- O que é característico da variedade Arosa?
- História do desenvolvimento da cultura
- Descrição da cultura do arbusto e da raiz
- Propriedades gustativas e aplicações da batata
- Prós e contras
- Condições necessárias para o crescimento e frutificação
- Em quais áreas é recomendado cultivar?
- Localização e iluminação ideais do local
- Condições de umidade e temperatura
- Vizinhos e predecessores favoráveis e desfavoráveis
- Plantando Arosa em terreno aberto
- Prazos
- Preparando o solo e o local de plantio
- Preparando mudas
- Padrão e profundidade de plantio
- Cuidados adequados com o plantio de batata
- Regularidade da irrigação
- O que e como alimentar
- Cobertura morta e soltura do solo
- Amontoando as camas
- Tratamento terapêutico e preventivo
- Rhizoctonia ou sarna negra
- Requeima tardia
- Crosta prateada
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de Arosa por produtores de vegetais experientes
O principal objetivo dos produtores de batata, jardineiros e horticultores é obter uma colheita farta e de alta qualidade. Por isso, produtores em países desenvolvidos estão criando variedades únicas de batata que oferecem não apenas alto rendimento e excelente sabor, mas também rápido amadurecimento das raízes.
A batata Arosa é exatamente uma dessas variedades, que já ganhou reconhecimento entre os profissionais.
O que é característico da variedade Arosa?
Como qualquer planta cultivada através do trabalho de criadores, a batata Arosa é dotada das melhores qualidades desta cultura vegetal e é capaz de crescer e amadurecer em condições climáticas difíceis.
História do desenvolvimento da cultura
Os melhoristas de plantas alemães frequentemente encantam a comunidade global com seus desenvolvimentos únicos. No final do século passado, foi desenvolvida uma nova variedade de batata aprimorada, a Arosa, que, segundo especialistas, superou todas as expectativas nos testes.
Em 2000, a variedade de batata Arosa foi incluída no registro estadual de culturas vegetais e foi permitida para importação e propagação em muitas regiões.
Descrição da cultura do arbusto e da raiz
As plantas adultas crescem até se tornarem arbustos de tamanho médio, com galhos eretos e espalhados. A folhagem verde-brilhante cobre densamente todo o arbusto, com folhas de tamanho médio e pontas pontiagudas. Cada arbusto possui de 5 a 7 hastes robustas, que produzem grandes inflorescências. Durante a floração, abrem-se grandes flores roxas ou vermelhas. As raízes são grandes, pesando de 80 a 130 gramas cada, de formato oval, com casca espessa e rosada. A polpa é de um amarelo intenso quando cortada.

Os tubérculos são ricos em fibras e vitaminas, com teores de amido variando de 11 a 15%. As raízes amadurecem de 2 a 2,5 meses após o plantio. Os primeiros tubérculos jovens podem ser colhidos aos 40 a 45 dias de crescimento. O rendimento desses tubérculos em escala industrial pode chegar a 70 toneladas por hectare. Produtores particulares classificam a variedade Arosa como produtiva. Uma única planta produz de 11 a 17 tubérculos grandes e maduros.
Propriedades gustativas e aplicações da batata
A batata Arosa apresenta excelente sabor em todos os parâmetros. Esta variedade de hortaliça de mesa é utilizada na indústria alimentícia para a produção de salgadinhos, produtos semiacabados e batatas fritas.
Na culinária, esta variedade é usada por sua versatilidade. Os tubérculos não cozinham demais quando cozidos, o que os torna adequados para qualquer prato.
Prós e contras
Para decidir se você vai plantar batatas Arosa no seu jardim ou na fazenda, você precisa estudar todas as características, vantagens e desvantagens dessa variedade.

Vantagens da variedade:
- Com os devidos cuidados, a taxa de rendimento é alta.
- Imunidade a infecções virais e fúngicas.
- Capacidade de amadurecer em condições de seca.
- As qualidades de sabor da variedade foram avaliadas com as pontuações mais altas.
- Possibilidade de armazenamento de longo prazo e transporte de longa distância.
- A variedade é resistente a danos mecânicos.
Importante! A batata Arosa é resistente às mudanças climáticas, por isso é cultivada tanto nas regiões sul quanto norte.
Desvantagens da variedade:
- Fraca resistência à sarna, requeima e rizoctonia.
- A variedade Arosa é exigente em fertilizantes e cobertura, mas não tolera excesso de minerais no solo.

Para evitar que as plantas sejam afetadas por doenças, os tubérculos são tratados antes do plantio em campo aberto.
Condições necessárias para o crescimento e frutificação
A batata Arosa é pouco exigente em solo e cuidados, facilitando o cultivo até mesmo para iniciantes. No entanto, existem algumas diretrizes específicas de cultivo para a batata Arosa, que devem ser seguidas para garantir uma colheita de alta qualidade.
Em quais áreas é recomendado cultivar?
Após testes e inclusão no registro estadual de culturas vegetais, a variedade de batata Arosa é recomendada para cultivo e produção nas seguintes regiões:
- Cáucaso do Norte.
- Médio e Alto Volga.
- Urais.
- Sibéria Oriental e Ocidental.

Agricultores e jardineiros cultivam e propagam com sucesso a variedade de batata Arosa nas regiões central e sul.
Localização e iluminação ideais do local
O local para o plantio de batatas deve ser plano, bem iluminado e ventilado. A proximidade com lençóis freáticos e solos encharcados pode ter um impacto negativo nas batatas. Se o plantio de hortaliças nesse tipo de solo for inevitável, os canteiros devem ser elevados de 10 a 20 cm acima do nível do solo.
Condições de umidade e temperatura
A variedade é pouco exigente em relação à umidade do solo e tolera bem o calor prolongado e a seca. Embora a Arosa não seja considerada resistente à geada, as plantas toleram facilmente pequenas flutuações nas temperaturas da primavera.

Vizinhos e predecessores favoráveis e desfavoráveis
As batatas crescem e prosperam se plantadas antes das seguintes hortaliças: alho, pimentão, beterraba, pepino ou qualquer outra verdura. As leguminosas também deixam solo fértil.
Após essas colheitas, o solo fica saturado com nutrientes úteis para o crescimento e desenvolvimento das batatas.
Importante! É estritamente proibido plantar batatas depois de qualquer variedade de tomate, girassol ou plantas da família das solanáceas.
Plantando Arosa em terreno aberto
Para obter uma colheita de vegetais abundante e de alta qualidade, a regra principal é seguir rigorosamente as regras de plantio de tubérculos em campo aberto.

Prazos
As datas de plantio são calculadas com base na região onde a hortaliça é cultivada. Em climas quentes e amenos, o plantio da batata em campo aberto começa em meados de abril. Nas regiões centrais, com clima temperado, o plantio começa no início de maio. Nas regiões do norte, espera-se um clima consistentemente quente e temperaturas do solo entre 10 e 12 graus Celsius.
Preparando o solo e o local de plantio
A preparação do terreno para o plantio de batatas começa no outono. O solo é cuidadosamente arado e misturado com fertilizantes orgânicos. Se o solo for pobre, são adicionados fertilizantes fosfatados e potássicos.

Na primavera, os canteiros são desenterrados e soltos novamente.
Preparando mudas
O material de plantio é preparado com antecedência, 2 a 3 semanas antes do plantio. Tubérculos de colheitas anteriores são selecionados para germinação. O material de plantio também é adquirido em viveiros e centros de jardinagem especializados. As raízes são limpas do excesso de solo e sujeira e inspecionadas.
Os tubérculos para plantio são selecionados para serem lisos, de tamanho médio e pequeno, sem danos ou doenças evidentes.
Quaisquer manchas nos tubérculos das mudas podem indicar que a planta foi exposta a um vírus, fungo ou praga. Portanto, antes do plantio ao ar livre, os tubérculos são desinfetados com pesticidas profissionais.
Padrão e profundidade de plantio
A distância entre os furos é de 25 a 35 cm, entre os canteiros de 50 a 60 cm. O furo é cavado a uma profundidade de 10 a 12 cm, os tubérculos são aprofundados em 6 a 8 cm.

Se o plantio for planejado em uma grade, a mesma distância será deixada entre as raízes.
Cuidados adequados com o plantio de batata
O cuidado adequado e na hora certa é garantia de plantas saudáveis e frutíferas no final da estação.
Regularidade da irrigação
A tolerância à seca desta variedade elimina a necessidade de um cronograma de irrigação rigoroso e rigoroso. Durante todo o período de crescimento e maturação, as batatas não precisam de mais do que três regas.
O trabalho de irrigação para completamente 2 a 3 semanas antes da colheita.
O que e como alimentar
Se você aplicou fertilizante e outros nutrientes às suas batatas durante o plantio, isso será suficiente para o seu desenvolvimento e crescimento. Em alguns casos, é necessária fertilização adicional durante a formação dos brotos e a floração.

Cobertura morta e soltura do solo
A soltura do solo e a cobertura morta são realizadas em conjunto com a irrigação. A soltura do solo remove ervas daninhas e retém a umidade. Após a soltura, o solo é coberto com cobertura morta. Palha ou serragem são adequadas para cobertura morta.
Amontoando as camas
Inicialmente, a amontoa é feita em canteiros com brotos jovens. O trabalho posterior é realizado quando as inflorescências se formam e as batatas terminam de florescer.
Tratamento terapêutico e preventivo
Embora a variedade seja resistente à maioria das doenças, algumas delas podem afetar as plantas e causar danos significativos à cultura.

Rhizoctonia ou sarna negra
O aparecimento de manchas pretas em raízes de vegetais indica uma infestação de sarna. Nesse caso, as batatas são pulverizadas com produtos químicos especiais.
Requeima tardia
Manchas escuras, podridão radicular e ressecamento da planta são os primeiros sinais de requeima. Batatas precisam de tratamento imediato com produtos profissionais.
Crosta prateada
Se aparecerem lesões marrons nas raízes, elas logo murcharão e morrerão. Após a colheita, a plantação é tratada com um preparado especial para impedir a propagação da doença.

Colheita e armazenamento
A colheita ocorre 60 a 65 dias após o plantio. Os tubérculos são cuidadosamente retirados do solo e secos.
Batatas secas são colocadas em recipientes ou sacos preparados e armazenadas por um longo período em um local escuro, bem ventilado e fresco.
Avaliações de Arosa por produtores de vegetais experientes
Ekaterina, Ijevsk
Cultivo muitas variedades de batata, mas a Arosa é a minha favorita, tanto em termos de sabor quanto de rendimento. Requer poucos cuidados e cresce praticamente sem necessidade de rega. Conserva-se por muito tempo sem perder o sabor.
Nikolai Timofeevich, Sebastopol
A batata Arosa apareceu recentemente no meu jardim, mas já desbancou outras variedades que venho plantando há anos. É deliciosa e não se desfaz quando cozida. Não requer praticamente nenhum cuidado — basta plantar e colher.
Sergey Vladimirovich, Ryazan
Um vizinho recomendou a Arosa, e eu planto essa variedade no meu jardim há cinco anos. A produção é simplesmente impressionante; nunca vi uma variedade assim antes. Os tubérculos amadurecem macios, lindos e deliciosos. Eles ficam na adega durante todo o inverno e a primavera, ocasionalmente separando e reservando os tubérculos murchos.











