- Composição do alcatrão de casca de bétula
- Propriedades do alcatrão de casca de bétula
- O princípio de ação sobre o besouro da batata do Colorado
- Como o alcatrão é obtido
- Como preparar o produto
- Realizando o processamento
- Antes do pouso
- Após o pouso
- Uso no jardim
- Batata
- Tomates
- Alazão
- Uso no jardim
- Maçã
- Pera
- Ameixa
- Cereja
- Framboesa
- Controle de outras pragas
A presença de pragas em canteiros leva à redução da produtividade das colheitas. O besouro-da-batata-do-colorado se alimenta de plantas e pode danificar as partes aéreas das mudas em poucos dias. Jardineiros usam alcatrão de bétula para proteger suas plantações do besouro-da-batata-do-colorado. O tratamento com alcatrão deve ser aplicado imediatamente após a detecção de infestações de pragas para preservar a maior parte da colheita.
Composição do alcatrão de casca de bétula
O alcatrão de bétula é uma mistura espessa e oleosa, de cor verde-escura e odor característico. Contém mais de dezenas de milhares de compostos orgânicos diferentes, a maioria dos quais presentes em proporções mínimas.

Os principais componentes da mistura são:
- tolueno e fenóis;
- fitoncidas;
- dioxibenzeno e sucata;
- xileno e guaiacol;
- ácidos.
Propriedades do alcatrão de casca de bétula
Este produto se tornou popular entre os jardineiros devido às suas propriedades inseticidas. Tratar o solo ao redor das mudas repele insetos e previne seu reaparecimento durante o crescimento subsequente das plantas. Além disso, o alcatrão da casca de bétula tem um odor desagradável ao besouro da batata do Colorado. O uso de uma solução de alcatrão de casca de bétula para combater o besouro da batata do Colorado e outras pragas não representa perigo para humanos ou animais.
O princípio de ação sobre o besouro da batata do Colorado
Tratamentos com alcatrão são permitidos como medida preventiva ou após a detecção de pragas nos canteiros. Quando aplicado nos canteiros, o produto emite um odor pungente que mata insetos. Ao penetrar no solo, o alcatrão de bétula protege as plantas durante os estágios subsequentes de crescimento e evita que pragas danifiquem o sistema radicular.

Como o alcatrão é obtido
O alcatrão é extraído da camada superficial da casca de bétula. Alcatrão de alta qualidade é obtido de árvores que liberam seiva. Recomenda-se extrair a mistura na primeira metade do verão, quando a resina se desprende facilmente da madeira.
A extração da substância, a menos que você tenha experiência suficiente, pode levar muito tempo. Se necessário, você pode comprar a mistura em lojas especializadas em jardinagem ou farmácias.

Como preparar o produto
O método de preparação de uma mistura para repelir o besouro da batata-do-colorado envolve a destilação da forma seca. Durante o processo de destilação, a casca de bétula é aquecida a mais de 500 graus Celsius com fluxo de ar mínimo. O aquecimento da casca requer um forno especializado, capaz de produzir altas temperaturas.

Realizando o processamento
Um pulverizador comum não é adequado para tratar plantações contra o besouro-da-batata-do-colorado, pois os pequenos orifícios do pulverizador entopem facilmente. Para pulverizar as plantas, use um método popular: molhe uma vassoura na solução e sacuda-a sobre as mudas.

O tratamento não deve ser realizado durante a chuva, pois o produto será levado pela água. Pelo mesmo motivo, as plantações não devem ser pulverizadas imediatamente antes de condições climáticas adversas. As condições adequadas para a aplicação da solução de alcatrão incluem tempo seco pela manhã e à noite ou tempo nublado à tarde. Isso ajudará a prevenir queimaduras solares.
Para evitar a separação da emulsão de alcatrão, o produto deve ser constantemente mexido durante o tratamento dos leitos.
Borrife as plantas de cima para baixo, na folhagem e na parte inferior, pois as larvas do besouro da batata-do-colorado nidificam na parte inferior das folhas verdes. Se houver pragas grandes nos canteiros, remova-as primeiro com a mão e depois regue as plantas com a solução.
Antes do pouso
Uma colheita abundante e de alta qualidade pode ser alcançada cultivando o solo antes do plantio. Antes do plantio, regue os sulcos cavados com a solução. Também é recomendável mergulhar as sementes ou os brotos de cebola em alcatrão de casca de bétula. Para isso, misture uma colher de sopa da solução em um balde de água limpa.
Após o pouso
Recomenda-se iniciar o tratamento após o plantio, quando os primeiros brotos surgirem. A frequência recomendada de tratamento é a cada 3 dias. O alcatrão de casca de bétula deve ser usado para pulverizar as culturas até a colheita.
Se não houver pragas nos canteiros, como medida preventiva, os tratamentos podem ser realizados de 3 a 4 vezes por estação. Em períodos de chuvas frequentes, a pulverização deve ser feita com mais frequência.
Uso no jardim
A solução de alcatrão de casca de bétula é mais frequentemente usada como fertilizante para plantas de jardim. Suas propriedades inseticidas ajudam a eliminar pragas com eficácia e a manter os volumes de colheita esperados.

Batata
O alcatrão repele eficazmente o besouro-da-batata-do-Colorado em plantações de batata. Uma solução diluída ou uma solução de sabão de bétula podem ser usadas para controlar a praga. Não apenas mudas em crescimento, mas também tubérculos prontos para plantio podem ser tratados.
Batatas também são suscetíveis a vermes-arame. Para prevenir essas pragas, trate os tubérculos com uma solução de alcatrão de bétula e água antes do plantio. Recomenda-se deixar os tubérculos de molho na solução por uma hora. Se as batatas forem plantadas por sementes, o solo deve ser regado previamente com a solução inseticida.
Tomates
O besouro da batata-do-colorado ataca as folhas e os caules dos tomateiros em crescimento. Para pulverizar as plantas, prepare uma emulsão misturando 10 miligramas de alcatrão com 50 gramas de sabão em pó e 5 litros de água limpa. Depois de misturar bem todos os ingredientes, regue as plantas de 2 a 3 vezes por semana.

Alazão
Assim como o tomate, a azedinha requer uma solução de alcatrão, sabão e água. Os besouros da batata-do-colorado mastigam ativamente as folhas da azedinha imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos, portanto, a pulverização imediata é necessária ao ser detectada.
Uso no jardim
As propriedades do alcatrão de casca de bétula permitem que ele seja usado não apenas no tratamento de plantas de jardim, mas também no controle de pragas. Diferentes árvores de jardim devem ser pulverizadas com o produto, levando em consideração suas características de crescimento.
Maçã
A aplicação de um inseticida protege as macieiras dos ataques de insetos nocivos. Essas pragas vivem sob a casca da árvore durante o inverno e se tornam ativas na primavera, após o derretimento da neve. O besouro-da-batata-do-colorado e outras pragas mastigam as folhas e os frutos das macieiras, o que pode reduzir a produção pela metade.

Você pode começar a tratar as macieiras antes que a geada chegue para protegê-las de pragas. Para isso, trate os troncos das árvores e o solo ao redor das raízes com alcatrão de casca de bétula misturado com uma solução de sabão.
Pera
As pereiras são atacadas não apenas pelo besouro da batata-do-colorado, mas também pelo besouro do espinheiro. Para proteger a colheita, use o mesmo método usado nas macieiras. Se a pereira também for afetada pela sarna, a casca deve ser tratada imediatamente quando a árvore começar a florescer. Recomenda-se pulverizar a pereira semanalmente até que as pragas sejam completamente eliminadas. Alcatrão de casca de bétula também pode ser usado para prevenir infestações de insetos.

Ameixa
Ameixas suculentas atraem muitas pragas. A cultura é suscetível ao ataque de traças do espinheiro, traças da maçã e besouros. O tratamento das ameixas não é diferente do cuidado com outras plantas de jardim. Se forem detectados insetos, basta tratar as folhas e a casca das árvores. Repita o processo até que as pragas sejam completamente eliminadas.
Cereja
As cerejeiras sofrem com a infestação de besouros e gorgulhos da batata-do-colorado, pequenos insetos cinzentos que roem folhas, inflorescências, brotos e frutos maduros.
As cerejeiras devem ser tratadas com alcatrão de bétula após o surgimento das primeiras folhas. Uma segunda aplicação é necessária após a floração e a formação dos primeiros frutos.

Framboesa
Os arbustos de framboesa são atacados por ácaros, pequenos besouros e gorgulhos. Durante o inverno, essas pragas se escondem sob as folhas restantes das plantas. Para controlá-las, pulverize os arbustos antes do início da fase de brotação.
Controle de outras pragas
Plantas de jardim e vegetais podem ser danificadas não apenas por insetos, mas também por criaturas maiores, incluindo roedores e lebres. Como método de proteção contra roedores, utiliza-se serragem embebida em uma solução de alcatrão. A serragem é usada como cobertura morta no solo, misturada com composto. Este tratamento deve ser realizado antes do outono.
Para proteger as árvores das lebres, caie os troncos. Para isso, misture 1 quilo de cal, 10 quilos de verbasco, 50 gramas de alcatrão de casca de bétula e água suficiente para criar uma consistência líquida.

O alcatrão de casca de bétula também é eficaz contra vermes-arame. Essas pragas atacam a maioria das culturas de jardim. Para evitá-las, basta mergulhar as sementes em um inseticida.
Para preparar uma solução para tratar tubérculos, adicione 1 colher de sopa de alcatrão a 10 litros de água e deixe a mistura em infusão por uma hora. Ao plantar (antes de adicionar diretamente ao solo), você pode tratar as sementes com a solução.
Além das pragas listadas acima, as propriedades do alcatrão ajudam a eliminar os efeitos negativos da mosca-da-cebola, da traça-da-couve, dos ácaros e de outros insetos. As plantas em si não são afetadas pelo odor pungente do produto, e a produtividade permanece alta.











