O que fazer se as pontas das batatas estiverem altas e precisarem ser cortadas após a floração?

O que fazer se as pontas das suas batatas estiverem muito altas? Você deve ficar feliz ou preocupado com a colheita futura? Pontas grandes nem sempre são boas. É definitivamente ruim quando as videiras excedem 1 metro de comprimento. A grande quantidade de matéria verde retira a maior parte dos nutrientes da planta, deixando apenas uma pequena porção para os tubérculos.

Razões para o crescimento intensivo de topos

Por um lado, pontas fortes de batata são um indicador de bom desenvolvimento e saúde da planta. No entanto, qualquer ação só é necessária se as videiras começarem a se esticar significativamente, excedendo significativamente as especificações da variedade. Essa situação nem sempre é remediável. Se já passou mais de um mês desde a floração, o tempo já foi perdido e será preciso corrigir os erros na próxima estação.

Topos altos

Excesso de nitrogênio

Pontas vigorosas de batata podem ser resultado de altas concentrações de nitrogênio no solo. Essa situação ocorre quando o jardineiro exagera na fertilização com nitrogênio:

  • Adicionei uma grande dose de matéria orgânica (húmus, composto) ao solo antes do plantio;
  • fertilizantes minerais contendo nitrogênio (ureia, nitrato de amônio) também são usados, adicionando-os durante a aração (escavação);
  • Após o surgimento das mudas, apliquei fertilizantes adicionais com ureia, verbasco ou infusões de capim.

Cultivo de batatas

O excesso de nutrientes no solo leva ao aumento do crescimento da parte aérea da planta, o que afeta negativamente o desenvolvimento das raízes e a formação dos tubérculos. Uma redução notável na produtividade é observada quando os caules continuam a crescer vigorosamente após a floração.

Os brotos e flores aparecem um mês (25 a 28 dias) após o plantio, e os tubérculos se desenvolvem ativamente após a floração. O processo de acúmulo de massa continua até que as pontas estejam completamente secas.

Se houver excesso de nitrogênio, a colheita pode ser salva. Para isso, fertilize as plantas de batata com superfosfato. O fósforo contido no fertilizante estimula o fluxo de nutrientes da parte aérea da planta para os tubérculos. Isso ajuda a acelerar a formação dos tubérculos.

Topos de batata

Qualquer tipo de fertilizante (raiz ou foliar) ajudará. A solução é preparada seguindo a mesma receita:

  • água – 10 litros;
  • grânulos de superfosfato – 100 gramas.

Os grânulos se dissolvem mal em água fria, por isso são deixados de molho em uma pequena quantidade de água fervente por 24 horas. Antes de tratar as batatas, a suspensão resultante é despejada em um balde com água. Misture a solução de trabalho várias vezes antes de usar.

Tubérculos grandes

O crescimento excessivo da parte superior nem sempre é causado por excesso de fertilizante nitrogenado no solo. Plantar sementes de baixa qualidade, especialmente batatas grandes demais, pode levar a um resultado semelhante:

  • o arbusto de batata está ficando gordo;
  • os caules estão crescendo;
  • os tubérculos são pequenos.

Não é de se admirar que jardineiros experientes dediquem tempo à seleção de batatas-semente no outono. O tamanho delas impacta diretamente a produtividade. Uma batata do tamanho de um ovo de galinha grande contém nutrientes suficientes para o desenvolvimento ideal da parte aérea da planta.

Brotos de batata

Tubérculos maiores contêm mais deles, o que explica por que as pontas das batatas são tão altas. Até que uma batata-semente grande fique sem nutrientes, a parte aérea cresce; uma vez esgotados esses nutrientes, novos tubérculos começam a se formar, mas não sobra tempo para eles crescerem.

Falta de luz

Quando uma planta recebe luz insuficiente, ela cresce alta. As batatas não são exceção: plantas da mesma variedade plantadas em uma área bem iluminada serão mais baixas do que aquelas cultivadas na sombra. A luz insuficiente pode ser causada não apenas pela sombra de uma estrutura (celeiro, cerca, casa), mas também por plantas de batata plantadas muito próximas umas das outras.

canteiros de batata

Para obter uma boa colheita de vegetais de raiz, você precisa seguir regras simples ao escolher um local e um padrão de plantio:

  • perto do local onde batatas foram plantadas, não deve haver cercas altas, galpões, árvores, arbustos;
  • a distância entre linhas no plantio não deve ser inferior a 60 centímetros;
  • o intervalo entre tubérculos em uma fileira é de pelo menos 30 centímetros.

