Como combater a requeima da batata: descrição e métodos de tratamento

A requeima da batata é uma ameaça séria; saber como combater essa infecção fúngica pode proteger as plantações de batata contra patógenos. O cuidado adequado e a aplicação oportuna de nutrientes do solo são essenciais para qualquer cultura. Plantas enfraquecidas podem ser infectadas em climas úmidos e frios. Fungicidas são usados ​​para prevenir a infecção.

Quão perigosa é a requeima para as batatas?

A requeima é uma infecção fúngica que afeta as partes verdes das batatas (folhas, caules, pecíolos florais), bem como os tubérculos. A requeima progride rapidamente, infectando todo o canteiro de batatas como uma epidemia, resultando em uma redução de um terço na produtividade. A doença é causada por fungos que parasitam as batatas.

A atividade dos micélios causa o aparecimento de numerosas manchas marrons e podridão dura (seca) nos tubérculos. As folhas afetadas pelo fungo secam e murcham. Tubérculos infectados não devem ser consumidos, armazenados por longos períodos ou usados ​​como material de plantio. A requeima é comumente conhecida como requeima. Conhecer a descrição e os sinais da doença permite que você tome medidas rápidas para combater essa infecção perigosa.

Causas da doença

Os esporos de fungos podem permanecer no solo por muito tempo e tornam-se ativos em climas quentes e chuvosos. A infecção afeta plantas enfraquecidas, que carecem dos nutrientes necessários para o desenvolvimento normal. Ervas daninhas infectadas por esporos, deixadas no campo após a colheita, também podem ser uma fonte da doença. Às vezes, a infecção é introduzida em canteiros de batata, juntamente com material de plantio doente, com manchas marrons e apodrecido. O período de incubação da requeima é de apenas 3 a 9 dias. Em pouco tempo, a infecção se espalha por toda a cultura da batata.

doença em batatas

Sinais de doença da batata

Como é a requeima? Manchas acastanhadas e felpudas aparecem nas folhas e caules e, depois de um tempo, ficam cobertas por uma camada cinza-clara, fofa e semelhante a mofo — são os esporos do fungo. A infecção se torna ativa na segunda metade do verão, mais frequentemente durante o tempo chuvoso.

No início, o fungo não é fácil de detectar. Ele se desenvolve na parte inferior das folhas inferiores e, em seguida, move-se para a superfície, onde esporos branco-acinzentados aparecem na parte inferior da folha. Posteriormente, a folha começa a apodrecer em tempo úmido e, em tempo seco, seca e murcha. A praga progride para os brotos apicais. Durante a chuva, os esporos do fungo são levados para o solo, espalhando a praga para os tubérculos. Em tempo seco e quente, a infecção é transmitida pelo vento.

Os esporos criam raízes na nova planta e causam a decomposição do tecido saudável e o apodrecimento.

A requeima é muito fácil de detectar em tubérculos: toda a superfície fica coberta de manchas marrons que se espalham rapidamente para fora e para dentro. A batata apodrece por dentro e infecta tubérculos saudáveis ​​próximos.

Métodos de tratamento da requeima tardia

A requeima pode ser tratada com fungicidas. No entanto, é melhor prevenir a infecção fúngica e tratar os canteiros de batata profilaticamente. A requeima pode ser erradicada com fungicidas biológicos comerciais, produtos químicos comprados em lojas ou remédios caseiros.

método de tratamento

Para prevenir o desenvolvimento da requeima, é importante seguir o momento certo para o tratamento das batatas. Mesmo antes do plantio dos tubérculos na primavera, o solo é pulverizado com fungicidas (calda bordalesa, sulfato de cobre, Fitosporin-M). O próprio material de plantio também é tratado com fungicidas. No dia do plantio, as batatas são pulverizadas primeiro com uma solução de Prestige ou Maxim, e somente após 1 a 2 horas os tubérculos secos são plantados nas covas.

As pontas verdes também precisam de proteção contra a requeima. A primeira pulverização com fungicida sistêmico deve ser realizada de 2 a 3 semanas após o plantio, quando as plantas atingirem 26 a 31 centímetros de altura.

