A batata Aurora é uma variedade de meia estação, colhida 80 a 90 dias após o plantio. Aproximadamente 15 a 20 tubérculos são colhidos por planta, o que a torna uma variedade de alto rendimento. Os frutos são grandes, pesando de 90 a 150 gramas cada. Possuem alto teor de amido e cada fruto é coberto por uma casca marrom-rosada com vários olhos superficiais. A polpa interna é cremosa.
Descrição e características
A batata produz frutos ovais ou redondos, de cor creme-claro. A casca é grossa, com halos rosados formando-se ao redor dos olhos. Possui alto teor de amido, de 15 a 20%. Amolece quando cozida. Cada tubérculo pesa em média 150 gramas. Os arbustos são altos, com folhas verde-vivo e bordas onduladas. Produz flores roxo-avermelhadas.
Aurora é uma variedade de meia estação, colhida de 80 a 90 dias após o plantio. Uma única planta produz de 15 a 20 tubérculos. A produção total é de 250 a 400 kg de batatas por hectare.
Qualidades positivas e negativas
A variedade Aurora tem seus aspectos positivos e negativos. Os aspectos positivos incluem:
- frutas quase idênticas;
- alto rendimento;
- a maturidade precoce permite 2 colheitas de batata nas regiões do sul;
- boa conservação dos tubérculos até a próxima estação;
- resistência à seca;
- fácil de cuidar;
- bom gosto.
A batata Aurora tem várias pequenas desvantagens:
- topos altos;
- suscetibilidade a doenças.

Cultivo de batatas Aurora
Para o plantio, selecione os frutos mais firmes, livres de danos, rachaduras e apodrecimento, para a Aurora. Duas semanas antes do plantio, coloque os frutos em local fechado, com boa iluminação e temperatura de 15 °C.
Depois que os brotos aparecem nos tubérculos e a casca fica verde, as batatas são plantadas.
Preparação do solo
O solo para o cultivo de batatas é preparado no outono. A área selecionada é escavada, removendo-se todas as ervas daninhas e pedras. Adubo é adicionado. O solo é deixado até a primavera. Na primavera, 3 a 4 dias antes do plantio, a área é escavada novamente.
Importante! Escolha um local de plantio após o cultivo de leguminosas, repolho e milho. Batatas não devem ser plantadas por três anos após o plantio.

Tecnologia de plantio
O plantio ocorre entre meados e o final de maio, quando o solo atinge 10°C. A época de plantio depende da região de cultivo. Em climas mais frios, esse período começa no início de junho. No canteiro preparado, faça covas com 25 a 30 centímetros de distância. Cada tubérculo é plantado a 10 centímetros de profundidade no solo. Em climas mais frios, a profundidade deve ser de 15 centímetros, e em climas mais quentes, de 6 a 8 centímetros. O material de plantio é enterrado e a superfície do canteiro é nivelada com um ancinho.
Em solos úmidos, propensos a inundações frequentes, o plantio é feito em camalhões. Os tubérculos são plantados na borda do canteiro. Isso permite que o excesso de água seja drenado, evitando o apodrecimento das futuras plantações.
Dicas para cuidar de batatas
Para obter uma boa colheita, é necessário monitorar a rega dos canteiros, realizar a amontoa e a adubação.

Hilling
A primeira amontoa é feita quando o arbusto atinge 20 cm de altura. A segunda é feita 14 dias depois e a terceira, 21 dias depois. A amontoa é feita a uma altura de 17 a 20 cm da base do arbusto.
A amontoa promove melhor pegamento dos frutos e previne o excesso de umidade.
Rega
Após o surgimento dos primeiros brotos de batata, regue cada planta com 3 litros de água. Uma segunda rega é feita durante a floração. Após o término da floração, verifique a formação das raízes e regue novamente. Assim que as raízes fortes se formarem, pare de regar.
Importante! Batatas não gostam de altos níveis de umidade. Isso deve ser levado em consideração ao plantá-las. Se o solo estiver pesado e úmido, recomenda-se drenagem.
Fertilização
O melhor fertilizante para batatas é esterco ou esterco de galinha. Eles são aplicados antes do plantio, durante o preparo do solo. Uma segunda aplicação é feita durante a formação dos brotos e uma terceira durante a floração. Fertilizantes minerais contendo nitrogênio também são usados. Aplique qualquer fertilizante estritamente de acordo com as instruções. Quantidades excessivas podem causar a morte da planta. Os seguintes são considerados os melhores fertilizantes minerais:
- salitre;
- nitroammofoska;
- ureia.

Doenças e pragas da variedade
A batata Aurora é resistente ao nematoide dourado e ao câncer da batata. No entanto, ainda pode ser afetada por diversas doenças. Entre elas:
- requeima tardia;
- mofo cinzento;
- podridão parda;
- perna preta;
- necrose;
- perna preta;
- crosta;
- Alternaria;
- míldio.
Para combater todas essas infecções, são necessários tratamentos regulares com sulfato de cobre. Ao primeiro sinal de doença, todas as áreas danificadas dos caules são removidas e tratadas.

As pragas mais comuns da batata são o pulgão preto e o besouro-da-batata-do-colorado. Esses insetos só podem ser controlados com inseticida. Os besouros também podem ser colhidos manualmente das folhas e destruídos. Esse método é demorado.
Limpeza e armazenamento
A colheita ocorre no final do verão ou início do outono. Nessa época, as pontas das plantas já estão secas e são facilmente separadas das raízes. A escavação é feita em tempo seco. As batatas são deixadas secar e depois armazenadas em sacos de pano. Nessa época, uma parte das batatas firmes e saudáveis é selecionada para plantios futuros.
Esta variedade tem excelente prazo de validade. A colheita mantém sua aparência até o início da primavera. Armazene em local fresco e escuro. A temperatura ambiente deve estar entre 2 e 5 °C.

Comentários de moradores de verão
Vadim, 32 anos, Perm:
Nós compramos alguns de teste este ano sementes de batata Aurora. Esta variedade nos encantou com a produção. Colhemos de 16 a 20 batatas de cada arbusto. Todas eram uniformes, quase sem olhos. Usamos em vários pratos; estavam deliciosas. A polpa era leve e cremosa. É uma variedade fácil de cuidar.
Alexandra, 46 anos, São Petersburgo:
Plantamos batatas Aurora há quatro anos. São uma variedade excelente, com alto rendimento. Colhemos cerca de dois sacos de batatas de um único canteiro. Elas se conservam bem; temos nossa própria adega e nunca tivemos nenhuma podridão. Na primavera, os tubérculos, reservados para a sementeira, permanecem retos. Cuidar da Aurora é fácil: eu as amontoo, capino e solto o solo. No início da estação, eu as fertilizo com esterco.
Angelina, 45 anos, Kerch:
Conheço a variedade Aurora há muito tempo. Plantamos essa variedade há seis anos. Gostamos da facilidade de cuidar e armazenar. Temos uma família grande e plantamos muitas batatas. O alto rendimento nos permite plantar menos plantas. Obtemos de 17 a 20 tubérculos de uma planta. Se você regar bem as plantas, elas produzem mais. Como os talos das batatas são altos, eu sempre as coloco em montes para estimular mais frutos.











