- Preciso deixar as sementes de pepino de molho antes de plantá-las?
- Métodos de execução do procedimento
- Momento ideal
- Como deixar as sementes de pepino de molho antes de plantá-las no solo?
- Selecionando sementes
- Calibração
- Mergulhe
- Desinfecção
- Estratificação
- Tratamento com misturas
- Como plantar sementes germinadas?
- É possível verificar a germinação das sementes antes de plantá-las no solo?
- Conselhos de especialistas
- Conclusão
Pepinos são considerados os vegetais mais populares cultivados por muitos jardineiros. Especialistas recomendam deixar as sementes de pepino de molho antes do plantio. No entanto, antes de fazer isso, você precisa entender as especificidades da imersão antes da semeadura.
Preciso deixar as sementes de pepino de molho antes de plantá-las?
Antes de semear sementes de pepino, é recomendável determinar se a imersão é necessária. Para responder a essa pergunta, examine cuidadosamente a embalagem das sementes. Algumas sementes precisam ser imersas em água e uma solução de permanganato de potássio antes do plantio.
Algumas variedades híbridas de pepino não precisam ser deixadas de molho, por isso os pacotes de sementes são etiquetados com a inscrição "Não deixar de molho". Essas sementes foram deixadas de molho e tratadas previamente.
Há vários motivos principais pelos quais jardineiros experientes recomendam a imersão:
- Melhorando a germinação. Não é segredo que sementes não tratadas germinam lentamente no solo. Para acelerar o surgimento dos primeiros brotos, deixe as sementes de pepino de molho em um recipiente com água morna por 25 a 35 minutos. Devido ao efeito do líquido, o tegumento da semente ficará mais macio, o que aumentará a taxa de germinação várias vezes.
- Desinfecção. A superfície das sementes frequentemente abriga patógenos que podem causar doenças perigosas, que podem matar as mudas. Para prevenir o surgimento e o desenvolvimento de doenças, as sementes selecionadas para plantio são desinfetadas. Especialistas recomendam o uso de uma mistura à base de permanganato de potássio como solução desinfetante.

Métodos de execução do procedimento
Jardineiros que cultivam pepinos frequentemente encontram taxas de germinação de sementes muito baixas. Portanto, para minimizar a probabilidade desse problema, eles recorrem à imersão das sementes. Existem vários métodos básicos usados durante a preparação pré-semeadura:
- Usando gaze. Gaze fina ou pano comum são os mais utilizados ao trabalhar com sementes. Para isso, rasgue um pequeno pedaço de pano sobre o qual a semente será colocada. O pano é então borrifado com água morna até ficar completamente encharcado. As sementes são então colocadas sobre a superfície do pano. Cubra-as com uma segunda gaze úmida e transfira-as para um local aquecido para posterior germinação.
- Deixar de molho em um recipiente. Para acelerar a germinação das sementes, use este método. Assim como no método anterior, coloque as sementes em um pano úmido. Em seguida, embrulhe-as no pano, coloque-as em um recipiente de vidro e feche bem. Retire os pepinos do recipiente somente após uma semana.
- Usando vodca. Outro método comum para melhorar a germinação das sementes é a vodca. Este método é usado no dia do plantio. Primeiro, todas as sementes são cuidadosamente embrulhadas em gaze e mergulhadas em um recipiente cheio de vodca. Elas são deixadas de molho por vinte minutos, depois secas e semeadas imediatamente.
- Em uma garrafa. Este método envolve cortar uma garrafa plástica ao meio e colocar papel higiênico dentro. Em seguida, borrife a superfície do papel com um borrifador e polvilhe as sementes por cima. Coloque a garrafa cuidadosamente em um saco plástico e mantenha-a em um ambiente com temperatura de pelo menos 20 graus Celsius por duas semanas.

Momento ideal
Para realizar o procedimento corretamente, você precisa determinar com antecedência o tempo de imersão das sementes. Para isso, você precisará decidir onde os pepinos serão cultivados.
Por exemplo, se as mudas forem germinadas em uma estufa, a imersão será realizada no início de maio ou no final de abril.
Os vegetais são plantados ao ar livre somente após a última geada ter passado e a temperatura do ar permanecer estável entre 5 e 10 graus acima de zero. Portanto, neste caso, o procedimento é realizado na segunda quinzena de maio ou mesmo no início de junho.
Para selecionar com precisão o momento ideal, você não deve apenas prestar atenção às leituras de temperatura, mas também usar o calendário lunar. Ele pode ajudá-lo a escolher o dia ideal para o plantio e a preparação pré-plantio.

Como deixar as sementes de pepino de molho antes de plantá-las no solo?
Antes de plantar vegetais, você precisa aprender a deixar as sementes de pepino de molho.
Selecionando sementes
Ao escolher o material da semente, preste atenção às seguintes características distintivas das variedades:
- Tempo de maturação. O principal fator considerado na seleção de sementes é a precocidade. Jardineiros experientes recomendam escolher uma variedade híbrida F1 de maturação precoce, que amadurecerá em até seis semanas.
- Sabor. Ao selecionar sementes para cultivo posterior, considere o sabor da variedade. É essencial comprar Shchedrik, Break e Kurazh, que têm frutos suculentos e crocantes.
- Polinização. Ao cultivar pepinos ao ar livre, você pode escolher variedades de alto rendimento polinizadas por abelhas.