Em seguida, após 15 dias, repita o tratamento contra a requeima com qualquer fungicida de contato (antes da floração das batatas). Durante o período chuvoso, pulverize as pontas verdes a cada 7 a 12 dias. Em julho-agosto, 18 a 21 dias antes da colheita, interrompa o tratamento dos canteiros de batatas com fungicidas.

tratamento de arbustos

Os métodos de controle da requeima envolvem o uso de fungicidas de contato, que devem permanecer nas folhas por um período de tempo (antes da chuva) e matar os fungos ao contato. Os fungicidas de contato eficazes contra a requeima incluem calda bordalesa, Cuprosat, Bravo, Penncozeb e Novosyr.

Recomenda-se combater a requeima com fungicidas sistêmicos (Quadris, Mefenoxam, Ridomil-Gold).

Esses produtos penetram nas plantas, espalham-se por todos os tecidos e matam o fungo parasita. Os produtos sistêmicos diferem dos produtos de contato por durarem mais. A chuva não os lava, e as plantas permanecem protegidas por 2 a 3 semanas.

Existem também produtos translaminares (Acrobat MC, Thanos), que não penetram além das lâminas foliares. No entanto, fungos podem desenvolver resistência a produtos sistêmicos, por isso é melhor usar o mesmo produto no máximo duas vezes por safra. É melhor alternar os fungicidas, usando produtos diferentes alternadamente.

colheita saudável

Todos os fungicidas são divididos em biológicos e químicos. Os produtos biológicos são menos perigosos; contêm microrganismos que inibem o crescimento de fungos. Não contêm metais pesados, mas têm um curto período de ação.

Os agentes químicos consistem em sais metálicos e compostos químicos complexos. Esses produtos matam fungos rapidamente, mas não excedem a dosagem recomendada.

Biopreparações

Produtos biológicos são utilizados para proteção preventiva contra a requeima. Os microrganismos vivos contidos nesses produtos se integram às células fúngicas e inibem seu crescimento, protegendo as plantas. Os canteiros de batata são pulverizados com produtos biológicos antes e durante a floração, bem como durante o período de crescimento e desenvolvimento. No entanto, as plantações de batata infectadas com requeima não podem ser salvas por produtos biológicos.

vitríolo para batatas

Fitosporina-M

Um produto biológico sistêmico. Ele se espalha pelo sistema vascular da batata e suprime o crescimento de fungos patogênicos. Sua ação ocorre imediatamente após a aplicação e permanece eficaz por 2 a 3 semanas. Disponível em pasta, pó ou líquido, o produto pode ser aplicado em qualquer estágio do desenvolvimento da cultura. Aplique a solução de Fitosporin-M nas plantas à noite ou em dias secos e nublados. Não é recomendado aplicá-la em canteiros de batata em dias chuvosos.

Máxima

Fungicida de contato com o ingrediente ativo (fludioxonil) de origem natural. É usado para tratar tubérculos antes do plantio ou durante o armazenamento a longo prazo. Este produto é moderadamente tóxico, mas certifique-se de ler as instruções antes de aplicá-lo em batatas.

Máxima para batatas

Prestigitador

É utilizado como inseticida de contato contra insetos sugadores e mastigadores, bem como fungicida sistêmico que inibe fungos patogênicos. Recomenda-se tratar os tubérculos com este produto antes do plantio. Este produto bicomponente permite um tratamento único e abrangente contra fungos e insetos, em vez de dois. O produto permanece ativo por 3 a 4 semanas e é completamente eliminado da planta após 2 meses.

Fungicidas químicos

Tratamentos químicos são usados ​​para infestações severas de requeima em batatas ou áreas. Diversos produtos de controle de fungos são diluídos em água, de acordo com as instruções. Ao usar o produto, é importante seguir a dosagem recomendada. Quantidades excessivas de produtos químicos podem causar complicações indesejadas em pessoas com alergias ou doença renal.

agente químico

Oxicom

Um produto químico à base de oxicloreto de cobre e oxadixil. Este fungicida de contato e sistêmico é usado para prevenir e tratar a requeima. Os canteiros de batata devem ser pulverizados com este produto no máximo duas vezes, com um intervalo de duas semanas.

Arcerídeo

Um fungicida de contato e sistêmico de ação rápida. Os resultados são visíveis em 1 a 2 horas. Os canteiros de batata são tratados com este produto químico ao primeiro sinal de infestação fúngica. Este produto protege as plantas contra a requeima por duas semanas.

Ridomil Gold MC

Um produto químico de contato e sistêmico à base de mancozebe e metalaxil-M. É usado para a prevenção e o tratamento da requeima. Recomenda-se um máximo de três tratamentos, com um intervalo de duas semanas entre eles.

Ridomil para batatas

Casa

Fungicida de contato à base de oxicloreto de cobre. É usado principalmente para prevenir infecções fúngicas. É ineficaz no tratamento de fungos. Possui um curto período de proteção, não penetra na planta e é levado pela chuva. Não usar durante a floração.

Remédios e receitas populares

Você pode proteger os canteiros de batata da requeima usando remédios populares comprovados. No entanto, será necessário tratar as plantas quase semanalmente, pois infusões e decocções caseiras têm um efeito protetor de curta duração.

Infusão de alho

De todos os remédios naturais para a requeima, este é o mais poderoso. Para preparar uma solução eficaz, triture 255 gramas de alho no liquidificador e adicione 2,55 litros de água. Você pode adicionar uma colher de sopa de mostarda em pó e uma de pimenta-do-reino moída. Deixe a mistura em infusão por 24 horas. Em seguida, filtre e adicione mais 8 litros de água.

infusão de alho

Solução de sulfato de cobre 0,2%

O sulfato de cobre é um fungicida de contato que ajuda a eliminar a requeima. Para preparar uma solução de trabalho, 20 gramas de cristais azuis são dissolvidos em dez litros de líquido. Este tratamento terapêutico e preventivo é usado para prevenir a requeima e como cobertura quando surgem sintomas de deficiência de cobre.

Ácido bórico, sulfato de cobre e permanganato de potássio

Uma solução de dez litros com 10 gramas de ácido bórico, 2 gramas de permanganato de potássio e 6 gramas de sulfato de cobre é usada para pulverizar os tubérculos em germinação pouco antes do plantio. Em clima frio e chuvoso, esta solução pode ser usada para irrigar canteiros de batata para proteção contra a requeima. No entanto, as plantas devem ser pulverizadas imediatamente após a chuva.

processamento de arbustos

Sulfato de cobre

Trata-se de sulfato de cobre, cujos cristais azuis se dissolvem em água e são usados ​​como fungicida. Para preparar uma solução de trabalho, dissolva 100 gramas da substância em dez litros de líquido. O produto é usado como pulverizador em plantas e como fertilizante. O tratamento pode ser repetido após duas semanas.

Mistura bordalesa caseira

Para fazer a calda bordalesa, você precisa de sulfato de cobre e cal virgem. Para preparar uma solução a 1%, use 100 gramas de sulfato de cobre, 120 gramas de cal e 10 litros de líquido. Primeiro, misture cada componente separadamente com um litro de água fria e, em seguida, adicione mais 4 litros de líquido. Misture as soluções de 5 litros e use imediatamente.

processamento de batata

Oxicloreto de cobre

Um fungicida de mesmo nome é usado para prevenir a requeima. Uma solução é preparada com 40 gramas do produto e 10 litros de água. Os canteiros de batatas são irrigados de 3 a 5 vezes em intervalos de 7 a 15 dias.

Refrigerante

Para preparar uma solução eficaz contra a requeima, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um pouco de sabão líquido a 10 litros de líquido. Os canteiros de batata são tratados várias vezes, em intervalos de 7 a 14 dias.

