Para melhorar a produtividade das hortaliças em solos esgotados, são utilizadas práticas agrícolas especializadas. A senicação e a dessecação de batatas aumentam significativamente o peso e a qualidade das raízes. Esses procedimentos são utilizados não apenas em hortas caseiras, mas também em grandes propriedades rurais. Para garantir os resultados desejados com essas práticas agrícolas, é importante entender sua aplicação específica.
Senicação de batata, o que é isso?
A senicação da batata refere-se ao tratamento pré-colheita da parte aérea da hortaliça com agroquímicos. Na maioria dos casos, são utilizados produtos atóxicos, como o fosfato duplo. fertilizante líquido complexo.

Produtores de vegetais experientes destacam os seguintes motivos como principais para a realização deste evento:
- O fluxo de produtos fotossintéticos da parte aérea da planta para os tubérculos é ativado, e o processo de amadurecimento é muito mais rápido. Isso se deve à inibição do crescimento vegetativo durante a pulverização com soluções de trabalho.
- Redução dos níveis de nitrato para níveis seguros. Após o tratamento, os vegetais de raiz tornam-se completamente seguros para consumo, e seu teor de amido e proteína aumenta significativamente.
- Formação de uma casca espessa nas raízes. A prática agronômica conhecida como senicação reduz o risco de danos à batata durante a colheita. Consequentemente, a produtividade da hortaliça aumenta em 15-20%.
- Reduzindo a probabilidade de infecção do solo e da vegetação por requeima e rizoctonia.
- Normalização do metabolismo vegetal. As soluções de trabalho utilizadas para senicação contêm elementos biogênicos, que facilitam a normalização das reações químicas nas plantas.

O tratamento pré-colheita das pontas da batata tem um efeito benéfico nos tubérculos, prolongando sua vida útil. A senicação aumenta o teor de amido das raízes e engrossa o tecido da cortiça.
As batatas colhidas após a senicação não são apenas saudáveis, mas também têm altas qualidades comerciais.
Quando realizar a senicação
As opiniões dos jardineiros sobre esse assunto variam muito: alguns argumentam que a fertilização foliar deve ser feita imediatamente após a fase de floração, enquanto outros dizem que deve ser feita 15 a 20 dias depois. O principal a saber é que o tratamento de hortaliças com uma substância concentrada deve ser realizado 20 dias antes da colheita. Assim, as variedades com período de maturação precoce são processadas 7 dias antes colheita de batata, e variedades ultraprecoces não são sujeitas a pulverização.
Plantas de meia-estação devem ser tratadas 7 dias após a floração. Para variedades de meia-estação, o melhor momento para a senicação é de 15 a 20 dias após a floração.

A fertilização foliar é mais eficaz em tempo claro e sem vento; aplicar fertilizante foliar antes ou depois da precipitação será ineficaz. Recomenda-se programar a aplicação para o meio-dia, quando as plantas não estão mais orvalhadas. O fertilizante foliar também pode ser aplicado à noite, o que aumentará o movimento dos nutrientes da parte superior para as raízes durante a noite.
Senicação com superfosfato
Aplique o agroquímico na proporção de 2 kg para cada 10 litros de água. É importante deixar a solução descansar por 24 horas, mexendo ocasionalmente. A solução de cor clara deve ser drenada e aplicada com um pulverizador especial. A taxa de aplicação recomendada é de 2 litros para cada 100 metros quadrados.

Para potencializar o efeito, adicione 0,1 g de herbicida químico a 1 litro da solução de trabalho. Este produto ajuda a remover carboidratos e componentes nitrogenados da parte aérea da planta, liberando-os nas raízes.
Quando realizada corretamente, a senicação resulta na morte completa da parte aérea da planta da batata. Este procedimento elimina a necessidade de os jardineiros removerem manualmente as pontas.
Outras drogas
Além do superfosfato, uma solução complexa contendo polifosfato de amônio é eficaz no controle de ervas daninhas na batata. No entanto, um herbicida a 0,01% também deve ser adicionado previamente. A taxa de aplicação recomendada por 100 metros quadrados de área de jardim é de 30 litros de fertilizante líquido e 10 g de herbicida.

