- Vantagens e desvantagens do cultivo de batatas a partir de sementes
- Em quanto tempo a colheita crescerá?
- Variedades de batata-semente
- Onde estão, quando e como podem ser recolhidos
- As especificidades do cultivo de mudas a partir de sementes
- Métodos de cultivo
- Caixa de mudas
- "Lesma"
- Copos de turfa
- Copos de plástico
- Comprimido de turfa
- Quando plantar
- Na região de Moscou, zona central
- Nos Urais e na Sibéria
- Na região de Leningrado
- De acordo com o calendário lunar em 2025
- Cuidando de mudas
- Iluminação suplementar
- Rega
- Cobertura superior
- Colheita
- Quando e como transplantar para terreno aberto
- Cultivo de batatas a partir de sementes em campo aberto
- Selecionando um local e preparando o solo
- Semeando sementes
- Mais cuidados com as batatas
- Colheita e armazenamento de tubérculos
- Como renovar sementes de batata
- Erros e problemas no cultivo
- Avaliações de jardineiros experientes
Batatas são o vegetal mais popular. É praticamente impossível encontrar um jardim que não as cultive. No entanto, às vezes a produção diminui a cada ano, e repor o estoque de plantio nem sempre é a solução. Nesses casos, as sementes de batata podem ser uma salvação.
Vantagens e desvantagens do cultivo de batatas a partir de sementes
Cultivar batatas a partir de sementes tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens, que descrevemos a seguir. Essas vantagens incluem:
- a capacidade de se livrar de várias doenças que são transmitidas por tubérculos infectados;
- o custo das sementes é significativamente menor que o custo dos tubérculos de batata;
- o rendimento das sementes é 8-23% maior do que o dos tubérculos;
- as sementes têm uma longa vida útil, 5 anos ou mais;
- não há condições especiais para armazenamento do material.
Também há desvantagens:
- a necessidade de gastar muito esforço e tempo;
- fragilidade do sistema radicular de mudas provenientes de sementes;
- capricho das mudas, que reagem a quaisquer mudanças desfavoráveis, incluindo a iluminação;
- a capacidade de cultivar batatas em apenas uma estação em uma estufa;
- a necessidade de usar preparações biológicas, por exemplo, "Planriz", uma vez que as mudas de batata são suscetíveis a doenças, especialmente uma doença chamada perna preta.
Em quanto tempo a colheita crescerá?
Ao cultivar qualquer plantação, os jardineiros querem aproveitar os frutos do seu trabalho rapidamente. Mas com batatas, isso não acontece tão rápido.
Se as mudas forem plantadas em canteiros ou estufas, a colheita pode ser feita no mesmo ano.
Se as plantas jovens forem plantadas em terreno aberto, os tubérculos crescerão apenas até um tamanho de 10 a 50 g. No entanto, na estação seguinte, ao plantar esses tubérculos no solo, o jardineiro poderá colher a primeira safra completa.

Variedades de batata-semente
Tubérculos de batata produzidos a partir de plantas com sementes são material de plantio de alta qualidade. Esses espécimes proporcionarão aos jardineiros uma alta produtividade nos próximos cinco anos, pois os tubérculos que produzem são completamente saudáveis e livres de doenças.
Onde estão, quando e como podem ser recolhidos
As sementes de batata podem ser compradas em lojas especializadas, mas você também pode coletá-las e colhê-las você mesmo, da sua própria colheita. Para isso, você precisa coletar os frutos da batata, que ficam nas pontas dos caules após a floração. A colheita ocorre no verão, geralmente em julho. Os frutos maiores e mais maduros são selecionados. Eles são colocados em um saco de gaze e pendurados em um local claro, quente e seco para amadurecer.
Os frutos totalmente maduros ficarão macios e com uma cor mais clara. Eles são colocados em um pequeno recipiente e amassados. Em seguida, são lavados para remover a polpa. Este método simples extrai as sementes dos frutos. Eles são então dispostos em folhas de papel em um local aquecido para secar.
As sementes de batata têm uma baixa taxa de germinação, por isso é melhor estocá-las.
As especificidades do cultivo de mudas a partir de sementes
Cultivar tubérculos de batata a partir de sementes até se tornarem tubérculos adultos não é uma tarefa fácil. Existe o risco de encontrar certas dificuldades durante o processo de cultivo. Mas, seguindo as instruções e estando ciente dos possíveis problemas, eles podem ser facilmente evitados.
Métodos de cultivo
Antes de semear, deixe as sementes de molho em um ambiente úmido. Coloque-as em um pano úmido ou papel grosso, mas não as deixe de molho em água. Em seguida, coloque-as em um local escuro por 3 a 5 dias, umedecendo-as periodicamente.

