- Benefícios de germinar batatas antes do plantio
- Como selecionar bons tubérculos para plantar batatas
- Como estimular os brotos de batata?
- Fazendo cortes
- Processamento de batatas germinadas antes do plantio
- Uso de fertilizantes especializados
- Métodos para germinar batatas
- Mergulhar tubérculos de batata em uma solução fertilizante
- Aquecendo tubérculos
- Murcha pré-plantio
- Em polietileno
- Ao ar livre
- Molho de batata
- Em vasos
- Método combinado
- Em garrafas plásticas ou potes de vidro
- Em serragem
- Métodos para plantar batatas germinadas
- Na trincheira
- No pente
- Debaixo da pá
- Na palha
A batata é uma das hortaliças mais populares em hortas. Para aumentar a produtividade, os agricultores utilizam diversos métodos, incluindo a germinação dos tubérculos de batata antes do plantio. Esse processo é realizado de diversas maneiras: na luz e no escuro, em vasos, garrafas de vidro e sacos. Após analisar as informações, os jardineiros podem decidir qual método é mais adequado.
Benefícios de germinar batatas antes do plantio
Os benefícios da germinação de batatas são os seguintes:
- Os brotos começam a surgir mais cedo e, portanto, as batatas darão uma colheita mais cedo do que os tubérculos plantados no solo sem brotar.
- Fica imediatamente claro quais frutos são produzidos por brotos fracos e finos. Ao rejeitar os de qualidade inferior, os jardineiros economizam espaço e tempo de plantio, que de outra forma seriam desperdiçados cuidando de sementes de baixa qualidade.
- A contaminação do solo por doenças fúngicas é evitada porque os tubérculos são cuidadosamente examinados antes da germinação, e todos os que estiverem podres ou atacados por pragas são removidos.
Atenção! Se as pontas dos brotos estiverem pretas, não plante essas raízes no solo: elas estão contaminadas com microflora patogênica e podem contaminar o solo.
Como selecionar bons tubérculos para plantar batatas
Hortaliças de tamanho médio são escolhidas para o plantio: aquelas muito pequenas não produzirão frutos de qualidade, enquanto as muito grandes esgotarão suas reservas, impedindo o desenvolvimento das raízes. Além disso, plantar tubérculos grandes é um desperdício de sementes.
Por esse motivo, jardineiros experientes recomendam cortar grandes raízes de vegetais em pedaços para que cada divisão tenha de 3 a 4 olhos.
Este procedimento deve ser realizado alguns dias antes do plantio: isso permitirá que os cortes sequem e evitará infecções. Eles também podem ser polvilhados com cinzas de madeira ou mergulhados em uma solução de permanganato de potássio.

As batatas selecionadas para plantio devem estar livres de manchas, amassados ou arranhões. Os brotos formados pelos frutos durante o armazenamento no porão são removidos; eles ficam enfraquecidos e não produzirão uma boa colheita. Brotos grossos e firmemente aderidos se formam na presença de luz.
Como estimular os brotos de batata?
Para acelerar a colheita da batata, faça a germinação 30 a 40 dias antes do plantio. No entanto, existem métodos que podem estimular a formação de brotos, deixando os tubérculos prontos para o plantio mais cedo. Além disso, o uso de fertilizantes especializados não só promoverá um crescimento mais rápido da batata, como também a ajudará a resistir a diversas doenças.

Fazendo cortes
Fazer cortes nos tubérculos aumentará o fluxo de nutrientes para os brotos, fazendo com que eles se desenvolvam mais rapidamente. Há três maneiras de fazer isso:
- Corte as batatas transversalmente, deixando uma ponte de 1 cm de profundidade.
- Faça um corte circular com uma profundidade de 3 milímetros.
- Insira palitos de madeira entre os olhos.
Depois disso, os tubérculos são mantidos em um ambiente fresco e iluminado para permitir a formação de brotos.
Processamento de batatas germinadas antes do plantio
Para proteger a futura colheita de pragas, são utilizados produtos químicos. Eles são diluídos em água de acordo com as instruções e, em seguida, os tubérculos são imediatamente pulverizados com a solução preparada. Após o tratamento, as sementes são deixadas para secar por 2 a 3 horas e, em seguida, plantadas em covas preparadas. Os tubérculos jovens não terão tempo de absorver o produto químico, pois ele se decompõe após 40 dias.

