- A história do melhoramento genético da batata Zekura
- Descrição e características da cultura
- Arbusto
- Rendimento e sabor dos tubérculos
- Âmbito de aplicação das frutas
- Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
- Condições necessárias para o crescimento e frutificação
- Plantar uma planta em um terreno
- Prazos
- Calculando a densidade de plantio
- Tecnologia de pouso passo a passo
- Como cuidar adequadamente da variedade
- Irrigação e rega
- Fertilização
- Soltar e amontoar os canteiros
- Proteção e prevenção contra insetos e doenças
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade:
Altos rendimentos sempre foram considerados uma marca registrada das forrageiras. Normalmente, ao desenvolver tais variedades, considera-se apenas o rendimento, não o sabor. Esforços de cruzamento estão sendo realizados em todo o mundo. Consequentemente, estão surgindo variedades e cultivares de hortaliças que combinam altos rendimentos e excelente sabor. A batata Zekura possui essas características, e você pode encontrar uma descrição, fotos e avaliações desta variedade de hortaliça em nosso artigo.
A história do melhoramento genético da batata Zekura
Os produtores alemães trabalharam arduamente para criar uma variedade revolucionária de batata que combinasse as melhores características das batatas forrageiras e de mesa. O principal objetivo dos cientistas era criar uma nova variedade de batata que pudesse ser cultivada em diversos climas, fosse tolerante às condições do solo e apresentasse alto rendimento e excelente sabor.
No final do século passado, a variedade de batata Zekura foi adicionada ao registro estadual e imediatamente ganhou popularidade entre jardineiros e agricultores.
Descrição e características da cultura
A batata Zekura foi criada a partir do cruzamento de diversas variedades de vegetais, por isso possui propriedades e características únicas.
Arbusto
Os arbustos são rasteiros, com poucos galhos, raramente ultrapassando 35 cm de altura, o que os torna ideais para o cultivo em espaços pequenos. Folhas verdes cobrem densamente os arbustos e, durante a floração, formam-se inflorescências com pequenas flores roxas.

Rendimento e sabor dos tubérculos
As raízes amadurecem em 3 a 3,5 meses. Os tubérculos maduros pesam de 100 a 150 gramas, com polpa amarela e casca marrom-clara ou amarelada. O teor de amido nas raízes varia de 13 a 18%, dependendo do tamanho dos vegetais.
Com os devidos cuidados, cada planta de batata rende de 12 a 18 tubérculos. Por ser tão produtiva, essa variedade também é cultivada comercialmente. Até 50 toneladas de tubérculos podem ser colhidos em um hectare de terra.
Âmbito de aplicação das frutas
Na indústria alimentícia, essa variedade é usada para fazer alimentos de conveniência, congelados, salgadinhos e concentrados secos. Na culinária, as batatas Zekura são amplamente utilizadas em sopas, saladas e outros pratos. As raízes não cozinham demais quando cozidas, mas são excelentes tanto para purê de batatas quanto para fritar.

Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
As batatas Zekura são cultivadas há mais de 20 anos. Este tempo é suficiente para identificar todos os pontos fortes e fracos da variedade.
Vantagens da variedade:
- A cultura é pouco exigente em cuidados e mudanças nas condições climáticas.
- Imunidade natural a doenças virais e fúngicas.
- Bom gosto.
- A variedade é caracterizada pela alta produtividade.
- Longa vida útil das raízes.
- Resistência à seca.
Variedades de batata cultivadas por seleção sempre apresentam mais vantagens do que desvantagens, mas elas ainda existem.
- A batata Zekura é sensível à irrigação. A falta de umidade faz com que os tubérculos parem de crescer e se desenvolver, o que afeta o rendimento da cultura.
- O cuidado inadequado com as plantas faz com que as raízes se desenvolvam muito rápido e afeta o sabor das batatas.
Importante! A variedade de batata Zekura não é suscetível a danos por apodrecimento em solos excessivamente irrigados.
Condições necessárias para o crescimento e frutificação
Para garantir o crescimento e o desenvolvimento adequados das hortaliças, são selecionados terrenos planos e ensolarados. As culturas anteriores que cresceram nesses solos desempenham um papel importante.
As batatas são plantadas em campo aberto após as cebolas, o alho, as ervas, os pepinos e as leguminosas. Solo adequado também é deixado após as beterrabas e os pimentões.
Depois do tomate e do girassol, há risco de desenvolvimento de doenças fúngicas e virais no solo. Essas culturas são precursoras inaceitáveis da batata.