Também é útil endurecer as sementes antes da semeadura. Para isso, coloque-as na geladeira durante a noite, onde a temperatura deve estar entre -1 e +2 °C. Antes do plantio, é permitido tratar as sementes com estimulantes de crescimento, como Epin. Este tratamento aumentará a germinação das sementes.
Em seguida, as sementes são semeadas. Existem várias maneiras de cultivar batatas a partir de sementes em casa.
Caixa de mudas
Encha as caixas com uma mistura fértil, com no máximo 10 cm de profundidade. Para prepará-la, você precisará de 1 parte de terra para 4 partes de turfa com fertilizante. Essa mistura também pode ser comprada em lojas especializadas. Usar terra comum reduzirá significativamente a germinação. Faça sulcos de 0,5 cm de profundidade nas caixas, com 10 cm de espaçamento entre eles. Semeie as sementes nesses sulcos, com pelo menos 5 cm de espaçamento.

Polvilhe areia por cima e pressione levemente até uma profundidade de cerca de 0,5 cm. Cubra o recipiente com plástico ou uma folha de vidro e coloque-o em um local quente e iluminado, como o parapeito de uma janela. Os primeiros brotos devem aparecer dentro de 10 a 14 dias.
"Lesma"
Para criar um vaso de semente de batata incomum chamado "caracol", você precisará dos seguintes materiais:
- um recipiente transparente com laterais baixas;
- base laminada de 10 cm de largura e 1-1,5 m de comprimento;
- pinças;
- 2 elásticos;
- saco de celofane;
- preparação.

Para fazer um "caracol", coloque um substrato sobre a mesa e coloque as sementes, seguidas da terra. A terra deve ter de 1 a 1,5 cm de espessura. Em seguida, enrole cuidadosamente o substrato formando um "rolo" e insira-o no recipiente preparado. Adicione um pouco de serragem primeiro. Isso ajudará a reter a umidade e, se regado em excesso, absorverá o excesso de água.
Fixe a estrutura com elásticos e cubra o "rolo" com um saco plástico. O "caracol" pronto é colocado em um local escuro e aquecido. Assim que os primeiros brotos aparecerem, mova o vaso incomum para um local ensolarado e remova o saco plástico.
Copos de turfa
Antes do plantio em um vaso de turfa, as sementes são germinadas. Isso é feito da mesma forma que nos métodos de plantio anteriores, exceto que o canteiro úmido é colocado em um recipiente com tampa, onde as sementes permanecem até a germinação. O recipiente é aberto periodicamente para ventilação.

As sementes germinadas são plantadas individualmente em um vaso de turfa. O solo é uma mistura de terra, turfa e areia. Os brotos são regados e cobertos com filme plástico. Após 14 a 18 dias, os brotos estão prontos para o transplante.
Copos de plástico
Neste caso, o processo de plantio é o mesmo dos vasos de turfa. No entanto, certifique-se de fazer pequenos furos de drenagem no plástico para permitir a entrada de ar.
Comprimido de turfa
Batatas também podem ser cultivadas em pellets de turfa. Antes do plantio, deixe as sementes de molho por 5 dias, como nos primeiros métodos de cultivo. Em seguida, prepare o próprio pellet, pois elas são vendidas secas. Há uma pequena depressão em um dos lados do pellet. Coloque o pellet voltado para cima e despeje um pouco de água no buraco. Assim que a água tiver absorvido, adicione um pouco mais.

Após o tablete estar de molho, coloque uma semente sobre ele e pressione-a suavemente na turfa. Em seguida, transfira o tablete para um saco e feche-o. Abra o saco várias vezes ao dia e borrife o tablete com um borrifador. Deixe o saco arejar por 30 minutos.
Quando plantar
As sementes são plantadas três meses antes do transplante planejado para o campo aberto. Com base nisso, a época de semeadura deve ser calculada.
Na região de Moscou, zona central
Na região de Moscou e em toda a região central do país, recomenda-se plantar mudas de batata no final de abril ou início de maio, desde que o solo já esteja suficientemente aquecido. Portanto, a semeadura deve ser feita no final de janeiro ou início de fevereiro.

Nos Urais e na Sibéria
Aqui, o plantio de mudas só é aceitável no final de maio ou mesmo no início de junho, já que o frio nessas regiões diminui muito mais tarde. Isso significa que o cultivo das mudas deve começar em fevereiro.
Na região de Leningrado
As geadas também retornam com frequência por aqui, e o clima pode mudar drasticamente em um único dia. Portanto, é importante levar isso em consideração ao plantar mudas. Não é recomendado plantá-las ao ar livre antes do final de maio. Isso significa que, nesta região, as sementes também devem começar a germinar em fevereiro.
De acordo com o calendário lunar em 2025
Alguns jardineiros usam o calendário lunar como guia ao plantar seus canteiros.

| Mês | Dias favoráveis | Dias desfavoráveis |
| Janeiro (sementes para mudas) | 27-29 | 5, 6, 21 |
| Fevereiro | 7,8, 11, 12, 14, 16-18 | 1,2,4,5,19 |
| Marchar | 1-4, 10-14, 22-25, 27-30 | 6, 7, 21 |
| abril | 6-9, 15-17, 24-26, 29, 30 | 20, 22, 23, 27 |
| Poderia | 1-4, 8-10, 20, 23, 27, 30 | 5, 6, 19, 26 |
| Junho | 1, 2, 18, 24, 26-28 | 3, 10, 17, 25 |
Cuidando de mudas
Para ter uma boa colheita, você precisa cuidar adequadamente das mudas de batata.
Iluminação suplementar
Como outras plantas, mudas de batata requer luz. No inverno e na primavera, não há luz suficiente porque as horas de luz do dia são muito curtas. Nesses casos, utiliza-se iluminação suplementar.

Para isso, basta iluminar as mudas de cima e de lado com lâmpadas refletoras. Você também pode usar refletores e colocá-los entre as mudas e o ambiente. Espelhos, papel alumínio e isolamento revestido com papel alumínio também funcionam bem como refletores.
Rega
Regue regularmente, mas com cuidado. Use apenas um borrifador. Regar com regador ou qualquer outro método é difícil de controlar e pode levar areia e sementes do solo.
Cobertura superior
Após o transplante, as mudas podem ser alimentadas com ureia ou nitrato de amônio para acelerar o crescimento das folhas. Após 25 a 30 dias, elas podem ser fertilizadas com um fertilizante combinado de sua escolha:
- Kemira Lux;
- "Agrícola";
- "Baikal EM-1"
- "Uniflor Rost".

Colheita
Quando as mudas desenvolvem duas folhas verdadeiras, elas são repicadas. Este procedimento é realizado com muito cuidado, pois os caules das mudas de batata são muito delicados. Os brotos devem ser removidos com uma colher; não arranque as plantas. Ao transplantar as mudas para um recipiente separado, elas são plantadas a uma profundidade suficiente para atingir o nível das folhas dos cotilédones.
Quando e como transplantar para terreno aberto
As mudas são transplantadas quando têm pelo menos quatro folhas. Para isso, cave buracos de 10 cm de profundidade nos canteiros. Adicione 300 g de composto em cada buraco. Adicione meio litro de água em cada buraco. Assim que o solo estiver amolecido e com a consistência de creme azedo espesso, plante as mudas bem fundo. O torrão de terra do recipiente onde as mudas estavam não é removido.
Bom saber! Cubra os brotos de batata com terra quase antes que a folhagem comece a crescer.
O buraco é preenchido com solo seco e compactado levemente.
Cultivo de batatas a partir de sementes em campo aberto
Este método é usado com menos frequência, pois é impossível obter uma grande colheita em uma única estação. A técnica de semeadura é simples e direta.
Selecionando um local e preparando o solo
O local deve ser ensolarado e sem vento. Idealmente, as seguintes culturas devem ser cultivadas no local escolhido: abóbora, milho, leguminosas, beterraba, cenoura ou vegetais crucíferos.
Primeiro, adicione fertilizante ao solo, como composto orgânico ou nitrophoska. Você também pode semear a área com adubo verde 5 a 6 semanas antes do plantio das batatas. Antes que as plantas floresçam, cave a área.

Semeando sementes
Imediatamente antes de semear as sementes, regue os canteiros. Assim que a água for absorvida, semeie as sementes de batata em sulcos rasos com 65 cm de distância entre si. Deixe cerca de 5 cm entre as sementes para permitir a remoção de mudas fracas.
A parte superior do canteiro pode ser coberta com grama seca ou outros materiais.
Mais cuidados com as batatas
Os cuidados pós-semeadura também são importantes. Os pontos principais são:
- rega moderada;
- leve afrouxamento após rega;
- capina;
- fertilizantes contendo nitrogênio;
- controle de insetos, particularmente contra o besouro da batata do Colorado.

Colheita e armazenamento de tubérculos
Após a semeadura, os pequenos tubérculos são colhidos da mesma forma que os tubérculos cultivados tradicionalmente. Toda a colheita é primeiro seca à sombra e depois armazenada até o ano seguinte, como acontece com outras batatas.
Como renovar sementes de batata
Batatas cultivadas a partir de sementes são consideradas de elite nos primeiros cinco anos. Durante esse período, sua qualidade diminui a cada ano. Portanto, é aconselhável renovar as sementes de batata a cada cinco ou seis anos. Para isso, colete ou compre as sementes e repita o processo de semeadura.
Erros e problemas no cultivo
Cultivar batatas a partir de sementes é um processo bastante complexo e trabalhoso, por isso erros e problemas costumam surgir:
- As mudas estão se esticando. Esse erro pode ser facilmente corrigido adicionando mais luz.
- As folhas estão ficando amarelas. O problema pode ser falta de umidade ou nutrientes. Também pode ser sinal de doença.
- Germinação deficiente. As sementes podem não ter sido umedecidas adequadamente antes do plantio.
Avaliações de jardineiros experientes
Daria: "Cultivei batatas dessa maneira pela primeira vez no ano passado. Tivemos uma boa colheita, mas elas dão muito trabalho. Os brotos são exigentes e, se algo dá errado, murcham e morrem. Apenas metade das mudas sobreviveu até serem plantadas na horta."
Nikolai: "Eu cultivo mudas da mesma forma que cultivo tomates. Semeio-as ao mesmo tempo. Cultivo-as junto com as outras mudas. A colheita foi impressionante e todo o esforço valeu a pena. Recomendo isso a todos os jardineiros."