Ao plantar uma nova variedade de batata, é importante estudar a descrição de suas características e o padrão de plantio recomendado pelo fabricante. Cada variedade tem suas próprias necessidades, dependendo do tamanho da planta, da folhagem e da produtividade esperada. Algumas variedades exigem uma área de cultivo maior, portanto, ao plantar, aumente o espaçamento entre as fileiras.

Condições climáticas

Uma colheita nem sempre depende do esforço do jardineiro. O clima influencia muito o crescimento da batata e o comprimento das pontas. Os arbustos são sempre mais altos em anos com dias e noites quentes de verão e chuvas frequentes. O que o jardineiro deve fazer para direcionar a energia da planta para a formação de tubérculos e inibir o crescimento ativo das pontas?

Topos amarelados

Após o término da floração em massa, os jardineiros precisam cuidar da parte aérea da planta. Ela deve ser levemente pressionada para baixo, curvando-a em direção ao solo. Evite quebrar as pontas. Os caules caídos absorverão menos nutrientes e serão usados ​​para formar tubérculos.

Que medidas devem ser tomadas se os topos forem altos?

Existe um mito de que cortar a parte superior ajuda cultivar batatas grandesNa verdade, esse procedimento não afeta o tamanho e a quantidade dos tubérculos, mas sim o seu amadurecimento. Mais precisamente, a formação de uma casca espessa.

Cada variedade tem seu próprio período de amadurecimento; com base nisso, os jardineiros podem determinar com precisão quando podar as pontas das batatas. Para variedades de início e meio de temporada, a época de colheita em massa de batatas começa aproximadamente um mês após a floração.

Topos de batata

Em condições climáticas favoráveis ​​e solo fértil, há uma boa chance de os caules estarem verdes na época da colheita. Isso não é ideal para os tubérculos, pois suas cascas serão finas e suscetíveis a danos durante a escavação.

Muitos jardineiros podam os caules das batatas de 10 a 14 dias antes da colheita. O corte não é feito ao nível do solo, mas a uma altura de 20 a 25 centímetros. Em duas semanas, os tubérculos têm tempo para desenvolver uma casca grossa, que não é danificada pela escavação, permitindo que essas batatas sejam armazenadas melhor durante o inverno.

As pontas das variedades de batata de final e meio de temporada também são podadas. Como são plantadas tardiamente, as pontas podem permanecer verdes quase até a geada, por isso também são podadas duas semanas antes da colheita. Às vezes, novas pontas começam a crescer no final do verão, devido ao clima quente e chuvoso.

Nesse caso, é melhor cortar as pontas jovens, pois elas extraem nutrientes dos tubérculos, afetando negativamente seu tamanho e sabor. Tempo chuvoso e orvalho frio costumam desencadear surtos da doença fúngica requeima em agosto. Seus sintomas incluem manchas amarelo-acastanhadas nas folhas e pontas.

Batatas altas

Para evitar que fungos infectem os tubérculos, as pontas infectadas são cortadas e destruídas. Pontas de batata verdes e saudáveis ​​após o corte:

  • seco e usado como cobertura morta para plantações de frutas vermelhas;
  • eles preparam infusões contra pragas de jardim;
  • composto.

O que fazer se os topos não forem altos

O tamanho, a altura e a espessura do caule de uma planta de batata nem sempre são indicadores de uma colheita boa ou ruim. Às vezes, a baixa estatura de uma planta se deve às suas características varietais, e isso não tem nada a ver com qualidade. cuidados com a batata.

Se a descrição da variedade sugerir arbustos mais altos, é importante investigar a causa do problema. Em alguns casos, o crescimento lento é resultado de uma doença da planta (sarna preta, podridão bacteriana marrom), que requer tratamento.

Folhas de batata

Uma causa comum do crescimento lento da parte superior é a deficiência de nutrientes: solo empobrecido ou deficiência de fósforo. A deficiência de fósforo pode ser detectada cortando-se um tubérculo jovem com uma faca. Se uma borda roxa aparecer ao redor do corte, a planta definitivamente está com deficiência de fósforo.

Neste caso, os arbustos precisam de suporte emergencial na forma de adubação foliar. Prepare uma suspensão de superfosfato (1 litro de água quente, 100 gramas de fertilizante), adicione 9 litros de água no dia seguinte e borrife as batatas com a solução resultante.

Não se preocupe se você não conseguiu cultivar batatas de frutos grandes nesta temporada, pois as plantas cresceram demais e ficaram cobertas de folhas verdes. Corrigir seus erros e escolher uma boa variedade resolverá a situação. No próximo verão, você poderá cultivar tubérculos do tamanho e sabor desejados.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata