Descrição e características da variedade de batata Bellarosa, plantio e cuidados

A variedade alemã de batata Bellarosa, uma escolha popular em jardins e fazendas russas, é conhecida por seu amadurecimento precoce, sabor rico e longa vida útil. Quando cultivada nas regiões do sul, pode render duas colheitas por temporada.

Descrição e características da variedade Bellarosa

A batata Bellarosa, também conhecida como Rosa Branca, foi desenvolvida na Alemanha para cultivo na Europa Oriental. Graças às suas propriedades e qualidades exemplares, a variedade rapidamente se espalhou para além da área de cultivo recomendada. Esta planta, uma variedade líder de batata precoce, é cultivada na Rússia desde 2006, após ter sido incluída no Registro Estatal de Conquistas de Melhoramento da Federação Russa.

Os caules da planta são de tamanho médio (75 cm) e semieretos. As folhas são grandes e verde-escuras. As inflorescências consistem em 3 a 5 flores roxas.

Produtividade

Um arbusto rende de 5 a 10 tubérculos, 35 a 40 toneladas por hectare e até 30 kg por metro quadrado. Moradores das regiões do sul, após a colheita da primeira safra em julho, têm tempo para cultivar batatas novamente. A variedade precoce leva dois meses para amadurecer. A escavação começa 45 dias após o plantio.

Características dos tubérculos

Os tubérculos da variedade Bellarosa são rosados ​​e ovais. Pesam em média 150 g, com exemplares individuais pesando até 0,8 kg. A polpa é amarela, levemente adocicada e firme.

Batatas BellarosaA casca grossa e áspera, com olhos raros e ligeiramente profundos, garante que as batatas mantenham sua aparência comercializável por muito tempo.

O teor médio de amido é de 14%. As batatas são recomendadas para preparar entradas, acompanhamentos, batatas fritas e saladas.

Sustentabilidade

Variedades híbridas, incluindo Bellarosa, são cultivadas com imunidade inata. Isso explica sua resistência a doenças comuns da batata:

  • Câncer;
  • podridão bacteriana;
  • enrolamento de folhas;
  • manchas glandulares.

A cultura é resistente ao nematoide dourado, mas suscetível ao besouro-da-batata-do-colorado, besouros-terrestres, joaninhas e vermes-arame. Devido à maturação precoce das batatas, insetos e doenças não têm tempo de causar danos significativos à cultura.

Batatas Bellarosa

Outra qualidade significativa da Bellarosa é sua tolerância à seca. A planta prospera com a precipitação natural.

Prós e contras das batatas

Esta variedade precoce de batata, apreciada pelos jardineiros russos, tem vantagens inegáveis:

  • maturação rápida de grandes tubérculos;
  • alto rendimento;
  • obtenção de duas colheitas por estação em condições climáticas adequadas;
  • alto sabor e qualidades nutricionais;
  • a capacidade de se desenvolver normalmente e dar frutos sem irrigação adicional;
  • a cultura é despretensiosa à composição do solo, com exceção do solo argiloso;
  • forte imunidade, resistente a doenças e pragas;
  • resistência à degeneração;
  • teor médio de amido, casca espessa do tubérculo, facilitando o transporte e o armazenamento a longo prazo.

Batatas Bellarosa

Jardineiros citam a inconveniência da colheita como uma desvantagem, pois os tubérculos dentro de uma única planta podem ficar significativamente espaçados. Ao replantar a variedade Belaya Rosa, a planta fica suscetível à requeima, ao besouro-da-batata-do-colorado e à larva-arame.

A julgar pelas avaliações, os agricultores estão insatisfeitos apenas com uma coisa sobre as batatas varietais: a dificuldade de adquirir tubérculos para o plantio.

Especificidades do cultivo de batatas

O cultivo da deliciosa variedade de batata Belarossa começa com a seleção de um local adequado, a preparação de tubérculos de sementes e o cumprimento de dicas e recomendações de plantio.

muitas batatas

Como preparar um terreno e semear batatas

A cultura rende bem em qualquer solo, exceto argiloso, mas é preferível preparar solo solto e bem drenado para o plantio. Escolha um local aberto, ensolarado e elevado após o cultivo de qualquer cultura, exceto solanáceas. Batatas, tomates, berinjelas e pimentões produzem colheitas consistentemente grandes por no máximo dois anos no mesmo local.

A preparação do solo começa com a escavação no outono com profundidade de pá e a adição simultânea de composto, húmus ou esterco em quantidades de até 8 kg por 1 m².

Na primavera, o solo é revolvido. Fertilizantes minerais, com ênfase em nitrogênio ou cinzas, são adicionados a uma taxa de 200 g por metro quadrado. Um mês antes do plantio, os tubérculos são transferidos do armazenamento para um ambiente aquecido e ensolarado e selecionados, descartando-se os que não sobreviveram ao inverno. Em seguida, as batatas são tratadas com uma solução de manganês e secas, espalhando-as em uma única camada. A temperatura ideal para a germinação é de 15 a 18 °C.

batatas frescasNão é recomendado germinar tubérculos em caixas. A iluminação e a circulação de ar insuficientes nas camadas inferiores dos tubérculos levam à deterioração do material de plantio e ao desenvolvimento de brotos finos e frágeis.

Imediatamente antes do plantio, tubérculos fracos e enrugados são imersos em uma solução de zircão por pelo menos 6 horas. A solução estimula o crescimento e o desenvolvimento normal da cultura.

O processo de pouso

As batatas Bellarosa são cultivadas com tubérculos inteiros ou partes com olhos. O cultivo começa quando a temperatura do solo se mantém estável em pelo menos 8 °C.

Para garantir uma exposição uniforme à luz solar e ao calor ao longo do dia, recomenda-se plantar fileiras de norte a sul. A distância entre os buracos deve ser de 30 a 40 cm, entre as fileiras de 70 a 90 cm, e a profundidade de plantio deve ser de 8 a 10 cm. Para garantir fileiras uniformes e organizadas, use marcações: duas estacas com barbante devem ser cravadas ao longo das bordas do canteiro.

batatas nas mãos

Dicas para cuidar da cultura

A Bella Rossa é uma variedade fácil de cuidar, mas ainda requer uma série de práticas agrícolas, incluindo irrigação, fertilização e amontoamento. Se a batata estiver doente ou atacada por insetos, a planta precisará de tratamento com preparações especiais.

Fertilizantes necessários

A fertilização das batatas Bellarosa é padrão. Ao plantar, adicione uma xícara de cinzas ou um punhado de esterco seco e apodrecido aos buracos. Se matéria orgânica foi adicionada durante a escavação de outono, fertilizantes minerais são preferíveis. Uma planta requer 20 g de nitrophoska e 100 g de farinha de ossos.

Após a emergência das mudas, regue as plantas com uma infusão de verbasco ou esterco de galinha. A proporção de matéria orgânica para água é de 1:10. Antes da primeira amontoa, fertilize cada planta com uma solução aquosa de ureia (1 colher de sopa por balde de água). Antes da brotação, adicione 1 colher de chá de sulfato de potássio por metro quadrado ao solo.

fertilizante nas mãos

Para promover a formação de tubérculos, fertilize as batatas Bellarosa uma última vez durante a floração. Aplique superfosfato na proporção de 50 g por metro quadrado.

Regras de rega

Jardineiros experientes recomendam irrigar as batatas Bellarosa quando os primeiros brotos aparecerem e no início e no final da floração. Não é necessário regar mais tarde, pois o risco de requeima aumenta. Umedeça o solo com água morna a uma taxa de 35 litros por metro quadrado de solo.

O clima da Rússia central, a menos que haja calor extremo no verão, é favorável ao crescimento das culturas sem irrigação artificial. As plantas dependem da chuva natural para irrigação suficiente.

regando batatas

Soltando o solo

Para melhorar a aeração e a permeabilidade à umidade, solte o solo durante a capina. Quebre qualquer crosta que tenha se formado no dia seguinte à chuva ou à irrigação artificial.

Amontoando arbustos

A primeira vez que a cultura é amontoada é quando as pontas atingem 20 cm, varrendo o solo dos espaços entre as fileiras até a base dos arbustos. Essa técnica de cultivo é repetida antes do florescimento das flores. A amontoa aumenta a produtividade em um quarto. Os benefícios dessa técnica incluem a retenção de umidade, a distribuição uniforme da luz e a prevenção da propagação de doenças e insetos.

batatas empilhadas

Proteção contra doenças e pragas

A variedade de batata Bellarosa é danificada por:

  1. Besouro da batata-do-colorado. As medidas de controle incluem o tratamento pré-plantio com Prestige, Cruiser e Maxim, combinado com a remoção mecânica dos insetos. Após o surgimento das larvas nas folhas, as pontas são pulverizadas duas vezes com Agraverting e Fitoverm, que são seguros para humanos.
  2. Verme-arame. O controle das larvas do besouro-clique começa com a escavação do solo no outono. Esse processo remove pupas, larvas, besouros e o alimento favorito do verme-arame: raízes de grama-de-sofá. Outro método de proteção é a calagem do solo ácido.
  3. Requeima. Esta doença afeta com mais frequência as culturas de segunda onda. Para proteger as batatas Bellarosa desta doença fúngica, trate os tubérculos com uma solução de sulfato de cobre a 3% antes do plantio. Na primavera, antes da lavoura, desinfete o solo com calda bordalesa, Ridomil e Thanos. As pontas também são pulverizadas com os mesmos produtos.

Batatas Bellarosa

A prevenção da requeima e de ataques de pragas inclui a escavação do solo no outono, a amontoa e a remoção regular de ervas daninhas entre as fileiras.

Colheita e armazenamento de batatas

A colheita da batata começa em agosto e setembro, após o corte da grama. Nessa época, as pontas já secaram e caíram no chão. A casca fica grossa e áspera. Devido ao amplo crescimento dos tubérculos, recomenda-se colher as batatas manualmente, em vez de mecanicamente. A batata colhida é então armazenada em um quarto escuro para secar.

Em seguida, eles as separam, separando tubérculos do tamanho de ovos para plantio, batatas grandes inteiras para armazenamento e aquelas com danos mecânicos para cozinhar em um futuro próximo.

Armazene a colheita em adegas escuras e ventiladas ou em recipientes de madeira isolados com furos na varanda. A temperatura ideal de armazenamento é de 0 a 4 °C. Evite expor os tubérculos à luz, pois isso tornará o vegetal impróprio para consumo devido à formação de salina tóxica.

Batatas Bellarosa

Problemas potenciais durante o cultivo

Jardineiros frequentemente se deparam com a falta de floração na variedade Bellarosa. Possíveis causas e soluções:

  1. Ataques de joaninhas e besouros terrestres. Polvilhar os arbustos com cinza de madeira, alho ou infusão de absinto ajudará. Borrife os caules com uma solução Fitoverm.
  2. Cultivo de hortaliças em solos pobres. O problema pode ser resolvido com a aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais.
  3. Doenças. A saúde da batata Bellarosa depende de cuidados adequados e tratamentos químicos oportunos.
  4. Excesso de fertilizantes nitrogenados no solo. As batatas crescem altas, com as pontas crescendo, deixando pouca energia para a floração e a formação normal dos tubérculos. Aplicar 200 gramas de cinzas de madeira sob cada planta e aparar as pontas em 50% ajuda.
  5. Tubérculos de sementes enfraquecidos. Essas batatas são particularmente exigentes em fertilização. Ao plantar, adicione um punhado de composto em cada cova.

Outro fator que não pode ser influenciado são temperaturas acima de 22 °C. Apenas variedades muito precoces e semiprecoces são geneticamente predispostas a não produzir hastes florais. As batatas Bellarosa devem florescer. No entanto, de acordo com jardineiros experientes, a floração irregular ou a ausência de flores em todas as plantas não afeta a produtividade ou o tamanho dos tubérculos.

batatas jovens

Outro problema potencial no cultivo da variedade de batata Bellarosa é o amarelecimento das pontas. Isso pode ser observado durante a seca severa em julho. A desaceleração dos processos metabólicos leva à deficiência de nutrientes, ao amarelecimento das folhas e representa uma ameaça às colheitas futuras. Isso pode ser corrigido regando a planta durante a floração.

As folhas ficam amarelas quando há deficiência de nitrogênio, potássio e fósforo no solo, ou quando os arbustos são danificados por pragas e doenças.

Avaliações da batata Bellarosa

Avaliações de agricultores e jardineiros fornecem informações sobre os cuidados específicos com a cultura, bem como as qualidades nutricionais e gustativas desta variedade de vegetais.

Nadezhda Petrovna, 50 anos

Bellarosa é uma variedade de batata precoce de referência. É fácil de regar e de cultivar em solos úmidos. Com o mínimo de esforço, colhemos uma média de 60 baldes de tubérculos grandes em duzentos metros quadrados. As batatas mantêm o formato mesmo quando cozidas e fritas. Um prato favorito é o purê de batatas, aerado, doce e sem água.

Stepan Zakharovich, 46 anos

Sou agricultor há mais de 10 anos. Plantei diversas variedades de batata. Entre as precoces, prefiro a Bellarosa. Esta variedade impressiona pela sua alta e consistente produtividade e tubérculos grandes, chegando a 0,7 kg. Como a cultura amadurece cedo (60 a 70 dias), a requeima e o besouro da batata-do-colorado não têm tempo para causar danos significativos. A única desvantagem é a dificuldade em encontrar material de plantio de alta qualidade.

Vera Vasilievna, 42 anos:

Moro na região de Krasnodar. Bellarosa é a variedade de batata favorita da minha família. Conseguimos cultivar duas safras por temporada. É fácil de cultivar e resistente a doenças. Os tubérculos, aromáticos e deliciosos, são comercializáveis ​​e podem ser armazenados com facilidade. Mesmo as batatas danificadas durante a colheita não ficam marrons.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata