- O que é a requeima?
- Causas da doença
- Sintomas e sinais da doença
- Métodos de luta
- Produtos químicos
- "Casa"
- Furacilina
- Fitosporina
- Trichopolum
- Metronidazol
- Ordan
- Remédios e receitas populares
- Solução de leite
- Salmoura
- Sulfato de cobre
- Tintura de palha
- Levedura contra a requeima
- Fio de cobre
- Iodo para requeima
- Solução de cinzas
- Adição de cinzas
- Tabaco
- Soro de leite azedo
- Tecnologia de processamento
- Variedades resistentes à infecção
- Possíveis erros no combate à doença
- Lidando com tomates danificados
- É possível comer tomates com requeima?
- Como proteger tomates colhidos da requeima?
- Prevenção da requeima em tomates
- Em campo aberto
- Em estufas
A requeima é frequentemente encontrada em tomates, e os jardineiros se perguntam como combater a doença. A requeima se desenvolve na segunda metade do verão. Jardineiros experientes recomendam o uso de remédios populares e produtos químicos.
O que é a requeima?
A requeima do tomateiro é uma doença fúngica. Durante o inverno, os esporos do parasita se enterram no solo, sobrevivendo às baixas temperaturas. Com a chegada da primavera, eles despertam e iniciam o crescimento ativo.
Uma descrição detalhada da requeima ajuda os jardineiros a entender que esta é a doença que infecta os tomates. Os esporos afetam absolutamente tudo relacionado à jardinagem:
- sementes de cultura;
- topos;
- vivem nas paredes da estufa;
- viver de ferramentas de jardinagem.
A requeima é mais agressiva em climas frios e úmidos. Ela se desenvolve principalmente em tomateiros com pouca circulação de ar fresco. A requeima se espalha rapidamente em resposta a flutuações de temperatura, cuidados inadequados com as plantas e em plantas com sistema imunológico enfraquecido.

Causas da doença
Antes de tratar a requeima, é recomendável identificar sua causa. A doença afeta os tomates pelos seguintes motivos:
- Plantando tomates perto de batatas.
- Verão frio e chuvoso.
- Irrigação de tomates e rega frequente.
- Falta de nitrogênio no solo.
- Cal no chão.
- Os tomates não têm cobre, potássio, manganês e iodo.
Está comprovado que a requeima se desenvolve em tubérculos de batata e só então se espalha para os tomates. Conhecer a causa permite escolher o método certo de controle da doença. Monitorando regularmente a condição dos tomateiros, você pode prevenir a propagação da doença.

Sintomas e sinais da doença
A Phytophthora é identificada por manchas marrons que aparecem inicialmente nas folhas. Gradualmente, manchas semelhantes aparecem nos caules e frutos. A infecção começa na face inferior da folha.
As manchas variam em formato e tamanho. No estágio inicial da requeima, surge uma camada esbranquiçada. Com o tempo, os tomates são afetados através do caule.
Se frutos limpos forem colhidos de arbustos doentes, eles ficarão manchados durante o armazenamento. As manchas são de cor marrom-escura. A requeima pode privar o jardineiro de uma colheita em 5 a 6 dias.
Métodos de luta
Atualmente, existem dois métodos conhecidos para tratar a requeima:
- povo;
- químico.

O primeiro método baseia-se em produtos alimentícios. Todos estão familiarizados com eles, pois são encontrados constantemente. O segundo método envolve o uso de substâncias de origem química.O tratamento começa com remédios populares. Se não houver resultados positivos, são utilizados tratamentos químicos.
Produtos químicos
Os jardineiros escolhem produtos que proporcionam máxima eficácia após o processamento dos tomates.
"Casa"
Este é um produto de ação por contato. Seu ingrediente ativo é o oxicloreto de cobre. Ele atua na superfície sem penetrar nos frutos ou folhas. O "Hom" é usado não apenas para tratamento, mas também para prevenção. A pulverização com o produto é repetida até seis vezes por estação. Ele não é removido pela chuva e permanece eficaz por 14 dias após o tratamento. Recomenda-se evitar o uso do produto um mês antes da colheita.

O "Hom" está disponível na forma de pó diluído em água, conforme as instruções. A pulverização deve ser feita em dias ensolarados, de manhã ou à noite. Ao manusear o produto, use roupas de proteção. Não armazene a solução preparada.
Furacilina
Este produto antibacteriano é destinado ao uso humano, mas jardineiros o utilizam com sucesso para tratar a requeima em tomates. A furacilina é conveniente porque pode ser facilmente armazenada como uma solução pronta para uso durante todo o verão. Suas propriedades bactericidas evitam que ela estrague.
A receita é simples. Esmague 10 comprimidos e adicione 10 a 12 litros de água. Borrife antes da floração, quando os frutos estiverem firmes e durante o amadurecimento do tomate. O produto é seguro para humanos.

