- Regras de cuidado com a batata
- Regando batatas
- Como regar
- Sistema de irrigação por gotejamento
- Afrouxamento
- Angustiante
- Capinando batatas
- Hilling
- Hilling clássico
- Amontoamento de leques
- Alto amontoamento de plantas
- Fertilizantes para batatas
- Cuidando das batatas durante a estação de crescimento
- Reguladores de crescimento
- Proteção contra pragas e doenças
A batata é provavelmente o vegetal mais popular na Rússia. Deliciosas batatas fritas, tubérculos quentes feitos na fogueira na natureza – há inúmeras opções para cozinhar, assim como para quem quer colher sua própria safra, sem contaminação química. Para garantir uma colheita abundante e batatas grandes, é preciso esforço. Seguindo certas diretrizes de cuidado com as batatas, você pode esperar uma colheita abundante que durará até a próxima temporada.
Regras de cuidado com a batata
A chave para uma boa colheita futura é material de plantio de alta qualidade e rotação adequada de culturas. plantando batatas Cultivar batatas no mesmo local por várias estações esgota o solo, aumentando o risco de doenças comuns às solanáceas. É melhor plantar batatas em áreas anteriormente ocupadas por leguminosas, tubérculos, repolho, abóboras, abóbora-moranga e pepinos.
Ao escolher batatas para plantio, preste atenção às variedades regionalizadas, aquelas desenvolvidas para uma região específica. A variedade é selecionada com base no tipo de solo e no tempo de maturação. Também são importantes o sabor, a qualidade de armazenamento e o rendimento da batata. Os tubérculos devem ser firmes, uniformes, livres de podridão e apresentar grande número de olhos.
As batatas preferem solos leves, soltos e ricos em matéria orgânica. Crescem mal em áreas baixas com alta umidade e em solos argilosos pesados.
O solo para as plantas de batata é escavado duas vezes – no outono e na primavera. No outono, após a colheita, o solo é escavado até a profundidade de uma pá, revolvendo as camadas. Fertilizantes orgânicos (composto, esterco) são adicionados ao longo do processo. Na primavera, o solo é solto em tempo seco a uma profundidade de cerca de 15 centímetros. Após a emergência, as plantas precisam ser regadas, afofadas, amontoadas, capinadas, fertilizadas e controladas por pragas.

Regando batatas
Batatas sofrem com falta e excesso de água. Por isso, é importante conhecer as práticas corretas de rega.
Como regar
Regue as batatas quando elas estiverem com pouca umidade. Não regue até que os brotos atinjam 5 a 10 centímetros. A primeira rega, se necessária, deve ser feita um mês após o plantio. A primeira rega deve ser feita com água fria, na proporção de 3 a 4 litros por planta. Regue em pequenas quantidades diretamente no centro da planta, umedecendo o solo uniformemente.
Até o surgimento dos primeiros brotos, as plantas são regadas a cada 7 a 10 dias. Durante a floração, a rega é aumentada, com até 15 litros de água por planta. Durante a formação dos tubérculos, o consumo de água aumenta para 20 litros. A rega regular é mantida até que a folhagem comece a murchar. Em seguida, a rega é reduzida para 3 litros, a cada seis semanas. Regue as plantas de manhã cedo ou à noite, usando uma mangueira nos sulcos entre as fileiras. Muitos jardineiros usam um sistema de irrigação por gotejamento em seus jardins.

Sistema de irrigação por gotejamento
A instalação de um sistema como esse requer mangueiras com gotejadores ou fitas especiais. Embora o equipamento seja caro e sua instalação exija habilidades especializadas, a irrigação por gotejamento oferece muitas vantagens:
- o consumo de água é reduzido significativamente;
- pode ser combinado com a aplicação de fertilizantes;
- este método não requer praticamente nenhum esforço físico;
- não se forma crosta no solo, impedindo o fluxo de oxigênio;
- com esse tipo de rega há muito menos ervas daninhas nos canteiros;
- Com esse tipo de rega, as plantas adoecem com menos frequência.

As desvantagens da irrigação por gotejamento são:
- Nem sempre é possível instalar esse sistema por conta própria:
- e a necessidade de desmantelar o sistema no outono.
Afrouxamento
Soltar o solo o enriquece com oxigênio e proporciona maior remoção de ervas daninhas para as plantas. O solo é solto pela primeira vez uma semana após o plantio e, posteriormente, para quebrar a crosta que se forma após a chuva ou a rega.
Importante: em solos arenosos, não adianta soltar, pois eles não formam crosta quando umedecidos.O solo deve ser solto com cuidado para não danificar os arbustos de batata.

Angustiante
Basicamente, é o mesmo que descompactar, mas não é feito manualmente, mas com uma grade acoplada a um trator ou trator manual. É usado em grandes áreas e no cultivo de batatas em escala industrial.
A gradagem é usada para remover ervas daninhas e oxigenar o solo até que as plantas atinjam 15 centímetros. Existem dois tipos de grades: de dentes e rotativas, e a escolha depende do solo e do método de plantio.

