A traça da batata pode ser comparada ao besouro da batata-do-colorado em termos de danos. Esta praga quarentenária, apesar do seu pequeno tamanho, pode destruir até 80% de uma colheita em questão de dias. É perigosa até mesmo para batatas armazenadas em adegas. A praga pode ser identificada pelas numerosas lesões escuras que aparecem na parte externa dos tubérculos e pelos pequenos vermes que se alimentam na parte interna. Para evitar tais consequências negativas, é recomendável familiarizar-se com o estilo de vida e os métodos de controle da praga.
Aparência
A traça da batata, uma borboleta nociva, pode ser identificada por suas asas marrom-sujas, marcadas com inúmeras manchas pretas. Quando o inseto dobra as asas, essas manchas se transformam em listras escuras. A traça da batata possui antenas e uma cavidade bucal reduzida. A vida útil do parasita é inferior a uma semana e seu comprimento é de 6 a 7 centímetros. Variedades com coloração branco-rosada e branco-esverdeada também são encontradas. As larvas da praga se alimentam não apenas de folhas, mas também de caules e tubérculos de plantas.
Estilo de vida e reprodução da traça da batata
As traças da batata começam a botar ovos um dia após o acasalamento, um período que dura de 2 a 16 dias. A reprodução ocorre igualmente ativamente em áreas de armazenamento, no solo e em jardins. Devido ao seu tamanho minúsculo (0,5 milímetro), os ovos são virtualmente impossíveis de detectar, especialmente por estarem localizados na parte inferior das folhas. À medida que se desenvolvem, os ovos mudam de cor, de branco para amarelo.
As larvas da traça-da-batata são muito semelhantes em aparência às lagartas. Depois de algum tempo, elas se transformam em pupas e borboletas. A pupa tem de 10 a 12 milímetros de comprimento.
Leva um mês da postura dos ovos até a fase adulta. O desenvolvimento no inverno continua por quase dois meses. As traças da batata são praticamente desconhecidas em regiões com climas rigorosos; elas morrem em temperaturas abaixo de -4 graus Celsius.

A propagação anual das larvas da traça da batata é facilitada pela sua transferência para instalações de armazenamento onde a colheita é armazenada. Elas se reproduzem durante o inverno e, na primavera, juntamente com o material de plantio, encontram condições favoráveis: o solo. As traças da batata também podem passar o inverno entre folhas caídas em áreas abertas. Este inseto nocivo pode atacar não apenas plantas de batata, mas também tomates, berinjelas e pimentões.
Sinais de infestação de batata
Você pode determinar a presença da traça da batata em sua propriedade pelos seguintes sinais em seus arbustos:
- lâminas de folhas caídas;
- presença de teias de aranha e restos de atividade de lagartas na face inferior das folhas;
- folhas secas;
- manchas escuras em vegetais de raiz.

As primeiras a serem infectadas pela traça da batata são as lâminas das folhas do arbusto, depois os caules e só então ela destrói os tubérculos.
Para salvar suas plantas da traça da batata, você precisa iniciar o tratamento o mais cedo possível, aos primeiros sinais de danos.
As larvas da traça da batata penetram nos tubérculos mais rapidamente quando os caules da planta estão completamente secos. Tubérculos infectados não devem ser armazenados, pois há alto risco de infectar toda a plantação.
Danos causados
Entre as consequências negativas da traça da batata, jardineiros experientes destacam:
- Destruição da massa verde do arbusto. Durante a fase de maturação, as larvas criam inúmeros túneis, causando danos não só às folhas da planta, mas também aos seus caules.
- Batatas infectadas com esta praga quarentenária são impróprias para consumo. Para evitar a infestação de tubérculos de batata, plante-os de 10 a 20 centímetros abaixo da superfície do solo.
- Além das plantas de batata, também estão em risco berinjelas, pimentões e tomates.
- Tanto as plantas em si quanto seus frutos armazenados sofrem com o organismo parasita.
- As perdas nas colheitas podem chegar a 80%. Se medidas não forem tomadas prontamente, a escala da infestação aumentará rapidamente.
- A qualidade e a quantidade do material de plantio estão diminuindo.

Métodos de controle de pragas
Para evitar a propagação da traça da batata durante o armazenamento das colheitas, é necessário saber como combatê-la e quais métodos são eficazes.
Método biológico
A vantagem deste método é a natureza ecológica dos tubérculos. Ao contrário dos agroquímicos, os produtos biológicos não prejudicam nem as plantas nem os frutos. As raízes são completamente seguras para a saúde humana. Entre os remédios mais eficazes contra a traça da batata estão:
- O lepidocida é adequado para uso em todas as fases do plantio da batata, inclusive antes da colheita sazonal. Não se acumula nas plantas, não contém componentes tóxicos e possui um odor característico, particularmente desagradável para as traças da batata. Para preparar a solução, use 35 a 50 mililitros do produto para cada 2 a 6 litros de água. O número de tratamentos é de dois, com intervalo de 10 dias.
- A dendrobacilina está disponível em pó. Não representa perigo para humanos ou animais. Este inseticida é usado para controle nas fases inicial e intermediária da estação de crescimento. Uma solução de trabalho é preparada na proporção de 60 a 100 gramas por 10 litros de líquido. A concentração da solução depende da gravidade da infestação. São realizados dois tratamentos, com intervalo de 7 dias, sendo o último realizado uma semana antes da colheita.
- A bitoxibacilina tem um forte efeito intestinal sobre insetos que danificam folhas e tubérculos. Também é altamente eficaz contra traças da batata. A solução de trabalho é preparada na proporção de 100 mililitros para cada 10 litros de água. A pulverização deve ser feita à noite ou durante o dia. É melhor aplicar em temperaturas entre 18 e 30 graus Celsius.
- O Enterobacter é utilizado durante a fase de floração e durante a colheita. Este produto biológico está disponível em pó e funciona de forma semelhante à dendrobacilina. Seu período de ação é de 24 horas. Pode ser usado em combinação com outros agroquímicos. A solução de trabalho é preparada na proporção de 35 a 60 gramas por 10 litros de água e utilizada em tempo seco a uma temperatura de 20 graus Celsius.

Usando as preparações mencionadas acima, é possível destruir a maioria das larvas da traça da batata.
Também são observadas uma diminuição na fertilidade das fêmeas e uma cessação dos processos de crescimento em insetos nocivos.
Em alguns casos, métodos populares também são usados para aumentar a eficácia de agentes químicos ou biológicos:
- plantar raízes em buracos com cinzas;
- borrife com uma solução à base de 1 copo de cinzas e 200 gramas de absinto, que são despejados com água fervente e deixados em infusão por três horas;
- para tratamentos de superfície, use uma decocção de casca de cebola, absinto e cinzas com adição de sabão em pó;
- para pulverizar arbustos, costuma-se usar uma infusão à base de brotos de tomate ou calêndulas;
- Uma decocção de talos de celidônia funciona bem contra a praga; eles são fervidos por 20 minutos, filtrados e diluídos na proporção de 1 copo de concentrado para cada 5 litros de água.

Produtos químicos
Para infestações severas de traça-da-batata, é aconselhável usar agroquímicos como Decis, Arriva, Sherpa, Danadim e Zolon. Os tratamentos de superfície devem ser realizados ao primeiro sinal de infestação da praga. Para melhores resultados, recomenda-se duas aplicações com intervalo de duas semanas.
No início de maio, recomenda-se pulverizar as plantações de batata com uma solução de trabalho à base de Prestige, diluída de acordo com as instruções do fabricante. Este agroquímico demonstrou alta eficácia não apenas contra a traça da batata, mas também contra o besouro da batata-do-colorado. Este produto é capaz de matar as larvas desses parasitas e reduzir a fertilidade das fêmeas.

Método agrotécnico
Entre as principais medidas no combate à traça da batata é necessário:
- aplicar uma abordagem competente ao trabalho de plantio;
- periodicamente suba os arbustos;
- plante apenas raízes saudáveis;
- Antes do plantio em covas, o material de plantio deve ser cuidadosamente separado;
- plante tubérculos na profundidade ideal;
- Remova ervas daninhas regularmente.
Medidas preventivas
Para alcançar altos resultados, é necessário seguir as seguintes medidas preventivas:
- Antes de armazenar a colheita, a adega deve ser caiada com cal viva;
- os indicadores de temperatura na área de armazenamento devem estar entre +2-3 graus;
- Antes de armazenar as raízes por um longo período, elas precisam ser tratadas com uma solução de trabalho à base de Lepidocida, mergulhando-as nela;
- deixe apenas espécimes saudáveis de toda a colheita para armazenamento;
- A profundidade de plantio recomendada para batatas é de 15 centímetros;
- Após a precipitação, os arbustos de batata precisam ser amontoados em locais altos, assim como após as atividades de irrigação;
- use apenas tubérculos selecionados para o plantio;
- Se a traça da batata for detectada, a plantação deve ser desenterrada antes que os caules sequem;
- destruir regularmente ervas daninhas entre fileiras de arbustos de batata;
- Após a colheita, a área deve ser escavada para o inverno.
É melhor escolher batatas de maturação precoce para o plantio, isso minimizará o risco de infestação por traças.











