Descrição e cultivo da variedade de uva Krasnostop Zolotovsky

A uva Krasnostop é uma das variedades mais antigas utilizadas na produção de vinho. Inicialmente cultivada no Krai de Krasnodar, posteriormente se espalhou para outras regiões. Abaixo, você encontrará informações sobre o cultivo da variedade de uva Krasnostop Zolotovsky em terrenos particulares, suas principais características, vantagens e desvantagens, propagação, colheita e armazenamento.

Descrição e Características

Na região do Don, as videiras eram chamadas de "stopa" (pé). A Krasnostop possui uma crista vermelha, daí o seu nome. As videiras são de tamanho médio e os ramos amadurecem cedo. A Krasnostop é uma variedade de uva comercial, cultivada principalmente para a produção de vinho.

Histórico de seleção

Existem duas versões sobre a origem da variedade. Segundo uma delas, Uvas Cabernet Sauvignon Os cossacos trouxeram a uva da França para o Don em 1812, e a Krasnostop foi desenvolvida a partir dela. Segundo outra versão, a variedade foi trazida do Daguestão no século VIII. Foi descrita pela primeira vez em 1980 na fazenda Zolotovsky, após o que a uva passou a ser chamada de Krasnostop Zolotovsky.

Principais características

A planta produz flores bissexuais. Devido a essa qualidade, não necessita de polinizadores. Os botões abrem no início de abril e a colheita começa no início de setembro nas regiões do sul. Nas regiões do norte, os cachos são colhidos no final do primeiro mês do outono.

Descrição do arbusto

As videiras Krasnostop caracterizam-se por uma taxa de crescimento e um tempo de maturação médios. As folhas são pequenas, trilobadas, com uma ponta romba e larga. São densamente pubescentes na parte inferior e lisas e reticuladas-enrugadas na parte superior.

Uvas Krasnostop

Descrição dos cachos e bagas

Os cachos de uva são medianamente densos e cônicos, com 8 a 15 centímetros de comprimento. Os frutos são redondos, pequenos e de cor azul-escura. A casca medianamente espessa é coberta por uma camada cerosa em toda a superfície.

Produtividade

Um jardineiro pode colher aproximadamente 60 centavos de frutas suculentas e saudáveis ​​por hectare. Em condições climáticas favoráveis ​​e com práticas agrícolas adequadas, a produtividade pode chegar a 80 centavos por hectare. Os cachos de uva são colhidos no início de setembro.

Atenção! Para evitar danos às videiras, use uma tesoura para remover os cachos de uvas.

Transportabilidade

A casca da uva Krasnostop é de espessura média, o que a torna resistente ao transporte em curtas distâncias. Colher e transportar as uvas pela manhã ou à noite melhora a transportabilidade. Além disso, caixas e cestos contendo uvas devem ser cobertos com lona.

Variedade Krasnostop

Resistência à geada e à seca

Krasnostop Zolotovsky é uma variedade com resistência média ao inverno. Se a previsão for de temperaturas abaixo de -23°C, os arbustos devem ser cobertos. Uma característica distintiva desta variedade é a sua capacidade de se recuperar rapidamente, mesmo em caso de geadas.

Uvas maduras toleram bem a seca de curto prazo.

Resistência a doenças

A Krasnostop é resistente a muitas doenças da uva, mas, se não for cuidada adequadamente, pode ser afetada pelo míldio e pelo oídio. Para prevenir doenças fúngicas, borrife as uvas com preparações que contenham cobre. Além disso, certifique-se de que a área ao redor do tronco esteja livre de detritos vegetais.

Qualidades de sabor

A polpa da baga é doce, ligeiramente ácida e se desprende facilmente da casca. O teor de açúcar varia de 22% a 30%, com acidez típica de uvas viníferas. O sabor e o aroma da baga são simples, sem destaque, mas os vinhos revelam notas de mirtilo, sabugueiro, abrunheiro e especiarias.

Polpa de frutas vermelhas

Aplicações de bagas

Os frutos são usados ​​para produzir vinhos de cor bordô. As bebidas alcoólicas resultantes são altamente palatáveis. O sabor e o aroma variam dependendo do material do barril e do método de vinificação.

Prós e contras da variedade

As qualidades positivas do Krasnostop incluem as seguintes características:

  • resistência à maioria das doenças;
  • despretensão;
  • linda cor do vinho proveniente dos frutos desta variedade;
  • alto rendimento;
  • facilidade de reprodução;
  • autofertilidade.

As qualidades negativas da variedade incluem a necessidade de ser amarrada a uma treliça e a necessidade de abrigo quando as temperaturas do inverno caem abaixo de -23°C.

Como plantar corretamente

Mudas cultivadas na mesma zona climática onde serão plantadas para maior crescimento e frutificação criarão raízes com mais rapidez e facilidade. Escolha um viveiro de boa reputação ou um vendedor confiável.

Recomendações para escolha de prazos

O plantio na primavera começa após o início do clima quente e estável. Os brotos das mudas não devem estar totalmente abertos. O plantio no outono começa um mês antes do início da geada. Videiras plantadas no outono exigem cobertura obrigatória.

plantando uma muda

Como escolher e preparar um local

As uvas são uma cultura que gosta de calor, por isso são plantadas no lado sul do terreno, recebendo máxima exposição solar. A água subterrânea não deve estar muito próxima da superfície do solo. O local de plantio é limpo e fertilizado, se necessário. Recomenda-se cavar a vala de plantio aproximadamente duas semanas antes do plantio.

Como selecionar e preparar material de plantio

Selecione arbustos inteiros, sem arranhões, amassados ​​ou sinais de doenças. Apare ligeiramente o sistema radicular antes do plantio. Se o sistema radicular tiver secado durante o transporte longo, deixe-o de molho em um balde com água por 24 horas.

Diagrama de plantio

Os arbustos são plantados em intervalos de 1 a 1,2 metros. A distância entre as fileiras é de 1,5 a 2 metros. As uvas Krasnostop são plantadas da seguinte forma:

  • cavar um buraco medindo 80×80×80 centímetros;
  • coloque uma camada de argila expandida ou pequenas pedras;
  • adicione um pouco de terra e coloque o arbusto na vertical;
  • água, preencha com o restante do solo e compacte.

O círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de húmus.

Instruções de cuidado

Para garantir uma boa frutificação, as uvas Krasnostop precisam ser regadas, fertilizadas, cobertas com palha, podadas e pulverizadas profilaticamente contra doenças e pragas.

cachos de uvas

Modo de rega

As videiras precisam de bastante rega no momento do plantio e novamente uma semana depois. Posteriormente, o solo deve ser umedecido durante períodos prolongados de tempo seco. O excesso de umidade pode causar infecções fúngicas.

Cobertura superior

A primeira fertilização da primavera é feita antes da brotação com sulfato de amônio e superfosfato. A fertilização é repetida antes da floração. No outono, o esterco é aplicado às uvas. Neste caso, a fertilização é desnecessária na primavera seguinte.

Aparar

Para reduzir a pressão sobre os arbustos, é realizada a poda. Sem poda, é impossível obter uma colheita de alta qualidade. No verão, além dos galhos, os cachos em excesso são removidos.

Diagrama de plantio

Outono

A poda de outono é realizada após a queda das folhas. Antes dessa época, o procedimento não é realizado devido à intensa maturação das videiras. A poda de outono envolve a remoção de galhos imaturos para facilitar a hibernação dos arbustos. Galhos quebrados e doentes também são removidos.

Primavera

A poda de primavera é especialmente importante, pois uma poda inadequada pode resultar na ausência de colheita neste ano. Os brotos que produziram frutos no ano anterior são podados. Além da poda de formação, os brotos que não sobreviveram à geada do inverno são removidos.