Calibração
Antes do plantio, todas as sementes são calibradas e classificadas previamente. Primeiro, são removidas as sementes menores, que definitivamente não germinarão após o plantio. Em seguida, as sementes selecionadas são colocadas em um recipiente com uma solução salina preparada com a adição de 20 a 30 gramas de sal de cozinha a um litro de água.
Deixe todas as sementes de molho em água por cerca de 20 a 35 minutos, após os quais algumas começarão a flutuar na superfície. Descarte as sementes que flutuarem, pois são inadequadas para germinação e plantio. Seque os pepinos restantes e prepare-os para mais imersão.

Mergulhe
Para garantir um melhor crescimento no futuro, as mudas são previamente embebidas e germinadas. As variedades que não apresentam problemas de germinação são colocadas em um recipiente com água aquecida à temperatura ambiente ou peróxido de hidrogênio. As sementes são removidas do líquido somente após 20 a 25 horas. Elas são secas e plantadas no solo.
Se a variedade escolhida tiver sementes de casca grossa, deixe-as de molho em líquido por 2 a 3 dias. A água precisará ser trocada a cada 5 a 8 horas.

Desinfecção
A desinfecção é um procedimento obrigatório durante o trabalho de pré-semeadura com sementes. O permanganato de potássio comum é frequentemente usado para esse fim. Para preparar sua própria solução, adicione 20 a 25 gramas de permanganato de potássio à água morna. As sementes são embebidas na solução por 24 horas, depois lavadas e secas.
Para desinfetar as sementes, elas também são deixadas de molho em água quente. Muitas pessoas se perguntam quanto tempo esse procedimento deve durar. Se a temperatura da água estiver entre 55 e 60 graus Celsius, a imersão não deve durar mais do que meia hora.

Estratificação
Nem todos os produtores de vegetais têm estufa, então muitos plantam seus vegetais ao ar livre. Para proteger as plantas das oscilações de temperatura da primavera, estratifique ou endureça as sementes com antecedência. Para isso, coloque 2 a 3 camadas de gaze sobre uma superfície plana e coloque as sementes sobre ela. Cubra-as com água morna e deixe-as germinar por 2 a 3 dias.
Quando os primeiros brotos aparecem, eles são transferidos para uma varanda ou geladeira, onde a temperatura é mantida entre 1 e 2 graus Celsius. O endurecimento dura de 12 a 15 horas, após o que os pepinos germinados são levados para um ambiente mais quente. O procedimento é repetido após 6-8 horas.

Tratamento com misturas
Antes de plantar pepinos em campo aberto, eles são tratados com uma mistura. Isso é necessário para acelerar o amadurecimento da colheita e melhorar o rendimento das plantas plantadas. O solo deve ser tratado no dia anterior ao plantio.
Muitas pessoas se perguntam em que podem mergulhar as sementes de pepino antes do plantio para acelerar a germinação. A maioria dos jardineiros usa uma mistura feita de cinzas de madeira e Epin Extra. Para prepará-la, adicione 25 gramas de cinzas a um litro de água aquecida a 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit). A mistura é então transferida para um local escuro e deixada em infusão por duas horas. As sementes de pepino são colocadas em um recipiente com a mistura e deixadas de molho por cerca de dez horas.

Como plantar sementes germinadas?
O plantio começa quando a temperatura do ar atinge 12-15 graus Celsius. Pequenos buracos são feitos com 20-30 centímetros de distância, nos quais as mudas germinadas são plantadas. Não mais do que duas sementes são colocadas em cada buraco. Todos os pepinos plantados são cobertos com terra e regados com água morna.
É possível verificar a germinação das sementes antes de plantá-las no solo?
Alguns afirmam que é impossível verificar a germinação das sementes antes do plantio, mas isso não é verdade. Para garantir que as mudas cresçam adequadamente, coloque-as cuidadosamente sobre uma superfície de papel ou guardanapo. Em seguida, enrole as sementes em um cobertor e coloque-as em água pura ou em uma solução aquosa com suco de aloe vera. Depois de uma semana, você poderá ver quais sementes germinaram e quais não.

É melhor se livrar do material de semente que ainda não começou a eclodir, pois ele não é adequado para plantio posterior no jardim.
Conselhos de especialistas
Existem algumas recomendações que você deve ler antes de deixar as sementes de molho:
- Antes da imersão, são selecionadas as sementes maiores, com superfície limpa e lisa;
- Não utilize água fervente para o procedimento, pois a solução quente pode danificar o material;
- Durante o processo de imersão, é necessário trocar a água regularmente para que ela não tenha tempo de esfriar;
- Ao plantar pepinos germinados, você precisa se certificar de que o solo esteja aquecido entre 8 e 10 graus, pois o solo frio retarda o crescimento das mudas jovens.
bsp;
Conclusão
Quase todos os horticultores e moradores de verão cultivam pepinos. Para acelerar a germinação, deixe as sementes plantadas de molho com antecedência. No entanto, antes de fazer isso, é importante entender as especificidades da imersão dos pepinos e as recomendações de jardineiros experientes que ajudarão você a fazer isso corretamente.











