Como combater o nematoide da batata em plantações de solanáceas? Esta doença parasitária devastadora destrói até 80% da plantação. As fêmeas do parasita formam cistos que podem suportar quaisquer condições climáticas e são resistentes a produtos químicos. O verme pode permanecer em um local por até 10 anos. Métodos agronômicos, químicos e tradicionais são usados para combatê-lo.
Descrição do parasita
São pequenos vermes, com 0,3 a 1,3 mm de tamanho. Alimentam-se da seiva de plantas pertencentes ao gênero Solanaceae. Uma característica única dos nematoides é que indivíduos sexualmente maduros são capazes de se desenvolver em um cisto. O cisto contém aproximadamente 200 ovos, que então se desenvolvem em larvas e novos indivíduos. O cisto pode resistir a quaisquer condições climáticas adversas: seca, inundações e geadas.
Você pode notar os danos observando vermes nos tubérculos e raízes. No início do desenvolvimento as folhas inferiores da batata estão ficando amarelasAs pontas secam, a planta se desenvolve mal e os tubérculos ficam pequenos e soltos. O parasita aparece nos tubérculos como pequenas bolhas douradas ou brancas. Ele se fixa firmemente às raízes. Como o nematoide da batata entra na fase de cisto no final da safra, o controle é difícil. Embora seja possível eliminá-lo por uma safra, a infestação voltará no ano seguinte.
Importante! Infestações de nematoides da batata podem resultar em perdas de até 80% na produtividade. Medidas de controle são essenciais.
Tipos de nematóides da batata
Atualmente, são conhecidas aproximadamente 10.000 espécies de parasitas. As espécies mais comuns que afetam as batatas são:
- dourado;
- tronco;
- folha;
- gaulês.

Dourado
O parasita penetra nas raízes e se alimenta de sua seiva. A planta começa a secar nas folhas inferiores, as pontas escurecem e o arbusto murcha. Bolhas brancas e douradas são visíveis nos tubérculos. As bolhas douradas são fêmeas fertilizadas prestes a entrar no estágio de cisto.
Tronco
Pequenos vermes, com aproximadamente 1 mm de tamanho, atacam os caules e tubérculos da batata. Manchas escuras aparecem na casca da batata, a fruta fica solta e buracos pretos aparecem quando cortada. O parasita se desenvolve em solos com alta umidade.
Folha
Os vermes atacam caules, folhas e raízes. Eles aparecem como pequenas bolas brancas. A planta começa a secar e para de crescer, as raízes ficam pequenas e a planta carece de nutrientes para o desenvolvimento normal.

gaulês
Este nematoide forma grandes galhas, de até 3 cm de tamanho, nas raízes. Essas galhas impedem que nutrientes e água cheguem às raízes da batata. Os tubérculos tornam-se granulosos e com formato anormal. Ele ataca tanto caules quanto tubérculos.
Sinais de presença de pragas
Os primeiros sinais de infestação parasitária aparecem 45 a 50 dias após o início da estação de crescimento. Os arbustos infectados se distinguem pelas seguintes características:
- crescimento lento da massa verde do arbusto;
- amarelecimento das folhas inferiores;
- secagem das pontas antes da época da colheita;
- enrolamento das folhas;
- formato irregular do caule;
- frutas pequenas;
- as raízes estão manchadas de marrom;
- falta de floração;
- o aparecimento de pequenas bolas brancas ou amarelas nos tubérculos;
- estrutura solta da raiz vegetal;
- manchas pretas nos tubérculos.

Métodos de luta
O controle de nematoides envolve métodos agronômicos, químicos e tradicionais. A combinação de todos os métodos garante uma alta taxa de mortalidade.
Nematoide é uma doença quarentenária, por isso é recomendável reportar a presença do parasita ao serviço de fitocontrole.
Agrotécnico
Ao plantar batatas, adicione esterco, esterco de galinha e cinzas em cada cova. Isso enriquece o solo com minerais, o que prejudica o desenvolvimento de nematoides. Adicionar qualquer fertilizante mineral terá o mesmo efeito. Para batatas, selecione fertilizantes que contenham nitrogênio, fósforo, potássio, cobre, cobalto e manganês. Essas medidas criam condições desfavoráveis ao desenvolvimento de minhocas.
Importante! Para combater os nematoides, é essencial praticar a rotação de culturas.
Químico
Produtos químicos são tóxicos e, portanto, usados apenas em estágios avançados. O Bazudin é usado para combater parasitas. Ele é preparado e pulverizado de acordo com as instruções, observando as precauções de segurança. Métodos químicos devem ser combinados com métodos agronômicos e biológicos para eliminar completamente os nematoides.
Métodos tradicionais
Antes do plantio dos tubérculos, uma infusão de brotos de batata é pulverizada no canteiro. As larvas começam a emergir dos cistos em busca de alimento e morrem por falta dele. Calêndulas, feijões e trevos doces são semeados entre as fileiras de batata. Essas culturas liberam substâncias que repelem pragas.

A aplicação de fertilizante orgânico entre as fileiras atrai anelídeos, que destroem os pequenos parasitas. As cinzas de madeira são ricas em minerais benéficos e são adicionadas ao solo antes do plantio para repelir pragas. Remédios caseiros são os tratamentos mais seguros; não danificam as plantas vizinhas ou as batatas e não se acumulam no solo.
Recomendações preventivas
Para prevenir o desenvolvimento de nematoides, é necessário seguir as práticas agrícolas para o cultivo de batatas. Estas incluem:
- seleção de variedades de batata resistentes a nematoides;
- local adequado para o plantio da cultura, sem excesso de umidade e com boa drenagem;
- cumprimento da rotação de culturas;
- escolhendo sementes saudáveis;
- desinfetar o material da semente antes do plantio com uma solução de manganês ou Epin;
- processar material de jardim;
- realiza escavações de solo no outono e na primavera, removendo ervas daninhas, raízes de plantas e pedras;
- realizar a fertilização em tempo hábil;
- regar as batatas regularmente;
- realizar amontoamento, soltura e capina.
Importante! O uso de variedades de batata resistentes a nematoides deve ser limitado a 4 anos, pois o parasita desenvolve tolerância.
Perigo e danos aos seres humanos
Os nematoides da batata não afetam o corpo humano e não causam danos. Os tubérculos afetados são comestíveis, a menos que estejam gravemente danificados. Outras espécies de nematoides, cujos ovos são encontrados no solo, entram no corpo humano, fixam-se à parede intestinal e tornam-se parasitas. A infecção é possível através de mãos e vegetais não lavados. A doença afeta lentamente todos os órgãos e sistemas internos; o parasita pode ser eliminado com medicamentos anti-helmínticos.

Variedades de batata resistentes a nematóides
As variedades mais populares resistentes a nematoides são:
- golfinho;
- Bielorrusso;
- Jukovsky;
- caratop;
- Lukyanovsky;
- fragata;
- floresta virgem;
- latona;
- fresco;
- anterior
Essas variedades são as mais resistentes a nematoides. O cultivo dessas variedades de batata pode eliminar o parasita. Como não conseguem se alimentar dos tubérculos dessas variedades, as minhocas abandonam lentamente o canteiro e morrem. Essa variedade é plantada por quatro anos consecutivos e depois substituída por outra.