Plantar uma planta em um terreno
Antes do plantio, são realizados trabalhos preparatórios para a germinação dos tubérculos. O material de plantio é cuidadosamente selecionado da colheita anterior ou adquirido em lojas. Os tubérculos são inspecionados quanto a danos, podridão e mofo. As raízes selecionadas são limpas de sujeira e colocadas em um local aquecido e bem iluminado por 3 a 4 semanas.
Assim que os brotos de batata atingirem 1-3 cm, os tubérculos estarão prontos para o plantio em terreno aberto.
Embora a variedade tenha proteção natural contra doenças e pragas, como medida preventiva antes do plantio, os tubérculos são encharcados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou tratados com agentes antibacterianos especiais.
Prazos
O momento do plantio de hortaliças depende do clima da região. O solo deve aquecer entre 8 e 10 graus Celsius. Nas latitudes do sul, o plantio começa em meados da primavera; nas regiões do norte, com temperaturas consistentemente altas; e na região central, a cultura é plantada no início de maio.
Importante! O tempo de trabalho de plantio é calculado levando em consideraçãom de germinação das raízes e condições climáticas das regiões onde as plantas são plantadas.
Calculando a densidade de plantio
Os arbustos da variedade são pequenos, por isso a distância entre os furos é de 30 a 40 cm. Se os tubérculos forem colocados em uma grade comum, a mesma distância entre as raízes deve ser mantida.
Para o crescimento adequado da batata, a distância entre os canteiros é mantida entre 60-80 cm.
Tecnologia de pouso passo a passo
O solo para o plantio de batatas é preparado no outono. O terreno é escavado e completamente solto. Húmus é adicionado para melhorar a fertilidade do solo. Cinzas ou cal são adicionadas aos solos ácidos. Na primavera, os canteiros são escavados novamente e fertilizados com matéria orgânica.

O material de plantio germinado é colocado em covas previamente cavadas ou em uma grade. Os tubérculos grandes germinados são plantados de 7 a 9 cm abaixo da superfície do solo, enquanto as raízes pequenas e médias são plantadas de 5 a 6 cm abaixo da superfície do solo. Após o plantio, os canteiros são bem regados.
Importante! Se o material de plantio não for germinado com antecedência, as raízes levarão de 2 a 3 semanas a mais para amadurecer.
Como cuidar adequadamente da variedade
A variedade de batata Zekura é fácil de cuidar, mas algumas práticas agrícolas ajudam a garantir uma boa colheita. Antes do surgimento dos primeiros brotos, os canteiros devem ser limpos de ervas daninhas e levemente arados.
Irrigação e rega
Esta variedade tolera facilmente condições secas e secas, e não requer regas regulares. No entanto, durante os períodos de crescimento e floração, umidade adicional do solo é essencial.

Assim que as plantas jovens atingirem 10-15 cm de tamanho e os brotos começarem a se formar, a rega se tornará mais frequente. Regue as batatas com cuidado, evitando o excesso de umidade nas plantas verdes.
Fertilização
Fertilizantes aplicados ao solo no outono e na primavera geralmente são suficientes para o crescimento das plantas e o amadurecimento das raízes. No entanto, em solos particularmente inférteis, as batatas precisam de fertilização adicional ao longo da estação.
- Antes da primeira amontoa, a cultura vegetal é alimentada com fertilizantes orgânicos.
- Durante o período de formação da inflorescência, as batatas necessitam de fertilizantes potássicos.
- Durante a floração, matéria orgânica ou fertilizantes contendo fosfatos são adicionados ao solo.

Importante! O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados promove o desenvolvimento e o crescimento das plantas, mas inibe a formação de raízes.
Soltar e amontoar os canteiros
Para garantir o desenvolvimento adequado das raízes, as batatas precisam ser amontoadas e o solo deve ser solto. A amontoa deve ser feita pelo menos três vezes durante a estação de crescimento. Isso promove a formação e o desenvolvimento dos tubérculos e protege o sistema radicular da planta do ressecamento.
Soltar o solo ajuda a enriquecê-lo com oxigênio e a reter a umidade necessária para o crescimento das raízes. Isso também remove completamente ervas daninhas e outras pragas que interferem no crescimento da batata.

Proteção e prevenção contra insetos e doenças
A principal defesa contra doenças é o plantio e o cuidado adequados com as hortaliças. O controle de pragas pode ser feito com pesticidas profissionais ou infusões e pulverizações tradicionais.
Colheita e armazenamento
A colheita da batata começa dependendo das condições climáticas da região de cultivo. No sul, os vegetais amadurecem já em agosto, enquanto nas latitudes mais ao norte, a colheita começa no final de setembro. Para evitar danos mecânicos às raízes maduras, os vegetais são colhidos com um forcado. As batatas desenterradas são limpas do excesso de solo e secas ao ar por 3 a 4 horas.

Em seguida, são classificadas, removendo os tubérculos danificados e selecionando o material de plantio para o ano seguinte. As raízes são colocadas em caixas, sacos ou redes e armazenadas por longos períodos em um ambiente fresco e escuro. Em condições adequadas, as batatas Zekura duram de 4 a 6 meses.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade:
Mikhail Petrovich, 61 anos. Belgorod.
Alguns agricultores que conheço recomendaram o plantio de batatas Zekura em nossa dacha. Essa variedade é muito fácil de cultivar e exige pouca manutenção, e colhemos de 7 a 8 kg de batatas de uma única planta.
Ksenia Pavlovna 59 anos. Tcherkassy.
Sempre cultivamos batatas, mas sempre tivemos variedades diferentes até comprarmos a Zekura. Cultivamos apenas esta batata há seis anos e não temos planos de mudar. Estas batatas deliciosas e macias se tornaram as favoritas da nossa família.
Sergei Ivanovich, 49 anos. Novosibirsk.
Há três anos, plantei zekura pela primeira vez. Comprei as raízes para plantar em uma loja especializada e agora estou usando meus próprios tubérculos para o plantio. Tenho uma colheita farta e as batatas são deliciosas. Não tenho onde armazenar os vegetais, mas estas batatas se conservam bem em um apartamento comum.