Fitosporina
Este medicamento pertence a um grupo de pesticidas biológicos que contêm bactérias. Pode ser combinado com outros medicamentos. Elimina a requeima e previne sua recorrência. Após a pulverização com Fitosporina, microrganismos benéficos penetram no tecido da planta e destroem o fungo. O medicamento não é prejudicial aos seres humanos. Os tomates são consumidos após o tratamento, após serem lavados em água morna.
Ao preparar a solução, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- O líquido não deve entrar em contato com metal. Plástico é preferível.
- A água para preparar a solução deve estar dentro de 35 °C.
- Para ativar bactérias benéficas, o líquido é mantido ao sol.

Você pode se livrar da requeima repetindo a pulverização a cada duas semanas. Toda a planta, não apenas partes individuais, deve ser tratada. O tratamento é repetido após a precipitação.
Trichopolum
Um produto com propriedades antifúngicas e antimicrobianas. É usado para tratamento humano. Recentemente, passou a ser usado por jardineiros. São necessários dois comprimidos para cada litro de água. Os tomates devem ser pulverizados a cada duas semanas. Como a solução não permanece na superfície das folhas da planta, o tratamento é repetido após a chuva.
Metronidazol
É um análogo do Trichopolum. As instruções de preparo e uso são as mesmas. Difere do Trichopolum no preço.

Ordan
O produto contém dois ingredientes ativos: cimoxanil e oxicloreto de cobre. Ele penetra na planta e permanece na superfície. O método de preparação depende do uso pretendido — tratamento ou prevenção.
As batatas são tratadas simultaneamente com a pulverização do tomate. Este procedimento é especialmente importante se as duas culturas forem plantadas próximas uma da outra. Após o tratamento com "Ordan", os frutos não devem ser consumidos imediatamente. Recomenda-se esperar uma semana.
"Ordan" é perigoso para humanos. Para evitar o risco de reações alérgicas, recomenda-se o uso de roupas de proteção. A substância deve ser diluída e usada de acordo com as instruções.

Remédios e receitas populares
Ao contrário dos tratamentos químicos, eles não agem tão rapidamente. São considerados um método mais suave não só para as plantas, mas também para o corpo humano.
Solução de leite
O produto tem uma propriedade importante no combate a essas doenças: suprime a flora patogênica. Uma solução preparada com água e outros componentes ajuda a combater a requeima. Também é usada como medida preventiva.
Salmoura
Indispensável em qualquer cozinha, é usado apenas como medida preventiva. Adicione 250 g de sal a 10 litros de água. Borrife as plantas com a solução resultante e repita o processo após a precipitação.
Quando o sal entra em contato com a cultura, ele cobre suas partes com uma camada branca, o que impede que fungos penetrem nas plantas.
Sulfato de cobre
Outra maneira de proteger plantas verdes da requeima é com sulfato de cobre. Dissolva 50 ml de sabão líquido e 1 colher de sopa de sulfato de cobre em 10 litros de água. O cobre combate o fungo e o sabão ajuda a solução a permanecer na planta por mais tempo.
Tintura de palha
Para preparar a solução, pegue feno podre que começou a apodrecer. Adicione 1 kg de feno à água. Deixe o recipiente em infusão em local aquecido com 100 g de ureia. Após três dias, coe o líquido. Pulverize os arbustos com a mistura. O Bacillus subtilis, introduzido na solução junto com o feno, previne o desenvolvimento da requeima em tomates.

Levedura contra a requeima
Este ingrediente de panificação é aplicado aos primeiros sinais de requeima. A solução é preparada durante o período de frutificação. Dissolva 100 g de fermento em um balde de água morna e, em seguida, borrife as plantas.
Fio de cobre
A requeima não tolera o cobre, pois é letal para ele. O método de aplicação é muito simples. Um pequeno pedaço de arame é enrolado ao redor do caule acima da superfície do solo. Um método mais eficaz envolve furar a planta no mesmo local com o arame e dobrar as pontas em direção ao solo. Este método é adequado apenas para plantas suficientemente desenvolvidas; caso contrário, o arbusto morrerá. O cobre fortalece o sistema imunológico da planta e previne a propagação de doenças.

Iodo para requeima
O produto é utilizado em duas versões:
- solução;
- não diluído.
No primeiro caso, o iodo, assim como outros componentes, é misturado à água. O líquido resultante é pulverizado sobre a plantação. A segunda opção é mais adequada para condições de estufa. Frascos abertos de iodo são espalhados pelo ambiente.
Solução de cinzas
Ingredientes para preparar o produto:
- 10 litros de água;
- 5 kg de cinzas.

Para preparar a solução, dissolva as cinzas em água. Deixe o recipiente descansar por três dias, mexendo ocasionalmente. Adicione mais 20 litros de água e sabão líquido à solução preparada. A quantidade de solução preparada é suficiente para toda a estação. Pulverize as plantas três vezes: após o plantio, antes da floração e após a frutificação. A solução pode ser armazenada em local fresco e escuro.
Adição de cinzas
Este método não requer a preparação de uma solução de pulverização, o que o torna fácil de usar. Para isso, polvilhe cinzas no solo entre os tomates verdes uma semana após o plantio. A rega começa depois disso. Os tomates precisam de uma segunda aplicação quando os frutos estiverem firmes.
Tabaco
Pó de tabaco é adicionado à solução à base de cinzas ou a substitui completamente. Uma xícara da mistura é suficiente para uma pulverização. Para a aplicação, use um pulverizador, respirador e óculos de proteção.

Soro de leite azedo
Produtos lácteos praticamente não têm efeito. O soro de leite é o mais eficaz. A proporção de leite para água deve ser de 1:1. A mistura deve ser deixada em infusão antes do uso. O soro de leite é um produto natural e totalmente seguro para organismos vivos. Portanto, a pulverização com soro de leite pode ser realizada diariamente.
Tecnologia de processamento
Regras de processamento:
- O horário de pulverização é de manhã ou à noite.
- É preferível escolher tempo claro e sem vento.
- Ao trabalhar com medicamentos tóxicos, é essencial usar equipamentos de proteção.
- Para a preparação de soluções químicas, escolha recipientes de madeira, vidro ou plástico.

Preparar a solução é o primeiro passo no combate à requeima. A pulverização será eficaz se todos os passos forem seguidos corretamente. Caso contrário, a requeima destruirá a cultura do tomate.
Variedades resistentes à infecção
Não existem culturas com resistência completa à doença. Para minimizar o risco de requeima, recomenda-se escolher híbridos como Zhavoronok F1, Yagodka, De Barao, Pink Dwarf e outros. Você pode evitar infestações generalizadas de requeima em tomates plantando variedades precoces.
Possíveis erros no combate à doença
Durante o pico de desenvolvimento da doença, é proibido regar os tomates, pois isso a torna ainda mais agressiva. A combinação de vários tratamentos, especialmente químicos, não é recomendada para o tratamento da requeima. O erro mais comum e difundido de um jardineiro é a falta de medidas preventivas.

Lidando com tomates danificados
Quando a requeima se espalha por um terreno, os jardineiros se perguntam: o que fazer com os tomates danificados?
É possível comer tomates com requeima?
Se o fungo tiver afetado apenas a parte verde da fruta e não se espalhado para ela, o tomate pode ser consumido após o cozimento. Tomates com manchas pretas não devem ser consumidos, mesmo que tenham sido removidos. Os esporos do fungo já se espalharam pela polpa, mesmo que não sejam perceptíveis.
Como proteger tomates colhidos da requeima?
Você pode conservar tomates, tanto verdes quanto maduros, pré-tratando-os. Enquanto os tomates verdes podem ser conservados, os vermelhos devem ser consumidos imediatamente. Eles também são usados como base para conservas.

Prevenção da requeima em tomates
Jardineiros que já tiveram contato com essa doença pelo menos uma vez dizem que é melhor evitá-la do que combatê-la. Para isso, medidas preventivas são recomendadas.
Em campo aberto
Medidas preventivas são tomadas não apenas durante o plantio dos tomates, mas também após a colheita. As pontas restantes são arrancadas e queimadas. Em nenhuma circunstância devem ser deixadas no local. O solo também é cuidadosamente manejado após a colheita. Areia é adicionada para equilibrar a composição do solo caso seja detectado excesso de calcário. No início da nova safra, o solo é tratado com uma solução de permanganato de potássio.
Em estufas
Medidas preventivas tomadas:
- É inaceitável que mudas sejam colocadas próximas a ervas daninhas;
- a cada ano novo os tomates são plantados em um novo lugar;
- a rega não deve ser abundante;
- É proibido adicionar fertilizantes de nitrogênio ao solo com muita frequência.
Se você não consegue evitar a requeima nos seus tomates, precisa se preparar para uma longa batalha. A requeima é difícil de erradicar. Você pode salvar parte da sua colheita ou perdê-la completamente.