Cinzas de madeira

As cinzas resultantes da queima de grama, folhas, palha, lenha de bétula e madeira de olmo são usadas para combater a requeima e como fertilizante de potássio e fósforo. Duas xícaras de cinzas são misturadas com 10 litros de água da chuva. A mistura é deixada em repouso por dois dias, e uma pequena quantidade de sabão é adicionada pouco antes do uso.

cinzas para batatas

Sérum

O soro de leite forma uma película protetora nas folhas da batata, impedindo a propagação da requeima. No entanto, essa substância não combate o fungo em si. Um litro de soro é misturado a 9 litros de água, adicionando-se um pouco de iodo e cinzas. As plantas de batata são pulverizadas com a solução pela manhã. A mistura é rapidamente removida pela chuva, por isso, os tratamentos são repetidos semanalmente.

Leite desnatado ou kefir azedo

Leite azedo ou kefir é diluído em partes iguais com água da chuva. A mistura é deixada em infusão por 3 horas e depois filtrada. As folhas das batatas são borrifadas com a solução limpa a cada 7 a 10 dias.

Fermento cru

Uma solução de levedura é usada para nutrir batatas e aumentar sua imunidade. Adicione 100 gramas de fermento prensado a dez litros de água morna. A solução de levedura promove a colonização de fungos de levedura benéficos nas folhas, que deslocam microrganismos nocivos.

fertilizantes para batatas

Trichopolum (Metronidazol)

Medicamento usado para tratar infecções fúngicas em humanos. Disponível em farmácias. Produtores de hortaliças o utilizam contra a requeima: 20 comprimidos são triturados e dissolvidos em 10 litros de líquido. O tratamento é repetido a cada 7 a 10 dias.

Cavalinha

A tintura é usada para combater a requeima e fortalecer o sistema imunológico da batata. Para preparar a solução de trabalho, 2 quilos de cavalinha são despejados em 10 litros de líquido e deixados em infusão por 3 dias. A pulverização é repetida após 7 a 9 dias.

Medidas preventivas

A requeima é mais fácil de prevenir do que tratar uma vez que a planta esteja infectada. As batatas podem ser protegidas tomando medidas preventivas precocemente. Os cuidados com a cultura devem começar bem antes do plantio.

fertilizando os buracos

Medidas preventivas para proteção contra a requeima:

  1. Para o plantio, use tubérculos saudáveis, pré-tratados com fungicidas (Klubneshchit, Maxim, Prestige).
  2. No outono e na primavera, aplique fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo suficientes no solo. Antes do plantio, regue o solo com uma solução fungicida.
  3. No início do verão, borrife as folhas verdes da batata com um fungicida. Em dias chuvosos, repita os tratamentos com fungicida a cada 10 a 12 dias.
  4. Cuide adequadamente da cultura plantada no campo (remova ervas daninhas, evite plantio denso e água parada, plante em montes altos, não adicione muito calcário, matéria orgânica e nitrogênio, não regue usando o método de aspersão à noite).
  5. Duas semanas antes da colheita, corte as pontas e queime-as. Colha os tubérculos em tempo seco.

A rotação de culturas ajudará a proteger a cultura da requeima. É impossível plantar batatas Depois das plantas de solanáceas. A requeima (requeima tardia) frequentemente afeta pimentões, tomates e berinjelas. Os esporos de fungos podem persistir no solo por muito tempo e infectar plantas recém-plantadas. As plantas de solanáceas não devem ser devolvidas aos seus canteiros originais por pelo menos 3 a 4 anos.

Variedades resistentes a doenças

Para evitar perdas de safra devido à requeima, recomenda-se o plantio de variedades resistentes a essa doença fúngica. As variedades mais populares entre os horticultores incluem Zarya, Skoroplodny, Nevsky, Udacha, Reserve, Lugovskoy, Nida e Timo. Essas variedades precoces de batata amadurecem em julho e agosto, antes do início da requeima.

A infecção fúngica afeta mais frequentemente a sineglazka de olhos azuis e a sineglazka de ferro fundido. Para prevenir a requeima tardia, plante apenas tubérculos saudáveis ​​pré-tratados com um fungicida (Maxim).

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata