Quando começa a ficar preto e as pontas das batatas estão secandoIsso indica uma causa infecciosa e um processo fisiológico. Se a estação de crescimento ainda não terminou e manchas escuras apareceram nas pontas, isso indica uma infecção fúngica. Os fungos são difíceis de tratar e afetam não apenas a planta, mas também a colheita. Para prevenir a infecção, medidas preventivas são necessárias.
Por que as folhas da batata ficam pretas?
O escurecimento das pontas das batatas é causado por processos fisiológicos ou patológicos. Os processos fisiológicos são um processo natural que ocorre durante o amadurecimento da fruta. Os processos patológicos ocorrem durante o desenvolvimento de uma doença infecciosa ou fúngica.
Processos fisiológicos
O escurecimento das pontas das batatas é considerado normal no final da estação de crescimento. Antes de amadurecer, os caules começam a escurecer lentamente e depois murcham, liberando todos os seus nutrientes para formar raízes.
Fatores patológicos
Se o escurecimento ocorrer muito antes, é sinal de uma doença na cultura ou de técnicas de cultivo inadequadas. As doenças mais comuns que causam esse sintoma são:
- requeima tardia;
- fusário;
- Alternaria;
- Rhizoctonia;
- perna preta.

Essas doenças ocorrem quando o solo está muito úmido, fertilizantes minerais são usados em excesso ou as batatas estão contaminadas com fungos e bactérias nocivos. Essas infecções devem ser eliminadas com produtos químicos para preservar a colheita.
Requeima tardia
Esta doença se desenvolve rapidamente; se afetar um arbusto, infecta todas as plantas em 1 a 2 semanas. Quanto mais cedo você começar a tratar a requeima, maiores serão suas chances de preservar a colheita. A infecção ocorre por vários motivos:
- chuvas frequentes;
- orvalho da manhã devido à diferença de temperatura entre a noite e o dia;
- redução da temperatura do ar para 15°C.

Manchas pretas aparecem nas folhas, elas secam gradualmente e caem.
Importante! A requeima aparece na parte inferior da folha.
Fusarium
Uma infecção fúngica que se desenvolve em altas temperaturas. Começa nas folhas inferiores e se espalha gradualmente para as superiores. É facilmente reconhecida pelas folhas que escurecem, enrolam e caem. A doença começa com manchas pretas na parte inferior da folha.
O fusarium também afeta as raízes, especialmente em fevereiro. Essas raízes não podem ser utilizadas para a produção de sementes.
Alternaria
Um fungo microscópico que afeta com mais frequência variedades de batata de meia e de fim de temporada. Os sintomas começam 25 dias antes da formação dos botões florais. A Alternaria forma manchas escuras e arredondadas nas folhas. A infecção começa nas folhas inferiores e se espalha gradualmente para as superiores. É difícil evitar que a doença afete as batatas, pois o fungo penetra nos tubérculos e causa seu apodrecimento.

Rhizoctonia
A doença é causada por um fungo microscópico. Suas micelas penetram nos caules das folhas e nos próprios tubérculos. Uma camada cinza aparece nos caules, e as folhas ficam cobertas de manchas pretas e começam a secar.
No estágio inicial, as raízes são próprias para consumo. Estas batatas não devem ser utilizadas para plantio.
Os fatores de infecção são:
- clima frio por um longo período de tempo;
- chuvas frequentes;
- má drenagem do excesso de umidade do solo.

Perna Preta
Uma das doenças mais perigosas, pode causar perdas de produtividade de até 50%. A doença começa com o escurecimento do caule inferior, que fica preto e macio. As folhas ficam amareladas, secam e caem. A infecção se espalha para os tubérculos. Ao ser cortada, a raiz apresenta listras pretas e é imprópria para consumo. As sementes dessas batatas não são utilizadas.
Durante o armazenamento, a perna preta afeta os tubérculos e faz com que apodreçam, por isso é recomendável se livrar do arbusto doente.
O que devo fazer se as pontas das minhas batatas já estiverem pretas?
Se as pontas das batatas já estiverem pretas, é necessário um tratamento para tentar salvar a colheita. Para algumas doenças, o tratamento é bastante eficaz. Para isso, siga estes passos:
- Se a folhagem estiver completamente preta, pulverize os arbustos com fungicidas. Use sulfato de cobre, calda bordalesa e outras soluções.
- Se a planta estiver parcialmente afetada, remova os brotos danificados e observe a planta. Se a doença continuar a se espalhar, pulverize com fungicidas.
- Se a requeima afetar os tubérculos, corte as pontas e desenterre a colheita. Se os tubérculos estiverem intactos ou manchados, a colheita estará intacta. No entanto, não deve ser usada para plantio.
Importante! A pulverização para tratamento é realizada semanalmente até que a planta fique mais forte.
Como manter as pontas das batatas verdes?
Você pode manter as pontas das batatas verdes tomando medidas preventivas. Prevenir a infecção é mais fácil do que tratá-la. É importante lembrar que, se a infecção se desenvolver, parte da plantação deverá ser destruída, e o solo contaminado transmitirá o fungo patogênico para as futuras gerações de batatas. Para preservar a plantação, tome as seguintes medidas:
- uma seleção de variedades de batata típicas do cultivo na região desejada;
- seleção de variedades com resistência a doenças infecciosas;
- preparar o solo para o plantio, preferencialmente utilizando solos soltos, leves e com boa drenagem do excesso de umidade;
- em solos ácidos, deve-se adicionar farinha de dolomita;
- fertilização com fertilizantes minerais ou orgânicos adequados, sem excesso;
- A cobertura morta de canteiros de batata com feno ajuda a reter a umidade e previne o desenvolvimento de infecções;
- cumprimento do padrão de plantio e espaçamento entre arbustos e canteiros.
- tratamento com fungicidas no início da estação de crescimento;
- amontoamento regular, afrouxamento e capina da área;
- usando apenas material de plantio saudável.

O que fazer com os tubérculos afetados?
Após a colheita, a colheita é cuidadosamente selecionada. Todas as raízes danificadas, com manchas escuras ou podridão, são descartadas. Elas não devem ser armazenadas junto com as saudáveis. Para evitar a contaminação das culturas saudáveis, elas são tratadas com uma solução fraca de sulfato de cobre. Esses frutos não podem ser utilizados para plantio.
Frutos e pontas estragadas são destruídos pela queima. No ano seguinte, o local de plantio da batata é trocado e novas sementes são compradas de viveiros.
Conclusão
O escurecimento das pontas das batatas é um processo fisiológico no final da estação de crescimento. É um sinal de que é hora de colher a safra. Se esses sinais aparecerem durante a brotação e a floração, isso indica uma infecção fúngica. Para prevenir a infecção, são necessários tratamentos preventivos e cuidados adequados.