Uso de fertilizantes especializados
A fertilização ajudará a aumentar a produtividade. Antes da germinação, deixe os tubérculos de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos. Em seguida, borrife-os com humato de potássio ou Epin uma vez por semana. Os fertilizantes melhoram a fotossíntese e normalizam o metabolismo, essenciais para o desenvolvimento e a frutificação do vegetal.
Métodos para germinar batatas
Com a experiência, os jardineiros identificaram vários métodos eficazes para brotar tubérculos.
Mergulhar tubérculos de batata em uma solução fertilizante
A indústria química produz uma ampla gama de produtos que promovem o crescimento das raízes. As raízes, por exemplo, podem ser colocadas em uma solução fertilizante composta pelos seguintes componentes:
- 10 gramas de ácido bórico;
- 60 gramas de superfosfato;
- 5 gramas de permanganato de potássio;
- 40 gramas de ureia.

As substâncias são dissolvidas em um balde de água, as raízes são mergulhadas na substância por 15 minutos e secas.
Aquecendo tubérculos
Às vezes, os jardineiros não conseguem preparar as batatas para o plantio com antecedência. Nesse caso, o vegetal precisa despertar rapidamente, o que significa colocá-lo em um ambiente aquecido. Para isso, as bandejas de sementes são colocadas em uma sala com temperatura ambiente de 10 a 15 °C por 2 a 3 dias. Nessas condições, as raízes se aclimatam à luz e ao calor. As bandejas são então movidas para uma sala com temperatura ambiente de 20 a 22 °C por uma semana.
Murcha pré-plantio
Se o jardineiro se atrasar no preparo das sementes ou na retirada das sementes do porão para germinação, pode usar o método de murchar os tubérculos. Para isso, estenda filme plástico em um ambiente aquecido e coloque as raízes sobre ele em uma única camada. Os vegetais devem ser mantidos nessa condição por pelo menos duas semanas.

Em polietileno
A germinação é realizada da seguinte forma:
- São feitos de 10 a 15 furos em sacos plásticos para permitir a entrada de ar;
- neles são colocados tubérculos (até 10 peças em cada saco);
- os sacos são amarrados, colocados no parapeito da janela ou pendurados na janela;
- Todos os dias eles precisam ser virados para a luz do sol com lados diferentes.
As batatas levam de 25 a 30 dias para brotar. A vantagem desse método é que elas são fáceis de transportar para o canteiro.
Ao ar livre
Germinar vegetais dessa maneira é fácil: é usado quando não há espaço para preparar raízes. Escolha um local que receba bastante sol, mas que seja protegido de correntes de ar. Primeiro, coloque uma camada de 10 centímetros de palha no chão e, em seguida, coloque as raízes por cima em 2 a 3 camadas. Este procedimento é realizado 3 semanas antes do plantio das raízes na horta.

Molho de batata
O tratamento dos tubérculos com inseticidas os protege de serem comidos por grilos-toupeira e vermes-arame. Os fungicidas protegem as batatas de patógenos que podem destruir toda a plantação. Sulfato de cobre, superfosfato e micronutrientes podem aumentar a imunidade e a resistência das raízes. Cada produto vem com instruções detalhadas de uso.
Conselho! Ao utilizar produtos químicos, use equipamentos de proteção: luvas, respirador ou gaze e óculos de proteção.
Em vasos
Este método é adequado para moradores de verão que moram em apartamentos durante o inverno. Os vasos não ocupam muito espaço em uma varanda aquecida, têm uma aparência esteticamente agradável e são fáceis de transportar para o jardim. Primeiro, as batatas são colocadas em um recipiente com serragem úmida por 6 a 7 dias e, em seguida, transferidas para vasos com solo rico em nutrientes. O solo é borrifado com água conforme necessário.

Método combinado
Primeiro, as raízes são germinadas por um mês sob luz. Durante esse tempo, brotos grossos se formam. Os frutos são então colocados em caixas cheias de substrato úmido. O substrato é umedecido com uma solução nutritiva preparada diluindo os seguintes ingredientes em 10 litros de água:
- 30 gramas de cloreto de potássio;
- 60 gramas de superfosfato.
Inicialmente, a temperatura do ar é mantida entre 20 e 22 °C, depois reduzida para 12 e 14 °C. Isso evita o crescimento excessivo das raízes e brotos.
Em garrafas plásticas ou potes de vidro
Esta é outra opção conveniente para quem mora em apartamento, para germinar batatas. Um mês antes de plantar os vegetais ao ar livre, pegue garrafas plásticas ou jarras com as tampas cortadas e coloque as raízes dentro delas. Coloque os recipientes em um ambiente aquecido e iluminado e cubra-os com gaze. Após um mês, brotos fortes e curtos surgirão dos olhos, e as raízes estarão prontas para o plantio.

Em serragem
Para realizar este procedimento, coloca-se serragem úmida em uma caixa, com as batatas selecionadas para plantio por cima. Outra camada pode ser feita com aparas de madeira e raízes. Palha ou turfa podem ser usadas em vez de serragem. O principal requisito é que o substrato seja mantido úmido o tempo todo. A temperatura ambiente é mantida a um mínimo de 12-15 °C.
Métodos para plantar batatas germinadas
Existem várias maneiras de plantar raízes germinadas no solo, as mais comuns são: plantar em uma vala, sob uma pá, em uma cama, na palha.
Na trincheira
Especialistas recomendam este método para jardineiros com solo arenoso. Sua desvantagem é que seca rapidamente. As valas são preparadas no outono: são cavadas com 25 a 30 centímetros de profundidade, espaçadas de 70 a 100 centímetros uma da outra. Em seguida, são preenchidas com feno úmido, esterco e cinzas.

Na primavera, quando o solo aquece, as mudas são colocadas nas trincheiras e cobertas com terra. À medida que as pontas crescem, elas são amontoadas pelo menos duas vezes. Sulcos também podem ser feitos na primavera, mas, nesse caso, é utilizado composto apodrecido. As vantagens desse método são que o fertilizante orgânico aquece as sementes, retém a umidade e nutre as raízes.
Importante! Ao preparar a vala na primavera, use apenas composto bem decomposto como fertilizante.
No pente
Este método é recomendado para áreas com solo argiloso e pesado, bem como para áreas com altos níveis de água subterrânea. Usando um trator ou trator de passeio, crie sulcos de 15 centímetros de altura, espaçados de 70 a 80 centímetros. As batatas são plantadas no topo desses sulcos, espaçados de 30 centímetros. Os cuidados adicionais consistem em amontoar, regar e fertilizar.

Debaixo da pá
No outono, o solo é revolvido e fertilizado. Na primavera, o solo é solto com um ancinho e, em seguida, são cavados buracos de 7 a 9 centímetros de profundidade. Além dos tubérculos, esses buracos podem ser preenchidos com composto, cascas de ovos, cinzas e cascas de cebola para repelir pragas. Se a ameaça de geada persistir, cubra as plantações com filme plástico.
Na palha
No outono, a futura área de plantio é coberta com uma camada de palha. Na primavera, ela já está apodrecida, e as raízes são plantadas nesse composto e cobertas com palha fresca. Esse método tem muitas vantagens:
- no calor os tubérculos se desenvolvem mais rápido;
- os vegetais crescem limpos porque não entram em contato com o solo;
- não é necessária alimentação adicional;
- batatas dão uma grande colheita;
- como a palha serve como fertilizante e cobertura morta, não há necessidade de capinar a área;
- Após a colheita, a palha que sobra no inverno forma um composto nutritivo na primavera.
A germinação de batatas é uma prática agrícola necessária que promove a maturação precoce da colheita e previne doenças. Ao realizar o procedimento necessário na primavera e cuidar da planta no verão, os jardineiros desfrutarão de uma hortaliça saborosa e saudável durante todo o inverno.











