a partir da data da aplicação. A melhor época para tratar uvas com "Mavrik" é durante a estação de crescimento. 800 litros da mistura preparada são suficientes para 1.200 hectares.

Aktofit
O produto é de origem biológica. A pulverização deve ser realizada em tempo calmo, claro e seco, quando a precipitação for improvável nas primeiras nove horas após a aplicação. A aplicação é realizada com um pulverizador com névoa fina e umedecimento uniforme da superfície a ser tratada.
Thiovit Jet
Este produto dissolve-se completa e rapidamente, formando uma mistura homogênea e estável. Possui efeito duradouro. Este fungicida é eficaz contra diversos tipos de ácaros da uva. Ele interrompe os processos nas células vegetais patogênicas.
Fitoverm
Ao tratar uvas com Fitoverm, o período antes da colheita é de três dias. Isso é benéfico, pois outros tratamentos permanecem nas uvas por até um mês. No entanto, não é, pois a proteção se desgasta e um segundo tratamento é necessário. As uvas são tratadas com este produto imediatamente após a floração, quando os ovários começam a se formar (se as altas temperaturas desencadearem a rápida reprodução dos insetos).

Fufanon
Este produto é um inseticida de amplo espectro. A mistura é preparada misturando 5 mg do produto com 1,5 a 2 litros de água. Em seguida, adicione água até atingir 5 litros. Aplique a mistura nas videiras. Aplique de 3 a 4 litros por planta. Repita a pulverização após 10 dias.
Tratamento com enxofre
O enxofre coloidal (75%) é eficaz contra todos os tipos de ácaros da uva. Ele não mata as pragas por si só. Os insetos são mortos por produtos redutores de enxofre. Quando o enxofre penetra nas células do ácaro, ele reage com o oxigênio para produzir sulfeto de hidrogênio, que é tóxico para a praga. Um tratamento eficaz é o Thiovit, que contém enxofre.
Métodos tradicionais
Nos estágios iniciais de uma infestação de ácaros da uva, você pode usar métodos tradicionais de controle. Eles são tão eficazes quanto os tratamentos químicos.
Infusão de cebola e alho
Tratar plantas com remédios naturais tem um efeito poderoso contra as pragas. Jardineiros consideram as decocções de alho e cebola eficazes nesse sentido.

Para preparar a mistura você vai precisar de:
- casca de cebola ou alho espremido;
- 5 litros de água.
Dissolva esses ingredientes em 5 litros de água e deixe em infusão por 12 horas. Em seguida, borrife a planta com a mistura. Este tratamento pode ser repetido diariamente.
Uma solução de sabão em pó
Para prevenir ataques de ácaros, trate as videiras com uma mistura de sabão em pó e água na primavera. Para preparar a solução, adicione duas barras de sabão em pó picado finamente a água morna (5 litros) e deixe a mistura em infusão em um local escuro. Borrife as videiras após dois dias.
Como não confundir com mofo
Os ácaros da uva apresentam sintomas semelhantes aos do míldio. Para identificar o inseto, passe o dedo sobre a camada felpuda; se permanecer, é um ácaro da uva. Este é um sinal crucial, pois o tratamento depende da espécie da praga.

Medidas preventivas
Para evitar infestações de ácaros da uva, certas medidas preventivas são tomadas. É muito mais fácil prevenir o aparecimento dos insetos do que tentar se livrar deles.
Destruição da folhagem do ano passado
Quando os ácaros da uva aparecem em uma planta, eles causam mais danos às folhas inferiores. Por isso, as áreas afetadas são removidas e destruídas.

Escavação
O próximo passo para proteger as uvas é cavar o solo ao redor do tronco. Isso é recomendado na primavera ou no outono.
Removendo as folhas inferiores do arbusto
Para obter o máximo resultado na remoção das folhas inferiores do arbusto, o procedimento é realizado à noite ou no início da manhã, de preferência em um dia nublado, para que os frutos não sofram queimaduras de sol.
As folhas são removidas com tesouras onde se fixam aos pecíolos. Essas medidas preventivas não só controlam eficazmente os insetos, como também eliminam a necessidade de tratamentos químicos.
Liga oportuna
Uma área negligenciada e mal ventilada cria condições favoráveis para a reprodução de pragas.
Portanto, é essencial amarrar os brotos o mais rápido possível e realizar todos os cuidados com a videira adequadamente. Elevar as videiras em suportes especiais também ajudará a reduzir a suscetibilidade da planta a doenças.
Cumprimento do regime de rega
Uma medida preventiva igualmente importante é manter um cronograma de rega regular. Isso deve ser feito durante toda a estação. O solo da planta deve estar adequadamente úmido. No entanto, o excesso de água deve ser evitado, pois pode causar a morte da planta.











