- Características da batata Rogneda
- História do desenvolvimento da variedade
- Aparência do arbusto
- Produtividade e sabor de raízes
- Âmbito de aplicação das frutas
- Principais vantagens e desvantagens
- Condições necessárias para o crescimento e frutificação da batata Rogneda
- Momento ideal
- Preparando um terreno para plantar batatas Rogneda
- Preparando material de plantio
- Diagrama e algoritmo passo a passo para plantio de mudas
- Regras de cuidado com a batata
- Irrigação e fertilização de batatas Rogneda
- Soltar e cobrir os canteiros
- Hilling
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Colheita
- Avaliações da variedade
A batata é uma das hortaliças mais populares, amplamente cultivada nos jardins russos. Seus frutos são utilizados na culinária, em fins medicinais e cosméticos. Graças aos esforços dos melhoristas de plantas, novas variedades aprimoradas dessa hortaliça estão sendo desenvolvidas. Com base na descrição e nas avaliações da variedade de batata Rogneda, ela pode ser cultivada em praticamente qualquer solo, para fins industriais ou para consumo pessoal. É importante se familiarizar com todas as nuances com antecedência.
Características da batata Rogneda
A batata Rogneda é uma variedade de batata de mesa de meia-tarde cultivada na Bielorrússia. A planta se adapta bem a qualquer solo. O tempo de maturação é de 95 a 110 dias. A vida útil das batatas é de 97%, desde que sejam seguidas as diretrizes de armazenamento. Esta variedade é melhor cultivada no Noroeste. É altamente resistente a doenças e besouros. As batatas raramente são afetadas por cancro, nematoide dourado e mosaico rugoso.
História do desenvolvimento da variedade
A variedade de batata Rogneda foi desenvolvida por criadores do Centro Científico e Prático de Cultivo de Batata, Frutas e Vegetais da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia, utilizando uma simbiose entre a variedade Charodey e a variedade 1579-14. Desde 2011, a variedade está listada no registro estatal russo. Hoje, a batata é cultivada em todos os países da CEI.
Aparência do arbusto
Os arbustos crescem grandes, altos e semi-eretos. As folhas são do tipo intermediário, típicas das batatas. São pubescentes e enrugadas, com uma margem ligeiramente ondulada. As folhas são de tamanho médio e verde-claro. A corola também é pequena e branca.

Produtividade e sabor de raízes
As batatas Rogneda são famosas por sua produção abundante, com aproximadamente 300 centavos por 100 metros quadrados. Com os devidos cuidados, elas rendem 450 centavos por hectare. Receitas com batata são abundantes; esta variedade de mesa mantém suas qualidades nutricionais mesmo após o cozimento.
Uma raiz vegetal com casca cremosa, densa e lisa. Os olhos são pequenos e medianamente profundos. Os tubérculos têm formato oval-oblongo. Os frutos contêm 12,7-18,4% de amido e são ricos em caroteno. Os tubérculos pesam de 80 a 120 gramas, e há de 12 a 14 tubérculos por planta. As batatas Rogneda têm um sabor cremoso e rico.
Âmbito de aplicação das frutas
As batatas Rogneda podem ser usadas em purês, caçarolas, saladas, cozidas e fritas. São amplamente utilizadas na culinária profissional e amadora.
Para preservar o máximo de nutrientes possível, é melhor cozinhar as batatas com casca.

Principais vantagens e desvantagens
A variedade de batata Rogneda tem muitos aspectos positivos, mas também alguns negativos.
| Prós | Contras |
| Uma colheita abundante | Ao armazenar, a temperatura do ar deve ser baixa, caso contrário os tubérculos brotarão rapidamente. |
| Excelente sabor de frutas | Se você não seguir as regras de cuidado, os frutos crescerão pequenos. |
| Versatilidade de aplicação | |
| Resistência a danos, longa vida útil | |
| Crescimento rápido, emergência uniforme de mudas |
Condições necessárias para o crescimento e frutificação da batata Rogneda
As batatas Rogneda são plantadas em covas ou sulcos. Se o solo estiver particularmente úmido, as plantas são plantadas em fileiras mais altas. Como esta variedade é altamente resistente a pragas, não são necessários tratamentos preventivos frequentes. Não há práticas agrícolas especiais; as batatas são cultivadas da mesma forma que as outras variedades.

Momento ideal
As batatas Rogneda devem ser plantadas após 15 de maio, dependendo do clima da região. Quando o solo atingir 16 °C (62 °F), o plantio estará seguro. Coloque os canteiros em uma área ensolarada e bem ventilada, longe de árvores.
As batatas preferem solos leves ou médios; crescem mal em solos pesados e apodrecem. É importante manter a rotação de culturas e replantar as plantas a cada três anos.
Se a área for pequena, cultive o terreno plantando adubos verdes, como centeio e mostarda. Não é aconselhável plantá-los em áreas previamente semeadas com tomate, sorgo ou girassol.
Preparando um terreno para plantar batatas Rogneda
No outono, prepare a área, adicionando matéria orgânica, composto e cinzas de madeira ao solo. Na primavera, cave os canteiros novamente até a profundidade de uma baioneta, adicionando composto ou esterco podre a uma taxa de 5 kg por metro quadrado. A superfície do solo é gradeada, sulcos ou sulcos são cortados e salitre é polvilhado.