Importante! Para evitar que os arbustos sejam infectados por diversas doenças, a poda deve ser feita com tesouras de poda desinfetadas.

Cobertura morta

O círculo do tronco da árvore é coberto com húmus ou turfa por vários motivos. Em primeiro lugar, o solo coberto com palha retém melhor a umidade. Além disso, dificulta a penetração de ervas daninhas na camada de palha. Outro motivo para esse procedimento é evitar a formação de crostas, o que impediria a respiração das raízes.

cobertura morta de uvas

Pulverização preventiva

Se mal cuidadas ou sujeitas a chuvas intensas, as uvas Krasnostop são suscetíveis a doenças. Para evitar isso, a pulverização preventiva dos arbustos é realizada várias vezes ao longo da temporada. Preparações contendo cobre são utilizadas para esse fim.

Proteção contra pássaros e pragas

Para se proteger contra vespas, monte armadilhas doces despejando kvass em uma garrafa ou dissolvendo geleia em água. Para repelir pássaros, instale espantalhos ou pendure filme plástico anti-farfalhar na treliça.

Você pode se livrar de insetos nocivos pulverizando com inseticidas aprovados.

Preparando-se para o inverno

Para ajudar os arbustos a sobreviverem ao inverno, várias medidas são tomadas. No outono, eles são regados para repor a umidade e, em seguida, cobertos com cobertura morta. Os arbustos e o solo são pulverizados com inseticidas e fungicidas. As uvas jovens são removidas da treliça e cobertas com galhos e agrofibra.

Métodos de reprodução

As uvas Krasnostop são propagadas por estacas colhidas no outono, armazenadas em uma adega e, em seguida, plantadas primeiro em um viveiro e, em seguida, em um local permanente. Outro método comum de propagação das uvas é a alporquia, que consiste em dobrar as estacas no solo, prendê-las, separá-las da videira-mãe após a germinação e plantá-las no jardim. A enxertia em uma videira forte também é um método comum de propagação da variedade.

cultivo de uvas

Doenças e pragas

As uvas Krasnostop são suscetíveis ao oídio e ao míldio. Essas doenças afetam todas as partes aéreas da videira. Os frutos afetados apodrecem ou secam. Para evitar danos causados ​​por esses patógenos, pulverize as uvas com agentes antifúngicos.

Pragas que podem infestar a planta incluem ácaros, lagartas-do-mato e besouros-variegados. Essas pragas prejudicam o amadurecimento e a qualidade dos frutos. Inseticidas são usados ​​contra esses insetos nocivos. Como medida preventiva, remova folhas e ervas daninhas da área do tronco da árvore.

Colheita e armazenamento

Quando maduras, as bagas desta variedade adquirem uma coloração azul-escura, quase roxa. No sul, a colheita das uvas começa nos primeiros dez dias de setembro. O clima seco e quente é essencial para a colheita.

Se os cachos forem armazenados por algum tempo, eles precisam ser classificados e os frutos podres removidos.

colheita

Dicas de jardineiros experientes

A Krasnostop é cultivada há muito tempo em toda a Rússia e, durante esse período, os viticultores adquiriram vasta experiência no cultivo da variedade. Aqui estão algumas dicas de jardineiros experientes sobre o cultivo de uvas:

  1. As videiras precisam ser amarradas à treliça para que fiquem uniformemente expostas ao sol.
  2. Galhos e enteados em excesso exigem poda constante.
  3. Sem esperar que doenças e pragas apareçam, os arbustos são pulverizados com fungicidas e inseticidas.
  4. O solo sob os arbustos é coberto com húmus.
  5. A fertilização ajudará a melhorar a imunidade e a qualidade da colheita.

Krasnostop é uma das melhores variedades de uva para vinho. Os vinhos produzidos a partir de seus frutos apresentam agradáveis ​​notas de frutas vermelhas. É fácil de cultivar e suas características contribuem para a produção de vinhos deliciosos e de alta qualidade.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata