Descrição e tratamento de pragas da batata, medidas de controle

As batatas podem ser atacadas por uma série de insetos, conhecidos como pragas. A quantidade é realmente enorme. Todos, sem exceção, adoram se banquetear com as pontas suculentas e os tubérculos ricos em amido enterrados no solo. Às vezes, você pode nem notar um inseto no solo, mas durante a colheita, pode encontrar um ou acabar com batatas danificadas. Quais são as pragas da batata, quais os danos que causam e as medidas mais eficazes para combatê-las.

As principais pragas da batata

Além dos humanos, vários insetos também tentam atacar as plantações de batata, devorando-as desde a ponta das folhas até o último tubérculo. Mas para evitar danos às plantações e eliminar os que já estão presentes, é importante saber o que são e como vivem.

Besouro do Colorado

O besouro-da-batata-do-colorado é um amante das plantas da família das solanáceas. Hoje em dia, é difícil encontrar um jardineiro ou horticultor que não tenha encontrado essa praga. Ela pode devorar a folhagem de berinjelas, tomates, fisalis e batatas tão rapidamente que é impossível removê-las manualmente. E no outono, quando a folhagem suculenta desaparece, o besouro pode causar perdas significativas nas colheitas.

Os besouros da batata-do-colorado são únicos por si só. Em apenas alguns dias, podem destruir completamente uma plantação de batatas. Isso se deve à sua alta taxa de reprodução. Uma única fêmea põe ovos durante a estação de crescimento, dos quais eclodem até 700.

O principal dano às batatas vem das larvas vorazes, que se alimentam da vegetação suculenta e depois se espalham para as plantações vizinhas. Em média, três gerações podem surgir durante o verão. Após se alimentarem, as larvas cavam 10 cm no solo, onde se transformam em pupas. Poucos dias depois, uma nova geração de besouros emerge, totalmente madura, para depositar ovos nas batatas novamente.

Besouro do Colorado

Descrição dos besouros e larvas: A praga possui corpo convexo, com até 10 mm de comprimento. Uma característica distintiva são os élitros rígidos, listrados alternadamente em preto e amarelo.

Se você aproximar a mão do inseto, ele cai de costas, fingindo estar morto.

As larvas são vermes grossos que rastejam pela superfície das folhas da batata. Seus corpos vermelho-vivo ou alaranjados são segmentados, com pontos pretos visíveis nas laterais. A cabeça e as pernas são muito duras e pretas. As criaturas são ativas e começam a rastejar para longe quando são apanhadas.

Vermes-arame

Essas incômodas minhocas que vivem no solo consomem estolões de batata e caules suculentos. Elas não apresentam sintomas externos, portanto, medidas preventivas são utilizadas em vez de controle. Sua presença pode ser prevenida precocemente, pois pode ser detectada ao se cavar batatas.

Os vermes-arame são uma praga

O verme-arame é a larva do besouro-clique, com corpo alongado e pele grossa que não pode ser esmagada com os dedos. Em um dos lados do corpo, há antenas. O verme é amarelo, branco ou creme, com a cabeça marrom. Como verme, a larva pode viver até 5 anos, enterrando-se no solo a uma profundidade de 60 cm.

As larvas de pulgas escavam os caules e tubérculos da batata com suas poderosas peças bucais, deixando passagens onde o mofo cresce e a planta morre. Se a batata sobreviver, os tubérculos geralmente apresentam uma aparência nodosa devido ao subdesenvolvimento.

Lesmas nuas

É bastante raro ver lesmas-peladas em batatas, mas elas acontecem. Essas "substâncias líquidas" que rastejam em suas barrigas são moluscos sem concha. São pragas bem grandes, variando de 3 a 6 cm de comprimento. Dá para imaginar os danos que causam.

Eles são ativos à noite, quando o tempo está fresco e úmido. Não toleram tempo seco, pois se deslocam usando um muco especial. Os moluscos se alimentam de folhas jovens de batata, deixando para trás buracos enormes e irregulares. Eles não comem os caules, estolões e nervuras centrais das batatas maduras.

Lesmas nuasImportante! Lesmas são portadoras de infecções bacterianas, principalmente a requeima.

Besouro de maio

Alguém já encontrou larvas do besouro-de-maio, também conhecido como besouro-de-maio? Por que o besouro é tão pequeno, enquanto a lagarta é tão roliça e suculenta? De fato, com esse tamanho, a larva do besouro-de-maio ​​pode causar danos significativos à cultura da batata. Ela se desenvolve no solo. Se se desenvolver em solo fértil, seu tamanho aumenta.

A praga fêmea emerge em meados da primavera, depositando imediatamente até 70 ovos. Algumas semanas depois, emerge uma lagarta espessa, branca e enrolada. Ela tem um corpo segmentado e leitoso. Pontos pretos ou marrons são visíveis nas laterais. A cabeça da lagarta é claramente visível, assemelhando-se a uma concha marrom.

Besouro de maio

As larvas da praga têm uma característica distintiva: no primeiro ano de vida, alimentam-se de matéria orgânica, enriquecendo o solo com os produtos de sua atividade vital; no segundo ano, começam a causar danos, comendo raízes e tubérculos de batatas.

Ao se alimentarem de raízes e tubérculos, as batatas começam a murchar, e esses sinais indicam a presença de lagartas no solo. Enquanto os vermes-arame deixam pequenos túneis, com apenas alguns milímetros de diâmetro, as lagartas da praga criam túneis com diâmetros muitas vezes maiores. Os buracos são grandes o suficiente para a própria praga caber dentro.

Traça da batata

Apesar do seu tamanho minúsculo, a traça-da-batata pode causar danos a 80% de toda a plantação de batata. A traça é bem pequena, medindo até 8 mm de comprimento. A praga é despretensiosa em condições climáticas, depositando seus ovos na parte inferior das folhas da batata. Uma única massa de ovos pode conter até 20 ovos.

Traça da batata

Após algumas semanas, pequenas lagartas emergem e começam a devorar as plantas cultivadas. Elas geralmente vivem na parte inferior das folhas, razão pela qual os jardineiros muitas vezes não percebem o problema imediatamente. Depois que as pontas das batatas secam, as larvas sobem pelo tronco até os tubérculos, penetrando por rachaduras e brotos.

Importante! Jardineiros costumam confundir a traça da batata com uma mosca, mas não é. É uma traça que causa danos à agricultura ao reduzir a qualidade das sementes.

Pulgão grande da batata

Uma pequena praga da ordem Hemiptera que se alimenta de folhas de batata. O comprimento do corpo do inseto é de 3 a 4 mm. Os indivíduos podem ser alados ou não. A cor do pulgão varia do amarelo ao verde. Pode habitar qualquer planta, mas prefere as partes suculentas das batatas.

Pulgão grande da batata

Os pulgões da batata possuem poderosos aparelhos bucais perfurantes e sugadores. Ao perfurar a superfície da folha, a probóscide penetra nas células e suga a seiva. As folhas podem secar total ou parcialmente.

No final do verão, a praga pode se deslocar de um jardim para outro vizinho, onde deposita seus ovos.

Após uma infestação de pulgões, as folhas ficam cobertas de melada, um líquido adocicado que atrai outras pragas. Essa simbiose destrói a plantação em poucos dias.

Roedores semelhantes a ratos

Em algumas regiões, as hortas são frequentemente atacadas por roedores. Eles destroem toda a colheita da plantação ao comer raízes e tubérculos, além de interromper o crescimento das batatas ao desenterrá-las e mastigá-las parcialmente.

Roedores semelhantes a ratos

Se você examinar tubérculos de batata com mais da metade danificada, significa que o inseto não causará muitos danos. Os culpados são criaturas pequenas e travessas: toupeiras, ratos-toupeira, camundongos domésticos e de campo, e ratos. Até mesmo ratos-d'água, que vivem na água, não hesitam em se banquetear com raízes de batata se houver um jardim por perto.

Nematóides

Se houver verga-de-ouro na planta nematóide da batata, que se alimenta de raízes e tubérculos, é difícil de ser avistado. Este verme microscópico destrói tubérculos, vivendo no solo por vários anos. Os ovos ou cistos são depositados no outono e, com o clima quente da primavera, os vermes esbranquiçados começam a emergir e consumir tubérculos de batata em massa.

Importante! A infestação de nematoides pode ser identificada pelo amarelecimento das folhas inferiores do vegetal.

Os nematoides penetram no sistema radicular da batata, vivem, alimentam-se e reproduzem-se ali. No outono, quando as batatas são desenterradas, os ovos caem no chão, e o ciclo de vida da praga continua.

nematóide da batata

Grilos-toupeira

Grilos-toupeira são insetos grandes (até 8 cm) que se enterram no solo e se alimentam de tubérculos de batata e raízes (cenoura, beterraba, aipo). Esses insetos, membros da família Orthoptera, são capazes de voar, mas não em grandes altitudes, o que lhes permite migrar para outras áreas.

Deposita até 500 ovos em uma única ninhada. Isso ocorre em solo quente, a uma profundidade de até 15 cm. Os ovos são claramente visíveis a olho nu. São amarelos e redondos. Destrói todos os tipos de hortaliças e hortaliças cultivadas, exceto alho.

Lagartas de lagarta-cortadeira

A culpada é uma lagarta cuja mãe é uma pequena mariposa-cortadeira. A mariposa é acinzentada ou bege e mede até 2 cm de tamanho. Suas asas têm manchas escuras distintas, e seu dorso e cabeça são cobertos por pelos densos. Elas gostam de nidificar nos cantos mais escuros das batatas: sob cercas, perto de plantas altas (girassóis, milho).

Lagartas de lagarta-cortadeira

As lagartas são grandes e se alimentam não apenas de batatas, mas também de certas frutas, como framboesas, ruibarbo e morangos. Esta não é a lista completa das preferências óbvias do inseto. O processo de alimentação ocorre à noite. As lagartas roem principalmente caules, folhas e raízes.

Besouro-pulga-da-batata

Esses pequenos insetos se alimentam de folhas de batata, movendo-se rapidamente pelos arbustos. A praga tem pouco mais de 2 mm de comprimento, três pares de patas e asas. Os insetos são pretos, com patas marrons. Eles têm naturalmente um leve brilho.

As larvas do besouro-pulga se alimentam apenas das camadas superficiais das folhas, deixando para trás depressões ou buracos completos.

Os adultos consomem toda a vegetação, o que pode matar as batatas. As larvas podem descer pelos caules até o solo, danificando os tubérculos das solanáceas. Esses besouros não vivem sozinhos em um jardim; até 100 podem ser encontrados em uma única planta.

Besouro-pulga-da-batata

Cigarrinhas

Cigarrinhas são insetos hemípteros que podem saltar longas distâncias. Elas vêm em uma variedade de cores e tamanhos, geralmente variando de 1 a 3 cm. Essas pragas geralmente residem em formigueiros. Durante o dia, elas emergem para se alimentar da seiva das plantas. Elas perfuram a polpa das folhas com sua probóscide e extraem a seiva, infectando as plantas de batata com vírus. As partes da planta onde a cigarra se instalou geralmente morrem.

Shpanka de batata

O besouro espanhol é um besouro que gosta de calor e tem uma coloração distinta. Seu corpo e élitros são pretos, e sua cabeça é vermelha brilhante. Os élitros têm listras brancas. O corpo é alongado, com cerca de 1 cm.

A chave para combater o gorgulho da batata é detectá-lo e eliminá-lo rapidamente; caso contrário, uma infestação massiva pode destruir toda a sua plantação em poucas semanas. O gorgulho da batata ataca as folhas e os brotos jovens das batatas.

praga de besouro

Percevejos

O besouro da batata é uma praga pequena, com até 6 a 8 mm de comprimento. Sua cor é verde-claro. Além das batatas, também pode infestar rosas, crisântemos e repolho. O besouro possui antenas longas. Essas pragas não apresentam características distintivas.

As pragas são causadas por larvas de percevejos. Elas sugam a seiva das flores, brotos e folhas. Manchas infecciosas aparecem onde as ninfas estão presentes, fazendo com que as plantas de batata parem de crescer, os brotos se enrolem e as flores caiam.

Métodos de controle de pragas

Os métodos a seguir ajudarão você a se livrar das pragas listadas nas batatas usando vários meios: produtos químicos, métodos manuais e remédios populares.

pragas em batatas

Métodos mecânicos de controle

Os métodos de controle mecânico envolvem a coleta manual de pragas da superfície das batatas, semelhante à forma como os jardineiros coletam besouros da batata-do-colorado ou lesmas-da-batata. Este é, até certo ponto, um método eficaz, mas exige esforço e tempo consideráveis. A coleta só é possível com pragas maiores, que não voam na presença de humanos. O mesmo não pode ser feito com insetos escavadores.

Estes últimos podem ser destruídos por escavações profundas no outono e na primavera. Sabendo a profundidade em que as larvas e os ovos dos insetos são encontrados, as pessoas usam vários métodos para arar seus jardins. Isso força os ovos e as pupas a subirem à superfície, onde morrem nas temperaturas congelantes.

Além disso, no outono, é essencial remover ervas daninhas da área onde os ovos da praga podem estar presentes.

As instalações de armazenamento de vegetais, onde os ovos podem ser depositados junto com a colheita de batatas, são tratadas para o mesmo propósito. Em regiões quentes, onde os besouros-de-maio ​​são comuns, eles são capturados acendendo-se luzes e capturando-os à noite com diversos dispositivos, como redes de tecido fino. Os besouros-de-maio ​​são naturalmente atraídos pela luz, o que os torna mais fáceis de capturar.

controle de pragas

Armadilhas e laços caseiros são usados ​​para controlar pragas de roedores. Repelentes ultrassônicos são instalados ao redor das plantações de batata, o que é eficaz. Bombas de fumaça e velas de enxofre são lançadas em tocas. Elas acabam atraindo cães e gatos.

Produtos químicos

O uso de controle químico de pragas é o método mais eficaz, especialmente em casos de infestação generalizada de plantações de batata. Os mais eficazes são:

  1. O mesmo pesticida não deve ser usado anualmente contra o besouro da batata-do-colorado, pois isso pode levar à dependência. Os seguintes pesticidas são usados ​​para controlá-lo: Colorado, Iskra, Marshal, Taboo, Sumicidin, Prestige, Decis, Temp e Zarevo.
  2. Para matar lagartas de lagartas, tanto na superfície quanto no solo, use Zolon, Prestige, Inta Vir, Dursban e Danadim.
  3. Para evitar que os grilos-toupeira ponham ovos, trate as plantações com Medvetoks e Medvecid. Muitos jardineiros também recorrem a Fenaskin+ e Regent.
  4. Esse trabalho não é realizado contra vermes-arame devido à sua baixa eficácia.
  5. Os seguintes produtos químicos podem derrotar os nematoides: "Bi 58" e "Dimetoato".
  6. Os roedores podem ser exterminados usando pesticidas vendidos em qualquer farmácia veterinária.

O medicamento "Medvetoks"

Normalmente, os inseticidas listados têm um amplo espectro de ação, o que significa que eliminam uma variedade de pragas. Se um produto for indicado para o besouro-da-batata-do-colorado, ele pode ser usado para tratar outras pragas da batata. Todas as ações devem ser realizadas de acordo com as instruções em anexo: dosagem, quantidade para diferentes tipos de culturas, espécies de insetos, método de preparação e classe de perigo.

Métodos tradicionais

Nem sempre é uma boa ideia usar produtos químicos. Muitos defensores de um estilo de vida saudável usam todos os remédios disponíveis e bem pesquisados, que não são menos eficazes:

  1. O besouro da batata-do-colorado, como muitas outras pragas, não gosta do aroma de certas ervas: calêndula, salsa e outras ervas aromáticas. Recomenda-se plantar canteiros com essas flores perto das batatas. Isso provavelmente não passa de um mito, pois, ao longo dos anos, o besouro desenvolveu um gosto por certos produtos químicos. Uma infusão de absinto é usada como tratamento. A erva é picada, mergulhada em água fervente e, em seguida, regada ou borrifada sobre as folhas da batata.
  2. Para proteger as batatas dos besouros-pulga, use cinzas, pó de tabaco como polinizador e uma solução de sal de cozinha sob o arbusto. Uma solução mais eficaz é combinar esses ingredientes com chá de camomila.
  3. Algumas pragas não gostam de cebola e alho, então borrifando as folhas de batata com uma infusão dos produtos, você pode afastar a cebola, o percevejo e a pulga.
  4. Os grilos-toupeira não toleram solo rico e altamente fértil, portanto, uma infusão de esterco de galinha os afastará do seu jardim. Adicione 2 kg de esterco a um balde de água e deixe em infusão. A solução de trabalho consiste em 1 parte de infusão para 5 partes de água. Aplique a infusão apenas nas áreas infestadas sob as batatas.
  5. Também é recomendado tratar os tubérculos de batata com permanganato de potássio antes do plantio, o que reduzirá a porcentagem de danos causados ​​por nematoides e vermes-arame.

permanganato de potássio para batatas

EM Ao combater vermes-arame, é importante selecionar variedades de batata, resistente a pragas.

Medidas preventivas

A prevenção é fundamental para combater pragas de insetos. Prevenir sua ocorrência tratando o material de plantio e o solo com antecedência é crucial. Esse trabalho preventivo inclui:

  1. Já foi observado que plantas companheiras fortemente perfumadas, como manjericão, feijão e coentro, são plantadas ao redor das batatas. Seus fitoncidas mascaram o cheiro das solanáceas, reduzindo a atividade das pragas. Ramos de abeto conífero são colocados entre as fileiras, agindo de forma semelhante à grama. Essas medidas repelem o besouro da batata do Colorado.
  2. Aplicar fertilizantes de primavera durante a escavação, nomeadamente ureia a uma taxa de 1 kg/m2, o que levará à morte do nematoide e de seus ovos.
  3. Cavar profundamente no outono e na primavera, plantar leguminosas ao redor do perímetro e remover ervas daninhas do jardim no outono ajudarão a afastar os vermes-arame das batatas.
  4. Se você adicionar uma solução de iodo (uma colher de chá por balde de água) à cova de plantio de batatas, ficará livre de grilos-toupeira durante toda a temporada. Eles também não gostam do cheiro de coentro e calêndula.
  5. Para evitar que os roedores roam os tubérculos de batata, você precisa identificar os buracos e preenchê-los com pedra britada e colocar um repelente de som por perto; é melhor ter um gato.

Todas as medidas recomendadas devem ser implementadas com rapidez e eficiência. Se não forem tratadas, você terá que recorrer a produtos químicos, o que reduzirá significativamente a qualidade das suas batatas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata