- História de origem
- Descrição e Características
- Principais características da variedade
- Propósito
- Tempo de maturação
- Produtividade
- Qualidades de sabor
- Resistência à geada
- Monte
- Frutas vermelhas
- Resistência a doenças
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Por vacinação
- Camadas
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Aparar
- Cobertura morta
- Liga
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra pássaros e vespas
- Doenças e pragas
- Pulgão
- Oídio
- Mofo
- Clorose
- Armilariose
- Mancha foliar de Cercospora
- Alternaria
- Oídio
- Rubéola foliar
- Prós e contras da variedade
- Colheita e armazenamento
- Aplicações de bagas
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Existem variedades de uva cultivadas especificamente para a produção de vinho. Essas culturas geralmente dão frutos tardiamente. A uva Garnacha, de produção tardia, é adequada para o cultivo em climas quentes e secos e é usada para a produção de vinho. Abaixo, você encontrará informações sobre o plantio e os cuidados com as uvas, bem como os prós e contras dessa variedade.
História de origem
Não há dados precisos sobre a origem da uva Garnacha. A maioria dos estudiosos concorda que ela se originou na Catalunha. Dessa região, a variedade se espalhou por toda a Espanha e depois migrou para a França, onde é conhecida como Grenache.
Alguns especialistas acreditam que a Grenache é originária da ilha italiana da Sardenha. A variedade possui diversas variantes: Grenache Noir, usada para vinhos rosés; Grenache Gris, usada para destilados de cor framboesa clara; e Grenache Blanc, usada para vinhos brancos.
Descrição e Características
A garnacha é cultivada para a produção de vinho. Os frutos são predominantemente vermelhos, mas também podem ser rosados ou brancos. A variedade é resistente à seca, por isso prospera em solos secos.
Não tolera bem alta umidade, pois é suscetível a patógenos e insetos nocivos. A uva Garnacha tem aromas predominantemente picantes e de frutas vermelhas, principalmente framboesa. Para produzir vinhos doces fortificados, costuma ser misturada com outras variedades.
Informações adicionais: Todo ano, no dia 24 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Grenache.

Principais características da variedade
A planta é resistente à seca, mas sua resistência ao inverno é fraca e requer cobertura. Os arbustos são vigorosos, com folhagem em forma de funil.
Propósito
Uvas tintas são usadas para produzir vinhos com notas frutadas e leve acidez. A Grenache Blanc, raramente cultivada, é usada para consumo in natura e também para a produção de vinhos de mesa.
Tempo de maturação
A uva Garnacha floresce cedo, mas os frutos amadurecem lentamente. Isso resulta em frutificação tardia. A variedade produz tanto vinhos rosés leves e aromáticos quanto vinhos tintos altamente concentrados.
Produtividade
Uma parcela de um hectare rende 2.000 quilos de uvas. A alta produtividade é alcançada pela resistência à seca, um sistema radicular forte e a robustez das plantações. Verões chuvosos reduzem a quantidade e a qualidade dos frutos.

Qualidades de sabor
As uvas Garnacha são deliciosas, com um buquê de aromas de groselha, framboesa, mel e gengibre. As bagas são usadas principalmente para a produção de vinho. Esta variedade é frequentemente misturada com outras uvas.
Resistência à geada
Esta variedade tem baixa resistência à geada. Suporta temperaturas de inverno de até -18 °C, por isso é cultivada principalmente nas regiões do sul. Se houver previsão de invernos rigorosos, os arbustos devem ser cobertos com ramos de abeto ou agrofibra.
Monte
O cacho cônico atinge um tamanho médio. Sua densidade, dependendo das condições climáticas e da exposição à luz, varia de solto a denso.
Frutas vermelhas
As uvas são pequenas e redondas. Possuem coloração rosa-púrpura, casca firme e polpa suculenta. O fruto contém grande quantidade de açúcar. As bagas aromáticas são utilizadas na produção de vinho.

Resistência a doenças
As uvas Garnacha são suscetíveis ao oídio, míldio e clorose. Essas doenças são causadas principalmente por cuidados inadequados, solo contaminado e climas excessivamente secos ou úmidos. O tratamento preventivo oportuno das videiras com os produtos necessários pode prevenir muitas doenças.
Métodos de reprodução
Jardineiros podem propagar uvas Garnacha em seus jardins usando três métodos: enxerto, estacas e alporquia. A propagação por sementes não é utilizada.
Estacas
Para propagar uvas usando estacas, siga estes passos:
- na primavera, antes da floração, corte estacas de 1 centímetro de espessura e 40 centímetros de comprimento;
- coloque em água morna por 24 horas;
- corte as mudas em 2 partes para que cada uma tenha 2 brotos;
- corte a parte inferior em um leve ângulo e plante-a em um vaso.
Durante o verão, a muda é cuidada e no outono ela é plantada no solo.