Capinando batatas
Esta é uma etapa importante no cuidado com as plantas. As ervas daninhas esgotam os nutrientes do solo e impedem o desenvolvimento normal dos tubérculos; sem capinar, não se pode esperar uma boa colheita. Para plantações pequenas, são utilizadas ferramentas manuais simples (vários tipos de enxadas, capinadeiras de topo plano). Se houver muitos canteiros, a capina é feita com um cultivador ou um trator de passeio.
A escolha depende das preferências individuais do proprietário do terreno e do tipo de solo. Cultivadores, que podem ser manuais, movidos a gasolina ou elétricos, simplificam significativamente o processo de capina, permitindo remover ervas daninhas do solo sem esforço.
Cultivadores elétricos e a gasolina permitem capinar grandes áreas rapidamente.
Tratores manuais oferecem produtividade ainda maior e são frequentemente utilizados por agricultores em suas propriedades rurais. As batatas são normalmente capinadas duas vezes: a primeira vez, quando as mudas ainda são muito pequenas, aproximadamente 2 a 4 semanas após o plantio, e a segunda vez, quando a planta atinge uma altura de 20 a 30 centímetros. Após a floração, as plantas de batata não precisam ser capinadas.

Hilling
Envolve varrer o solo em direção ao centro da planta e formar uma crista.
Hilling permite que você resolva vários problemas de uma só vez:
- protege as plantas durante os ventos e geadas da primavera;
- garante crescimento e desenvolvimento intensivo das plantas;
- solta o solo, fornecendo oxigênio aos arbustos;
- previne o desenvolvimento de ervas daninhas;
- simplifica a colheita.
Ao amontoar, o solo deve estar úmido; as plantas são amontoadas de manhã ou à noite, na ausência de sol forte.

Hilling clássico
A primeira amontoa é feita quando os brotos atingem 5 centímetros de altura, e a próxima quando o arbusto atinge 15-20 centímetros, antes da floração. A amontoa geralmente é feita com enxada, mas um amontoador manual é muito conveniente, pois facilita e acelera significativamente o processo.
Amontoamento de leques
No cultivo em leque, adubos verdes (mostarda e centeio) são semeados entre as fileiras, juntamente com as batatas. O adubo verde enriquece o solo com nutrientes e protege as batatas de pragas e doenças.
As culturas de adubo verde maduras são capinadas e as pontas da planta de batata madura (antes da floração) são espalhadas em forma de leque, separando os caules uns dos outros de forma que fiquem posicionados quase horizontalmente. Um maço de mostarda ou centeio ceifado é colocado no centro. Essa amontoa reduz a frequência de rega, elimina a necessidade de capina e protege as plantas de pragas.

Alto amontoamento de plantas
A formação de um alto amontoado é a formação de uma crista alta, onde o arbusto fica quase completamente coberto com solo. Nesse caso, o amontoamento deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular da planta.
Fertilizantes para batatas
As batatas requerem uma grande quantidade de fertilizantes, tanto minerais quanto orgânicos. Estrume e composto são aplicados nos locais de plantio no outono. No entanto, isso não é suficiente. Esterco de galinha e cinzas são excelentes fertilizantes para esta cultura. As batatas são fertilizadas imediatamente após a germinação; quando os ovários estão se formando; e durante a floração. Após esse período, as plantas não precisam ser fertilizadas.
Quando as mudas emergirem, dilua 30 gramas de ureia em 10 litros de água e despeje 0,5 litro da solução sob cada arbusto. Você também pode diluir excrementos de pássaros até obter uma consistência pastosa, deixar descansar por 24 horas e, em seguida, diluir com água na proporção de 0,5 litro para cada 10 litros de água. Fertilize com 0,5% da solução preparada sob cada planta.

A segunda adubação é feita diluindo uma xícara de cinzas de madeira em 10 litros de água. Use 0,5 litro por arbusto. Para a terceira adubação, adicione uma mistura de 2 colheres de sopa de superfosfato e 1 xícara de esterco de galinha para cada 10 litros de água em cada planta. Aplique 0,5 litro por arbusto.
A fertilização foliar é possível; exige menos trabalho, especialmente com irrigação por gotejamento. A fertilização final deve ser feita quatro semanas antes da colheita. Se não houver matéria orgânica disponível, pode-se usar um complexo de fertilizantes minerais comprado em lojas de jardinagem. Use este fertilizante rigorosamente de acordo com as instruções.
Cuidando das batatas durante a estação de crescimento
Cuidados básicos são necessários desde o surgimento dos primeiros brotos até o final do período de floração. Durante o crescimento ativo dos tubérculos, você pode também amontoar as batatas. Não se esqueça de regá-las conforme necessário e controlar o besouro da batata do Colorado e outras pragas.

Cuidar das batatas durante esse período é muito mais fácil; em julho, a maioria dos jardineiros começa a desenterrar batatas novas para aproveitar os tubérculos mais deliciosos e saudáveis.
Reguladores de crescimento
Produtos que podem acelerar o crescimento da batata e aumentar sua resistência a pragas e doenças são chamados de aceleradores de crescimento. Poteytin, Epin e Bioglobin já são utilizados por nossos jardineiros. Esses produtos são vendidos em ampolas. A ampola é diluída em água de acordo com as instruções, e a solução resultante é pulverizada nas batatas-semente 24 horas antes do plantio.
Proteção contra pragas e doenças
A melhor maneira de se proteger contra doenças é selecionar variedades resistentes a elas. Tratamento pré-plantio dos tubérculos com Fitosporina ou Prestige.
O controle do besouro-da-batata-do-colorado em pequenas áreas pode ser realizado sem produtos químicos, destruindo as folhas onde as larvas apareceram. Se as plantas forem tratadas com produtos químicos para controlar besouros e vermes-arame, eles devem ser aplicados com máscara e luvas de proteção, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante. É aconselhável substituir os produtos químicos usados anualmente.











