Jardineiros precisam saber como preservar batatas e colher bem durante um verão chuvoso. A cultura não tolera o acúmulo de umidade no solo e é facilmente suscetível a doenças. A resposta oportuna e os cuidados adequados evitarão danos ao material de plantio no solo.
Plantando batatas em tempo chuvoso
O período de plantio de hortaliças depende das condições do solo e do clima. Para que a colheita ocorra, o solo precisa atingir a temperatura necessária. No entanto, chuvas prolongadas costumam ocorrer durante o período de plantio, o que pode atrapalhar os planos do jardineiro.
Antes da chuva
Jardineiros não recomendam plantar batatas durante períodos de chuvas fortes. Isso matará os tubérculos, pois o solo fica sem oxigênio e o material de plantio sufoca.
Durante
Se chover pouco, plante os tubérculos. A precipitação umedecerá o solo e estimulará a brotação. No entanto, o jardineiro deve cavar buracos para garantir que o solo esteja solto e não compactado sob a pressão de uma pá ou plantador de batatas.

Depois da chuva
O tempo frio geralmente ocorre após chuvas fortes. Após a chuva, é importante esperar pelo menos três dias para que o solo aqueça e seque. Cavar buracos em solo lamacento também é difícil, o que pode dificultar o plantio de batatas.
Cuidando das batatas durante a precipitação
O cultivo de batatas durante chuvas fortes exige cuidados especiais. Se ocorrerem chuvas intensas durante a época de plantio de batatas, os jardineiros geralmente precisam comprar material de plantio novamente. Para preservar o material de plantio, siga estas recomendações:
- Crie canteiros elevados. Esses canteiros têm menos probabilidade de serem levados pela chuva, reduzindo o risco de os tubérculos serem levados pela água.
- Os tubérculos são plantados no topo dos sulcos e um sistema de drenagem é criado entre as fileiras para absorver o excesso de umidade.

Se chover durante a estação de crescimento, é necessário afrouxar o solo regularmente; isso irá saturá-lo com oxigênio e reduzir o risco de doenças.
Após chuvas fortes, ervas daninhas aparecem em abundância. Recomenda-se removê-las manualmente para evitar danos aos arbustos.
Importante: Verifique regularmente o estado dos arbustos; após a secagem do solo, deve-se realizar a amontoa.
Como revitalizar batatas depois da chuva
Se o jardim ficar inundado após o plantio de vegetais, é necessário verificar a profundidade dos danos. Se o solo não se tornar líquido, não há necessidade de replantar as batatas.

Para economizar batatas, você deve primeiro fazer o seguinte:
- Se os tubérculos não germinarem, cubra a área com cobertura morta. Use uma cobertura especial que absorva o excesso de umidade. Esse tipo de cobertura pode ser comprado em lojas de sementes.
- Solte o solo a cada dois dias. Isso ajuda a arejá-lo e remover o excesso de umidade.
- Faça valas de drenagem especiais entre as fileiras para permitir que o excesso de umidade seja drenado.
Se um tubérculo podre for descoberto durante o afrouxamento, ele será substituído por um novo. Tubérculos podres causam doenças e infecções em outras plantas.

Métodos de combate às doenças causadas pelas chuvas
Durante a estação chuvosa, os seguintes tipos de doenças aparecem com mais frequência nas batatas:
- A requeima é o aparecimento de manchas marrons de crescimento rápido nos arbustos. Manchas escuras aparecem nos tubérculos, e o vegetal perde o sabor e fica impróprio para consumo. O tratamento envolve o tratamento da planta com calda bordalesa a 1% ou produtos químicos especializados.
- A queimadura de Phoma se manifesta como manchas escuras nos caules. Também se desenvolve podridão nos tubérculos, que gradualmente se transformam em manchas secas. As batatas estragam. O tratamento inclui Maxim e Ditan.
- A murcha de fusário é uma doença caracterizada pela queda das folhas e pelo amarelecimento dos caules com uma camada branca. Os tubérculos começam a apodrecer rapidamente, infectando outros vegetais. O tratamento envolve o uso de sulfato de cobre, Baktofit e Fitosporina.
- A canela-preta faz com que a planta murche e morra rapidamente. Os tubérculos ficam moles e uma formação preta é visível ao corte. O armazenamento dessas batatas é proibido e elas não devem ser consumidas. Antes do plantio, as batatas devem ser tratadas com agentes antibacterianos.
O tratamento de doenças nas culturas deve ser realizado imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas, caso contrário os medicamentos serão ineficazes.

Colheita em tempo chuvoso
Independentemente das condições climáticas, a colheita de vegetais deve ser feita. Recomenda-se a colheita de 3 a 4 dias após a chuva. No entanto, se a chuva for prolongada, a colheita das batatas deve ser feita em clima inclemente. Os tubérculos são colocados em um local escuro para secar. Após a secagem da terra, as batatas são selecionadas e as danificadas e podres são removidas. Essa colheita deve ser realizada mensalmente.
Importante: Se as batatas forem lavadas em água, elas devem ser bem secas antes de serem armazenadas.
Medidas preventivas
Para proteger a colheita, é necessário observar os seguintes métodos preventivos:
- Antes do plantio, uma camada de drenagem é colocada nos buracos;
- plantar batatas em um terreno localizado em uma colina;
- Faça os canteiros altos, com grandes distâncias entre as fileiras, para que seja possível criar valas de drenagem, se necessário.
Seguir regras simples para plantar batatas reduz a perda de material de plantio.
O tempo chuvoso frequentemente prejudica o cultivo de hortaliças. Nessas condições, o material de plantio se desenvolve muito lentamente e frequentemente fica suscetível a doenças. As batatas precisam de cuidados durante chuvas prolongadas para preservar seu rendimento e sabor.