Por vacinação
O procedimento é realizado em abril ou maio. O porta-enxerto é cortado em um toco de 10 a 15 centímetros de comprimento, uma faca de enxertia é inserida no centro e o toco é enterrado a 4 a 5 centímetros de profundidade. Um corte em forma de cunha é feito no enxerto, que é inserido na abertura do porta-enxerto. O local da enxertia é fixado com fita isolante ou filme plástico.
Camadas
Para propagar a uva Garnacha usando este método, as mudas são dobradas no chão na primavera, fixadas com alfinetes e cobertas com terra. A área de cobertura é mantida constantemente úmida. Quando raízes e novos brotos aparecem nas videiras, eles são desenterrados e transplantados para um local preparado.
Como plantar corretamente
As uvas são plantas perenes, portanto, o local para elas deve ser cuidadosamente selecionado. Elas preferem locais ensolarados, portanto, uma exposição oeste ou sul é preferível. Plantas altas não devem ser plantadas nas proximidades.

Recomendações para escolha de prazos
A época mais favorável para o plantio de uvas é a primavera. Nas regiões do sul, o plantio começa já no início de abril. O procedimento também pode ser feito no outono, a partir de outubro. As mudas plantadas no outono são cuidadosamente cobertas.
Preparação do local
As uvas Garnacha são plantadas em áreas ensolaradas. A área é limpa e cavada com antecedência. Se o solo for pesado e argiloso, adiciona-se areia e terra fértil. A planta não gosta de água parada, por isso o solo deve ser bem drenado.

Como selecionar e preparar material de plantio
A muda deve estar firme, com o corte superior verde. As raízes saudáveis devem estar brancas ao serem cortadas. Antes do plantio, deixe-as de molho por várias horas em água com um intensificador de crescimento.
Diagrama de plantio
As uvas Garnacha são plantadas da seguinte forma:
- cavar um buraco de 80 centímetros de profundidade e diâmetro;
- instalar uma camada de drenagem;
- um terço do buraco é preenchido com solo fértil;
- uma muda é colocada no meio, as raízes são esticadas e o restante do solo é despejado;
- O arbusto jovem é regado generosamente.
Os arbustos são plantados a uma distância de 1,5 metros um do outro, a distância entre as fileiras é de 2 a 3 metros.
Importante! Ao plantar, instale imediatamente um suporte ao qual os brotos emergentes serão amarrados.

Instruções de cuidado
Para garantir o crescimento adequado, a planta requer cuidados, incluindo fertilização, poda, cobertura morta e estaqueamento. Plantas plantadas no outono devem receber abrigo.
Modo de rega
As uvas Garnacha são resistentes à seca e não requerem rega frequente. Pelo contrário, regar em excesso só prejudica as plantas, favorecendo o aparecimento de doenças e pragas. A rega intensa só é necessária no plantio de videiras jovens.
Cobertura superior
Para estimular o crescimento e prevenir muitas doenças, as videiras são fertilizadas várias vezes por estação. As plantas fertilizadas desenvolvem forte imunidade e combatem com sucesso doenças e pragas. Na primavera, as uvas são fertilizadas com nitrogênio e, posteriormente, com um fertilizante complexo.
Aparar
No outono, as videiras são podadas, deixando apenas os brotos mais fortes. Na primavera, outra poda é realizada, removendo galhos danificados pela geada, mortos e doentes, bem como novos brotos. Além disso, a copa da videira é moldada a partir do primeiro ano após o plantio.

Cobertura morta
Após o plantio, a zona radicular é coberta com palha, serragem e aparas de grama seca. Isso ajudará a reter a umidade do solo. A cobertura morta também evitará o crescimento de ervas daninhas, que podem transmitir doenças e pragas.
Liga
Assim que os brotos da videira emergem, eles são amarrados a um suporte cavado no buraco. Isso evitará que os galhos se quebrem com o vento. Isso também ajuda a estabelecer a direção de crescimento das videiras. A amarração adequada garantirá que cada broto receba luz suficiente para prosperar.
Preparando-se para o inverno
Apenas os brotos bem maduros sobrevivem ao inverno, por isso os galhos finos e verdes são podados no outono. Além disso, para garantir uma boa hibernação, as uvas são regadas generosamente antes do início da geada. Após a primeira geada, as videiras são amarradas, curvadas ao solo e cobertas com ramos de abeto.
Proteção contra pássaros e vespas
Coloque vários bebedouros no seu jardim: os pássaros podem querer apenas beber água. Geralmente, eles apenas bicam os frutos, e depois as vespas os devoram. Jardineiros experientes recomendam cobrir os arbustos com tule de malha fina enquanto os frutos amadurecem. Cada cacho também pode ser enrolado em uma rede para protegê-lo de pragas.

Doenças e pragas
As doenças e pragas da uva As garnachas estão listadas abaixo.
Pulgão
Esta praga enfraquece a planta ao se alimentar de sua seiva. Para se livrar dos pulgões, pulverize as uvas com inseticidas. Este tratamento é realizado em clima seco e sem vento.
Oídio
Nesta doença, as folhas parecem polvilhadas com farinha. Esta infecção fúngica é causada pelo calor e mudanças repentinas de umidade. Para combater o oídio, os arbustos são pulverizados com fungicidas.
Mofo
Outro nome para esta doença é míldio. Uma mancha amarela e oleosa se espalha nas lâminas das folhas, com uma camada branca por baixo. Para prevenir isso, as uvas são pulverizadas com agentes antifúngicos.

Clorose
Na clorose, as folhas perdem a cor e ficam amareladas. No entanto, as nervuras permanecem verdes. Para prevenir e tratar a doença, adiciona-se sulfato ferroso ao solo.
Armilariose
Esta doença fúngica ataca primeiro as raízes da videira e, em seguida, as partes aéreas. Outonos quentes e chuvosos favorecem o desenvolvimento da doença. As raízes da planta tornam-se moles e apodrecem, e as folhas murcham gradualmente. Não há cura; a videira deve ser arrancada e o solo cuidadosamente tratado com um agente antifúngico.
Mancha foliar de Cercospora
Na segunda metade do verão, aparecem manchas nas folhas, que começam a cair prematuramente. Os frutos ficam azuis e enrugados. Para prevenir a doença, as uvas são pulverizadas com preparações contendo cobre na primavera.
Alternaria
Esta doença causa manchas prateadas ou marrons na folhagem, nas videiras e nos frutos. É desencadeada por clima quente e alta umidade. Para prevenção e tratamento, as uvas são pulverizadas com fungicidas.

Oídio
Este é outro nome para oídio. Para prevenir a doença, as videiras são pulverizadas com agentes antifúngicos.
Rubéola foliar
A rubéola causa o aparecimento de manchas enferrujadas entre as nervuras das folhas. Pulverizar as videiras com fungicidas pode prevenir a doença.
Atenção! Os tratamentos com fungicidas e inseticidas devem ser realizados em clima ensolarado e sem vento.
Prós e contras da variedade
As vantagens das uvas Garnacha incluem as seguintes qualidades:
- resistência à seca;
- resistência;
- despretensão;
- resistência às principais doenças;
- aptidão para a produção de vinho.
As desvantagens incluem baixa resistência à geada e suscetibilidade a doenças fúngicas quando há excesso de umidade.

Colheita e armazenamento
As uvas são colhidas em clima seco e quente, com tesouras de poda ou de poda. Esta variedade é destinada à produção de vinho, por isso não deve ser armazenada por longos períodos. Elas podem ser preservadas por um curto período, colocando-as em camadas finas em caixas.
Aplicações de bagas
As uvas Garnacha são usadas para fazer sucos e vinhos. Quando usadas para produzir vinhos fortificados, são frequentemente misturadas com outras variedades de uva. Isso resulta em um vinho de maior qualidade.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Jardineiros experientes dão as seguintes dicas e recomendações:
- Ao plantar uvas, instale imediatamente um suporte para elas.
- Regue os arbustos muito raramente, somente se não chover por muito tempo.
- No outono, pode as videiras verdes.
- Inspecione constantemente as folhas: quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil será curá-la.
- Compre mudas de vendedores confiáveis.
A uva Garnacha prospera em climas quentes e secos. Nessas condições, a variedade produz frutos com os quais o vinicultor pode elaborar um vinho delicioso e aromático.












Eu deveria ter dito com ousadia que Garnacha é para áreas não irrigadas. Os vinhedos na Espanha nem sabem que alguém é irrigado.
Se você tiver um terreno seco, quente e seco, sinta-se à vontade para plantar um vinhedo de Garnacha lá. Nesse caso, pode os brotos do ano passado, deixando-os com apenas dois brotos — isso é crucial, caso contrário, as uvas terão dificuldades. Após a floração, certifique-se de cortar os brotos vazios. Uma boa ideia é plantar um cano por perto ao plantar uma muda jovem para fornecer irrigação por gotejamento às raízes durante a seca.