A produtividade das culturas pode ser melhorada com o uso de uma solução complexa composta por superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio, cada um na concentração de 2 a 5%. A taxa de consumo dessa mistura é de 10 litros por 60 a 75 m. A adubação foliar é realizada durante a fase de floração.
Dessecação: Descrição
Este procedimento visa secar e destruir completamente a parte aérea da planta da batata. O tratamento químico modifica os processos metabólicos e de fotossíntese na parte aérea, promovendo um amadurecimento uniforme e melhorando o conteúdo bioquímico de componentes úteis na colheita. As batatas são dessecadas em duas etapas, com um curto intervalo entre os tratamentos. É importante evitar a formação de novos brotos, que só atraem ainda mais insetos parasitas, como pulgões e cigarras.
Quando é aplicado?
O tratamento químico das pontas da batata é utilizado quando as plantações de batata estão fortemente infestadas com requeima. Os resultados desse tratamento podem ser observados após 10 a 14 dias, quando as partes aéreas das plantas secam e quebram. Essa técnica agrícola também é útil quando há abundância de pontas, o que dificulta significativamente a colheita.
O uso de dessecantes é necessário em casos de alta umidade e clima frio, bem como em casos de maturação irregular das culturas.
Como é realizado?
O princípio deste método de secagem da parte aérea da cultura é bastante simples. A solução de trabalho é aspirada para um borrifador e pulverizada sobre todas as plantas. A dessecação é realizada 7 dias antes da colheita das raízes para culturas alimentares e 10 a 12 dias antes da colheita para variedades de sementes.
Para aumentar a eficácia do evento, o agente químico deve ser pulverizado da forma mais uniforme possível.
Dessecantes
Entre os meios populares para dessecação estão:
- clorato de magnésio com concentração de 60% para processamento de batatas alimentícias (25-30 kg por 1 ha);
- Reglon com concentração de 20% para pulverização de variedades de sementes (2 l por 1 ha);
- Harveyd 25 F uso universal (3 kg por 1 ha).
Removendo tops
Ao remover o material acima do solo das plantações, os jardineiros garantem a absorção adequada de herbicidas, o que evita a rebrota. Se as pontas forem removidas após a dessecação, a vegetação verde também será destruída, e os resíduos secos serão removidos após 7 dias. Este procedimento é necessário se caules grossos interferirem na passagem do equipamento de colheita de batata.

Quando as pontas são removidas prontamente, o processo de crescimento da casca é muito mais ativo, permitindo que as raízes absorvam os componentes benéficos. Para obter o efeito desejado, siga estas recomendações:
- É estritamente proibido remover a vegetação antes do tempo prescrito (7 dias), pois deixar as raízes no solo por muito tempo sem uma casca grossa geralmente leva à infecção da cultura.
- Os topos infectados com requeima devem ser queimados no fogo; esta é a única maneira de evitar a propagação desta doença perigosa.
- A manipulação deve ser realizada em duas abordagens: primeiro, corte a parte superior dos topos e, depois de 7 dias, o restante.
- Para não complicar o processo de encontrar os ninhos de frutas, não corte os caules rente ao chão. Deixar 20 a 25 cm de copa é suficiente.

A remoção da parte aérea das plantas de batata pode ser feita manualmente ou com equipamento especializado. O uso de colhedoras de palha equipadas com lâminas de corte torna o processo bastante rápido. Dependendo do solo e do tipo de palha, ambos os métodos são usados alternadamente; essa abordagem simplifica a tarefa.
A senicação e a dessecação são práticas agrícolas bastante eficazes que aceleram o amadurecimento das raízes e aproximam a colheita. O segredo é saber como executá-las corretamente e com quais ferramentas.