Preparando material de plantio
Um mês antes do plantio, retire as mudas do armazenamento. Elas são selecionadas no outono, selecionando os melhores tubérculos com superfície completa. Os brotos são cultivados na fruta, pulverizando as batatas com um estimulante de crescimento, como Epin. Os brotos devem ter 3 cm de comprimento e coloração azulada, branca ou roxa.
Diagrama e algoritmo passo a passo para plantio de mudas
As batatas Rogneda são plantadas em covas simples ou em sulcos, seguindo o mesmo padrão de plantio. As covas devem ter 16 cm de profundidade, com espaçamento de 50 cm entre fileiras e 35 cm entre plantas. Dois tubérculos são colocados em cada cova, com espaçamento de 7 cm entre eles. Turfa e cinzas são polvilhadas por cima em partes iguais e, em seguida, cobertas com terra.
Regras de cuidado com a batata
As batatas Rogneda são fáceis de cuidar: basta regá-las, adubá-las, irrigá-las e amontoá-las regularmente. Assim, você obterá uma colheita decente.

Irrigação e fertilização de batatas Rogneda
Em climas quentes, as batatas devem ser regadas uma vez por semana. A rega frequente permite que as plantas se desenvolvam plenamente. Se a estação for chuvosa, regue uma vez por mês. O fertilizante é adicionado na primavera, antes da brotação. Use fertilizantes de fosfato, potássio e ureia. O nitrogênio é adicionado durante a floração.
Soltar e cobrir os canteiros
A capina das batatas Rogneda começa duas semanas após o plantio das mudas. As pontas crescem até 15 cm e o solo é solto até a profundidade de meia pá. Este procedimento ajuda a remover ervas daninhas e melhorar a aeração do solo. As ervas daninhas cortadas são removidas dos canteiros e queimadas. As plantas são cobertas com turfa, feno ou palha. Isso ajuda a reter o calor e a umidade no solo e protege as plantas de besouros e doenças.

Hilling
Jardineiros experientes juram pela importância da amontoa. Essa técnica ajuda a produzir uma colheita abundante, promove o crescimento adicional das raízes, conserva a umidade, limita o crescimento de ervas daninhas e aumenta a circulação de ar.
As batatas são amontoadas pelo menos duas vezes por estação.
- O primeiro procedimento é quando os brotos atingem uma altura de 15-20 cm, cobrindo-os com terra.
- A segunda cobertura morta é feita uma semana antes da floração, sem esperar que as pontas se fechem.
Quando usado para amontoar grama cortada ou húmus, ele serve como uma fonte adicional de nutrição..

Doenças e pragas: controle e prevenção
A variedade de batata Rogneda é conhecida por sua resistência a nematoides, requeima, cancro e mosaico. Ocasionalmente, é suscetível à sarna, canela preta, antracnose, ditilencose, podridão e aos vírus C, M e L. Entre as pragas, o besouro da batata-do-colorado ocasionalmente ataca. As plantas infectadas são pulverizadas com Anti-Colorado e Prestige.
Duas semanas antes da colheita, não é possível usar produtos químicos para tratar besouros, mas apenas métodos populares.
Entre elas, recomenda-se polvilhar batatas com uma decocção de cascas de cebola e colhê-las manualmente. As larvas de vermes-arame são eliminadas arando o solo e removendo ervas daninhas. Inseticidas protegem os arbustos de grilos-toupeira, mariposas, borboletas e cigarrinhas.

Colheita
A colheita da batata Rogneda deve começar em meados de setembro. As plantas são cuidadosamente desenterradas com uma pá para evitar danos aos rizomas. Os tubérculos são jogados no solo e deixados ao ar livre por 2 a 3 horas até secarem completamente. Em seguida, são separados e limpos da terra.
Tubérculos podres ou danificados são descartados. Se os defeitos forem pequenos, esses tubérculos são consumidos primeiro. Armazene a colheita em local fresco, escuro e bem ventilado.
Normalmente, este é um porão ou adega. A temperatura do ar deve estar entre 2 e 4 graus Celsius. Os tubérculos são dispostos em caixas de madeira em uma camada de 0,5 metro, com jornais ou oleado por baixo. Folhas de sabugueiro ou samambaia podem ser colocadas entre cada camada; isso ajuda as batatas a se manterem frescas por mais tempo. O porão ou adega deve ser ventilado duas vezes por semana, e quaisquer tubérculos podres devem ser descartados.

Avaliações da variedade
Jardineiros receberam feedback positivo sobre a batata Rogneda. A variedade é descrita como prolífica e resistente a doenças e besouros.
Irina Aksyutina, 55 anos, Kyiv
Olá! A variedade de batata Rogneda é a minha favorita; os frutos são deliciosos e aromáticos. Eu os amasso, frito, cozinho e faço caçarolas com eles. Recomendo muito o cultivo.
Lyubov Zavalskaya, 59 anos, Donetsk
Olá! Cultivo batatas Rogneda no meu jardim para vender. Os clientes as elogiam e a colheita se esgota rapidamente. A variedade é fácil de cuidar e as plantas estão quase livres de doenças. Elas já foram atacadas por besouros da batata-do-colorado várias vezes, mas usei Anti-Colorado para tratá-las.
Oksana Dmitrienko, 70 anos, Energodar
Olá! Cultivo batatas Rogneda há três anos; são as minhas preferidas. Conheci essa variedade com um vizinho da minha dacha. Rego as plantas uma vez por semana e as fertilizo com composto e húmus duas vezes por mês, antes e depois da floração.











